Inotech firma parceria inédita com a UFMG

http://www.farmacia.ufmg.br/ppgca/selo_ufmg.gifParceria inédita

A empresa Inotech, sediada em São José dos Campos-SP, anunciou nesse mês de setembro, a assinatura de um acordo inédito com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), para fornecimento da injetora de propelentes para motor foguete.

Esta é a primeira vez no Brasil que a indústria privada e a universidade se juntam para executar a tarefa de desenvolver um equipamento para propulsão espacial. A incitativa, vem valorizar a indústria nacional, sobretudo, no estratégico e promissor mercado de lançamentos espaciais.

De acordo com a Inotech, a “Injetora Modular LG-I” será utilizada nas fases de testes no solo do motor foguete modelo RE-100, que está sendo desenvolvido naquela instituição.

A primeira entrega deste equipamento está prevista para outubro de 2011, nos informou o engenheiro René Nardi, diretor Técnico da Inotech. Segundo ele, para atender à demanda do setor espacial por profissionais altamente qualificados, a UFMG está dando atenção especial aos aspectos práticos do trabalho do engenheiro, ao incentivar os alunos a participarem de atividades ligadas às etapas de projeto e desenvolvimento de componentes destinados ao setor espacial.

“Com apoio da FAPEMIG, através do projeto PPM-00415-10, foi possível dar mais um passo na direção de transformar em realidade os trabalhos executados pelos alunos do curso de engenharia aeroespacial da UFMG”, afirmou Nardi.

A flexibilidade em adaptar a Injetora Modular LG-I às diversas etapas do processo de testes, incluindo a possibilidade de reconfiguração para diferentes vazões, ajudará à universidade na expansão de suas atividades no setor espacial. “Estamos honrados em ter a UFMG como usuário da injetora modular. A UFMG tem uma grande tradição na execução de projetos aeronáuticos e este acordo enfatiza a confiança e o reconhecimento em nossos produtos”, declarou René Nardi.

A injetora

A função da injetora é garantir que o combustível e o oxidante sejam lançados dentro da câmara de combustão do motor, na quantidade e na proporção correta, bem como sejam devidamente atomizados e misturados. O principal diferencial da injetora LG-I é a possibilidade de alterarmos rapidamente as suas características de funcionamento, reconfigurando os componentes internos para atender a demanda dos usuários. Esta abordagem reduz drasticamente os custos de aquisição, ao minimizar o tempo de projeto, reduzir os custos de fabricação e permitir que uma mesma injetora possa ser utilizada em várias funções. O modelo LG-I está destinado aos motores com empuxo na faixa compreendida 300 N e 1.000 N.

A Inotech pode construir injetoras para motores de vários tamanhos, bipropelentes, monopropelentes ou motores híbridos, para uma vasta gama de dimensões e aplicações. “Além disso, nossa injetora pode ser fornecida com um variado conjunto de componentes internos, permitindo a utilização em múltiplas funções. Uma das aplicações típicas da injetora LG-01 é o treinamento de estudantes e engenheiros nas etapas de calibração e caracterização de injetoras, feito em bancadas de teste especialmente desenvolvidas para esta finalidade”, afirmou o engenheiro.

Ele também acrescenta sobre a empresa, “As atividades principais da Inotech estão relacionadas ao projeto, desenvolvimento e testes de componentes e sistemas embarcados para os setores aeronáutico, espacial e defesa. Desenvolvemos componentes e sistemas para uso em motores foguetes a propelentes líquidos, unidades injetoras de propelentes, válvulas de controle de fluidos, tanques de armazenamento de propelentes, bombas de alimentação de propelentes, tubulações e conectores”.

As etapas de fabricação e montagem dos componentes são executadas pela UTEC, indústria metalúrgica que por mais de 20 anos tem norteado suas atividades para a fabricação e comercialização de peças, componentes e conjuntos para aplicação em indústrias de Espaço, Defesa e Aviação.

“Nosso parque tecnológico é composto por centros de usinagem, fresadoras, tornos convencionais, tornos CNC, tridimensionais CNC e toda a infraestrutura necessária para garantir a qualidade dos produtos”, afirmou Nardi.

Nota: Renato Giroli Obrigado pela correção

E.M.Pinto

F0nte: ViaFanzine

13 Comentários

  1. Depois tem gente que desacredita que o Brasil possa tocar o projeto do VLS sózinho.

    O problema todo é essa tal de cambada de picaretas encastelados na administração pública.

    Querem sempre propina e mais propina… CADEIA NELES!!!!

    Nosso país está cheio de gente capaz em todas as áreas… haja visto nas de sacanagem…PQP!!!!!!!

    Sinceramente, estou surpreso com essa tal empresa especializada em injetores para motores de foguetes aqui no Brasil, e ainda por cima com modelo dotado de modulagem.

    Parabéns Inotech!

    E quanta diferença faria se existisse vontade política para fazer as coisas acontecerem. Acorda Brasília.

    Essa história de viagens sem fim para umas tais de bases políticas, com a consequente ausência costumeira da Capital Nacional; fórum especial (Supremo…); eternas reeleições; número em demasia de parlamentares; e tantas outras interferência negativas em nosso governo federal, só tem servido de freio para nosso desenvolvimento.

