"Pedrão o Grande" :Rússia reaparelhará cruzadores nucleares da classe Kirov

http://www.murdoconline.net/wp-content/uploads/2008/11/velikiy_toulon.jpg

O Ministério da Defesa da Rússia planeja reaparelhar três cruzadores nucleares lançadores de mísseis inativos da classe Kirov em um grande impulso para reforçar as capacidades de combate da Marinha Russa, escreveu terça-feira (21) o jornal russo Izvestia.

Os navios “Almirante Nakhimov”, “Almirante Lazarev” e “Almirante Ushakov” são cruzadores nucleares lançadores de mísseis construídos nos tempos de União Soviética e agora encontram-se descomissionados. Os mesmos já estão “docados” por mais de uma década. O cruzador “Pyotr Velikiy” (Pedro, o Grade) é único cruzador dessa classe no serviço ativo, sendo o orgulho, o pavilhão da Frota do Norte da Armada Russa.

O jornal Izvestia, citando uma fonte da indústria de defesa da Rússia, escreveu que a reforma incluirá reparos nos cascos e nos reatores nucleares dos navios, bem como significativa modernização dos sistemas eletrônicos e de armas.

“Todas essas medidas permitirão estender a vida útil desses navios até 2030-2040”, disse a fonte.

O armamento dos cruzadores sofrerá uma modificação muito grande com a instalação de avançados sistemas de mísseis multi-módulo capaz de disparar uma grande variedade de mísseis e torpedos, incluindo mísseis P-800 Yakhont (SS-N-26 na classificação OTAN) e mísseis de cruzeiro anti-navio.

Os cruzadores também receberão sistema de mísseis anti-aéreos de última geração S-400 Triumf e outros pontos de sistemas de defesa.

Cada cruzador poderá transportar nada mais, nada menos que 300 mísseis, o que fará dos mesmo alguns dos navios mais poderosos do mundo (do ponto de vista dos armamentos), para não dizer os melhores.

Após a modernização, os cruzadores serão distribuídos entre as Frotas do Norte e do Pacifico. Os navios cumprirão uma vasta gama de missões, dentre elas “caçar” porta-aviões inimigos, submarinos e navios com grande capacidade para assaltar praias, por exemplo.

Os trabalhos de reaparelhamento do Almirante Nakhimov já começaram e o cruzador é esperado para ser recolocado no serviço ativo da Armada Russa em 2015, disse a fonte.

Fonte: O Informante

27 Comentários



  1. se preparando para a ‘divisão’ do artico…

    defesa é uma questão de plano de governo a longo prazo..como educação ..saúde..segurança… infelizmente somos ainda um pais governado por politicos (em sua grande maioria corruptos) sem visão de futuro (so fazem algo para se perpetuar no poder)

  2. O máximo que poderiamos fazer seria colocar sistemas ASTROS 2020 em nossas embarcações, ou quem dirá alguns MAA1-B Piranha com A-Darter.

  3. O texto não menciona o cruzador “Pedro, o Grande”. O texto é claro que a Rússia reaparelhará os cruzadores inativos “Almirante Nakhimov”, “Almirante Lazarev” e “Almirante Ushakov”.

  4. .
    .
    Tem S-400… e pode chegar a 300 misseis de vários tipos… mais torpedos e munição .50, 7,62… Quase chorei de emoção, lembrando que a Russia tem uma economia menor que a nossa!!
    .
    .

  5. Francoorp, sem contar o problemas que eles tem com território, o nosso tem possibilidades de uso bem superiores as deles, o que nós podemos fazer em meio Brasil ele não fazem em toda a Rússia.

  6. O Grande Urso, está afiando as suas garras, enquanto um certo país dorme em berço esplêndido, triste o que falta por aki e nacionalismo.

  7. Caro Fério, não falta nacionalismo no nosso pais… o que falta é pararmos de ser tão cordeiros e tirarmos das nossas costas esses carrapatos gordos que mamam nas tetas desta gorda vaca que é o estado brasileiro… só isso ja seria o bastante para nos tornarmos a MAIOR potencia que o mundo já viu… GOVERNO NACIONALISTA JÁ… de preferencia conservador…

  8. O X da questão, e que sirva de lição para nossos políticos… não é serem navios enormes, mas serem atualizados com o que há de melhor em:

    Mísseis – mísseis – mísseis – mísseis… cerca de trezentos e diversificados… mísseis – mísseis – mísseis – mísseis…

    Campanha: *** Mísseis Longo Alcance Já ***
    PS: Essa é que é a arma.

