Alemanha já vê Grécia declarar moratória e deixar a Zona do Euro

http://tundratabloids.com/wp-content/uploads/2011/06/broken-euro.jpgO governo da Alemanha está se preparando para o caso de a Grécia declarar moratória e deixar a Zona do Euro, voltando a adotar seu antigo padrão monetário, o dracma. A informação foi publicada ontem pela revista alemã Der Spiegel, em meio a rumores de que o governo grego poderia anunciar neste fim de semana a suspensão dos pagamentos de sua dívida.

http://1.bp.blogspot.com/-q_P16QWCh5E/TgTmib6tCEI/AAAAAAAABNE/zAEFfXGdefs/s1600/Greek%2Bdebt.jpgSegundo a revista, a hipótese é considerada em uma simulação dos cenários que podem surgir em caso de uma moratória grega. O primeiro-ministro da Grécia, George Papandreou, no entanto, disse que está determinado a manter seu país na Zona do Euro e que fará tudo o que for preciso para cumprir os compromissos acertados com os credores. “Nossa prioridade é um caminho seguro, salvar o país da bancarrota”, afirmou, em discurso a empresários na cidade grega de Tessalônica, onde milhares de pessoas protestavam nas ruas contra as medidas de austeridade adotadas pelo governo.http://media.ft.com/cms/f4d1c8c0-1fe6-11df-8deb-00144feab49a.jpg

No mesmo evento, o ministro grego das Finanças, Evangelos Venizelos, disse que os próximos dois meses “serão decisivos para a existência do país” e afirmou que o gabinete não vai ceder diante da pressão da opinião pública. Os boatos de moratória cresceram porque a Grécia não vem conseguindo cumprir as metas de redução do deficit fiscal acertadas com o Fundo Monetário Internacional (FMI) e a União Europeia como contrapartida a um plano de socorro financeiro que, por esse motivo, pode ser suspenso.

http://www.ritholtz.com/blog/wp-content/uploads/2010/03/trever031610.jpg

A chanceler alemã, Angela Merkel, que enfrenta forte pressão política interna para adotar uma atitude mais dura com países endividados, disse que o governo grego tem de cumprir as metas fiscais para continuar a receber ajuda, mas pediu paciência diante das dificuldades que ele enfrenta para se ajustar.

http://goodizen.com/wp-content/uploads/2011/07/4914d__7Ba105da29-bb96-40aa-9502-92b721cda5567D.gif

De acordo com a reportagem da Der Spiegel, uma eventual
moratória da Grécia obrigaria as autoridades da Zona do Euro a acionar o Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEES) para abrandar os impactos da decisão em outros países e no setor bancário do continente. Estimativas atribuídas ao FMI apontam a necessidade de uma capitalização dos bancos no valor de 200 bilhões de euros. Ontem, porém, a dirigente da instituição, Christine Lagarde, disse que o assunto ainda está em estudo e que esse é um número provisório.

Fonte: Correio Braziliense

27 Comentários

  1. Me lembro que quando surgiu a União Européia surgiram na imprensa várias pessoas defendendo uma ideia semelhante para a América como um todo ou para a América do Sul. Hoje vendo que a União Européia corre grande risco de ruir vejo que foi bom não termos seguido este exemplo, já temos um economia cheia de problemas imaginem se fizéssemos parte de um bloco com os outros países sulamericanos? A coisa estaria muito mais séria!

  2. Tem uma turma no governo, fãs doentios de um certo barbudo alemão do século XIX, que namora com a idéia da:
    :::
    -U-nião das
    -R-epúblicas
    -S-ocialistas da
    -A-mérica
    -L-atina
    :::
    E com a cumplicidade de Chavez, Lula, Fidel, filhotes do Allende e Guevara, Farc, MoSoTo, PoTo, PoCodoBo, PoCoBo, PoSoOoLo, PoSoToUo, etc.



  3. na verdade o euro é a moeda alemã sobre outro nome.

    e a grecia é o começo do fim de muitos sonhos … e o inicio de uma época violenta.

