Dez anos após ataques de 11 de setembro, Brasil condena excesso de poder militar no mundo

Brasília – Uma década depois dos ataques de 11 de Setembro, o Brasil condena as práticas que vão em oposição à busca pela paz e estabilidade no mundo. Em cerimônia em Istambul, na Turquia, o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, ressaltou que o mundo atual deve buscar mecanismos de equilíbrio e condenou o que chamou de excesso de “poder militar”.

Patriota se reuniu neste domingo (11) com o chanceler turco, Ahmet Davutoğlu. Na segunda-feira, (12) será a vez de ele se encontrar com o presidente da Turquia, Abdullah Gül. O objetivo é organizar a visita da presidenta Dilma Rousseff ao país em outubro.

Ao mencionar o episódio de 11 de setembro, o chanceler referiu-se não só aos ataques terroristas, mas também às guerras no Afeganistão e Iraque, além da crise que atinge a Líbia e a Síria. Segundo ele, as “intervenções” mostraram a incapacidade de solução de conflitos.  “O mundo unipolar acabou”, disse Patriota. Segundo ele, as guerras recentes – no Afeganistão e Iraque – indicaram que há mais atores no mundo atual.

“A guerra no Iraque e no Afeganistão mostrou os limites do poder militar, país algum solitariamente pode estabelecer a direção do mundo. Nem os mais poderosos  e temos novos atores presentes”, disse o chanceler, destacando a necessidade de reformar o Conselho de Segurança das Nações Unidas para até 25 membros – atualmente são 15, entre fixos e rotativos.

Patriota lembrou que nos últimos conflitos milhares de pessoas morreram, entre militares e civis. O chanceler ressaltou que só há um caminho para alcançar o desenvolvimento e o equilíbrio global: “A paz é que promove a paz. A tolerância da educação é o caminho”. De acordo com ele, o governo brasileiro é favorável ao diálogo e a soluções negociadas.

No discurso para analistas e autoridades turcas, o chanceler lembrou ainda as dificuldades por que passam vários países da África – no Chifre da África, que reúne a Somália e o Quênia, por exemplo, a fome ameaça matar milhares de pessoas, principalmente crianças e adolescentes. “É necessário garantir um sistema de estabilidade global”, disse.

Fonte: Yahoo

26 Comentários

  1. .
    .
    “A guerra no Iraque e no Afeganistão mostrou os limites do poder militar, país algum solitariamente pode estabelecer a direção do mundo. Nem os mais poderosos e temos novos atores presentes”

    Isso mesmo, o novo mundo está chegando e realmente o poder Unipolar acabou, e acabou muito cedo, coisa de 1991 até 2011, 20 anos, coisa de nada na História se formos comparar com outros grandes povos que praticamente não tinham rivais à altura por séculos…
    .
    Mas para se ter poder no mundo multipolar é necessário ter sim um poder militar, e não somente ficar ai falando que o militarismo é coisa do passado pois não será, pode ser que uma nação sozinha não consiga submeter outras, mas mesmo assim o poder militar tem sua força nas relações internacionais… então ao invés de reclamar do que o outro tem, temos que ter também!!
    .
    O Brasil deve sim se armar, ponto final!
    .
    Valeu!!



  2. to lendo

    O relatório da CIA – Como será o mundo em 2020 -Editora Ediouro

    os EUA acreditam que foram escolhidos por uma força divina…para liderar o mundo…rsrs

    fora essas pirações divinas.. o livro é um bom material para cruzar dados com o que esta acontecendo..

    não existe bola de cristal.. porem… da para enxergar mais longe ..com o conhecimento e interpletacão certa

  3. Se acontece-se isso no Brasil,os Políticos iam fazer o que?
    Nada não tem Patriota o suficiente que ame seu País e defenda suas terras ,aqui se ama mais bandido e terrorista do que o propio cidadão de bem.

  4. Convoco algum piloto louco a explodir seu teco-teco naquele Congresso Podre Nacional…garanto que náo tem nenhuma defesa aerea pra impedir o ato…..hehe
    Quem nao se lembra do louco que voou facil e suicidou no shopping de goiania, com a nossa defesa sem açao…hehehe

  5. Discordo Leopoldo, não temos medo de guerra, temos medo do que pudemos fazer numa guerra, porque o Brasil só entra para vencer e aniquilar seus inimigos. E não venha dizer que o Brasil nunca entrou em guerras leia a nossa história tá.

