Rapidinhas Egito

http://static.euronews.net/images_news/img_606X341_1009-Egypt-Israeli-EMBASSY-fears.jpg

Egito e Israel buscam volta ao normal após ataque a embaixada

Egito e Israel disseram neste domingo que desejam a retomada das atividades diplomáticas normais depois de o embaixador israelense ter voltado para casa após os ataques à embaixada no Cairo durante violentos protestos.O Exército egípcio, que assumiu o poder quando Hosni Mubarak foi deposto em 11 de fevereiro, teve dificuldade para dominar a fúria da população contra Israel depois que cinco guardas de fronteira egípcios foram mortos no mês passado enquanto o Estado judeu respondia a agressores que os israelenses diziam ser palestinos.

Os Estados Unidos pediram ao Egito que protejam a missão israelense no país. Washington deu bilhões de dólares em ajuda militar e de outros tipos à nação desde 1979, quando o Egito se tornou o primeiro Estado árabe a assinar um acordo de paz com Israel.

Os israelenses disseram que estão negociando a volta do embaixador Yitzhak Levanon e seus funcionários, mas quer garantias de segurança.

“A segurança em frente à embaixada foi elevada,” afirmou à Reuters o porta-voz do gabinete egípcio, Mohamed Higazy. “Voltar à normalidade é o objetivo de ambos os lados.”

Cerca de 16 caminhões cheios de policiais e seguranças, três ônibus da polícia militar, dois veículos blindados e outros carros foram estacionados próximos à embaixada neste domingo.

Manifestantes fizeram uma passeata até a embaixada na sexta-feira, no segundo grande protesto desde as mortes na fronteira.

Primeiro, eles derrubaram um muro erguido para proteger a embaixada. Depois, invadiram o edifício e entraram em conflito com a polícia durante a noite.

“Aqueles que rasgaram bandeiras… eles estão negando a paz e o país,” afirmou o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, a seu gabinete, acrescentando que vai manter o acordo de paz.

“Estou contente de que a há forças no Egito, incluindo o governo egípcio, que estão interessadas em avançar na paz.”

Vídeo:

Forças egípcias invadem escritório de afiliada da Al Jazeera

Membros das forças de segurança do Egito invadiram neste domingo o escritório de uma emissora afiliada à rede de televisão Al Jazeera no Cairo e prenderam um de seus funcionários.

O diretor do escritório, Ahmed Zin, denunciou em entrevista ao vivo à emissora que soldados entraram no local “sem autorização judicial” e considerou que as razões da Polícia para executar a operação “não são suficientes”.

Os membros das forças de segurança justificaram a intervenção dizendo que “os vizinhos do edifício estão prejudicados pela presença da Al Jazeera, explicou Zin, que disse suspeitar que as autoridades egípcias “têm a intenção de fechar o escritório”.

Zin ressaltou que os agentes confiscaram “sem autorização” alguns equipamentos para transmissão ao vivo e detiveram o técnico responsável por seu uso, Ahmed al Banna.

A Al Jazeera destacou que a intervenção da Polícia ocorreu poucos dias depois de a emissora começar a fazer transmissões ao vivo a partir de seus estúdios no Egito. A rede informou sobre o julgamento do ex-presidente egípcio Hosni Mubarak e de homens acusados pela morte de centenas de manifestantes durante a Revolução de 25 de Janeiro, que terminou com a derrocada do governante.

O canal também informou sobre os distúrbios deste fim de semana na embaixada israelense no Cairo.

Fonte: Terra

19 Comentários

  1. .
    .
    Prendeu jornalista… mas isso vai contra a liberdade e democracia que os países ocidentais falavam que era o Egito e que ficaria ainda mais forte depois da primavera árabe…
    .
    Vemos que os direito-fascistas gostam é desse tipo de liberdade de imprensa ai, falou demais cadeia nele!!
    .
    Os Fasci-direitopatas de plantão eram todos a favor dos ditadores nos países árabes e ainda diziam que era na democracia brasileira que se perseguia a imprensa, ou se colocar regras para evitar a mentira na imprensa é como calar a força a mesma… hahaha, vejamos agora que é a direita que gosta de amordaçar a imprensa, e vimos isso também nas ditaduras militares latinas… mas sabe como é né, quem não gosta da liberdade politica vive chamando o outro lado de inimigo, como ja vimos aqui neste blog dito por alguns!!
    .
    Valeu!!