  4. a uniao faz a forca.

    os paises latinos sao muito mais parecidos uns com os outros do que na europa,se eles conseguiram criar a eurozona(no bom sentido,obvio) nos tambem podemos(e devemos) criar a nossa….e talves ainda nesse seculo criar um pais sul americano unificado,seria fantastico para todos nos.

  5. Braziliano se vc está se referindo a KARL MARX e o seu livro o Capital,cabe esclarecer que esse livro é uma obra prima da ciência econômica,MUITAS DAS CRISES DO CAPITALISMO FORAM PREVISTAS POR ELE E DESCRITAS nos mínimos detalhes,Paul Krugman Nobel de econômia em um de seus artigos aconselhou muitos de seus colegas a lerem novamente O CAPITAL,engraçado que o maior perigo hoje para o capitalismo são os Donos do Capital de hoje que capitalizão os lucros e socializam os prejuízos.
    Sobre a Grécia,usaram a tecnica do cavalo de troia literalmente para ferar a U.E.

  6. Barca, o Capital é uma visão do Karl Marx, mas jamais uma obra prima da ciencia economica.
    Parte de uma série de suposições e pressupostos que não deram em nada, como se pode constatar com o que aconteceu com a URSS e as demais verdadeiras economias comunistas.
    E não venha com o exemplo da China, que, de comunista, só tem o nome. É uma ditadura inteligente, mas é uma ditadura.
    O fato de a União Européia estar em crise é uma pena, mas não é o fato de um país irresponsável, gastador além da conta, que nega o acerto da União. Pode-se simplicar isso e aquilo, mas gastar além da conta sempre foi ruim para famílias, empresas e países.
    A Grécia não conseguiu ainda reduzir seus gastos de governo, gastando além do que arrecada, gastando além do que pode gastar.
    Fábio Araujo não sei se estamos preparados para uma união tipo a União Européia. Penso que ainda não, as diferenças ainda são muitas. Porém, não podemos esquecer que a União Européia teve seus alicerces lançados em 1957, há 54 anos, que foi o tempo levado até agora no amadurecimento da União.
    Na América Latina, tivemos uma primeira fase com a ALALC-Associação Latino-Americana de Livre Comércio, a partir de 1961, que posteriormente virou ALADI, com o Convenio de Créditos Recíprocos, onde os pagamentos do comércio intra-associação eram pagos em moeda local, fazendo-se periodicamente a compensação dos deficits e superavits.
    Hoje já estamos na fase do Mercosul, onde se dão os primeiros passos da união aduaneira, para evitar “impostos internos”.
    Mas ainda falta muito.
    E esse muito significa tempo, dinheiro, desapego, aceitação, discussão democrática, infraestrutura mais homogenea etc.
    E tudo isso só a união nos permitirá, pois, desculpem a recorrencia, a união é que faz a força.
    (acho que troquei a sequencia ALCALC ALADI, mas acho que perceberam o entendimento)

  7. Vou explicar para vocês, pois eu entendo de economia. Os alemães não se importam com o Euro, mas em manipular a economia de todos os países europeus. O Euro é apenas uma desculpa. Os alemães são muito criativos e produtivos, por isso os ingleses e franceses fizeram a I GM para destruí-los. A disputa foi pelo espaço econômico e colônias.
    Os outros povos não produzem como os alemães, franceses e ingleses, daí o desequilíbrio na disputa. Portugal, Grécia, Itália e Espanha têm que sair do Mercado Comum Europeu para passarem a praticar o protecionismo econômico, caso contrário não resistirão ao rolo compressor alemão em matéria de competência. Os chineses, além de competentes, eles sabem escolher bem os seus políticos, e eliminar os assassinos e corruptos da sociedade.

  8. Uma América do Sul nos moldes da antiga União Soviética é fantasia, acredito em acordos econômicos, políticos, tecnológicos, militares, e muito mais, mais que isso é bobagem. Uma forte integração é de bom tom..
    Dividir riqueza já dá problema, dividir miséria é uma desgraça.

