Belo Monte, desfigurada, será usina ineficiente

http://www.xinguvivo.org.br/wp-content/uploads/2011/02/Protesto-SP.jpg

Por Sérgio Barreto Motta

O Brasil é um dos raros países no mundo que pode se orgulhar de ter mais de 85% de sua energia provida por fontes renováveis – basicamente a água, como ocorre no Canadá. Na Europa – onde ficam as sedes de ONGs como Greenpeace e WWF – e também nos Estados Unidos e China, as fontes básicas são os sujos, poluentes e caros petróleo e carvão. Mas, no Brasil, não se tem tradição de encarar os problemas de frente. O Brasil gosta do “jeitinho”. Foi assim que, após protestos de diretores de cinema e cantores de rock – além das ONGs e do Ministério Público – o governo manteve a construção de Belo Monte, mas reduziu sua capacidade a um terço do projetado: apenas 4 mil megawatts de energia firme, a metade da energia segura de Itaipu.

Em épocas de seca, a vazão do Rio Xingu é bastante reduzida e, com reservatório de água inferior ao idealizado, a energia garantida será limitada. Com isso, possivelmente o Brasil terá de acionar usinas a carvão, gás e petróleo, ou ainda nucleares, todas – por contraditório que possa parecer – também criticadas pelas ONGs e pelos promotores de justiça. Belo Monte será uma usina “a fio d”água”, ou seja, para não inundar certas áreas, teve sua capacidade reduzida. Apesar disso, alguns especialistas salientam que as áreas inundadas poderiam até servir à ecologia, com proteção a espécies marinhas e ao contribuir para a pureza do ar.

Se produzirá menos energia, no entanto, o custo não será baixo: R$ 30 bilhões. Assim, em vez de encarar o problema de frente, o governo procurou uma conciliação que não agrada a ambientalistas nem atende aos princípios básicos exigidos pelos engenheiros da área de energia. A inauguração da obra está prevista para 2015. O Relatório de Impacto Ambiental (Rima) de Belo Monte diz que quando a hidrelétrica estiver cheia “vai ser possível guardar água nos reservatórios das usinas em outras regiões do país. Com os reservatórios cheios, essas usinas vão gerar mais energia quando Belo Monte estiver gerando pouca energia (na seca)”.

Parece uma explicação simplória para justificar uma usina sem tanque de água compatível com seu potencial máximo. Há críticas de todo lado. O Ministério Público do Pará, com apoio do movimento Xingu Vivo Para Sempre, entrou com 12 ações contra o projeto. Na Organização dos Estados Americanos, quase que Belo Monte causa um enorme dissabor ao Brasil. Afirmam os ecologistas que o impacto ambiental, mesmo com o reservatório menor, será muito grande.

O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, revela que o Brasil só usou 1/3 de sua capacidade de geração hídrica, mas admite que dificilmente se conseguirá explorar mais de 60% do potencial restante, devido a pressões de entidades ambientais. Com menos energia da água, as opções são petróleo, gás, carvão e nuclear. Ventos e sol são politicamente corretos, mas, por enquanto, ainda são enquadrados como fontes alternativas e eventuais.

Fonte: Monitor Mercantil

36 Comentários

  1. Fácil é só construir uma usina nuclear na região, o próprio Lovelock criador da hipótese Ghaia defendeu o uso da matriz nuclear como segura e que menos afeta o ambiente. Pra que gastar dinheiro com uma usina que pode ser alem de cara ineficiente? Sera que não existe em Brasilia nenhum engenheiro diplomado que saiba fazer um calculo de custo beneficio?

  2. Danolo, se formos de acordo com tua mente termina a construcao e o mundo acaba! Temos que ir com calma… Priorizar sempre o Planeta e pregar isso. Nao digo que nao temos que construir a usina, mas que ver os riscos…Nenhuma superpotencia chega la sem conhecer todas as matrizes enereticas… Mas Vejam os lugares, onde nao afeta ninguem…. Tambem podemos fazer em lugares do interior extremo do Nordeste… fazendo um Piscinao grande para resfriar…. Como formar um lago artificial…

  3. “(…)Assim, em vez de encarar o problema de frente, o governo procurou uma conciliação que não agrada a ambientalistas nem atende aos princípios básicos exigidos pelos engenheiros da área de energia. (…)”
    *********
    .
    .
    Então quer dizer que tecnicamente ela não atende a 100% demanda original…..mais pelo menos 100% daqueles recur$o$ do Bel Monte irão servir para alguém.

  4. Isso e o q ñ pode acontecer, e jogar grana no ralo.O projeto de obedecer os criterios de respeito aos meio ambiente + sendo eficiênte, valendo cada centavos e transtorno causados aos ribeirinhos ,tribos + o desgaste do páís no exterior ,lêia-se ONGs…Sds.