  6. infelizmente temos politicos cujo unico interesse é enriquecer as custas do Estado.Para esse tipo de gente é muito comodo e lucrativo, que o Brasil permaneça indefinidamente de quatro.Esse pais é vergonhozo

  7. “A paz é que promove a paz. A tolerância da educação é o caminho”.
    Bacana.
    Mas, será suficiente?
    Lembrem-se de Chamberlain na década de 30, apaniguando Hitler.
    Lembrem-se de Roosevelt, em Yalta, dizendo para Stalin, na presença de Churchill, sendo franco demais, a respeito dos propósitos (então honestos)dos americanos para o fim da guerra, que permitiu a Russia assumir quase a Europa toda, e depois relutar muito em sair da Áustria, da Grécia etc.
    Não podemos deixar que pensem que não podemos nos defender. Isso significa gastos na área militar. Ou, usando um nome bonito, dissensão. Intimidar sem nada fazer.
    Quanto a tolerancia da educação, concordo.
    Mas preciso que os demais atores também concordem.
    Façamos nossa parte.

  8. O Governo Brasileiro age como uma criança pequena ou um adulto retardado. O Brasil condena o excesso de armas nos países ? Essas palavras são vazias, populistas, demagógicas e hipócritas. Motivo: Quem é que vai se desarmar num mundo que está perto da III GM ? Só um louco faria isso.

  9. Tem gente que ainda pensa O QUE É BOM PARA OS EUA É BOM PARA O BRASIL rsrs Voces são uma minoria enexpressiva em nosso povo pois a cada dia mais nos conscientizamos que os EUA são uma ameaça a paz global e potenciais adversos a nossos interesses,desenvolvimento e soberania.Ja que amam muito eles se mudem para la que não nos farão falta.Conheço um monte de Brasileiros que estão la querendo voltarem e não conseguem pois se iludiram por um sonho e se atolaram ate o pescoço se endividando no desfalque de financeiras e a crise das hipotecas.Voces são mesmo um bando de subjugados e voluntarios serviçais que acham que os genocidios e a promoção de monstro que eles fazem são coisas legais e dignas de serem seguidas…NAZISMO MADE IN USA.

  10. A paz é que promove a paz. A tolerância da educação é o caminho”. Palavras bonitas mas será que qualquer nação com excesão do Brasil pensará assim quando se tratará de defender seus interesses

  11. Se é pra promover a PAZ que as nossas forças armadas se extingui ou que o alistamento seja facultativo,se é pra promover a PAZ pra termos alistamento obrigatório no Brasil? será que alguém fez esta pergunta ao Patriota que tem uma esposa americana?

  12. Errado,não é a paz que promove a paz… mas a inteligência.
    “a tolerância da educação é o caminho” De onde que ele tirou essa de que educação é tolerante? Não é com tolerância que se educa uma criança, por exemplo.
    Me desculpem os senhores leitores… mas esse tal de Patriota perdeu uma ótima oportunidade de não falar asneiras.

    Antes eu queria que o Brasil tivesse 20 submarinos cuidando de seu litoral. Agora com esse jeca tatu de ministro das relações exteriores no Brasil, passei a desejar 50 submarinos no litoral brasileiro.
    Pois com a diplomacia, de meia tigela, que ele está cultivando estamos e vamos de mal a pior.
    O que ele tinha que ter dito para os turcos é que eles reunam todas as provas que tiverem contra os homicídios de turcos por israelenses, recentemente, e as levem para a ONU e midia internacional, e que a justiça, às claras, então seja perseguida e feita.
    Mas essa história de não dizer coisa com coisa, eternamente em cima do muro, é vergonhoso. E ainda teve o displante de reinvindicar assento para 25 menbros no conselho de segurança da ONU, que ridículo, O Brasil tem que reinvindicar o seu assento e só, os outros que façam sua parte. Ou então reinvindicar o fim desse anacronismo de conselho de segurança, isso sim.
    E a fome na Etiópia e Somália… o Brasil tinha que por iniciativa própria, mandar um cargueiro de feijão, arroz, açúcar etc, (não somos um dos maiores produtores de alimentos do mundo?) periódicamente para esses países africanos, capacidade nós temos, por que não faz isso e dá o exemplo para o mundo? Não tá querendo ser ator global, em caminhos da paz, então arregaça as mangas e parte para a ação.

