EUA testam aviões que poderiam matar sem ordem humana

As Forças Armadas americanas estão testando aviões não tripulados que, no futuro, poderiam caçar, identificar e matar o inimigo com base em cálculos feitos por software, e não a partir de decisões humanas, noticia nesta terça-feira o jornal “Washington Post”.

Os primeiros testes foram feitos na base americana de Fort Benning, na Geórgia. Dois aviões, sem qualquer controle humano, decolaram com a missão de encontrar um alvo azul, um laranja e outro verde.

Após 20 minutos, uma das aeronaves, equipada com uma câmera, localizou as marcas coloridas e alertou a outra aeronave, que voou mais baixo e usou seus sensores para confirmar os alvos. Um carro em solo, também não tripulado, foi avisado pelo segundo avião para uma nova confirmação. Os testes não envolveram disparos.

O teste, explica o jornal, abre caminho para avanços científicos que permitiriam que esses aviões usassem programas de reconhecimento facial para identificar alvos.

– Você pode imaginar cenários reais onde você tem dez dessas coisas no ar no momento em que algo está acontecendo e não há tempo para um humano dar a ordem. Às vezes é preciso acontecer mais rápido que isso – disse ao jornal Charles E. Pippin, cientista do Instituto de Pesquisa Georgia Tech que desenvolveu o software para os testes.

Aviões não tripulados usados em Paquistão, Afeganistão e Iêmen já fazem automaticamente alguns trajetos, mas não se sabe que tipo de tarefas contra alvos eles realizam de forma autônoma. Oficialmente, as decisões de disparar contra um determinado alvo são sempre humanas e são executadas por um piloto – cada uma das aeronaves é controlada por uma pessoa.

Segundo o jornal, os militares americanos conduzem uma série de projetos para dar mais autonomia a máquinas envolvidas em missões perigosas. Especialistas alertam, no entanto, que pode demorar ainda duas décadas até que aviões possam operar e matar sozinhos em campos de batalha.

Fonte: O Globo

43 Comentários

  1. Isso me lembrou o filme exterminador do futuro. Pelo bem do mundo espero que esses não saiam do controle. HAHAHAHAHAHAHAHAHA.

  2. O bom é que assim eles vão poder aniquilar seus inimigos externos mais facilmente com esses droides aéreos autônomos, imaginem esta coisa estando operacional nos dias de hoje caçando o kadafi 24 horas por dai sem ordens humanas.

  3. O programador não vai preso,os EUA rejeitam até a corte internacional de Haia para os seus, mas o país atacado poderá telefonar para um Help Desk na India e poderá estar EFETUANDO uma relmação;;;rsrs
    E pensar que os gringos fizeram mil perguntas sobre a nossa lei do abate, dizendo que objetivavam ter certeza de que não haveria riscos para civis…

  4. Foi muito legal mas o vento tava frio de RACHAR.
    Aliás por sinal sou CARIÚCHO, estou no RS desde 1989, mas já arranjei até uma prenda daqui mesmo para cuidar da minha querência…
    He He…

  5. Pessoal,isso é fácil de ser feito, desde que se ilumine o alvo de alguma maneira. Há vários métodos de se iluminar (marcar) os alvos.Por exemplo: Uma farda de cor tal,com um fuzil na mão. Há centenas de outras maneiras.

  6. O EXTERMINADOR DO FUTURO-parte 5;(A ORIGEM)
    .
    .
    .

    Esses projetos um dia voltarao contra eles,
    aguarde pra ver-(KLM)

    .
    .
    Colega KLM,infelizmente é mais uma de tantas invenções inconsequente,lembra quando eles lançaram uma bomba atômica sobre o japão,achando que só eles poderiam fazer aquilo,hoje até na internete se pode construir uma bomba atômica hipoteticamente.
    .
    Isso ai deixa até o grande escritor russo Isaac Asimov de cabelo em pé na sua cova.
    .
    Colega essa inconsequência recairá sobre nos todos,os seres humanos inclusive a eles também,para o desespero de alguns aqui.Rssss…..
    .
    É a tragedia humano holiwoodiana se materializando na vida real,o exterminador do futuro que o diga.
    .
    .
    OBS:
    .
    .
    Isaac Asimov cria as Três Leis da Robótica em uma tentativa literária de controlar a competição dos robôs com os seres humanos, estas leis são:
    .
    .
    #1-Um robô não pode machucar um ser humano, ou, por omissão, permitir que um ser humano se machuque.
    .
    #2-Um robô deve obedecer as ordens recebidas pelos seres humanos, a não ser no caso de estas ordens entrarem em conflito com a Primeira Lei.
    .
    #3-Um robô pode proteger sua própria existência, contanto que tal proteção não entre em conflito com a Primeira ou Segunda Leis.