  5. Disse tudo Dandolo… que tristeza… venderam-se aos interesses escusos internacionais… cade os ufanistas amadores defensores dos entreguistas da esquerda?… as ongs picaretas tomaram conta do pais… lamentavel…

  6. 1º Porque tem tanta gente contra?
    2º Revisão dos Estudos de Viabilidade com diminuição da área inundada e não inundação das áreas indígenas foi feito em 1994
    3º Belo Monte é uma hidrelétrica de “fio d’água”. Ou seja: quando a vazão é pequena ela gera menos energia. Ela não tem aqueles enormes reservatórios de reserva, como tem Itaipu, por exemplo. E Belo Monte foi planejada para gerar no pico cerca de 11 mil MW e como energia firme, média, cerca de 4mil MW, Itaipu gera 14mil MW.

  7. É mesmo.. montava la uma usina nuclear. postava em todos os outdoors a opinião positiva do fundador do greenpeace quanto ao uso de usina nuclear, pra calar a boca destas ong’s e pessoal massa de manobra.
    Chequem a nacionalidade deste japa! na foto!!..
    Mas melhor infra-estrutura e presença brasileira de fato na região, com esta hidrelétrica, do que sem ela e continuando a palhaçada.

  8. As ONGs sempre tiveram força no país Dandolo, tanto que a conclusão do primeiro submarino nuclear está completamente atrasada (não bastasse as pressões políticas externas, contingenciamentos de recursos e crises).
    Essas ogns parecem querer que o mundo viva na idade da pedra: não pode usar energia nuclear por causa disso, não pode usar energia hídrica por causa daquilo, não pode usar energia térmica por causa daquilo outro etc. Então de onde vamos tirar energia para viver??
    E outra, o governo não tem que tomar medidas para agradar ambientalistas e sim que atendam os interesses da nação, que incluem a proteção do meio ambiente.

  9. Bando de ignorantes desta foto!.. Experimente por eles no meio da selva sem ar-condicionado pra ver o que acontece! Heueheh, sem microondas, sem chuveiro quente!.. Até o índio quer energia elétrica. Agora, um absurdo completo!.. cm se fosse algo anormal neste país..heueheh.. é permitirem construção da hidrelétrica, e nao poder aproveitar o máximo dela!.. Igual tantas outras no país que estão com capacidade de 20%.. 30%.. seja por razões falhas de aclive ineficiente da superfície, seja causa deste estardalhaço utópico verde.
    petróleo, gás, carvão, nuclear, vento, sol … Era só pormos mais uma pequenina nuclearzinha lá no cantinho. Proteger como protegem angra.. Daria até mais barganha para a industria nuclear brasileira. Pessoal!… vejam os valores agregados de produtos que utilizam engenharia nuclear!.. chega de receber espelhinho!! em troca…
    É questão de milhares de reais a unidade duma maquina de exames para a saúde. Nós importamos da alemanha e etc, por MILHÕES! de reais… Para depois eventualmente quebrar.. falhar, e o conserto É MAIS UMA LAPADA!… fica lá no canto do hospital jogado. E com certeza tem muitas outras aplicações avançadíssimas.
    Não sei o que tem na mente destes TECNOCRATAS.

  10. Sempre fui contra não otimizar aquilo que se tem. Construir e depois ficar com um elefante inoperante na mão não adianta nada, o estrago ja estará feito. Então por que não fazer o que tem de ser feito capacidade plena e criar mecanismos de compensação.

  11. Simples de resolver .

    Não querem hidroelétricas ?

    Construam-se uma Usina TermoNuclear em cada estado brasileiro !

    Seria o suficiente !

    E manda esses picaretas membros dessas ONG’s pra cadeia !

  12. Quanto houve o vazamento de oleo cru nos E.U.A e que deu aquele merdele federal,essas ong Greenpeace e WWF não fizeram metade desse barulho,estranho isso !!!

  13. Me desculpe o termos mas muitos brasileiros vivem numa eterna masturbação ideologica,sociologica e política,para eles que se danem milhoes de pessoas,o país o que importa para essas pessoas são seus delírios sejam sociologicos,ideologicos e politicos.

  14. Aposto que ao chegar em casa esses guerreiros da natureza vão ligar os aparelhos de ar condicionado,suas tvs de plasta ou LCD,e quando fizer frio vão ligar os chuveiros eletricos e ao entardecer ligarão a luz de suas casas.

    OBS: BANDO DE IDIOTAS,NÃO ACHO OUTRA PALAVRA!

  15. .
    .
    Fácil, constrói umas 100 usinas a carvão na região pra produzir a mesma quantidade de eletricidade de Belo Monte!
    .
    Seria melhor por meio ambiente não???
    .
    Isso ai Barca, e os índios que moram na região não tem essas coisas ai pra ligar não, então pra eles ter uma reserva a mais de água e de peixes é ainda melhor!!
    .
    Volta essa usina aos projetos originais, e manda esses hipócritas irem plantar batatas em seus quintais!!