  2. “Egito e Israel disseram neste domingo que desejam a retomada das atividades diplomáticas normais depois de o embaixador israelense ter voltado para casa após os ataques à embaixada no Cairo durante violentos protestos.O Exército egípcio, que assumiu o poder quando Hosni Mubarak foi deposto em 11 de fevereiro, teve dificuldade para dominar a fúria da população contra Israel depois que cinco guardas de fronteira egípcios foram mortos no mês passado enquanto o Estado judeu respondia a agressores que os israelenses diziam ser palestinos.”
    .
    Um contundente tapa na cara dos incautos, mal-intencionados e a esquerdalha que já sonhava com uma guerra entre Egito e Israel.

  3. Todo regime, quando começa a prender jornalistas e apreender pessoas e coisas sem o respaldo de uma decisão judicial isenta, começa a perder a sua legitimidade……..
    .
    “Os Fasci-direitopatas de plantão eram todos a favor dos ditadores nos países árabes e ainda diziam que era na democracia brasileira que se perseguia a imprensa, ou se colocar regras para evitar a mentira na imprensa é como calar a força a mesma…”
    .
    Por favor meu caro, não subestime a inteligência alheia. Qualquer pessoa com um mínimo de bom senso sabe que o objetivo das tais “regras e regulamentação”que o atual partido no poder querem implantar visam impedir a imprensa de revelar os inúmeros escândalos de corrupção protagonizados por ele e aliados. Felizmente a atual presidente já sepultou qualquer possibilidade de mordaça à imprensa conforme idealizado pelos aloprados de plantão e os Stalinistas e bolivarianos que inclusive já deixaram o poder.

  4. Só rindo mesmo, a democracia que os fascistas gostam é a censura dos donos da mídia, regulamentação não é censura, é o mesmo que dizer que a legislação impede a liberdade, oras, nenhum valor social é exercido de modo absoluto, liberdade irrestrita é bagunça. O que ocorre no Egito é o fim da ditadura pró-EUA, mas ninguém sabe ainda o que vai acontecer, porém, qualquer governo futuro será menos simpático ao ocidente, principalmente, Israel e EUA.

  5. “Só rindo mesmo, a democracia que os fascistas gostam é a censura dos donos da mídia, regulamentação não é censura, é o mesmo que dizer que a legislação impede a liberdade, oras, nenhum valor social é exercido de modo absoluto, liberdade irrestrita é bagunça”
    .
    De fato nenhum valor social é absoluto. Por isso os eventuais abusos cometidos pelos meios de comunicação devem ser reprimidos e eventualmente coibidos pelo Judiciário. Ocorre que o partido no poder persegue um controle administrativo e altamente discricionário do conteúdo veiculado pela mídia ou seja, estariam aí as condições para a volta da censura.

  6. .
    .
    Conversa fiada, Por favor meu caro, não subestime a inteligência alheia… se existem leis para punir a imprensa que mente e distorce os fatos para perseguir alguém, será sempre o PODER JUDICIÁRIO a verificar a ocorrência do reato ou crime, para isso servirão provas da mentira do órgão de imprensa, A MENTIRA DEVERA SER CONFIRMADA E PROVADA EM TRIBUNAL PELOS ADVOGADOS DE DEFESA, EM UMA SEDE DO PODER JUDICIÁRIO!!
    .
    O partido que estiver no governo não poder influenciar em nada, pois não é de sua competência, mas do judiciário, no Brasil é assim, o judiciario julga e verifica a verdade… e alias, se o estado, partido ou governante fizer a manipulação das informações da imprensa, seja como for, deverá ser citado como cúmplice da mentira de imprensa em tribunal… não abusar da inteligencia alheia, quem faz cumprir a lei no Brasil é o poder judiciário, não o poder executivo como quer forçar a interpretação, e em juízo perante um tribunal servem provas, neste caso provas da mentira de imprensa e de seus mandantes!!
    .
    O PauloRick está certo, so rindo, alias so rindo mesmo da cara de quem acredita nestas conversas destorcidas ai!!
    .
    Nesse país servem leis para punir a mentira de imprensa e suas perseguições caluniosas… falou e não provou dançou… e os que fizeram essa mentira devem pagar pelos seus crimes, UM DIA EXISTIU O JORNALISMO VERDADE, hoje existem produtos de imprensa para o consumo, até mesmo ideologias ou calunias… mas com regulamentação bem feita, isso pode mudar,e tudo terá que ser provado em tribunal!!
    .
    Valeu!!

