Tecnologia permite que soldados vejam pelos olhos de companheiros

Projeto desenvolvido pela BAE Systems (Foto: Divulgação)

Uma nova tecnologia pode revolucionar a forma como as batalhas são realizadas. Trata-se de um uniforme militar que permite que os soldados se comuniquem e possar ver a guerra através dos olhos de seus companheiros. Idealizado pela companhia norte-americana BAE Systems, o sistema pode salvar vidas em momentos críticos.

O projeto inclui uma câmera, instalada no capacete o soldado, uma antena individual e um sistema de GPS embutido em uma espécie de smartphone. Durante uma batalha, os combatentes poderiam acessar em tempo real as imagens captadas pelos demais soldados, tendo um vislumbre mais amplo da situação. Através do smartphone, seria possível vislumbrar um mapa que, graças ao GPS, daria a localização exata de cada homem. Já a antena garantiria que todo o sistema funcionasse de forma integrada, sem os riscos de perder a comunicação por um sinal baixo, por exemplo.

Embora toda a ideia seja interessante, as antenas desenvolvidas pela empresa são o seu grande trunfo – e a grande inovação. Batizado de Body Wearable Antennas (BWA), o equipamento é leve e tem uma capacidade de trasmissão impressionante. De acordo com um Jon Pinto, líder do setor de voltado à pesquisa de antenas e sistemas eletromagnéticos da BAE Systems, ela pode fornecer uma experiência de comunicação melhorada, atualmente inédita neste contexto. O que, de fato, significaria uma considerável vantagem no campo de batalha.

Tais uniformes high-tech, no entanto, não devem se limitar à guerra. É possível imaginar esse tipo de tecnologia atuando para uma série de profissionais. A própria BAE Systems revelou a intenção de incluir o sistema em vestes de bombeiros e de policiais. Para situações de perigo, tais como incêndios ou operações de risco, ter a exata noção de onde todos os homens envolvidos estão e, claro, se estão em risco ou não, pode poupar dezenas de vidas.

Fonte: Techtudo

11 Comentários

  1. Na verdade a BAE Systems é britânica. Apenas a subsidiária BAE Systems Inc tem sede nos EUA e é controlada pelos americanos, com anuência da sede.

  2. PERCEPÇÃO DE MOSCAS
    .
    .

    Aumenta a percepção do combatente no cenário,a ideia é a percepção mosca,ou seja,o soldado no futuro poderá responder reagir a uma ação muito antes que se concretize.
    .
    Tente matar uma moca e verás o que eles se propõe com essas tecnologia no futuro.

  3. Pergunto..
    Se o sistema na hora do combate cair em mãos dos inimigos se desliga automaticamente ou vai dar toda a visão aos mesmos?

  4. .
    .
    Realmente a eletrônica e a informatica estão dominando os campos de batalha, agora devemos ver isso tudo contra as armas eletromagnéticas, como vai se sair!!
    .
    Parece que o futuro da humanidade realmente vai ser a luta corpo a corpo, pois matando a eletrônica tudo o que é considerado “Hi-Tec” estará perdido…
    .
    Valeu!!

  5. Verdade vejo cada vez mais combate visual e corpo a corpo pois a eletrônica vai anular um ao outro e teremos de caçar o inimigo no olho, ou seja, o pau vai cantar do mesmo jeito entre tropas que tenham o minimo de tecnologia.

  6. Talvez o nível de interação e qualidade de comunicação sejam maiores, mas não tem muita inovação; é um conceito q está sendo usado faz tempo pelas forças armadas americanas e britânicas. GPS e câmeras on-line todo soldado de elite e de infiltração usa; o diferencial pode ser essas BWAs q melhoram a transmissão, mas o conceito já existe há muito tempo.

  7. Possuir formas de interferir, bloquear ou ao menos degradar o funcionamento de equipamentos eletrônicos, se torna um trunfo cada ver mais importante. Claro que os equipamentos virão também com cada vez mais contra medidas às tentativas de interferência. É a famosa escalada…

  8. Mas e a arma de pulso eletromagnético que neutraliza essas armas e sensores não é também vulnerável a uma arma de pulso eletromagnético anti arma de pulso eletromagnético?

Comentários não permitidos.