O Novo modelo econômico

Imagem – Niyaz Karim

Descrédito das agências de risco, disputas cambiais e relações de consumo sustentáveis pedem novas respostas.

O sistema global de classificação de risco já não funciona mais. Durante anos, os rankings dissuadiram os países da excessiva tomada de empréstimos, os levaram a reduzir programas sociais e gastos públicos e encorajaram os Estados a aumentar os impostos.

O recente rebaixamento das notas de risco dos Estados Unidos pela agência Standard & Poor’s, entretanto, não surtiu o efeito esperado. Desde o anúncio do rebaixamento, em vez de diminuir, a demanda por títulos norte-americanos aumentou, enquanto a taxa de juros caiu.

O maior beneficiário dessa última mudança nas regras do jogo foram os próprios Estados Unidos. Está claro agora que o Departamento do Tesouro dos EUA pode continuar pedindo quantos empréstimos quiser e imprimindo dinheiro, já que nem a classificação de risco, nem a legislação ou qualquer receio de prejuízos dos credores impedirão que os players dos mercados globais continuem comprando dólares e títulos americanos.

Em primeiro lugar, eles dependem do dólar para estimar valores e pagamentos. Além disso, os títulos do Tesouro norte-americano representam dinheiro para as instituições financeiras e para os principais protagonistas do mercado – são líquidos, denominados em dólares e proporcionam juros.

Concordo com a simples teoria do investidor e industrialista Warren Buffet de que a classificação dos EUA ainda é “AAA” e não há motivo algum para alterá-la, já que os títulos do Tesouro dos Estado Unidos devem ser pagos em dólares americanos, e estes, por sua vez, podem ser impressos em qualquer quantidade pelo Federal Reserve, o banco central do país.

Existe uma incerteza quanto ao custo desses dólares, mas podemos prever o  que está por vir uma vez que o valor da moeda está mudando rapidamente. O processo iniciado pelos EUA levará China, Europa, Rússia e outros Estados a uma corrida de desvalorização monetária, caso eles queiram manter a competitividade de suas economias.

Essa notícia é, ao mesmo tempo, boa e ruim. Boa porque o atual modelo financeiro e econômico pode sobreviver por um longo período sem grandes reviravoltas. Ruim porque você e eu teremos que pagar por essa estagnação. Ao desvalorizar sua moeda, os Estados gradualmente diminuem os rendimentos reais (obtidos após desconto da inflação), prejudicando todos – principalmente os mais pobres.

Pode ser válida qualquer ideia para mudar a infraestrutura do mundo das finanças – tal como a criação de um “banco central dos bancos centrais” ou a substituição do dólar como moeda universal pelo ouro ou por um conjunto de cinco moedas principais. Mas todas essas propostas são utópicas, não só devido à resistência da elite norte-americana, mas também pelas posições desiguais de outros países importantes.

Recentemente, o presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick, disse que tempos difíceis da economia mundial estão por vir. “O mundo está passando por uma mudança do sistema financeiro internacional, com países como a China vindo à tona”, afirmou.

Embora a China não tenha tanta importância isoladamente, ela e os Estados Unidos são dois lados da mesma moeda: ou ambos afundarão ou sairão juntos da crise. E a China ainda tem uma margem de segurança: está, finalmente, levantando restrições à titularidade de suas dívidas para investidores estrangeiros por meio de Hong Kong  e parece afrouxar a ligação entre o yuan e o dólar americano. Isso pode oferecer aos players mundiais uma medida de valor alternativa e um instrumento de poupança antes do fim deste ano.

Mas o mais importante é que os economistas e conselheiros de todos os países olhem para as causas da turbulência econômica no mundo todo.

O conceito moderno de desenvolvimento econômico e de progresso científico e tecnológico se esgotou. Não há mais necessidade de criar nada novo, e quanto mais se consome determinado produto, menos importante ele se torna e mais barato fica.

Enquanto não formos capazes de desenvolver um novo modelo de desenvolvimento, não haverá crescimento legítimo. O surgimento de novas ideias e a criação de uma nova economia são possíveis em algumas áreas, como a medicina, a ecologia e a exploração espacial. Entretanto, é preciso fazer com que elas se tornem interessantes e, assim, estimulem o envolvimento das pessoas.

