Grupo anuncia banda larga via satélite para a Amazônia

http://acritica.uol.com.br/amazonia/Acajatuba-Rio-Negro-Anavilhanas-Amazonas_ACRIMA20110713_0056_15.jpgUma tecnologia inédita deve levar banda larga via satélite com velocidade de fibra óptica aos recantos mais remotos do Amazonas no início de 2013. O projeto é da norte-americana O3b Networks e da brasileira Ozônio. A O3b levantou um investimento de US$ 1,2 bilhão de empresas como Google e bancos internacionais. “Os oito satélites não geoestacionários para o Amazonas estão sendo construídos e devem ficar prontos até o fim do ano que vem”, destaca o diretor executivo da 03b, Steve Collar. “Os satélites também podem levar telefonia móvel à Amazônia, embora a prioridade seja a internet”.

A tecnologia usada em diversos países pela O3b tem o diferencial de colocar sua constelação de satélites a cerca de 8 mil quilômetros da terra, enquanto os satélites geoestacionários tradicionais estão em órbita a uma distância de 35 mil quilômetros da superfície. Essa proximidade aumenta a força do sinal, diminuindo o risco de interferência.

Segundo o diretor do Departamento de Banda Larga do Ministério das Comunicações, Artur Coimbra, o licenciamento inicial em andamento para empresas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) é para a cobertura do Amazonas com o sistema.

De acordo com Coimbra, a nova tecnologia permitirá acessar a internet com velocidades entre 1 megabit por segundo e 10 gigabits por segundo, e pode no futuro ser estendida a outros Estados. “Nossa intenção é cobrir todo o País no futuro, com mais de 100 satélites”, disse Collar.

A empresa foi fundada em 2007, nos Estados Unidos. O nome O3b significa ‘other 3 billion’ (outros 3 bilhões), como referência à população mundial sem acesso à banda larga. A O3b Networks é líder no mercado de provedores de serviços de comunicação por satélites de órbita média – ou Medium Earth Orbit (MEO).

“Depois dos satélites prontos, a implantação é rápida e fácil. Vai trazer não só internet rápida, mas também mais barata à maioria da população sem acesso à rede mundial na Amazônia”, destaca o diretor geral da Ozônio, Yoram Yaeli. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: Revista Época

25 Comentários

  1. Amazonas é um mercado novo nisso aí, eles estão entrando por lá para se verem livres de concorrência no início, provavelmente.

  2. Pq a Amazônia? Seria economicamente viável todos esses satélites em uma região erma? Uma empresa visa lucro, e, em sendo assim, pq não investir em satélites no centrosul do país?

  3. Apoio esse projeto na Amazonia, ja estive em Manaus e um simples link dedicado de 512k é 5x mais caro do que aqui na capital, dificultando o desenvolvimento da galera do Norte.

  4. AM é viável porque é um dos lugares do nosso Brasil que ainda é muito utilizada a internet discada nos locais que possuem esse sistema por não ter outra saida, sem contar que os links naquela região possuem uma latência muito alta comprometendo a qualidade, precisei realizar alguns projetos por lá e nossa como era dificil a questão de internet.

  5. ESTRANHO, muito estranho…
    Na amazônia a população é dispersa e sem renda para pagar por este tipo de serviço…
    Parece mais infra estrutura para prover outra coisa…
    Vindo dos EUA acho muito perigoso este “wi-fi via satélite” cobrindo toda a Amazônia…

    Uma futura rede de controle para um exército invasor de robôs/UAVs comandados via satélite ???

    Uma empresa fundada só em 2007 pensa em colocar 100 satélites cobrindo TODO o Brasil ???

    Desculpe-me a paranóia, mas sem um apoio muito forte no “bastidor”, ninguém dá um salto deste tamanho em 3 ou 4 anos sem ter alguém no suporte…

    Isto tem cheiro de projeto Darpa e DoD em fachada civil…

    Chega a FEDER…

  6. E O3b também pode significar um plano para conter o Brasil:

    Observation
    Obstruction
    Obliteration
    3 american objetives to
    brazil (em letra minúscula mesmo para humilhar e mostrar desprezo)…

  7. Gostei da idéia, ainda que me pareça meio nebuloso este “investimento”…….só uma coisa me deixa triste,,,deveria ser uma empresa nacional a fazer isso, mas nada que não se resolva, futuramente instalaremos fibras óticas no Brasil inteiro……
    *
    (REVOLUÇÃO JÁ)…

  8. Concordo e pensei bem parecido ao Gilberto Rezende: ninguém faz nada de graça (só pra começar); uma área que todos sabemos ser motivo de cobiça de todos os países do dito primeiro mundo (aliás.. que designação mais decaída, só tinha motivo de existir enquanto havia a URSS; sem contar que, com o socialismo sendo o que é, o que foi, ainda “recebermos” colocação inferior, dá bem uma ideia do que sem pensa a nosso respeito; pena ter muito bicho-b-esta que ainda usa isso); quem nunca leu o que os EUA e companhia pensam a nosso respeito? Quem aqui não sabe que a Amazônia, a NOSSA Amazônia é considerada “Patrimônio da Humanidade” pelos ricos falidos… Abram o olho pessoal! Ainda bem que há mais pessoas como o Rezende por aí.. Espero apenas que consigamos arrebanhar mais um tanto rs, e não deixar nosso país ser entregue numa bandeija de prata…
    Sds

