O Japão ambiciona ter até 2030 um satélite solar

http://www.renewablepowernews.com/wp-content/uploads/solar_panel_satellite.jpg

O Japão está a iniciar um ambicioso projeto de produção de energia elétrica a partir do Espaço. O projeto começou em 2009 e tem um orçamento de 21 mil milhões de dólares e tem como objetivo captar energia solar em órbita transmitindo-a depois para o solo, onde será consumida.

O primeiro objetivo será o lançamento de um grande satélite com 4 km2 de painéis solares, de alto rendimento e otimizados pela presença acima da atmosfera terrestre. O satélite transformará a energia solar em micro-ondas, transmitindo-as para estações no solo, onde serão convertidas em energia elétrica.  O projeto estima que a energia elétrica fornecida pelo satélite solar (que me faz lembrar alguns episódios de “Conan, o Rapaz do Futuro”…) será capaz de suprir as necessidades de mais de 300 mil lares nipónicos. Um satélite solar permitiria resolver um dos grandes problemas da energia solar terrestre, já que é imune a nebulosidade ou à chuva, permitindo ao Japão reduzir a sua dependência das importações de combustíveis fósseis.

O primeiro satélite experimental, de pequena escala, será lançado em 2015 e terá como missão a recolha de elementos que possam permitir o prosseguimento do projeto até ao lançamento de um grande satélite solar até 2030.

Fonte: Quintus

13 Comentários

  1. Lucas, o complicado de se mandar mais perto do sol são os custos para enviar que serão maiores e eventuais manutenções ficariam bem mais caras, então só se o satélite fosse MUITO maior que este, destinado para uma produção MUITO maior…aí quem sabe compensaria.

  2. “O satélite transformará a energia solar em micro-ondas, transmitindo-as para estações no solo, onde serão convertidas em energia elétrica.”

    É como acender um led convertendo as ondas de rádio em energia elétrica!..

    Mas também pode ser um haarp alimentado por energia solar. =0

  3. É ALTA TECNOLOGIA PURA!
    .
    .
    .
    Fico só imaginando a manutenção disso tudo,e quanto será o kw/hora para a população japonesa?
    .
    Qualquer coisa que os deixem independentes na capitação de energia,será plausível e justificável para os japoneses e para a humanidade em si;visto que se utiliza o sol com matriz energética.
    .
    Uma coisa que eles não terão lá por cima é terremoto e tshunami,a não ser o lixo espacial e pequenos meteórios, que vagam sem rumo a velocidade de uma bala de fuzil;este último em um painel solar,deve fazer uns estragos só.

  4. Japão investindo no futuro, como sempre. E nós com aquele nordeste todo 365 dias de sol / ano, poderia ser uma gigantesca usina de energia elétrica baseada em painéis solares.

    []’s

  5. será que usarão apenas para gerar energia. se eles mirarem em um alvo militar poderia cozinhar os inimigos e deixar as instalações intactas. com uma potência dessas bastaria poucos segundos para cozinhar muitos cérebros por aí.

  6. É… a “energia limpa”…
    Mas a micro-ondas não é umas das suspeitas do ” efeito estufa”?
    Também, é suspeita de causar cancer e já, mais que provado, causa a esterilidade.
    Dandoloooooo…. Socorrooooo….
    Explica aí como eles irão garantir uma operação segura…. rsssss…
    Abraços.

  7. Legal, espero que dê certo. Serve como ótima alternativa para países sem muito espaço para instalação de grandes usinas solares. ( Além de que esse feixe de microondas servir como arma também..deve atingir milhares de graus. )

  8. Sr.Nick,
    .
    .
    *******
    “Japão investindo no futuro, como sempre. E nós com aquele nordeste todo 365 dias de sol / ano, poderia ser uma gigantesca usina de energia elétrica baseada em painéis solares. “
    *********
    (Nick disse:25/09/2011 às 10:48 )
    .
    Aqui no Ceará já existe um sítio de painéis fotovoltaicos(solar),que é ou será o maior do Brasil;este empreendimento tem com o Sr.Erik Batista com um dos sócios.
    .
    Sem falar da energia eólica,pois a força do vento no litoral norte do nordeste,é contínuo o ano inteiro;principalmente nos messes de Agoste a Outubro,onde essa força é mais forte.
    .
    Sem falar que há em andamento, uma usina geradora de energia elétrica,que tem como matriz energética,a força das marés oceânicas do litoral cearense;é mais outra que se soma as já mencionada.
    .
    É por essas e outras que estou convicto que teremos um futuros gloriosos,bem ali no horizonte.
    .
    No Japão onde a natureza não fora tão generosa como ela é com o Brasil;más em compensação,Deus abençoou aquela terra com um povo inteligente e esforçado,e acima de tudo, uma classe política responsável e comprometida com a coletividade nacional do seu povo.
    .
    O nosso povo é trabalhador e esforçado sim contudo,temos uma representação na política(as lideranças politicas brasileira), totalmente o oposta aos seus congeneres japoneses.
    .
    Más o Brasil é muito maior que esses indolentes;e confio no amadurecimento da nossa cidadania e da conscientização do povo brasileiro e oxalá,que venhamos a ter o mesmo nível critico político dos nipônicos.
    .
    “Afinal,todo povo merece os políticos que tem.”
    .
    .
    abraços.

Comentários não permitidos.