  7. Não adianta o governo do Egito tentar, o povo não quer acordo com governos que os querem ver extintos, então o povo do Egito não aceitará acordos com Israel, o povo árabe viu quão grande é seu poder e expulsará os militares do governo se for preciso!
    .
    Francoorp, aqui em Minas, em SP e no RS ocorreram exemplos disso, do que é censurar a liberdade de imprensa, a regulamentação vai sair para o bem do Brasil e daí, a mídia direitista adoradora de ditadores e imperialistas terá que fazer matérias e provar, a Óia não vai mais poder colocar na capa “escutas” sem o áudio por exemplo, vai pagar caro se invadir quartos de hotéis e grampear ilegalmente ambientes privados, a Globo terá que dar um tempo com suas “bolinhas de papel” e por aí vai indo.

  8. Caro Francoorp:
    .
    As Leis estão aí! Se os integrantes do ParTido no poder e seus aliados não ingressam no judiciário contra os meios de comunicação é porque sabem que não conseguiriam provar em juízo sua suposta inocência.
    .
    Sêo Madruga:
    .
    Fora as estultices proferidas a respeito da situação entre Egito e Israel, carregada de forte ressentimento ideológico, o fato é que quando você utilizou a expressão “mídia direitista” e saiu em defesa do cidadão acusado de ser o chefe do mensalão( que a PaTota no poder insistem em afirmar ser uma ‘invenção da mídia’) em seus negócio sigilosos celebrados em quartos de hotel, já demonstra ser um partidário da censura. E já que o Sr. se insurgiu com tanta veemência contra a suposta perseguição ao ex-ministro cassado, qual a sua opinião acerca de um blogueiro chapa-branca, ex-jornalista hoje apresentador de programas dominicais, que utiliza seu espaço para cometer calúnia, difamação e injúria contra diversas pessoas dentre elas um Ministro do Supremo Tribunal Federal? (E não se esqueça que o referido blogueiro responde ação penal por calúnia contra um diretor de jornalismo e outra ação penal por racismo e injúria racial contra um jornalista. E que a 18ª Câmara Cível do TJ/RJ manteve sentença onde o aludido blogueiro foi condenado a indenizar em 30 mil reais o referido jornalista)

  9. .
    .
    Errado, HMS, as leis contra a mentira na imprensa não estão ai, pois não existem no Brasil, o Partido no poder não tem nada o que provar em juízo, pois faltam as leis contra a mentira da imprensa!! Alias está sempre falando do partido no poder hein… vejo muito ódio e ressentimento ideológico nisso, prove as tuas acusações em juízo!!
    .
    O que serve são leis que punam a mentira vinculada em qualquer meio de informação publica… mais uma vez distorce tudo.. favor respeitar e não abusar da inteligencia alheia!!
    .
    E quem consegue provar os escândalos da imprensa sobre alguns casos por ai no judiciário???
    .
    Na Inglaterra fecharam jornais que fizeram escândalos e foram citados em juízo para provar as suas acusações, e foi o que fizeram no jornal, eles tinham sim as provas verídicas de escândalos de políticos, onde os jornais tiveram que fornecer as provas e tiveram que admitir que essas provas existem por espionar pessoas da sociedade, e eles não tem esse direito… deu cadeia e jornal foi fechado, mas o politico e o esquema também estão na merda, pois o jornal fechado provou o escândalo… e aqui se fecha um meio de comunicação por seus abusos ou algo parecido com isso cai o mundo!!
    .
    Fala pra oposição provar com provas e documentos todos os escândalos que a PIG diz que existem e colocar os corruptos na cadeia, com as provas da imprensa… nunca vai conseguir provar nada de concreto, pois as provas da imprensa não provam nada, somente geram escândalos políticos, e pregam a discórdia, mais nada, nada de verificável e rastreável em juízo… onde está o jornalismo verdade no Brasil???
    .
    Raros são os casos disso, muito raros, pelo menos em Juízo do Poder Judiciário, mas agora se é no Congresso…
    .
    Isso ai Madruga, falou em escutas tem que provar, BASTA, ou o meio de comunicação vai fechado, e se fez escuta sem ter a autoridade para tal também, ai daria até cadeia!!
    .
    Valeu!

