Brasil sobe em ranking de tecnologia, mas escassez de talentos preocupa

http://carreiradeti.com.br/wp-content/uploads/2011/05/brasil-ranking-global-mercado-tecnologia.jpg

País poderia ter avançado mais se não fossem entraves como burocracia e falta de especialistas.

O Brasil avançou no setor de tecnologia da informação, mas poderia ter crescido mais não fossem entraves como burocracia e deficit de especialistas, segundo um ranking realizado pela Economist Intelligence Unit, o braço de pesquisa e análises da revista The Economist.

Investimento em pesquisas e em infraestrutura ajudaram o país a galgar uma posição em relação a 2009, ocupando agora a 39ª posição no índice, feito pela Economist Inteligence Unit para a organização Business Software Alliance (BSA).

No ranking, que mede principalmente a competitividade no setor, o Brasil está imediatamente atrás da China e muito à frente de outros países da América Latina, com exceção do Chile, que é o líder regional.

“O crescimento da pontuação brasileira na categoria ‘pesquisa e desenvolvimento’ foi a maior responsável tanto pela evolução na pontuação geral do Brasil, como em sua posição no ranking”, disse à BBC Brasil o diretor da BSA no Brasil, Frank Caramuru.

O país ocupa agora o primeiro lugar entre os países da América Latina neste quesito, que tem peso maior na pontuação e avalia investimentos públicos e privados, além do número de patentes e valor recebido por royalties em relação ao número de habitantes.

Segundo Caramuru, a nota brasileira saltou de 1,6 na primeira edição do estudo em 2007 para 21,2 na edição deste ano.

Crise de talentos

Alguns itens da categoria “capital humano” também ajudaram a impulsionar a posição brasileira. O número de formandos nas áreas de ciências e engenharia aumentaram, levando o país a ocupar o 8º lugar nessa classificação.

No entanto, o Brasil permaneceu estagnado no que diz respeito à qualidade de habilidades tecnológicas, gerando temores sobre a escassez de profissionais de tecnologia da informação (TI) qualificados para atender a demanda.

Para Caramuru, já se pode falar em uma crise de talento no mercado brasileiro de TI. “A avaliação aponta para a necessidade de um aprimoramento do currículo dos cursos de ciências da computação, bem como de um estímulo à essa opção de carreira entre estudantes”, disse.

“Hoje estima-se que existam 90 mil vagas não preenchidas neste setor no Brasil, e uma projeção da FGV avalia que, em 2014, esse déficit pode chegar a 800 mil.”

Morosidade

Progressos na “infraestrutura na tecnologia da informação” também trouxeram mais avanços que retrocessos para o cenário brasileiro. Entre os aspectos positivos está a ampliação da telefonia celular, cujo índice de penetração já ultrapassa os 100%.

Por outro lado, a morosidade na expansão da banda larga no país é citada como aspecto negativo, já que dificulta a absorção de serviços de TI.

Mas na hora de apontar culpados, o levantamento aponta o dedo principalmente para a burocracia brasileira, que freia a inovação e a implantação de TI no país.

Para Caramuru, a estrutura regulatória do país é um grande entrave. “Restrições para contratar e demitir são um empecilho especial para o setor de tecnologia e inovação, em que o mercado sofre mudanças constantes e no qual a agilidade de gestão é crucial para se manter a competitividade.”

Brics

Barreiras como essas precisam ser vencidas rapidamente pelo Brasil, se o país quiser competir realmente com os países dos Brics.

Segundo o estudo, embora a Índia e a China estejam hoje no meio da lista de classificação (34ª e 38ª respectivamente), ambos ganharam terreno no ranking e tudo indica que devem subir mais posições nos próximos anos.


“Os Brics possuem vantagens de mão-de-obra menos custosas em relação a países desenvolvidos”, afirma Caramuru.

“China e Índia, em relação ao Brasil, deram saltos maiores no ranking devido à quantidade de alunos matriculados em cursos de ciência e engenharia, bem como uma formação mais sólida em TI. Ambos os países estão no top 10 global no quesito capital humano.”