O economista Mikhail Kházin diz que a situação atual “condena as pessoas mais ativas e impetuosas a um cenário bastante desolador. Cada vez mais, a mente das pessoas é infiltrada pela ideia de que não existe espaço para elas nessa realidade”.

Para o mundo continuar se desenvolvendo economicamente, é necessário mudar a sociedade, criando novos valores e motivações que, por si só, forneçam a base para o crescimento econômico.

Stanislav Machágin é vice-diretor geral da consultoria de investimentos Ursa-Capital.

Fonte: Gazeta Russa

11 Comentários

  1. Que novo modelo????…..nada mais que mais do mesmo…..alguém vai ter de botar ordem nesse galinheiro….o USA imprime dollar como se fosse ouro em papel…..completamente sem lastro……o maior título da dívida estadunidense se chama dollar…..(comprar ouro estadunidense com dollar estadunidense…..devolver estes papéis aos donos é a solução, ouro ou prata é lastro real e não de mentirinha)

  2. Quer dizer,o sistema global de classificação de risco não funciona mais né e não é mais confiavel né e porque?Porque aponta a realidade?Porque ao tirar pontos ofendem a Aristocracia dominante?Quem segura a onda hoje do mundo e quem são os mendigos bem sucedidos que os Principes invejam,conspiram mas se prostam de quatro pedindo dedinho PLESE MY FRIEND PINICO PINICO…..rsrs usar ouro e prata né rsrs e nisso os ambietalistas globais não terão a menor preocupação de contestarem ou voces acham que todo o ouro hoje manufaturado no mundo seria o suficiente para saciar moribundos.O que falta é deixarem o orgulho de lado e buscarem consenso.A humildade não é vergonha como os Aristocratas dominantes veem mas sim um dom de poucos.Uma nova ordem mundial sim é cada vez mais necessario pois o sistema atual alem de ineficiente é vicioso e tendencioso.Os louros aos que triunfam e o reconhecimento dos mesmos aos que são superados.Ou se tem entendimento ou preparem para a III Guerra Mundial que sera bem diferente na composição das equipes de embates do que muitos pensam.O mundo não tem culpa do buraco que nos estão levando e muito menos tem de pagar esta conta.Deem seus jeitos pois ja estão no vacuo da propria sorte formado com vossas soberbas e arrogancias.Não existem mais tolos e de papinho ja estamos carecas de sabermos os resultados.Vendam vossas cuecas e se preciso vossos Tonhos rsrs Tudo o que fazem ou pensam fazerem sempre lhes beneficiam.O tiro saira pela culatra.

  3. Seguro não é usar o ouro e sim guarda-lo para ultima instancia.As manipulações cambiais embora pensem surtir efeito o mesmo é momentaneo e embora lhes de um quadro favoravel na visão internacional isso é ilusorio pois agrava na visão interna.Não tem jeito o monstro esta as portas e aqueles que pagam as contas e que são os prejudicados querem as respostas.Ou voces acham que entre eles não tenham muitos que ja maquinam insurreição e tambem os radicais que maquinam algo estrondoso para arrastarem a humanidade.Com slogans de liberdade e igualdade se fizeram veneno global.Se envenenarão envenenando a todos os outros ou os outros por sobrevivencia cairão sobre eles e dividirão seus despojos.Sorria My Friend é a luta da sobrevivencia onde os que teem a grana a doariam aos necessitados por humanidade mas não aos monstros sanguinarios genocidas.A Terra não sentira saudades de voces rsrs

  4. Ô 1maluquinho, doido da porr…
    É isso aí amigo!
    Mas para que sejamos grandes, teremos que saber perdoar…
    Que eles vendam suas cuécas para seus antigos parceiros (odeio fedor).
    Lembremos, eles já deram o título de homem do ano para Hitler. Já mataram e exterminaram mais que agrotóxico (e foram eles que o criaram).
    Em vez de vingança, vamos perdoar… Mas exigir que vivam exatamente como nós também vivemos. Seria a verdadeira convivência.
    Saudações e que sejamos mais felizes.

  5. Ok; quer dizer então que é “isso ou isso”?…rs .Será que os governos e financistas são incapazes de pensar o mundo sem o padrão Dólar-FED-Euro???? Só pode ser piada desse cara, né? O mundo sempre viveu e viverá sem esse sistema atual. A humanidade não depende de papel colorido impresso para existir. Não vem com esse papinho fatalista que não cola…Desde os primórdios das nossas sociedades já passamos por vários sistemas monetários/trocas. O padrão dólar/moeda de reserva é apenas mais um…só isso.