  7. Por que o RS não se separa do Brasil?
    O RS resolve retomar a “Revolução Farroupilha” e envia uma mensagem para Brasília:
    – Declaramos Guerra para separar o Rio Grande do resto!

    – Temos 100 mil Cavalos,450 Mil Homens Farroupilhas !

    – BSB responde:
    “Aceitamos a Declaração ! O Exército Brasileiro tem 480 tanques, 180 aviões, 98 navios e 2 milhões de Soldados.”

    – Entre um Chimarão e Outro, a Gauchada responde:
    “RETIRAMOS a Declaração de Guerra! – Não Temos Como Alojar Tantos PRISIONEIROS”

  8. Olha a Skynet aí gente!! Estamos caminhado para os cenários de “O Exterminador do Futuro”! Só falta os “Cyberdynes”…

  9. um deses asim.mas tripulado não seria mais faciu de faser
    e mais barato um caça furtivo sinples e barato.quem tem uma
    sujestão?

  10. Estas armas deveriam ser proibidas de fato.

    Qualquer atitude destes robôs contra os civis, a elite vai por a culpa no próprio computador das máquinas. Encarar o robô como um ser pensante, e nao fruto de criação das pessoas.

    Vai abrir uma lacuna perigosa para qualquer sociedade que pretenda ser livre.
    Pois imaginem só.
    A população ficando cada vez mais burra e dependente de tecnologia a cada ano que passa. Os computadores com capacidades mil de processamento e armazenamento.
    Pra ter uma idéia, os povos de antigamente calculavam numeros de 3 digitos de cabeça, sabiam significado de um dicionário inteiro de cabeça.. sabiam se virar pra conseguir água, alimento, fogo… aí depois veio o papiro… papel… HD…
    Seria questão de um clique!! A massa populacional ser subjugada por eles.


  11. Campanha: *** Mísseis Longo Alcance Já ***

    Não serão vinte anos para estes robôs voadores estarem no ar rotineiramente, será bem mais cedo.
    Aeroportos, pilotos, quartéis etc, tudo isso é gastança demais. Há um novo horizonte bélico se desenhando e o nosso país está cada vez mais ficando para trás.

    Num futuro atual e próximo o poder é mísseis. Cadê os nossos?

    Num futuro a médio e a longo prazo o poder é raios de energia focada. Onde andam nossos projetos?

  12. A massa populacional está se acostumando com a violência e a atitude passiva perante os desafios. É SÓ LIGAR A TV!… Estes filmes que falam sobre.. sermos controlados por robôs.. estes noticiários que só mostram violência, as pessoas não querem só ver isto!! Querem outras coisas.. “Ahh! Mas não podemos esconder a realidade!.. Caramba! mas a realidade é só isto?! E consequentemente até acostuma as pessoas a acharem normal estas coisas. Só eu que to errado pensando assim?…”. São todos para acostumarem as pessoas com o que futuramente inconscientemente as elites querem que ocorra. Pode não ser fruto de plano global de manipulação, mas sim de conveniência por parte dos seres-humanos, que possuem em sua índole controlar os riscos para não prejudicar suas zonas de conforto. Vejam o que fazemos hoje com os animais!… O que garante que não farão ou não estejam fazendo com a massa populacional.
    Eu vejo uma rede de ligações!.. É conveniente para todos.. é!.. Mas não deixa de ser cruel. Possivelmente a “onça terá todo o conforto” só que dentro de uma jaula. O zoológico lucrando com ela.
    Hoje liguei a tv para almoçar.. e tinha um seriado gringo na globo de comédia. Brasil com 200 milhões de habitantes, deve ter algum humorista mais engraçado que estes enlatados gringos. É brincadeira…

  13. É… e eu quando pequeno imaginava: meu deus, e se a Skynet for criada? Hoje em dia eu penso: fuuu! Essa é a realidade. Como dizem, quem viver, verá.

