17 Comentários

  1. Um bom vídeo institucional. Á verdade porem é outra.
    Quantidade insuficiente e qualidade questionável.

    Defesa definições.
    Senhores! Por ter sido parte do efetivo das forças armadas brasileiras no período Militar, sou entusiasta de material bélico. Dei baixa e me recusei á participar da força em que servi por achar que aquela não era uma força aquela época. Juro aos senhores nunca houve poder militar efetivo no Brasil a não ser unidades de potencias Militares visitantes a nossa nação. Se culparmos apenas os civis que estão no poder na atualidade, estaremos cometendo uma grande injustiça, pois nos tempos áureos da ditadura Militar Brasileira o melhor que avia eram blindado 6×6, projetos de blindados sobre lagarta, projeto de lançadores múltiplos de foguetes, projeto do AMX, projeto do sub. Nuclear, projeto do VLS, e nada a mais que projetos. Á Artilharia de campanha era isso que vocês mesmo vêem, ou seja, velharias da 2º guerra mundial, Artilharia antiaérea composta de canhões Oerlikon GDF 005 de 35 mm, canhões Bofors de 40 mm em um numero totalmente insuficiente (diga-se de passagem, para época), uma tentativa de clonar o sistema Alemão Mader Roland adquiridos em quantidade pífia de 04 unidades (parece piada), projeto de produção de meia dúzia de Submarinos HDW U 209 e as fragatas meia boca Classe Niterói Vosper Thornycroft Mk 10 e o restante era ferro Velho doado por aqueles amigos da Onça. O fato é que quando questiono pessoas, sobre o que vem a ser defesa, as repostas são insuficiente por assim dizer de pessoas que vazem parte da população ativa e que muitas das vezes são até formadores de opinião. Creio ser necessário primariamente esclarecermos a população brasileira sobre o que vem a ser DEFESA, seus ATRIBUTOS, suas APLICAÇÕES e IMPLICAÇÕES em todos os sentidos, no mundo jurídico, na sociedade civil, no cotidiano e nas forças Armadas. Promover por meio de frases de impacto que aborde o tema devesa em área especifica, levando o esclarecimento a população até podermos abordar DEFESA NACIONAL E SUAS IMPLICAÇÕES. FORÇAS AMADAS. QUAL OPJETIVO? RESP: PROVER PROTEÇÃO AO TERRITORIO BRASILEIRO, AO POVO BRASILEIRO, AOS BENS DOS BRASILEIROS E AOS INTERRECES DOS BRASILEIROS, DISSUADIR PRETENÇOS ACRESSORES OU INTERECESADOS NA APROPIAÇÃO DE NOSSAS RIQUESAS OU ATE MESMO NO SUB-JUGO DE NOSSO POVO.

    -MEIOS! São MEIOS para atender as situações. Quando os MEIOS não atendem as situações, remova-os (tira-os de sena) até que percebam a falta de meios e si dêem conta da situação. A recuperação de velharias, sem que, no entanto, tornem-se verdadeiramente meios adequados é o endosso para não provisão de MEIOS QUE ADENTENDÃO AS REAIS NECESSIDADES. O inimigo é sutil, está de longe, mas a sua visão e suas garras nos alcançam.
    Neĥemiá de Gois há-Sefaradí

    Falando claramente sobre o assunto, refiro-me aos programas de re-potência mento das forças armadas, que nunca saem do papel ou não alcançam suficiência para prover a nação de MEIOS adequados á DEFESA.
    No ano de 2003 foi aventado um programa de recuperação dos meios blindados Urutu e Cascavel pelo Arsenal de Guerra de São Paulo que contemplaria numa 2º fase, melhorias fundamentais nos sistemas de armas e ópticos (http://www.ecsbdefesa.com.br/defesa/arq/Art%2020.htm).
    -Concretizou-se?
    -Ouve uma pronta substituição do MEIO por outro adequado a situação e a época?
    Obviamente que não. Mas mantiveram a capacidade de locomoção do MEIO mantendo-o um MEIO inadequado.
    Em três grandes exercícios aéreos em que a FAB participou, demonstrou-se capacitada com os MEIOS providos, ou seja, F5 BR É SUFICIENTEMENTE adequado as nossas necessidades.
    – Mentiras brandas (carinhosas, doces), são mais aceitas que verdades austeras.
    – Mentiras brandas não mudam. Verdades austeras tão pouco.
    Neĥemiá de Gois há-Sefaradí
    – Mentiras brandas convencem. Verdades austeras são repudiadas. O que fazer? R: Mudar o método.
    Neĥemiá de Gois há-Sefaradí

    Quando blindados fundirem os motores, em pleno desfile de 7 de setembro, em frente ao palanque da presidenta, Caças não demonstrarem capacidades que verdadeiramente não teen, Fragatas e Corvetas velhas indo a Pique, exposição da Artilharia de Campanha remendada com arame e enferrujada para que os ignorantes percebam a situação, soldados maltrapilhos em formatura expondo seus fuzis enferrujados e todas as vergonhas expostas por falta de MEIOS ADEQUADOS. TAUVES TEREMOS A REDENÇÃO DAS NOSSAS FAS.

  2. DEFESA é vital, EDUCAÇÃO de qualidade é vital, P&D é vital e o resto vira pela eficiência educacional.
    Se tens um campo; cerca-o (DEFESA), levante (averiguar, conhecer prospectar) os recurso da tua propriedade (MEIOS ou POTENCIALIDADE), capacite-se a si e os teus para lidarem com os recursos identificados (EDUCAÇÃO, CIENCIA E PESQUISA) e só então terás prazer e desfrute dos teus feitos.

