Defesa & Geopolítica

O Japão ambiciona ter até 2030 um satélite solar

Posted by

http://www.renewablepowernews.com/wp-content/uploads/solar_panel_satellite.jpg

O Japão está a iniciar um ambicioso projeto de produção de energia elétrica a partir do Espaço. O projeto começou em 2009 e tem um orçamento de 21 mil milhões de dólares e tem como objetivo captar energia solar em órbita transmitindo-a depois para o solo, onde será consumida.

O primeiro objetivo será o lançamento de um grande satélite com 4 km2 de painéis solares, de alto rendimento e otimizados pela presença acima da atmosfera terrestre. O satélite transformará a energia solar em micro-ondas, transmitindo-as para estações no solo, onde serão convertidas em energia elétrica.  O projeto estima que a energia elétrica fornecida pelo satélite solar (que me faz lembrar alguns episódios de “Conan, o Rapaz do Futuro”…) será capaz de suprir as necessidades de mais de 300 mil lares nipónicos. Um satélite solar permitiria resolver um dos grandes problemas da energia solar terrestre, já que é imune a nebulosidade ou à chuva, permitindo ao Japão reduzir a sua dependência das importações de combustíveis fósseis.

O primeiro satélite experimental, de pequena escala, será lançado em 2015 e terá como missão a recolha de elementos que possam permitir o prosseguimento do projeto até ao lançamento de um grande satélite solar até 2030.

Fonte: Quintus

13 Comments

shared on wplocker.com