  9. Eu acho que não meus amigos será ótimo para o Brasil,pois se formos esprar as grandes operadoras estariamos ferados,veja o caso da Telefonica de SP e a Oi no RJ,se fossemos esperar essas empresas teriamos que esperar mais 300 anos,a dois anos atrás fui a SP e fiquei impressionado com o desrespeito que a empresa de telefonia trata os consumidores da maior cidade do país,eu uso a GVT da Vivendi e só tenho elogios aqui na minha cidade Niteroi quase todos trocam os serviços de internet pelos oferecidos pela GVT,pago por 15mb de velocidade o que eu pagava por 2mb.E sem falar que eles vão ter lucro,pois os contratos firmados com o Governo do Estado,serviços de acesso remoto tipo,postos de saúde flutuantes,aldeas indigenas,barcas,setor de hotelaria,e só teriam eles lá e oferecendo um serviço a primeira vista superior.

  10. Gilberto Rezende-Rio Grande/RS disse:
    27/09/2011 às 23:31
    Sem duvida isto pode acontecer, principalmente se a inteligência brasileira não estiver alerta. O que se pode fazer, para não permitir ingerência de ideais, é realizá-lo por nossos próprios recursos. Serviços telefônico e de internet baratos, gera divisas para uma gama enorme de pequenos e médios empreendedores, alem de melhora a presença do estado na região, tanto quando de infiltradores de mal idéias (diga-se de passagem).

  11. Gente!.. http://www.youtube.com/watch?v=svR0BjZeCow
    “US$ 1,2 bilhão”
    Os srs. acham que isto será de graça? Acham que tal investimento é para o desenvolvimento do Brasil!?..
    Já é uma guerra travada contra a soberania do país!..
    “bancos internacionais” Ah! Como eu queria saber quais bancos!.. Para só concluir este argumento expondo a conspiração que to pensando.

  12. Oito satélites !!!!!! Para a nossa amazonia!!!!
    Esses americanos são tão angelicais.Quanto custa 1 satélite? E querem que eu acredite que colocarão 8 de graça.Dentro de um satélite se pode colocar N coisas inclusive sensores que enxergam debaixo das folhagens.
    E nos temos um enorme sacrificio para colacar um em 2013.
    As antas e preás devem estar ávidas para acessar a internet by US “assim a fauna nacional não corre o risco de extinçao “.
    Esse e mais um passo para uma futura invasão e não sera do zé carioca.
    Pergunta ??? Quem acredita que os F-15 estacionados na Colombia são para combater narcotraficantes?

  13. O problema é que o guru-fundador em 2007 da tal de O3b “Greg Wyler” é descrito como um indivíduo que enriqueceu na indústria eletrônica americana e virou de repente um empreendedor social e aos 30 anos foi levar telefone celular e internet para África (Ruanda) e o site da O3b diz claramente que seu objetivo é formar uma rede global nos países em desenvolvimento, onde por acaso ocorrem a maioria de intervenções amigas do Tio Sam.

    E pelo menos na internet o tal “Greg Wyler” parece que caiu na Terra do nada pois não há qualquer informação de atividade relevante anterior que explique sua “riqueza e influência” a ponto de obter empréstimos e envolver grandes corporações no seu projeto…

    Isso GERALMENTE significa riqueza gerada no DoD ou Darpa em projetos no Pentágono e os americanos são mestres em fazer suas corporações civis COOPERAREM com seus projetos secretos como a Xerox espionando os russos através de suas máquinas e os backdoors em equipamentos Cisco e em OS Windows…

  14. E essa tal de Ozônio o que dizer de suas atuações no mercado? qual o seu status atual? temos de conhecer ambas para melhor debatermos.

  15. As ponderações do Gilberto Resende tem uma grande verdade , e p se fazer essas perguntas e mt outras , em especial as q atingem a n segurança , como ficam as comunicações d entrew as n FAs? Q falta faz o dominio de fato do n espaço…Sds.

  16. Enquanto o governo dorme, os Americanos tomam conta do espaço Brasileiro.
    Com certeza que esta empresa não obterá retorno com investimento em Internet na Amazónia, devido a baixa densidade democrática.
    Esses 8 satélites precisam ser melhor explicados.
    Muuuuito estranho. Será o SIVAM contra os 8 satélites Americanos. Viva o Brasil!!!

  17. Essa tal de Ozônio de brasileira não tem nada! Uma vez que seu presidente, o tal de Yoram Yaeli, é israelense de Jerusalém. assim como o dono da GVT, o tal de Amos Genish. Esse pior ainda, pois é conhecido por ser um oficial de alta patente do exército de Israel.
    —————
    Jonnas, se você queria saber quais bancos financiam essas empresas de espionagem, digo, “comunicação” tai a primeira dica a se seguir.
    ——–
    Maxtedy é isso ai cara. Temos sempre que questionar a verdadeira intenção dessas empresas. Não apenas aceitar.

  18. Tupi-Guarani. Brigado!
    E tá de sacanagem!… “o tal de Yoram Yaeli” Só faltou o simbolo do triângulo com o olho de horus no topo.
    obs. não sou contra estrangeiros. Mas sim contra grupos poderosos e agressivos que subjugam povos.

Comentários não permitidos.