Futuro

Entre muitos números e opiniões de especialistas da área, o ranking deixa pistas do que pode ser feito para avançar novas posições nos setores de tecnologia da informação.

Para o diretor da BSA, estimular a opção de estudantes pela área é fundamental. “Na Índia, dois terços dos estudantes universitários estão matriculados em cursos de ciências exatas e engenharia. No Brasil são apenas 14%.”

A análise também mostra que formar estudantes com habilidades ou aptidões em TI é importante, mas já não é suficiente.

“Uma grade complementar voltada aos negócios é essencial para esses profissionais prosperarem e contribuírem de forma mais significativa com suas empresas.”

Fonte: BBC Brasil via Último Segundo

24 Comentários

  1. Desde a revolução industrial que qualquer setor tecnológico sabe do que precisa! Já está tudo engrenado! Vem especialistas de fora.. vem capital de fora.. interesses de fora.. Mas a bandeira é brasileira!.. “Aeh!” ¬¬ Os sionistas agradecem.

  2. Eu ainda acreito que algumas coisas à longo prazo no Brasil vão sutir um efeito melhor do que fazer coisas à curto, mas também precisamos aumentar os investimentos internos para 25% do PIB se quisermos crescer REALMENTE.

  3. Eu vou ser tristemente sincero,se o BRASIL não criar oportunidades reais para a população eu não vejo um futuro promissor para nosso país,desde criança venho acompanhando os projetos brasileiros, O PLANTA QUE O JOÃO GARANTE, O TUDO PELO SOCIAL e etc.
    Se não houver uma revolução administrativa no Estado Brasileiro, nós continuaremos a correr atrás do rabo,o BRASIL é um país caro para uma população pobre,onde tudo é caro para o homem comum,seja a educação,a saúde, o lazer!
    SÓ UM COMBATE SÉRIO CONTRA A CORRUPÇÃO E A BUROCRACIA PODERÁ TRAZER RESULTADOS REAIS, SEM ISSO NÃO HÁ PERSPECTIVAS PARA NOSSO PAÍS!
    Precisamos de um novo código penal que proteja o cidadão de bem,de uma redistribuição de renda séria, e porquê não uma nova constituição que torne o BRASIL um país soberano em todos os sentidos,acredito que só assim poderemos trazer justiça a todos!
    Pois já estamos saturados de discursos que não levam a lugar nenhum a não ser a fracassos e préjuizos !

  4. “matriculados em cursos de ciências exatas e engenharia. No Brasil são apenas 14%”

    Como já a gente comentou muitas vezes, os caras estudam bobagens.
    .
    A causa disso é os pais não ter terminado o ensino fundamental, então o pai e a mãe o único que entendem é “meu filho tá fazendo faculdade” embora o cara esteja estudando qq bobagem.
    Num bairro de classe C hoje, um cara que estuda “Adm de Empresas” é visto como se fosse um cientista.
    .
    Os únicos que podem mudar isso são os pais, o governo deveria fazer campanha com os pais, explicar quais são as carreiras que podem fazer uma diferença na situação económica do cara. Tentar que os pais não fiquem enganados com o que o filho está estudando.
    .
    E como sempre temos falado, o PROUNI não deve dar dinheiro para pseudo-carreiras, onde os únicos que lucram são as universidades privadas.
    .
    A mudança vai levar décadas porque é preciso que mudem os pais, a família, primeiro.
    Obviamente que a corrupção joga contra, mas é a mesma causa, um cara que apenas sabe ler e está o dia todo trabalhando por um salário mínimo ou menos não não vai controlar a corrupção nem vai controlar o que estuda o filho porque não entende.
    .
    O governo deveria trabalhar com os pais, mas para o governo o mais importante é a estatística, 700 mil PROUNIs etc.
    .
    Os políticos não são todos corruptos, isso dos políticos ser TODOS corruptos é uma frase de tucanodem fracasado, de não ter nenhum político próprio para falar bem dele, mas o que eu sei é que os políticos precisam mostrar números, estatísticas e aí sempre quem perde é a qualidade.
    .
    Resumindo: os filhos enganam os pais estudando qualquer bobagem (que não tenha matemática física química nem biologia) e os pais e o governo[nós] pagam a conta.