  9. Dandolo, protecionismo economico já era.
    Ou se faz comércio ou não se faz.
    Existem regras para os Países dentro da OMC.
    E, se os pequenos não se juntarem aos maiores, isto é, através da União Européia, serão engolidos e a coisa ficará pior.
    Sabe o que é uma banana reta? É isso que a União Européia estabeleceu, para importar bananas. E só conseguiram isso através da união.

  10. Aj, na teoria é uma coisa,e na prática é outra. Os gregos têm condições de competir ? Só no turismo. Resultado, acabam quebrando, por falta de protecionismo as suas indústrias.
    A Alemanha desequilibra o Mercado Comum Europeu, pois é um país muito competitivo.

  11. Discordo totalmente de que os países da América do Sul são ‘muito” parecidos. Qual é a força, ou peso, econômico do Paraguai, Uruguai nesta região? A Argentina está tentando ser algo. O Brasil é o único que se sobressai nesta região… O Chile é uma incógnita (deve receber dinheiro de algum país do primeiro mundo, pois sua população é pequena, e o que eles produzem?) Tem muito mais diferenças do que semelhanças na A.S. (a não ser a sociais)…

  12. Meu caro AJ, seja mais humilde e não fale do que você não conhece. “O Capital”, de Karl Marx, infelizmente não foi concluído por ele ainda em vida mas, sim, por seu amigo e parceiro Engels que recolheu os manuscrito e anotações e organizou a edição dos quatro volumes. É sim reconhecidamente no mundo acadêmico a amior obra de economia já estudada e escrita por um homem, abrangendo a história econômica em todos os seus ângulos que vão desde o sistema financeiro, a produção industrial, agricultura,comércio, preços e lucros além, é claro, do aspecto que envolve o trabalho e sua renumeração. Não não há absolutamente nada de errado na teoria econômica geral de Marx que foi exaustivamente examinada no mundo científico e acadêmico. Tavez o que você esteja misturando de alhos com bugalhos, se eu entendi no seu comentário, tenha a ver com a vida de militante político de Karl Marx que se manifestou no seu pensamento filosófico e na sua doutrina de ação política para alcançar a revolução socialista e, finalmente, o comunismo como forma de superação das desigualdades e a opressão do sistema capitalista. Prometo fazer em outra oportunidade, referências áquilo que considero filosoficamente problemáticas em algumas idéias-chave do pensamento marxista.

  13. Braziliano, lucidas palavras…
    **********************************************************
    Concordo também com o AJ: “o Capital é uma visão do Karl Marx, mas jamais uma obra prima da ciencia economica.”… quem afirma isso tá longe de entender de economia…
    **********************************************************
    Porém concordo que “engraçado que o maior perigo hoje para o capitalismo são os Donos do Capital de hoje que capitalizão os lucros e socializam os prejuízos.”… isso pode ser combatido com lesgislações de controle do sistema financeiro… ou seja, é mais uma questão politica que tecnica…
    *********************************************************
    StadeuR disse: “Uma América do Sul nos moldes da antiga União Soviética é fantasia, acredito em acordos econômicos, políticos, tecnológicos, militares, e muito mais, mais que isso é bobagem. Uma forte integração é de bom tom…” improvavel, mas não impossivel… o bolivarianismo é uma bandeira utopica mas de grande força entre os populistas latino-americanos…
    **********************************************************
    Beto, se “o capital” é “amior obra de economia já estudada e escrita por um homem”, o que dizer então de “A Riqueza Das Nações” de Adam Smith… esse sim conhecia economia e comercio… o outro só fomentou teorias sociais… de economia entendia muito pouco… esse reconhecimento de Karl Marx que falas só é visivel no 3º mundo socialista… era tão bom economista que devia a todos os amigos… e nunca pagou… saudações…

  14. fazendo apenas algunes pequenos acrescimos nos comentarios dos amigos, não só a saida da grecia como tambem a de portugal e inevitavel e tão somente um questão de tempo e quanto aos alemães eles tão somemente colocam a administram o seu 4o reich. alles gute!