  16. essa materia é contra informaçao vao jogar de todos os modos contra o belo monte o pior de tudo na materia foi a foto de uns sem noção que tao na paulista mas nem conhencem parelheiros onde fica a mata atlantica aqui no proprio estados deles e tao querendo dar palpite na amazonia sao influenciaveis nao tem mente propria o que a rede bobo fala eles acatam .
    voces perderam a belo monte saira do papel muitos antes falavam que nao iria acontecer de sair do papel e agora esses mesmos tao falando que nao adiantapois nao gerara energia suficiente e bla bla bla estao usando a ultimo recurso que podem. Meia duzia de gatos pingado que demostra pelo seus tipos fisicos que sao sedentarios,acochambradosmais influenciaveis pela midia sionista.

  17. acho que o progresso deve existir mas a belo monte vai alagar uma area muito grande, e que vai cobrir areas indigenas, mas ñ só contras a usunas,apenas acho que devem ser postas em lugares adequados pra gerer muito energia e ñ destruir a cultura, e sou a favor de termos + 4 usinas nucleares tirando a angra 3 flws…

  18. Muito tem se falado pelas mídias que as energias sustentáveis são uma alternativa para as ditas fontes “poluidoras”, mas fica uma pergunta no ar, se não querem Belo-Monte qual alternativa explorar então? Nuclear? Termoelétrica? Eólica? Solar?.
    Aí é que mora o perigo, se o governo abre a boca em colocar uma usina nuclear ali, não quero nem pensar no que estas ONGs farão para impedir, Termoelétrica idem, pois bem, partiremos então para as “ecoamigáveis” solar e eólica, mas tem um porém, qual o tamanho da área suficiente para gerar a energia que Belo-Monte irá gerar em períodos de seca, 4.000 MW ou 4GW, sabendo que todos os parques eólicos do país juntos produzem hoje em torno de 1.000MW ou 1GW, imaginem então em períodos de grande vazão do rio, onde irá ser produzido 11.000MW (11GW), qual o tamanho da área a ser coberta por turbinas para se produzir tal montante de energia, aí sim vem o que ninguém gosta de mostrar, é viável economicamente e socialmente este novo projeto eólico?, o custo x benefício será positivo?, a região é propícia para este tipo de energia (vento constante)?, então senhores, não vejo outra alternativa viável a não ser a instalação plena de Belo-Monte, e não me venham com a alternativa solar, pois esta é muito menos eficiente e mais cara, além de necessitar de uma área muito maior, e com grande incidência solar.
    A curto e médio prazo amigos, não existem outras alternativas.
    A hipocrisia hoje em dia é inacreditável, pois estudantes pintam a cara, fazem cartazes , gritam, fazem barulho, mas quando vão pra casa, tomam um bom banho no chuveiro-elétrico, ligam o microondas, e vão para a TV/PC, e o pior, acham que são o salvador do mundo, pois tudo isto usa energia, e ela não vem do céu, o Brasil precisa de energia, e tem que avaliar todas as fontes possíveis sim, incluíndo as nucleares, hidroelétricas e as sustentáveis.

    Lucasu

  19. Sempre que se trata da questão da construção da Usina Hidroelétrica de Belo Monte, via de regra, são apresentadas imagens que destacam meia dúzia de gatos-pingados, marqueteiros de aluguel, membros de ONGs, silvícolas iludidos, torcedores do Papudinho Esporte Clube,rs, todos empunhando cartazes, bandeirolas, faixas, sempre com conotações pejorativas e contrárias a execução da obra.
    Também é fato que as matérias veiculadas, normalmente não fazem qualquer referência sobre o que pensa e o que quer a grande massa da população ordeira, economicamente ativa e produtiva da Região Amazônica. O que querem os trabalhadores, os empresários, os comerciantes, os industriários, os estudantes que precisam de bons empregos, os industriais e industriários e todos os demais segmentos que compõem a população da região que será beneficiada?? – ou o desenvolvimento da Amazônia é assunto para ser discutido e solucionado apenas com índios, representantes de ONGs, pescadores, traíras e seringueiros?
    Os aspectos da geopolítica e da geoestratégia planejados para aquela região afetam e interessam ao Brasil e aos brasileiros como um todo, portanto não me parece sensatez concordarmos ou aceitarmos esse tipo de obstrução infinita, principalmente num momento tão importante e significativo para o nosso desenvolvimento.
    O aporte de recursos financeiros, humanos, tecnológicos, dentre outros gerados pelo empreendimento criará um mundo de oportunidades para a população local em todos os sentidos.
    É de senso comum, pelo menos para alguns, que existe toda uma infraestrutura de redes internacionais dos mais diversos e lucrativos setores de atividades industriais e comerciais dando suporte financeiro aos grupelhos opositores, bem como a alguns políticos “traíras” que possuem seus redutos políticos naquela região, mas essa novela já foi longe demais. Belo Monte já!