  5. “escassez de talentos preocupa”… bobagem… temos especialistas de sobra no quesito:
    Roubar
    Corromper
    Desviar
    Enganar
    Deturpar
    Matar
    Entregar
    Liberar e, finalmente
    Votar
    O QUE MAIS VOCES QUEREM?… tão muito exigentes…
    Agora, se querem especialistas, recomento o Fernando Huindadd e a Marta Supricio… excelentes no que se propõe… não esqueçamos do Tiririca… esse sim, um grande artista… conseguiu sobreviver a Brasilia mais de 3 meses… sinal do corporativismo palhaço…

  6. Especislitas tem mais estão todos fora do brasil por trabalho que no Brasil não tinha,uns exemplos,só na NASA tem mais de 8 brasileiros trabalhando.O Brasil tinha que dar mais bolsa de estudos nesta aerea que é a tecnologica,mais com uma condição de trabalhar para o estado federal como minimo 10 anos.

  7. Milton Brás Cabral
    As estatísticas são válidas! Desde que faça um estudo mais aprofundado! Não somente 700 mil prounis, mas quantos se formaram, quantos estão no mercado de trabalho, quantos em seguida obtiveram pos-graduação, etc. E aí sim a partir daí atacar as causas dos problemas.
    Quanto à área a ser estudada. Nenhuma é mais importante que a outra.
    Agora está comprovado que a área de exatas está tão intrínseca ao crescimento industrial de um país, que economistas medem tal crescimento nos países com base no numero de engenheiros na ativa. Porém o crescimento tecnologico sustentável de fato engloba todas as áreas!..

    É cruel.. perverso o que fazem. Incutem logo nas universidades esta “rixa”. Que humanas só sabe debater problema e não a solução(os de exatas dizem). E exatas só sabe resultado e não sabe o todo,são abitolados(os de humanas dizem), que infelizmente de tanto martelar se torna REALIDADE. Isto atrasa o país como um todo, é o que as elites querem, NÃO QUEREM SOCIEDADE CONSTRUTIVA, QUESTIONADORA, E ENGENHOSA!
    A tendência é a união de todas as áreas!.. biotecnologia.. engenharia de produção.. etc. Existem a muito tempo! estas ligações, só que em sociedades mais complexas é necessário começar a separar as especificidades cada vez mais! Porém a ignorancia.. maior inimigo da humanidade, atrasa tudo.

  8. É incrível mas tem gente que ainda não acordou para a PIG, tanto a nacional como a estrangeira também.

    Como não acordaram ainda para toda a manipulação dessas pesquisas sempre tendenciosas do The Economist; agências de rating; BBCs, Posts e times da vida; Euronews etc.

    Um exemplo muito simples disso: na pesquisa mostrada nesse artigo foi mencionado o número enorme de formandos na China e Índia; não era o caso então dessa pesquisa, e de muitas outras, utilizarem médias ponderadas relacionadas a várias cacterísticas dos pesquisados? Pois ora são populações imensas, ora diminutas, ora tempo de experiência maior ou menor desse ou daquele requisito etc.

    O século 21 vai ser marcado pela queda das máscaras… pelas primaveras árabes relacionadas a muitas mentiras.

    Quanto a mim não aturo mais essas classificações abundantemente produzidas no dito primeiro mundo… carregadas de pilantragem.

    Porém, o Brasil tem que parar de fazer asneiras… uma delas é insistir em mostrar seus podres para o estrangeiro, ninguém faz isso, só nós.