  15. SALVE KAL!
    .
    .
    O livro de Kal Max,(O Capital); foi e é uma literatura de economia ainda em dia(Os acontecimentos atuais falam por si só).
    .
    Ele é estudado por muitos que queira entender sobre o assunto,assim como de outros;a do filósofo escocês Adam Smith(A Riqueza das Nações),O britânico,John Maynard Keynes(A Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda),…etc;
    .
    Todos eles viviam na Inglaterra,o berço de toda uma miscelânea de pensamentos em economia,em épocas diferentes e de cidadania diferentes.
    .
    Eles foram muito bem explorado,com muita propriedade para quem entende do assunto; por um economista canadense/americano,John Kenneth Galbraith(A era da incerteza),o nome do título dessa obra é muito sugestivo para a nossa realidade atual.
    .
    Para tanto,ler “O CAPITAL”,requer tempo(paciência);porque é muita leitura,exigindo um pouco de inteligência para explorar a essência de uma novidade que é muito criticada;por não entender o conteúdo literal,ou só por uma simples questão de ignorância motivada por preconceitos estúpidos.

  16. E QUANDO FOR A VEZ DO GRADÃO DÁ O CALOTE NO MUNDO?
    .
    .
    Enquanto na Europa,está a Grécia na iminência de um calote regional para mundial,”a bola da vez” de um calote também;está desmoronando que nem as torres.
    .
    ******
    EUA anunciam falência de mais três bancos
    .
    “(…) Órgãos reguladores do sistema financeiro dos Estados Unidos fecharam três bancos ontem: um na Flórida, um na Geórgia e um em Illinois. Com isso, o total de falências de bancos no país sobe para 68 desde o começo deste ano. Na mesma altura do ano passado, já haviam sido anunciadas 110 falências de bancos.(…)”
    ******(Fonte:Estadão/Dow Jones)
    .
    http://economia.estadao.com.br/noticias/economia+geral,eua-anunciam-falencia-de-mais-tres-bancos,80983,0.htm

  17. Bom; caros colegas se ” O Capital ” é tão bom, e eficiente… E o trabalho de Marx é uma verdadeira Obra Prima da economia.
    Porque não funciona? ( Antes q falem, eu digo: China é tão socialista quanto Miami…)
    .
    Porque todos que se aventuraram a segui-lo desistiram?
    .
    Porque não perdura após ser implantado; mesmo com as pontuais modificações e adaptações a realidade de cada povo?
    .
    Porque os povos que vivem ou viveram sobre sua doutrina tem que ser trancafiados para não fugirem dela?
    ____________
    >>> São perguntas simples que não foram respondidas até hoje…Se uma nova “tecnologia social” é muito boa e melhor que as outras; ela será rapidamente aceita, ela irá prosperar mesmo que tenha opositores “mal intencionados” atrapalhando. Não concordam?

  18. É impressionante como, depois de todas as desgraças advindas do receituário de O Capital, como o fracasso retumbante da União Soviética, ainda tenha gente que chame esse lixo de “obra prima”. Não sei se é ignorância, má fé, ingenuidade ou tudo isso misturado. Dezenas de milhões de soviéticos, chineses, cambojanos, dentre outros, morreram de fome, de doenças ou simplesmente por fuzilamento, tudo em nome da coletivização forçada dos meios de produção, como propunha o satanista barbudo, Karl Marx, que gostava de desancar os capitalistas, mas vivia às custas da gorda mesada que recebia do mega capitalista Friedrich Engels. A China hoje só é que é porque o pequeno timoneiro, Deng Xiaoping, jogou O Capital na lata do lixo e permitiu a propriedade privada no campo e abriu a China aos investimentos estrangeiros. Não fosse isso, a China seria ainda uma imensa favela continental como era no tempo de Mao. Ao invés de ser a segunda potência econômica do mundo, mandando astronautas ao espaço, o povo chinês ainda estaria comendo só arroz e folhas e vestindo aqueles macacões azuis da época da Revolução Cultural maoísta. Ou simplesmente praticando canibalismo. Para quem quiser saber como era a China antes da abertura econômica, leia o artigo em http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=94 .
    No final do experimento socialista soviético, onde as filas para comprar comida aumentavam a cada dia,corriam várias piadas. Quando alguém perguntava se uma fila era, por exemplo, para comprar carne, alguém respondia: não. Esta é a fila da falta de ovo. A fila da falta de carne é aquela ali ao lado. Uma outra anedota diz que, certa vez Nixon tinha sido convidado por Brejnev para assistir uma parada militar soviética. Ficou intrigado quando, após tantos militares desfilarem, exibindo os mais diversos tipos de blindados, tanques, ogivas nucleares de diversos tipos e mísseis intercontinentais, surgiu um pelotão de civis com terno e gravata. Nixon perguntou o que estavam fazendo ali, já que eram civis. Brejnev calmamente respondeu: ora, eles são a nossa mais poderosa arma de destruição em massa. São mais mortíferos que qualquer míssel intercontinal que possuímos. Eles são os economistas da Gosplan – Central de Planejamento Econômico da URSS.
    Quem quiser aprender economia de verdade leia Ação Humana de Ludwig Von Mises (este sim, uma obra prima) e leia os artigos do site http://www.mises.org.br.
    Quem quiser saber como começou a arrancada chinesa para a prosperidade econômica, após toda a destruição trazida pelo receituário econômico de Karl Marx, leia o artigo em http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=576