    Abraços,

    // Tukith

  14. Essa é a primeira fase do desenvolvimento de caças não tripulados.
    Diferente de “aviões de ataque”, os “caças” exigem reação em tempo real.
    O “delay” que ocorre nas transmissões via satélites é incompatível com os combates aéreos.
    Na verdade isso é apenas uma dramatização do que já ocorre hoje.
    Um Tomahawk após lançado não está mais sob controle humano (salvo o Block IV) e ele determina seu próprio alvo baseado no seu banco de dados.
    Há inúmeras outras armas que fazem o mesmo. A diferença é que uma míssil como o Tomahawk é destruído no processo.

  15. Isso é locura. É uma maneira dos EUA cometerem crimes contra a humanidade sem serem responsabilisados. Alguem ja viu uma maquina na cadeia.

  16. estamos vivendo a guerra fria?
    guerra de propaganda e informação?
    pra mim isso ainda é uma balela… algo muito distante que eles colocam visualmente pra gente ficar aki babando na foto e pensando o quanto eles são evoluidos…
    Estao falindo, mas querem manter o status quo de potencia mundial.
    wake up losers!

  17. Uma aeronave dessas independente?! Imaginem ele identificar o alvo mas esse alvo estar rodeado de dezenas de civis inocentes. Ele estará programado para finalizar sua missão lançando um missil e levando quem estiver perto. Claro que esses efeitos colaterais sao só um “detalhe”. E ate parece que os americanos estão muito preocupados com isso. Afinal ate agora, nos conflitos atuais, sendo comandados por humanos, milhares de vidas sao tiradas nesse tipo de missão.

  18. Tudo que é automatico e necessita de entradas de dados para tomar decisões pode ser manipulado.
    Essas armas funcionam se aniquilarem o inimigo de uma vez., caso contrario deescobre-se o padrões.
    por exemplo o atual padrão de uso ds vants é:
    1.inteligengia descobre um agente insurgente.
    2.vant é enviado para seguir insurgente até local de reunião, ou encontro com liderança.
    3.Vant ataca tentando matar vários alvos ao mesmo tempo.

    Se os insurgentes fossem espertos tentariam não fazer reuniões ou esconderijos coletivos.
    Hoje em dia até celurares tem encriptação então não sei qual a necessidade de fazer reuniões.

  19. UM ATO SUICIDA QUE COLOCA O MUNDO EM PERIGO!
    “A ÚLTIMA CARTADA DO TIO SAM ?”
    .
    .
    “(…) Em 2020, segundo os planos atuais, o Pentágono jogará uma última cartada para um império em queda.
    .
    Lançará uma tripla cobertura letal de modernas armas aeroespaciais robóticas como a última esperança de Washington para manter o poder global apesar da redução da sua influência econômica.
    .
    Mas nesse ano, a rede global chinesa de satélites de comunicações, apoiada pelos super-computadores mais poderosos do mundo, também estará plenamente operacional, fornecendo a Pequim uma plataforma independente para o armamento do espaço e um poderoso sistema de comunicações para ataques de mísseis ou cibernéticos em todos os quadrantes do globo. (…)”
    *********(fonte:dinamicagloba )
    .
    .
    http://dinamicaglobal.blogspot.com/2010/12/quatro-cenarios-para-o-fim-da.html

  20. Rsrsrs gente gente , isso me fez lembrar um filme que assisti,no qual maquinas autônomas se voltaram contra a humanidade e começaram a elimina-lá.
    Querem saber o nome do filme ??
    EXTERMINADOR DO FUTURO 4- A REVOLUÇÃO DAS MAQUINAS
    Save-se quem puder rsrsrs
    Só espero que a nova empresa ” nacional ” que será criada entre Montaer ( Embraer ) & AEL ELBIT
    Desenvolva um Vant como esse , pelo menos na fuselagem ( ESTILO ASA VOADORA.), sthealt

  21. projeto:aniquilator
    produtor:SKYNET
    OBJETIVO FUTURO:ACABAR COM NOSSA RAÇA
    inimigo:Todo mundo que viver pra contar a história

Comentários não permitidos.