Submarino japonês I-400

Submarino japonês I – 400

Autor: Konner

Plano Brasil

O Japão tinha na sua frota uma grande variedade de submarinos, a maior da Segunda Guerra Mundial, incluindo torpedos direcionáveis ’Kaiten’.

Submarinos ’Ko-hyoteki, Kairyu’, submarinos de médio alcance, e submarinos de longo alcance, alguns até equipados com um avião.

Submarinos com velocidades submerso mais elevadas durante o conflito -Senkou I-200, e submarinos que podiam transportar aviões  bombardeiros, como é o caso dos I – 400 o maior da Segunda Guerra Mundial.

I – 400 – com vista do seu interior, mostrando como os seus Bombardeiros M 61 – Seiran ficavam acondicionados

Japão Inglaterra entre outros paises já tentavam transformar o submarino numa plataforma multimisão capaz de lançar aeronaves,e ainda operar como predarores submarinos. Esta idáia uma vez exitosa teria transformado a guerra naval e os submarinos  em mortíferas armas de guerra capazes de cobrir praticamente todas as áreas da defesa naval, aérea, superfície e submarina.

Etretanto devido as limitações inerentes dos projetos navais da primeira metade do século, estas armas nunca puderam se tornar efetivamente uma ameaça ao poder naval de outras nações.

As dimensões, a capacidade de carga e o alcance destes navios tornava-se um fator limitante e inviabilizava o seu uso como uma plataforma efetiva de lançamento e recolha de aeronaves.

Fica ao leitor a apreciação da arte apresentada e a consideração sobre um conceito inovador e revolucionário que seria a concepção e construção de uma plataforma submarina lançadora de aeronaves, fica no ar a questão: Um Nae Submarino sobreviveria a guerra moderna?

25 Comentários

  1. Ora a resposta é sim, e inclusive eles existem navegando em nossos mares…
    Nada mais são do que uma sofistificação do Sub I-400: os atuais submarinos carregados de mísseis. Aliando poder sob e sobre as águas.
    Essa idéia japonesa de potencializar o uso dessa arma furtiva, lá na SGM, é o que nosso país deve ter em breve, com seu subnuc, que espero seja lançador de mísseis também, ao invés de ficar subpontecializado só com os tradicionais torpedos.
    Quanto ao uso de aviões embarcados em submarinos atualmente, será perfeitamente exequivel, e em pouco tempo, com o uso de avançados Vants.



  2. lixo total… trambolho inoperante… 01 avião com 01 bomba.. até parece piada de portugues…

    construir …rsrs.. sub-porta-aviões ..hj em dia.. ta de piada né… melhor então pintar o sub de rosa-choque e mandar as coordenadas do mesmo para as redes sociais..rsrsrsrs

    e o plano da guerra biologica.. se de sacanagem os EUA mandaram duas Nuc … imagina se a guerra biologica rola…não sobrava nem o monte fuji…rsrsrs

  3. Excelente conceito…..URSS, Japão e Alemanha (os dois últimos durante a WWII)…..países com uma criatividade imensa na área militar….
    *
    Excelente matéria…..até imaginei o Dandollo desenhando este sub…..kkkkkkkkk….
    *
    *
    *
    Outras áreas que deveriam ser exploradas são as dos mini-subs e dos subs não tripulados…..talvez até pequenas bases sub fixas p/ monitoramento…..

  4. Acho brilhante. Ainda mais com a tecnologia furtiva cada vez mais em ascensão. E acredito que tenham sim algo do tipo. E bases submersas também! Principalmente nas regiões que restaram da antiga atlântida.
    Igual os nazistas, os japoneses tinham grandes idéias. Pena que decisões mal tomadas estragaram a chance do mundo ver estas belezinhas.

  5. xtreme não fala besteira esse sub serviu de conceito para outros derivados,como lançar mísseis balisticos,antes dele os submarinos era penas armas para afundar navios,os proprios americanos afundaram esses submarinos com medo dos sovieticos,o primeiro sub lançador de mísseis usava esse conceito,o casco dele era um casco duplo que serviu de conceito para a construção dos atuais monstros dos mares atuais,esse sub é uma obra de arte da engenharia militar,vc já pensou se um país tem um sub desses e a bomba atômia,até hoje ninguém conseguiu lançar outra versão,a catapulta desse sub era de ar comprimido,veja o conceito de catapulta,lançar um avião de helice numa pista de 3 ou 5 metros não é pouca coisa.

