Defesa & Geopolítica

Submarino japonês I-400

Posted by

Submarino japonês I – 400

Autor: Konner

Plano Brasil

O Japão tinha na sua frota uma grande variedade de submarinos, a maior da Segunda Guerra Mundial, incluindo torpedos direcionáveis ’Kaiten’.

Submarinos ’Ko-hyoteki, Kairyu’, submarinos de médio alcance, e submarinos de longo alcance, alguns até equipados com um avião.

Submarinos com velocidades submerso mais elevadas durante o conflito -Senkou I-200, e submarinos que podiam transportar aviões  bombardeiros, como é o caso dos I – 400 o maior da Segunda Guerra Mundial.

I – 400 – com vista do seu interior, mostrando como os seus Bombardeiros M 61 – Seiran ficavam acondicionados

Japão Inglaterra entre outros paises já tentavam transformar o submarino numa plataforma multimisão capaz de lançar aeronaves,e ainda operar como predarores submarinos. Esta idáia uma vez exitosa teria transformado a guerra naval e os submarinos  em mortíferas armas de guerra capazes de cobrir praticamente todas as áreas da defesa naval, aérea, superfície e submarina.

Etretanto devido as limitações inerentes dos projetos navais da primeira metade do século, estas armas nunca puderam se tornar efetivamente uma ameaça ao poder naval de outras nações.

As dimensões, a capacidade de carga e o alcance destes navios tornava-se um fator limitante e inviabilizava o seu uso como uma plataforma efetiva de lançamento e recolha de aeronaves.

Fica ao leitor a apreciação da arte apresentada e a consideração sobre um conceito inovador e revolucionário que seria a concepção e construção de uma plataforma submarina lançadora de aeronaves, fica no ar a questão: Um Nae Submarino sobreviveria a guerra moderna?

25 Comments

shared on wplocker.com