Defesa & Geopolítica

Rússia lança colete à prova de bala feito de nova fibra sintética

Posted by

http://www.nato.int/sfor/misc/albums/russians/fullimages/russ2.jpg

Sugestão: Gérsio Mutti

A aramida é considerada um material mais resistente que o aço

A Exposição Internacional de Tecnologia de Defesa 2011, realizada em Londres, exibiu uma novidade para proteção pessoal no vestuário. Trata-se de coletes à prova de bala feitos de aramida, produzidos por um fabricante da Rússia. Aramida é uma fibra sintética muito resistente e leve, que tem o nome comercial de Kevlar. A fibra é utilizada na fabricação de cintos de segurança, cordas, raquetes de tênis e, agora também, coletes à prova de bala. A resistência da aramida é considerada superior à do aço, e por isso ela está se impondo no mercado da segurança pessoal.

Os cientistas russos comprovaram que os coletes à prova de bala feitos de aramida apresentam também maior resistência do que os feitos com base no nylon, conforme os primeiros modelos desses coletes fabricados no final dos anos 60.

A fábrica desses coletes de aramida ou Kevlar fica na cidade de Korolev, próximo a Moscou. Em todo o mundo, apenas quatro indústrias produzem a fibra sintética aramida: Dupont, dos Estados Unidos, Teijin Aramid, da Holanda, Colon, da Coreia do Sul, e Kamensk-Volokno, da Rússia.

Fonte: Diário da Rússia

17 Comments

shared on wplocker.com