  3. Oi E.M.
    O que o Generson de Gois Há Sefaradí disse acima é exatamente o que eu quiz dizer quando da matéria que tratava da, digamos assim, “iniciativa do MF quanto a concientização da população da importâncias das FAs”.
    Acho que, hoje, para os possíveis inimigos que queiram dominar nossa Amazônia, não temos nada para contrapor. E nem a curto ou médio prazo teremos. Infelizmente.
    E, mais uma vez, citando o comentário do amigo Generson de Gois Há Sefaradí, o motivo disso vem de muito longe. Há muito tempo.
    É necessário mudar nossa cultura (entendimento) perante ao que são as FAs: para que servem, o que necessitam e os benifícios que trazem (sociológicamente, tecnológicamente e porque não, espiritualmente).
    Realmente, neste ponto, não pode haver ideologias. Mas sim, conhecimento de causa.
    Outro grande abraço a todos. E aqui, sempre grandes matérias.
    Parabéns.

  4. Senhores!
    Perdoem-me por ser tanto repetitivo. Estes comentários, eu já avia postado anteriormente.
    Insisto com o assunto para ver se poderemos nos tornar um movimento. (não sou político, mas sou politizado)
    Creio que á algo muito errado no processo político brasileiro, que impedi as coisas de irem prá frente.
    Vejam os senhores. O ex-presidente Collor de Melo é nada mais nada menos, que o presidente da comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). Imaginem os membros.
    Tal personalidade assim como outros, jamais poderia ascender-se ao congresso nacional, se o processo exigisse; idoneidade, comprovado por testes psicotécnicos e estudo da vida pregressa dos candidatos, comprometimento com os ideais da nação, por meio de descrição detalhada do mesmo, capacitação técnica comprovada para o exercício do cargo à que se propõe e limitar a apenas um pleito de dez anos, evitando a eterniza-ção da carreira política.

  5. Generson.
    A questão é que não vivemos em uma democracia, demos=povo
    cracia=mandato.
    Vivemos sim uma plutocracia, Pluto=deus do dinheiro romano
    e cracia=mandato.
    Vivemos o mandato do dinheiro, e sujo é claro.
    E sobre o vídeo blogado esta legal sim.

  6. LEIAM ISTO ( Obrigado ): O video esta bom. mas… O Brasil precisa de antes de mais nada INVESTIR e muito na area de defesa, POIS somos o unico pais que PRECISA de um Exercito Poderoso, num futuro proximo onde os recursos naturais acabarão nos paises desenvolvidos, o UNICO pais que ainda tem esses recursos tanto Hidricos ( Arquifero guarani o maior do mundo ) como ambiental ( Amazônia e Amazônia azul ) É o BRASIL. SE nao agirmos RAPIDO vamos ser invadidos e pisoteados pegarão tudo e acabariam com o que sobrou. essa é a mais pura das verdades, não só o Brasil como a américa latina. fazer uma unica união é um jeito. nós ou seja o POVO tem que agir e tirar essa corrupçao agora. senhores seria uma REVOLUÇÃO o tempo esta acabando para o planeta sejamos honestos para o país. não concordão? ( favor comentem ).

  7. Certo político, afirmará o seguinte: O que o povo quer, não é o que o povo precisa. O que fazer?
    Cabe outra pergunta: As credenciais do mesmo são as melhores?
    Então eu respondo. Faça o que tem que fazer, o povo compreenderá quer saiba ou não. Á distinção do certo ou errado, vem do saber. (prioridades emergentes,urgentes e necessárias.)

  8. Sr. Adrino! Por favor, se o senhor tiver acesso a um dicionário do grego clássico, verifique a etimologia deste termo, pois na Grécia antiga quem votava não era o povão.
    Para se ter uma idéia. A uma theophanía sobre o termo ÁGAPE (Amor de deus para com os homens), no entanto na raiz etimológica consta outro significado, qual seja: RELAÇÃO SEM FRUTO. E eu disse na raiz etimológica. Portanto o termo era usado para descrever tal relação. Depois ô utilizaram para descrever o sentimento divino pela humanidade.

  9. Belo vídeo e ótimas colocações de Generson, muito feliz quando diz que esses problemas de nossas FAs vem desde o regime militar, na verdade nunca houve uma politica definida a respeito de nossas FAs, e até mesmo medo de outro golpe. Estamos agora engatinhando rumo a um novo modelo de segurança.Abcs.

  10. *
    GENERSON:
    *
    Não faltou nenhuma palavra em seu comentário, é exatamente por este lado, como diria Raul Seixas: “Se você quer entrar num buraco de rato, de rato você tem que transar”…
    *
    A solução é fácil:
    1- O único meio é a Política.
    2- Os atores somos todos nós aqui do PB.
    3- A força é o nosso poder de união e persuasão.
    *
    Não aguento mais ficar discutindo os problemas, eu quero discutir as SOLUÇÕES, faço um apelo aos direitistas e esquerdistas aqui do PB, esqueçamos nossas diferenças e vamos somar as nossas forças para conseguirmos os nossos objetivos comuns???
    *
    VAMOS SER A SOLUÇÃO????…
    *
    (peço que comentem a minha proposta, e se for de consenso de todos, vamos ao trabalho, chega de blá-blá-blá).
    *
    Quero um Brasil que seja POTÊNCIA DE VERDADE, EM TODAS AS ÁREAS…….

  11. Para a década de 70 seria um exelente video mais para os dias atuais nao equipamentos velhos e abisoletos mta pouca coisa nova com esse descaso das nosssas autoridades com as forças armdas nao vamos conseguir assento permanente no consellho da ONU nunca tem paises mais capacitados do que nós.

Comentários não permitidos.