  13. Há uma parcela de pessoas no Brasil que deveriam ter cuidado com essa pregação de paz e amor (eterna tolerância) sem limites, pois isso está sendo usado para uma maior e abrangente impunidade.

    Pois por causa disso, os brasileiros de bem, deste país, com receio dos bandidos e assassinos a solta aos milhares, há muito que perderam sua liberdade.

    Hoje, estamos todos acuados por toda parte, pois a liberdade e o direito de fazerem tudo que quiserem foi outorgado aos pilantras e ganalhas.

    E mesmo assim ainda tem gente pregando tolerância… enquanto os bandidos fazem o que querem com todos nós, atingindo todos os níveis de maldade e baixeza em suas ações.

    Quanto a tolerância que ficam pregando isso se chama é: cumplicidade e conivência com o mal, isso sim.

    E o Brasil que eu e você vivemos se tornou um país entregue a bandidagem, já a vários anos.
    Não importa se estamos na zona urbana ou rural a bandidagem está lá, em todo lugar, atuando e de dona.

    E então que direito tem esse Patriota de aconselhar tolerância a outros países se o país dele é um péssimo exemplo??

    Seria interessante se alguém na Turquia lhe retrucasse – essa tolerância que o senhor prega tem dado resultado em seu país? Pelo senhor seu país teria sido repartido entre a Alemanha e o Japão na SGM? Quando é que seu país vai ser oficialmente entregue aos traficantes e corruptos?

    E tem gente que defende nosso frouxo código penal, e dizem que ele é bom, o problema é com a morosidade da aplicação da nossa lei, então tá… estelionatários dando risada dele, assassinos que em poucos anos entram em regime semi-aberto etc. Afff!!!

  14. É A LEI DO BRUCUTU,a razão dos brutos
    .
    .
    Estamos em um momento muito delicado,onde todos querem provar alguma coisa,era de afirmações.
    .
    Quando a lógica,a razão não é praticada,especialmente por pessoas ou instituições de liderança(Exemplo,EUA,Europa-liderança global);ai,impera a brutalidade;as paixões e emoções passam a dominar as decisões.
    .
    Más como já dizia o salmista;“a paixão e as emoções são como cavalos indomáveis”.
    .
    .
    .
    OBS:
    .
    Hooo….MAICHEL!…..amiguinho numa boa….mais o que tem haver a mulher do Sr.Patriota ser americana com as convicções dele….eu não entendi…você poderia esplicar melho?
    Eles nos levará ao precipício mais cedo ou mais tarde.

  15. Infelizmente a única maneira de promover a paz e ter um grande poder de dissuasão. So investindo em nossas forcas armadas e que teremos condições para isso. Respeito a doutrina brasileira de dialogo E negociações mas precisamos de um exercito forte, Nao para ir a guerra mas sim para evita-la.

  16. CORRIGINDO a ordem do texto.
    .

    É A LEI DO BRUCUTU,a razão dos brutos
    .
    .
    Estamos em um momento muito delicado,onde todos querem provar alguma coisa,era de afirmações.
    .
    Quando a lógica,a razão não é praticada,especialmente por pessoas ou instituições de liderança(Exemplo,EUA,Europa-liderança global);ai,impera a brutalidade;as paixões e emoções passam a dominar as decisões.
    .
    Más como já dizia o salmista;“a paixão e as emoções são como cavalos indomáveis”.
    .
    Eles nos levará ao precipício mais cedo ou mais tarde.
    .
    .
    OBS:
    .
    Hooo….MAICHEL!….amiguinho numa boa….más… o que tem haver a mulher do Sr.Patriota ser americana com as convicções dele……?
    .
    eu não entendi?…..você poderia explicar melho?