  9. Um cruzador c capacidade de “caçar” NAE iank, o Pedrão vai fazer o terror c seu irmãos gêmeos…A Rússia faz por onde merecer..E no BRASIL, nada x nada, cad~e os caças dona dilma?!?!

  10. Plano perfeito:

    Encher até a boca de mísseis o NAe São Paulo. Tirar os aviões e tudo mais para criar uma verdadeira ilha navegante de mais de 10.000 mísseis de todo alcance embarcados nele.

    Será a criação de uma arma Assustadora e Medonha… Monstruosa e Godziliana.

    Detalhe, a maioria dos mísseis, fartamente mostrados em vídeos e fotos vasados para o yuotube e wikileaks, na verdade serão tudo de isopor, borracha eva e fibra, fabricados com toda maestria na Beija Flôr ou Mangueira.

    Aí, no caso de uma guerra, essa base flutuante de milhares de mísseis ameaçadores, servirá de boi de piranha navegando ameaçadoramente nos oceanos. Trazendo para ela toda sorte de cuidados e atenção do inimigo.

    Enquanto isso… a nossa dupla invencível de Ticunas (mama mia!! fora do estaleiro) faz um ataque suicida contra a base da Ponte do Brooklyn (caso os inimigos forem a gringalada), causando um tremendo transtorno urbano para Manhattan e o Brooklyn, caso consiga com seus torpedos e seu próprio arremesso derrubar a ponte.

    Caracas… será um um novo paradigma de guerra criado, será um lance espetacular de batalha. Fruto de nossa poderosa marinha.

    E no fundo (do oceano, rsrsrs) isso nada mais é do que a conhecida criatividade e jiu jitsi tupinikins sendo levados brilhantemente para os manuéis de arte da guerra internacional.

  11. .
    .
    ViventtBR disse:
    23/09/2011 às 20:16
    Plano perfeito:
    .
    .
    … ??? …. ?????…. Veja bem… Sobrou um pouco desse bagulho ai????… manda um pouco pra mim que eu também quero criar um plano perfeito desse naipe ai!!!!
    .
    O loco…. eu quero mesmo ter estratégias na veia desse jeito ai… que massa deve ter sido essa visão chegando do nada… a Luz que desceu…. eu quero pensar numas dessas também… !!!!!!
    .
    Gostei demais disso ai… demais mesmo, eu quero brincar também!! RSRSRSRS

  12. Caçar Porta-Aviões? só tem um problema! Os mísseis de cruzeiro do navio têm alcance inferior à aviação embarcada nos NAes Norteamericanos

  13. Esse navio é um paiol flutuante, ou seja, vai pelos ares facilmente.
    Ele consegue se defender de 100 misseis lançados simultaneamente contra ele ?
    Quanto maior, mais fácil de acertar.

  14. Então Dandolo, o mesmo principio q norteia a facilidade de abate nos Pedrões e bem > p os NAE’s ianks…e olha q os Pedrões são caças subs, caça Hellis, caça caças etd q se mover dentro e sobre à água.Eu tenmho mt invejas dos Rússos, China e iandia…mt , e n BRASIL nessa mesmmice . Sds.

  15. O engraçado é que NINGUÉM se dá conta que NUNCA tivemos ORÇAMENTO para NOSSAS Forças Armadas e, só agora com o Pré-Sal, nós teremos.
    Poxa, o Pré-Sal tem só três anos.

    O que o Blog deveria se IMPORTAR e, COBRAR, é com a TAXAÇÃO de GRANDES FORTUNAS BraZileiras e na CRIAÇÃO de um IMPOSTO para a SAÚDE, para termos orçamento para as NOSSAS Forças Armadas. Será que NINGUÉM vê isso aqui no Portal????