  20. Rafael, disse tudo…
    Esse texto é totalmente parcial. Esses da foto? sao dois ou tres filinhos de papai, criados a base de tody, que tem em casa inumeras tvs de 42 polegadas, varios computadores e coçam a bunda com um iphone.
    Pode nao ser o ideal.. mas é algo certo, seguro, gera empregos, desenvolvimento a região, e os indios não precisam caçar em 600 mil hectares, eles podem ter seus 550 mil hectares que ainda assim sobreviverão, e ainda terão um baita lago na bera da sua reserva pra pesca, toma uma cachacinha, da um “jump”
    parem de chorar, virem a pagina.
    So quem da atenção pra essas noticias são os ambientalistas de boutique.

  21. Eu conheço a região… sabem qntos indios irão ser afetados? NENHUM… TUDO PICARETAGEM DESSE GOVERNO ENTREGUISTA… ACORDA NAÇÃO BRASILEIRA… ESTÃO TE ROUBANDO A OLHOS VISTOS…

  22. 🙂 Esses manés da foto, ja que gostam tanto da natureza, mandem eles aqui para o pantanal que as onças tão famintas… epoca de seca… a gordinha, então, vai dar um otimo “quebra-torto” (1ª refeição do dia)… rsrsrsrs…

  23. Campanha-2: *** Reflorestar Europa & USA ***

    Não se consegue industrializar uma região ou país sem energia.

    É óbvio quem está manobrando por trás dessas ongs e índios…

    …quem é que deseja que sejamos uma Bolívia em maior escala eternamente?

    Belo Monte… o belo pelo jeito vai ficar só no nome…!!

  24. Belo monte sera a segunda maior obra de infra estrutura já feita no Brasil.E o bando de vagabundo que não quer que vá trabalhar e fazer a sua parte pelo Brasil .Sem esta fonte de energia limpa teremos que fazer usinas nucleares ,e ai que vai querer ?

  25. Alguém tem dúvida de que a Usina de Belo Monte será construída? Eu não tenho. Todavia, lanço aqui um desafio aos comentaristas deste site, afirmo que a maioria desses líderes baderneiros de oposição a usina, serão absorvidos no canteiro de obras e na própria usina quando esta estiver pronta, sem qualquer concurso, por indicação, ocuparão cargos de chefia com salários e benefícios diferenciados, alguns serão eleitos vereadores locais, receberão doações em imóveis próximos da obra, etc, enquanto que muitos dos brasileiros que lutaram a favor da obra, desde o início, terão que concorrer a uma vaga para arranjar um emprego honesto e sem qualquer tipo de benefício suplementar e sem garantias de que poderão conseguir os seus sonhos.
    Esse movimento é orquestrado, pois o lucro político é praticamente certo, principalmente para as lideranças.

  26. Que texto mais fajuto…

    1) “…no Brasil, não se tem tradição de encarar os problemas de frente.”
    ALGUÉM JÁ VIU ALGUÉM ENCARAR DE COSTAS??? ENCARAR JÁ DIZ TUDO NÃO É???
    2) TODOS sabem que Belo Monte é só a primeira das 11 que estão projetadas e, excluem-se as TERMOELÉTRICAS, EÓLICAS e NUCLEARES.
    3) Quem dá MUITO APOIO as Astros da Musica e ONGs são justamente a MÍDIA ENTREGUISTAS, VIRA-LATA e LAMBE-BOTAS dos IANQUES, não é??? O POVO BraSileiro NUNCA deu respaldo a ESSAS ONGs FAJUTAS e a JAMES CAMERON ou ao STING.
    4) Preciso dizer mais alguma coisas sobre este texto fraquinho de Sérgio Barreto Motta???

  27. Na Amazonia esse papinho de aeolica e solar não funciona e so é viavel atomica,termoeletrica e hidroeletrica e sendo assim hidroeletrica é a melhor opção dado a nossa avantajada fonte de recursos.A questão não é o que afirmam aqueles que querem impor suas vontades a nosso pais e que manipulam elites e grupos mas sim em atrasar de qualquer forma o desenvolvimento ja que as hidreletricas Amazonicas são essenciais para podermos introduzir na região infraestrutura,serviços basicos e desenvolvimento sustentavel para progredirmos a região.Extrangeiros não so manteriam a floresta intocavel como querem nos obrigarem mas a desvastariam nas areas de riquesas minerais e energeticas que mesmo com programa de reflorestamento refletiria em agressão ao meio ambiente e contaminaçãode mananciais alem alem da intensificação da deficiencia em saneamento.

Comentários não permitidos.