  6. Outra coisa que achei muito inteligente,era o reservatório que continha oleo quente,para ser bombeado para o motor do avião,assim evitaria do motor ser aquecido,e gerar aquela fumaça,pois se os aviões fossem aquecidos submersos poderia matar a população,se fosse aquecidos sa superfice demoraria um bom tempo e os tornaria vulneraveis.Assistam o documentário tem 47 min é muito show.

  7. É mesmo barca! Então melhorando.. igual o que os sovieticos fizeram com tecnologia nazista, os eua fizeram com esta japonesa. Impedindo que a humanidade tivesse mais conhecimento! sobre tais tecnologias!

  8. O GLORIOSO SOL NASCENTE
    .
    .

    A indústria bélica japonesa na II GM,era promissora e muito avançada,em especial a naval e a aeronáutica,os zeros foram uns caças formidáveis que impôs repeito até aos seus adversários no pacífico.
    .
    .
    Más perdera a guerra….deu ZEBRA!

  9. Uma idéia inviável nos dias de hj mas muito imteressante mesmo. A vantagem da tecnologia atual seria que Nao precisariamos de catapulta. Poderíamos equipa-lo com um VSTOL como o F-35, rrrs. Claro que o sub em questão deveria ser muuito maior pois afinal as aeronaves de hj sao também bem mais pesadas do que naquela época.
    Mas vale a criatividade dos engenheiros daquele tempo.

  10. hoje em dia uns ucavs e/ou uavs que fossem lançados/recuperados de sub para dar apoio, acompanhar ou atacar alvos seriam interessantes. poderiam achar o alvo além da linha do horizonte para os misseis do sub ou ajudar a criar uma rota que evitasse o inimigo. poderiam ser lançados pelos tubos de torpedo.

  11. O meu querido e grande Bosco poderia nos deixar a par do que acontece hoje neste contexto. Fala aí Bosco, por favor…
    Existem sim, ainda hoje, projetos. Mas os mísseis é quem fazem, de forma mais eficaz, tudo o que foi proposto neste projeto.
    Bosco… dá seus pitacos aí.
    E não se incomode com ” contrariedades”. Elas sempre existem.
    Sabemos que você é o ” cara” mais técnico…
    Limite-se a técnica e o resto… por favor, ignore.
    Abraços a todos.

  12. Já disse aqui. O futuro está na submersão. Essas tecnologias furtivas logo serão obsoletas com o desenvolvimento de modernos radares. Não adianta nada disso. Temos que investir em pesquisa para um porta-aviões submersível. Nem que seja para apenas 10 caças. Já é suficiente para causar muito estrago, ainda mais se for um caça totalmente robotizado e operacional (VANT). Se não for possível fazê-lo retornar à NAE, que ele tenha um dispositivo de auto-destruição.

  13. Os Japoneses foram fantásticos há 60 anos, únicos em ter subs porta-aviões, agr q temos tecnológia bem superior , ñ conheço nenhuma potencia q tenha essa terrivel armas de defesa e atake…Existe ainda os projetos dos mesmos? Então pq ñ constroem outros ,>, melhores e nucleares? Sds.

  14. Se eu não em engano a parte da ordem de não atacar o canal está errada, não foi pra reagrupar e atacar a esquadra americana e sim porque o japão havia se rendido, como os japas são obedientes o comandante do sub acatou e retornou.
    .
    Dizem que essas aeronaves dos subs estavam levando “bombas sujas” nucleares, presente do hitler aos amigos japoneses.
    Claro que não há provas, mas levando em conta que os governos nos esconde tudo e o pé em que estava o programa nuclear alemão, é bem possível que seja verdade.

  15. Uma idéia que poderia ser reutilizada. Que tal um submarino com uma frota de Vans. Os veículos não tripulados poderiam ser lançados de uma costa próxima do inimigo, fazer a missão e retornar ao submarino.

Comentários não permitidos.