  17. Os EUA, sem inimigo externo e sem estratégia
    .
    Os EUA estão sem inimigos paradigmáticos, a partir dos quais se possa montar uma estratégia nacional
    .
    .
    “(…)A primeira ilusão diz respeito à possibilidade de mobilizar a sociedade americana e os paí­ses aliados em torno de uma guerra. A Europa está atolada em seus problemas e seus cidadãos não aceitariam entrar num combate externo. Mesmo os parceiros historicamente mais frágeis dos EUA não estão propensos a entrar num clima de guerra.
    .
    A própria sociedade americana parece cansada de conflitos ou ações para salvar o mundo. Ela almeja algo mais básico: segurança material no presente e no futuro. Vale ressaltar que, pela primeira vez desde o pós-Guerra, a classe média não sabe se seus filhos terão uma vida melhor do que a de seus pais. Não se sabe igualmente se os empregos voltarão aos patamares anteriores. Além de a casa estar bastante desarrumada para se preocupar com “o mundo lá fora”, a população dos EUA não vislumbra quem seria o vilão capaz de substituir Bin Laden ou o comunismo soviético no papel de comandante do Eixo do Mal.
    (…)”
    ************(fonte:por FERNANDO ABRUCIO/defesanet)
    .
    .
    http://www.defesanet.com.br/geopolitica/noticia/2730/Os-EUA–sem-inimigo-externo-e-sem-estrategia

  18. So tem poder quem tem armas isto é óbvio .Só o nosso governo não entende isto .Para uma cadeira permanente na ONU só entra quem tem poder militar .As decisão la na ONU são feitas como eles querem porque estão bem armados .E o Brasil ia entrar com o que numa guerra junto com eles ,Bolsa família ? Para dar aos soldados da ONU .Palhaçada !Bem o povo brasileiro tem medo de arma como tem medo de cobra e barata .Imagina o governo que levou pau dos militares ,quando eles eram os playboys e queriam falar um monte de asneira .Moral da história o Brasil vai ser rico e vai ter que dar para os outros ou vai levar bala .

  19. Parceiros, o BRASIL é sustentado por tres PILARES, todos
    “rachados” na BASE, sustentar uma situação de conflito é
    impossível, seguramente irão desmoronar, é uma pena que o povo brasileiro não é informado da situação. Será que a ferrugem já comeu as ferragens dos pilares? não, seguramente não, ainda existem os miolos que foram construidos em bases solida, é fato, os tempos são outros,
    a guerra é travada sobre os mais diversos terrenos, o importante é saber o tipo de arma a ser usada; O problema
    é a falta de opção na escolha das armas, o nosso representante usa a mesma arma, PROMESSA DE UM MUNDO MELHOR, bonito, mas não resolve. Discurso sem força não
    convence, até quando irão achar que estão enganando as yenas?

  20. É fato que as nações mais ricas do planeta, também são as possuidoras das maiores e melhores Forças Armadas, mas também é fato que irracionalidade nos gastos com a máquina militar é um dos fatores que mais tem contribuído para o desequilíbrio econômico desses países. O Brasil tem o dever de investir em suas topas modernizando-as e capacitando-as para a nossa defesa, mas deve fazê-lo com equilíbrio e com responsabilidade. Não podemos cometer os mesmos erros de outros atores, não é porque descobrimos petróleo no Pré-Sal que vamos fazer disso uma farra para justificar o emprego de recursos financeiros sem controle e sem a devida necessidade. Temos que priorizar as nossas políticas de defesa nacional, mas sem esquecermos outras tão importantes quanto.
    Vermos hoje uma nação como os USA com uma dívida trilionária, com rachaduras no Congresso por conta das políticas externas equivocadas e mal sucedidas que consumiram e ainda consomem bilhões de dólares por ano dos contribuintes e aumentam o índice desemprego, tudo isso são indicadores que devem ser levados em conta pelo Brasil para postular as políticas nessa área.
    A URSS também agiu de forma perdulária nesse segmento e quebrou, hoje duvido muito que cometa os erros anteriores.
    Tolos são os que procuram aprender com os seus próprios erros.

Comentários não permitidos.