  10. Francoorp meu caro:
    .
    Mais uma vez você se enrola em argumentos estéreis e ofensas gratuitas. Conforme já foi exaustivamente demonstrado por juristas competentes e isentos(um deles, em brilhante trabalho, foi o atual Vice-presidente Michel Temer) os abusos eventualmente cometidos pela imprensa podem muito bem ser questionados no judiciário com o conjunto de Leis que já dispomos. Se o veículo de comunicação cometer crime contra a honra pode muito bem o ofendido oferecer queixa-crime com base nos artigos 138 a 145 do CPB. Provocou danos na esfera civil? basta socorrer-se na letra dos arts 927 a 954 do CC.
    .
    A imprensa nunca prova nada? O mensalão e os eventos ocorridos nos ministérios dos transportes e da agricultura estão aí para desmenti-lo de forma contundente.
    .
    O Judiciário não pune abusos cometidos por meios de comunicação? como não? basta recordar o que relatei acima, do bo-blogueiro chapa-branca condenado a indenizar em 30 mil reais em danos morais um jornalista atacado em sua honra, sentença inclusive confirmada em segunda instância.Vamos aguardar pelo processo penal…

  11. Liberdade de imprensa plena, geral e irrestrita, faz funcionar a democracia que é uma beleza.
    Liberdade de expressão, de credo, de pensamento.
    Qualquer arremedo de regulamentação, logo enseja o ditador que existe dentro de todos nós regulamentar contra o vizinho, contra o desafeto etc.
    As leis existem, são suficientes, vamos aplicá-las?

  12. .
    .
    “Mais uma vez você se enrola em argumentos estéreis e ofensas gratuitas. ”

    Ofensas gratuitas… sempre falam isso quando se usa as próprias palavras ofensivas contra eles mesmos, tentando ser a vitima inocente, quando na verdade é o agressor inicial que provocou a reação dos outros!! Mais uma prova de que não tem argumentos para colocar na mesa, e tenta desviar o discurso para o lado da agressão pessoal… ja passei por isso antes, e conheço essa tática de engano!!.
    .
    Isso demonstra mais uma vez que meus argumentos são muito validos, pois precisa usar truques para tentar me derrubar… e tão validos que ainda não os derrubou com fatos reais, pois faz somente comentários de cunho politico!
    .
    Temer… Crime de Honra… mas do que esta falando??? EU estou falando de mentira na imprensa, muitos políticos nem fazem causa a jornais pois sabem que nunca mais um jornal desse vai largar do seu pé nas criticas… mas mentiu tem que pagar, tem que ser punido, chega de impunidade no Brasil… perda do registro profissional e o órgão publicador fechado, e dependendo da situação até cadeia para os envolvidos, não como o Egito fez ai, mas tudo conforme a lei e a ordem constitucional, depois de um julgamento e da demonstração e avaliação de provas por promotores e juízes, com a pericia técnica onde precisar… mentiroso na cadeia já, e os seus protetores também, o Brasil está cansado de mentiras!!
    .
    Serve um órgão de controle da profissão de jornalista assim como tem para os advogados, médicos, dentistas, engenheiros civis, etc, e assim jornalista que mentiu perde o registro e não pode mais seguir a profissão, isso ja seria uma boa para a saude mental da nossa sociedade!!
    .

    “A imprensa nunca prova nada? O mensalão e os eventos ocorridos nos ministérios dos transportes e da agricultura estão aí para desmenti-lo de forma contundente.”