    Enquanto lá fora se preocupam em mostrar o que possuem de bonito e de melhor, e tudo aquilo que funciona como uma luva. Aqui mostramos favelas, sujeira, pessoas com latas na cabeça, como se o Brasil se resumisse a isso. É o verdadeiro complexo de viralata (para quem mora em São Paulo… a internacional maratona de São Silvestre é feita nas lindas Faria Lima, av. Brasil, 23 de Maio etc? não, nada disso, é feita na feia Brigadeiro Luis Antônio, no horrivel elevado Costa e Silva, é lamentável! só falta alguém falar: e a Paulista, e eu vou dizer: a Paulista é um exemplo de mediocridade… cadê os arranha céus com mais de 500m de altura, ou até de 1000m, não nada disso, não passa de uma avenida com um paredão de banais edifícios, e só isso).

    Pois qual é o país que não tem seus podres e baixarias?
    Basta um brasileiro viajar para o exterior para começar a se espantar com as inúmeras deficiências que há lá fora… em termos de comida, educação, convivência, humanidade, vestuário, limpeza, acomodações, materialismo, lazer etc (vai um brasileiro andar de metrô em Moscou no inverno (depoimento de um diplomata brasileiro), ou ficar numa simples fila para entrar numa atração qualquer, um museu, um cinema etc, ele vai quase desmaiar com o mal cheiro exalado pelas pessoas, a todo momento vai precisar de ar puro)(mas não vamos falar só dos russos, nos USA, em Miami, num ótimo Hotel, verão, era insuportável o fedor do quarto em que certa vez fiquei hospedado, tive que trocar para outro ou morreria sufocado, e esse outro estava apenas um pouco melhor)(no nosso vilipendiado Brasil jamais passei por essas baixarias).

    E quem são esses jornalistas e redatores estrangeiros?
    Já estiveram no Brasil, e se sim, sem ser em favelas e barracões de escola de samba?

    No fundo é tudo conversa para boi dormir, mas estratégica e permanentemente monitorada pelos donos do poder, de forma a manter as engrenagens, já antiguinhas, funcionando.

    Joguem essa e muitas outras pesquisas no lixo, ou não se esqueçam de ficar com um pé sempre para trás, e nada de assinar embaixo.
    PS: é isso mesmo Blue Eyes
    PS: Mísseis Longo Alcance Já

  9. Concordo com o VIVENT, algumas pesquisas dessas chegam perto do ridículo, por exemplo, dizer que o Chile lidera a região sul americana, baseado em que? Qual o centro tecnológico Chileno que mereçe ser citado, qual o parque industrial que temos lá? o que se produz lá que não se produza melhor aqui? Talvez na astronomia eles tenham alguma vantagem, isso em função das características geograficas do Chile que fizeram de lá um polo astronômico e não a capacidade em si de seus astrônomos. Também no setor de mineração do cobre que é o carro chefe da economia chilena eles tem notoriedade.

  10. Nós temos notoriedade e liderança em:
    Petroquimica com a Petrobrás,
    Agronegócio com a EMBRAPA,
    Aeronáutica com a EMBRAER,
    Tecnologia militar com o ITA, Agulhas Negras, etc…
    Tecnologia nuclear, alguma país sul americano tem usina nuclear?
    Tecnologia de mineração com a Vale,
    Enfim, liderança na área médica ,Odontologica, satélites, Bio combustíveis, hidroelétricas, maior e mais diversificado parque industrial do cone sul, enfim, não vislumbro onde o Chile possa liderar.

  11. Só para responder ao ALEXANDRE e tirar uma dúvida, além do BRASIL a Argentina é outro país da América do sul que possui usinas nucleares, as mais famosas são Usina de Atucha e Embalse .

  12. Obrigado César Pereira, realmente não sabia que a Argentina tinha usinas nucleares, tb acho que a Argentina é mais capaz que o Chile em termos de tecnologia.

  13. E vai piorar, tem de facilitar a entrada de td de = p = nas faculdades e centrs de excelencias deste pais p “TODOS”..OU TEREMOS DE IMPORTAR cabeças, cerebros…Quem viver verá.