  6. Não existe crise econômica no mundo, mas uma brilhante administração chinesa e indiana, que tomou conta do espaço econômico dos outros países. Eles terão que aceitar em reduzir os seus PIBs, pois a China e a Índia pedem espaço. Os chineses eliminam as pessoas que não prestam de sua nação, mantendo a ordem e disciplina. No Brasil, é exatamente ao contrário, ou seja, os péssimos políticos que nós temos, fizeram as leis para burocratizar e inviabilizar a justiça, beneficiando os incompetentes, corruptos e assassinos. Quantos políticos corruptos estão na cadeia ? Raríssimos casos. A justiça brasileira é cara e ineficiente. Estava hoje lendo uma notícia na imprensa assustadora: 40 bilhões de reais anualmente são desviados para a corrução,ou seja, o PIB da Bolívia. Tínhamos que começar tudo da estaca zero, adotando o Regime da China no Brasil, pois está tudo dominado e contaminado.

  7. Tudo não vai passal de babozeira intelectual econômica e não vai dar certo de novo e de novo e de novo…
    Por que?
    Porque enquanto o ser humano continuar a mal distribuir as riquezas do planeta, haverá fome, crime, injustiça, guerra e fracasso. De novo.

  8. DANDOLO voce so se atrapalha nas proprias pernas quando defende um sitema facinora como o Chines.Aqui é terra de Indio e entre indios so se resolvem as coisas na bordunada.Uma coisa é o povo exigir e lutar por seus direitos outra coisa é um sistema devassador de cabeças ou voce acha que na China so executam demonios e que não sobra nada para santinhos?Um sistema no Brasil aos moldes da China com nossa cultura levariamos muitos inocentes a morte enquanto a banda podre escorregaria pelos cantos.Precisamos sim de um grande choque de ordem,de revisão de leis e poderes e acima de tudo de mudança de sistema.O modelo Republicano atual Brasileiro com todos os direitos e beneficios estipulados por lei apenas geram serviços ineficientes,servidores desqualificados e omissos.Acabem com estabilidades e detonem todos os sanguessugas e morcegos dando espaço para quem apresenta produção nos serviços para verem como a coisa anda rapidinho.A maior alta carga tributaria do planeta não justifica trabalahdores e aposentados morrendo nas portas de hospitais por falta de atendimento,por falta de material,por falta de profissionais ou simplesmente por má vontade de profissionais que estão putinhos com prefeitos,governadores e governo federal.Ate mesmo o MP que muitos enchem a boca quando se falam de moralidade ate aonde eles realmente seriam capazes de irem em defesa do interesse do povo?Os unicos que vejo estrapolarem a servidão arbitrada pelo sistema é a Policia Federal mas mesmo eles sofrem inumeras pressões,retaliações,interferencias,ameaças,remanejamentos,punições,toda vez que tocam em algo que atinge gente grande e interesses.O Brasil esta nas mão de uma minoria elitizada e especuladores e oportunistas extrangeiros e mudar isso somente com derramamento de sangue em uma guerra civil muito sangrenta sem precedentes.Infelizmente não tem outra forma.Para o Brasil realmente ter sua independencia e proprio padrão social justo precisara que muita gente morra.E se dividissimos as riquesas de forma justa resolveria?Não.Porque nunca nada é suficiente o ser humano é ganancioso e insaciavel…SO CHOQUE DE ORDEM E CEROL FININHO FAZEM LEIS SEREM EFETIVAS E DEVERES SEREM RESPEITADOS PARA SE TER DIREITOS.NÃO EXISTE OUTRA FORMA.O remedio nada mais é do que o veneno para matar o microbio.Com demagogias,hipocrisias e pensamentos iluminados os cemiterios estão abarrotados e cada vez mais de gente inocente de pessoas de bem,enquanto as Ratazanas como microbios proliferam,infestando tudo,cantaminando todos.Chegara o tempo que deveremos mudar o nome da nossa nação para REPUBLICA FEDERATIVA DAS RATAZANAS,o paraiso dos oportunistas o ganha pão dos prostituidos,o verdadeiro Puteiro é aqui.

Comentários não permitidos.