    Pode me dizer em qual tribunal foi provado isso com provas fornecidas pela imprensa… A imprensa fez o escândalo, mas ainda não provou nada em juízo, serão o estado e os acusados a fornecer os documentos em juízo não a imprensa… mais uma vez faz propaganda ideológica metendo os pés pelas mãos, não abuse da inteligencia dos outros!! Vejo que o senhor se enrola sempre no que diz mesmo e acha que as pessoas são bobas em acreditar nessas coisas politicas estereis ai… Não abuse da inteligencia alheia!!
    .
    Pagar indenização não basta… tem que perder um registro, ir pra cadeia e ainda o fechamento do órgão divulgador dos mentirosos seria colocar um pouco de ordem na coisa!!
    .
    Eu ainda não vi jornal fechado por mentir para o povo, fornecendo noticia inventada que não se rege em provas concretas… e nem jornalista cumprindo pena por difamação, calunia ou mentira… Se puder me dizer se isso ja aconteceu e quem foi preso por calunia e difamação eu agradeceria…
    .
    Existem os que defendem a busca da verdade e os que defendem o direito da mentira no mundo!!
    .
    .

  13. Então caro Sein Pneu, o que você chama “estultice” carregada de ressentimento e bla bla bla são meras inversões as suas opiniões, só pensamos diferente sobre o mesmo fato, mas respeito a sua.
    .
    Não leio em meu comentário defesa a ninguém, leio sim a exposição do crime cometido pela revista, que deve ser punida, se você achar em meu comentário uma frase em que inocento alguém ou faço defesa de honra, nos mostre, quero lê-la, me mostre também minha veemente insurreição contra a perseguição alheia, gostaria de lê-la também.
    .
    Não sei de quem você fala, seria o Amorim? Se for, vou atender ao seu anseio e lhe dizer que não o acho “melhor” por exemplo que o “Tio Rei”, mas eles possuem uma grande diferença, Amorim não espalha ódio por exemplo a Serra como o outro espalha contra Lula, Amorim faz ácidas e muitas vezes críticas com palavras não necessárias e estúpidas, mas o “Tio Rei” por exemplo é um exemplo brasileiro de militante do odioso e racista “Tea Party” (¿Cê curte a turma Sein Pneu?). Quanta a processos, deixo isso com o juiz, não sou pago para julgar ninguém.

  14. SENHORES… todos sabemos que a finalidade MARGINAL do ParTido atual é se PERPETUAR NO PODER… FATO… por mais que venham com xurumelas, o ParTido sempre se colocou contra qualquer meio de CENSURA durante as decadas passadas… AGORA vem com esse discurso de REGULAMENTAÇÃO dos veiculos de comunicação? quero ver qndo começarem as tarjas pretas no PB… ai vai ser tarde demais… Inês vai ser morta… neguinho que diz que não há legislação que regule a proteção a imagem da vitima de abuso no exercicio da informação não sabe nada de direito… ESSA VONTADE DE CONTROLAR A MIDIA É SIM CONTROLE ESTATAL DA INFORMAÇÃO… é o começo do ESTADO TOTALITÁRIO BRASILEIRO… o filho das entranhas da democracia agora volta para MATA-LA… esse é o nosso FILHO DO BRASIL… o desintelectualizado brasfemo das liberdades individuais… anotem ai… em 4 anos vamos ouvir falar em nova constituinte… e claro, com a base governista esquerdista totalitarista criando uma aberração juridica esquizofrenica que fara o general Tito corar de vergonha…

  15. Imagina isso em outro pais pequeno, os terroristas israelense ja tinha feito um ataque e matado um monte, mas falando em Egito tudo muda.

    Pra mim este premier e igual Hitler(Netanhitler) o cara e arrogante e sanguinario, faz uma lavagem celebral no povo pregando o odio,ainda justifica o campo de concentração palestino como normal, ele usa a mesma tatica dos nazistas.

    Mas isso vai mudar muito que venha o novo Ira no quintal destes terrorista do mundo atual, novo Irá chamado Egito.

  16. Quem coloca o ParTido no poder são oe eleitores…em especial no BRASIL onde as urnas são,quase, a prova de fraudes…Quem está preocupado são o n amigos judeuSS c esse vai e vem da política Egipcia, até qdo essa incerteza ? Está entrando armas novas a rodo em GAZA.Sds.

  17. Israel esta rezando para que o acordo de 1970 não caia, deve estar tentando comprar a todos no Poder no Egito.
    Mas pelo jeito um novo Ira esta surgindo no quintal dos terroristas israelense.
    Quem planta o mau colhe o mau e israel ainda vai colher muito o mau.
    Pais facista

  18. Carlos..estou torcendo para que nestas armas novas que você falou entre uma bomba atomica so assim os palestino poderam se defender a altura.

Comentários não permitidos.