  14. Carlus Argus, me responda, como… um semi-analfabeto, que mal consegue somar ou subtrair, chega ao secundario sem saber interpretar um texto de jornal ou revista, não sabe ler, falar, escrever então… dai jogamos o “cara” nas faculdades e centros de excelencias para fazer o quê? varrer o patio, lavar os banheiros? Ensino com qualidade desde o primario, mais incentivo a leitura e EDUCAÇÃO MORAL,CIVICA e POLITICA (não estou falando de idiologia partidaria) para realmente educar e ensinar o povo, ai sim, caberia um acesso universal ao ensino superior ou profissionalizante… saudações…

  15. “brasileiro e malandro” vai estudar exataS, chato pacas, varios cauculos, o que liga e fazer faculdade p/ meninas q tem vaaaarias gatas, depois de formado em filosofiA, ciencias sociais ou sei la mais o que, e so prestaR um concurso publico qualquer, e ficar de boa , com estabilidade garantida mesmo faltando pacas, EM PAIS QUE TODO MUNDO QUER SER MALANDRO ACABA SOBRANDO MUITO E TROUXA !!

  16. Com todo respeito estes argumentos da BSA são bem idiotas…
    Criticar o Brasil porque ele não tem 2/3 de seus cursos de graduação em engenharia e exatas é uma PIADA.
    Na visão destes caras países emergentes tem de concentrar a formação para gerar “engenheiros” para operar plantas industriais e call centers de TI para empresas de Primeiro Mundo à salários baixos… Ops, quer dizer COMPETITIVOS…

    O Brasil tem de ter uma educação balanceada na sua formação acadêmica para prover TODAS as necessidades do país e não as aspirações de necessidade mão de obra barata para o “consenso econômico global” como mostra a visão do artigo querendo mostrar caminhos para os brasileiros burros…

    Mais engenheiros brasileiros e regras frouxas para contratá-los a preço de banana é o sumário deste artigo “neo-liberal” da BBC…

    O Chile, Índia e China valem mais neste ranking porque colaboram mais na mão de obra barata nos call-centers e centros de suporte das empresas americanas e européias a um salário “competitivo”.

    Eles não querem engenheiros para trabalhar em centros de pesquisa ALexandre !!!

    Este tipo de pesquisa tem de jogar no lixo mesmo ViventtBR, concordo 100% contigo. É PIG internacional…

    Espero que o Brasil continue bem mau posicionado neste tipo de ranking de “competividade”…

  17. É só passar a copiar os países que estão dando certo na área tecnológica, e valorizar mais a criatividade, intuição, espírito de pesquisa e pensamento crítico. Tem que proibir terminantemente a memorização em todos os cursos do país, sendo as provas (avaliações) feitas com consulta livre. Vamos trocar a memorização pela lógica. O melhor aluno não é o que memoriza mais e sabe idiomas, mas o que cria mais. Se fizéssemos isso, dispararíamos em marcas e patentes.
    O nosso país não valoriza os seus talentos, pois nunca ninguém me chamou para mudar a cara da ciência. Eu me garanto … Não dá para embromar:Faz ou não faz. A produtividade em pesquisa é objetiva. Por isso, eu acho que o problema gerencial no nosso país é muito grave. Se os líderes e chefes não têm a capacidade e discernimento em selecionar os pesquisadores, tudo vai por água abaixo. O brasileiro tem que acabar com a propaganda enganosa. Nessa área, somos os melhores do mundo. Vamos multiplicar por 10 a formação de nossos engenheiros, físicos e químicos. Coloquem essas faculdades gratuitas e subsidiadas. A seleção dos alunos tem que utilizar o critério da capacidade criativa e intuitiva. Pra mim, a fórmula secreta é essa.

  18. COMPLEXO DE LOMBRIGA
    .
    .
    .

    E o interessante de tudo isso,é toda vez que tem uma notícia em que mostra a evolução do Brasil,causa comoção negativa em muitos por aqui-Rsrs…
    .
    Já não digo que seja motivado pelo complexo de “vira-lata”….não…más estes padecem de outro tipo de complexo;o da lombriga…é isso ai….da lombriga pois,quando a tiram da merda(seu habitat natural),este verme morre.
    .
    Estes “homus lombricoides”,entram em desespero quando ver que o Brasil saindo da fossa onde ele se encontra ha seculos-Hahahah…..