    Os nosso poder legislativo, e um tanto quanto o judiciário, precisam de profundas reconfigurações. Do jeito que está não dá. Só estão atasanando nosso país. Enquanto tem gente (empresa) como a Inotech precisando de todo incentivo.

  2. Realmente se deve incentivar esta empresa, mudem ela para dentro da UFMG, façam um contrato de parceria por 10 anos, se não der resultados, é só não renovar o contrato….solução simples…
    *
    *
    (REVOLUÇÃO JÁ)

  3. É esse o meu povo brasileiro,os mineiros caladinhos, fazem a sua parte ajudando este país maravilhosos chamado Brasil a crescer e progredir!
    .
    PENSAMENTO POSITIVO; BRASIL!

  4. Exatamente! O Brasileiro cria coisa do nada!
    Genética mais capaz de evoluir em todo o mundo.
    Se houvesse uma radical transformação na educação do país. Aliando teoria à prática.. lista de exercicios p.. nenhuma!.. Faz aí na sala. Agora explica este fenomeno aqui. Faça uma maquete disto!.. O que acha que otimizaria a vida do brasileiro? O que é qualidade de vida pra voce?.. É questionar!.. É fazer pensar!.. Só vai sair resultado atrás de resultado! Porque nossa genética é a mais miscigenada do mundo. Nisto aí subentende-se que tem-se zilhões! de visões diferentes para um dado problema.
    O problema é que desde seu descobrimento a intenção não foi desenvolver a região, e sim explorar e explorar. Com raras excessões no sul do país! Logo a falta de identidade física e cultural por causa da miscigenação dá lugar à uma identidade criada! pelos exploradores, de cunho colonialista! Que somente visa o brasileiro como fonte de recursos humanos! E nada mais. “Quero que resolva o problema que eu! te dou para resolver, não quero que pense em mais nada!”. Para resolver isto a solução é a busca de identidade real brasileira!.. Lembrar nomes e heróis pró-brasil! Guerras travadas.. Não os factóides que vemos a mil!.. nas mídias.
    É cruel e ao mesmo tempo brilhante como podem fazer um rico se sentir pobre e incapaz!..
    Respostas de levante à indignação é a mesma coisa! Faz-nos pensar que criticar e reclamar é coisa de vagabundo.. de miserável ignorante.. uma coisa é criticar e lutar pelos direitos com inteligencia, organização, outra coisa é baderna, e desestruturado. Mas fazem a sociedade pensar que qualquer levante de indignação é coisa de estudante utópico imbecil, massa de manobra de partidos! A maioria é assim!.. ou acabam se transformando nisto!.. por falta de blindagem.. sustentação crítica.. e por ataques do sistema controlador em sí do governo.

  5. É preciso que compreendamos que o foco estratégico está mudando, há pouco mais de duas ou três décadas atrás o foco do mercado brasileiro era exportar cebola, banana, café, açúcar, jogador de futebol, cachaça, bonecos de vitalino, maconha, políticos corruptos, prostitutas, e outros produtos ou futilidades desprezíveis que só nos envergonham e… mas com o avanço da informática veio a reboque a globalização e os mercados perceberam que se poderia ganhar mais dinheiro e realizar investimentos seguros que auxiliariam o desenvolvimento com educação e cidadania.

    Os frutos estão começando a aparecer, empresas e universidades estão entendendo que podem negociar e se dar bem. Temos que melhorar muito ainda, mas já percebemos os sinais positivos de mudança para melhor. Esperamos que este exemplo da Inotech seja apenas mais um de tantos que serão bem vindos. Estamos avançando.

  6. Engraçado, durante muito tempo o antigo CTA e suas divisões veem pesquisando propulsão líquida e não se chegou a nada , recentemente surgiram empresas privadas nacionais e alguns entusiastas que estão desenvolvendo motores foguetes líquidos com menos recursos que o CTA .
    No site ( http://brazilianspace.blogspot.com/search?updated-min=2011-01-01T00%3A00%3A00-03%3A00&updated-max=2012-01-01T00%3A00%3A00-03%3A00&max-results=50 ), relata algumas dessa instituições .
    inclusive várias universidades Brasileiras estão no mesmo caminho e em menos tempo que o então CTA.
    Acho que o erro do programa espacial Brasileiro , assim como nosso indústria aeronáutica , foi ser tocado em um ” circulo fechado ” ( esfera militar ) , deveria ser um programa de mobilidade nacional , envolvendo empresas , universidades , governo e militares .
    Cito um exemplo , o ITA reconhecidamente a melhor instituição de ensino de engenharia aeronáutica do pais , não é tão aberto como as universidades nacionais , não aceitando , candidatos com idade superior a requerida em seu edital .
    Com isso, houve uma falta de mão de obra especializada , só apos reconhecido esse erro , que surgiram cursos em outras instituições voltado para área de engenharia aeronáutica , diferente do que ocorre lá fora .

  7. eu faço calculo2 com o pessoal de 2011 da eng. aeronáutica na UFMG, más meu curso é na área da computação, vai ser uma boa para o pessoal eng. aero. ganhar experiencia nesse setor em que o BRASIL ainda não deslanchou…

Comentários não permitidos.