    O resto é conversa fiada. Que o digam os russos, chineses, cambojanos, etc. que descobriram as vantagens da economia de mercado e jogaram O Capital na latrina mais próxima.

  19. Acho que a Europa Nao tem com que se preocupar. Franca e Inglaterra já arrumaram um jeito de injetar dinheiro na economia européia. A Libia tinha um fundo de 70 bilhões de dólares e noticiaram o sumiço de 3. Depois da Libia e só achar outro “investimento”. Bom, talvez seja a vez da Síria.

  20. Lívio Luiz Soares de Oliveira vc está misturando as bolas,vc vê O Capital sobre uma ótima meio fanatica me desculpe pela opinião,independente de defender ou não o Socialismo Real,ou da militância de Mark,é uma obra prima da ciencia economica,não existe,vou repetir bem,não existe estudando de economia no mundo,seja no BRASIL,E.U.A,FRANÇA,CHINA,RÚSSIA ou em qualquer canto do planeta que não tenha estudado O Capital,vou citar uma das analises do livro para vc ver a complexidade:
    “O limite de produção do Capitalismo é o seu Capital”,pegue essa frase e analise e vc vai ver que ela é verdadeira,conhecimento amigo é um instrumento que vc usa para o bem ou para o mal,só depende de quem usa,vc diz que jogaram o O CAPITAL,na latrina vc está enganado,hoje se lê o Capital com mais atenção,do que a 20 anos atrás,muitos dos econimistas americanos correram para as livrarias para comprarem seu exemplar,pois a falacia do Deus Mercado caiu por terra,e como Mark em sua obra descreve os ciclos do capitalismo,esses esperto economistas e homens de negócio procuram usar o receituario sugerido por Mark.
    E quanto ao exemplo que vc cita atribuindo a Mark as mazelas do Socialismo Real Sovietico,eu lhe pergunto a qual pensador Economico Liberal vc atribuiria a Primeira Guerra Mundial e as disputas pelos mercados da ÁSIA,NO SÉCULO FINAL DO SÉCULO 19 E INÍCIO DO 20.

  21. Lívio Luiz Soares de Oliveira disse TUDO COM MUITA PROPRIEDADE… e ainda querem implantar essa m. no brasil… vamos lutar ate a morte, mas não vamos ser escravos dessa gentalha…

  22. Beto, com toda humildade que me recomendou, peço-lhe, deixe O Capital na lata de lixo dos refugos da humanidade.
    Beneficie-se dos conhecimentos economicos lendo Francois Quesnay, para então entender Adam Smith, e depois leia John Stuart Mills, e depois Joseph Schumpeter. Pode emendar com Keynes, Paul Samuelson etc.
    Dizer que não há nada de errado na teoria economica de Karl Marx é negar o fracasso da União Soviética, de todo o Leste Europeu, Cuba etc. etc. etc.
    Faça-nos o favor. Tenha humildade.

Comentários não permitidos.