  16. A Russia está desesperadamente necessitando de grandes navios de superficie, e nada melhor que modernizar navios que encontram-se na reserva para tentar conter a diminuição causada pelos que serão retirados e os que passarão por manutenção e/ou modernização.

    O único NAe só voltará a ser uma unidade efetiva lá por volta de 2019;

    Dos 5 cruzadores em serviço, um deles, classe “Kara” está prestes a ser retirado de serviço e os 3 Slavas e o Pedro o Grande passarão por modernizações durante a década, o que diminuirá ainda mais a disponibilidade;

    Dos 14 destroyers, um com mais de 40 anos será em breve retirado de serviço e os 4 Sovremenny tem se mostrado problemáticos, deixando os 9 Udaloys como os “workhorses”
    da marinha russa;

  17. Tem gente querendo mais imposto no país campeão de impostos, pelo amor de meus vizinhos, mulheres, família, concidadãos etc, esse gênio elevado na menos n, sanguessuga do povo, que pegue todo seu dinheiro, se dirija a imprensa e faça, em público, uma doação, ainda em vida, para o governo de todas as suas economias.

    Mas por favor nos deixe fora dessa idéia de jerico.

    Será que tem gente que pensa que os comentaristas desse ótimo site são palermas…

    Antes de criar mais impostos o necessário, e mesmo prioritário, é combater os corruptos e a sua enorme sonegação e desvios de recursos públicos meu caro criador de impostos. Que se criem leis mais duras contra a pilantragem isso sim.
    ———–
    E também tem gente dizendo que a marinha russa está desesperada. Da onde?
    Vamos ficar com dó deles…
    Com toda uma armada de subnucs armados com ICBMs.

    Quem está no desespero, amordaçado, é a nossa marinha, que sequer tem um único submarino nuclear na ativa, para patrulhar nosso imenso mar territorial e mais o gigantesco Atlântico Sul.

  18. Não faltam dinheiro para o pais… o que falta é o emprego HONESTO de recursos… mais imposto é proposta de alienado que não sabe que metade do que produzimos vai parar nas mãos do estado e consequentemente ao alcance da pilhagem dos grupos oportunistas que governam o pais… sai pra lá…

  19. O “desespero” a que me referi é que navios de superficie grandes são necessários e a marinha russa está fazendo um esforço para aumentar o numero dos mesmos.
    ———————————————————-
    A questão com a Georgia não foi resolvida com ICBMs de subnucs, na verdade o correto é SLBMs, e a Russia prontamente está adquirindo os navios da classe Mistral francesa;
    ———————————————————-
    Não se enviam submarinos para escoltar navios contra piratas, coisa que a Russia tem feito também;
    ———————————————————-
    Quando a Russia quer mostrar a bandeira, como fez recentemente na Venezuela, são enviados grandes navios de superficie e não submarinos.
    ———————————————————-
    A Russia tem uma maior necessidade de grandes navios de superficie do que o Brasil, e a expansão da marinha chinesa é um motivo, não o único, dos planos russos de construir NAes e destroyers de propulsão nuclear.

  20. RONIN CONCORDO COM VC MAS AS PESSOAS Q NAVEGAM NESTE SITE SAO MUITO IMEDIATISTAS ,CALMA GENTE ESTE PAIS VEM MRLHORANDO EM PASSOS LARGOS ATE POUCOS ANOS ATRAZ FALTAVA TUDO ATE TRABALHO PARA OS BRASILEIROS,MAS HOJE VEM MUDANDO E MUITO VAMOS ESPERAR NOSSO PRE SAL PRODUZIR PELO MENOS MAIS TRES OU QUATRO ANOS AI SIM CAIAMOS DE PAU NO NOSSO GOVERNO E NOSSOS ENFADONHOS POLITICOS SE ELES CONTINUAREM RELEGANDO NOSSAS FORÇAS ARMADAS A NAÇAO DE SEGUNDA CLASSE.BRASIL ACIMA DE TUDO

  21. Minha nossa esse cruzadores são muitoooo antigos, isso sim é velharia russa, e olha que sou fã da engenharia russa.
    A marinha russa foi a que mais sofreu mesmo com a falta de grana.

Comentários não permitidos.