  19. Caro Jonnas você disse: “As estatísticas são válidas!”
    Estou com o BlueEyes: não se pode perder tempo com alguém que não sabe matemática nem português.
    .
    “Agora está comprovado que a área de exatas está tão intrínseca ao crescimento industrial de um país,”
    isso aí.
    Acho que não é um problema de ‘humanas’, tem universidades privadas onde absolutamente TODAS as carreiras são tipo “jornalismo” “design de caixões” “informática sem matemática”.
    Ou seja nenhuma onde precise saber algo de matemática, quase nenhuma português e absolutamente nenhuma que precise laboratórios.
    Aqui as carreiras da primeira ‘universidade’ que encontrei no google:
    – Administração
    – Administração – Comércio Exterior
    – Gestão Ambiental
    – Gestão Comercial
    – Gestão da Qualidade
    – Gestão da Tecnologia da Informação
    – Gestão de Recursos Humanos
    – Gestão Financeira
    – Logística
    – Marketing (de Varejo)
    – Processos Gerenciais (Pequenas e Médias Empresas)
    – Sistemas para Internet (Web Design)
    – Redes de Computadores

  20. BlueEye , se for assim, por suas palavras, condenamos o n país a voltar a condições da argentina atual, ou pior …temos de investir pesadamante na educação do n povo, essa linda “africa” sul americana.Tudo passa por uma forte e massiva educação em todos osnívveis e bons salários p levar o car a buscar outro salário ainda melhor..Facilitando p o mesmo, tdodo nós e ñ só p os mesmos..os filhos de alguém , como acontece nessa mlerda.Sds.

  21. Grande Milton Brás Cabral.
    Concordo mas com um parênteses! cara.
    As estatísticas são válidas, porque com numeros é mais fácil avaliar a eficiência.. quantificar as coisas baseado em numeros. Mas não quis dizer quanto à os dados estatísticos VAZIOS do governo, entende.
    Estes cursos que expos são de importância enorme!
    São comuns nos países desenvolvidos.
    Não se pode por a carga da incompetencia das universidades na grade de cursos que fornece!
    Pelo contrário!.. Partir do tecnico para o curso de bacharelado de cara é uma viagem enorme! da mesma forma que passar de um semi-analfa que nao sabe matematica nem portugues, para prestar vestibular!.. entendeu.
    Concordo com os srs. A base da educação é tudo!
    Estes caras recebem prêmios da ONU e demais países ‘desenvolvidos’ porque estão sabotando o brasil. Jogam um dado estatístico lá! que convém para as elites mundiais. África é um exemplo disto. Ficam posando ‘de gostoso’ mas continua a miséria. Não precisamos ir longe. Nordeste mesma coisa. Vai falar dados estatísticos para quem passa fome e sede! cambada de politico safado. FomeZero?( Saciar a fome! Otimo), o problema é a forma como se instaura. Fazedor de mendigos. Só tem hipócrita nesta …!

  22. MAS É ISSO MESMO meu caro amigo Carlos… exatamente isso… se não começarmos tudo de novo, vamos continuar patinando… só uma observação; quando digo matemática estou me referindo ao pensamento lógico abstrato… não somente a aritmética e principalmente a geometria euclidiana… saudações… essa balela que estamos saindo do lodo é uma analise superficial… já fui do magistério e sei bem do que falo… o pais se desenvolve economicamente… mas o IDH do povão continua piorando… isso é fato… garanto que muitos aqui já ouviram um velhinho falar que tudo que aprendeu (ler, escrever e usar as 4 operações matemáticas) foi no 2º ano primário (quando professor realmente ensinava e aluno realmente aprendia ou se dedicava)… hoje o cidadão chega ao 3º ano secundário completamente analfabetizado… sei porque lecionei para a EJA… tive alunos de varias faixas etárias… o jovem está pior que os velhinhos… infelizmente…

Comentários não permitidos.