Israel diz que acordo de paz com o Egito continua em pé

http://wscdn.bbc.co.uk/worldservice/assets/images/2011/09/10/110910204021_netanyahu_israel_egypt_reuters_304x171_reuters.jpgIsrael teme que acordo firmado em 1970 possa ser rompido por governo interino egípcio

O primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu disse neste sábado que o acordo de paz firmado entre seu país e o Egito, há três décadas, continua em pé, apesar da invasão da embaixada israelense no Cairo.

“Israel vai continuar atado ao acordo de paz com o Egito”, disse Netanyahu, em um discurso transmitido pela TV.

Nesta sexta-feira, manifestantes egípcios invadiram o prédio, queimaram documentos e forçaram a evacuação do edifício. O embaixador e outros diplomatas israelenses tiveram de deixar o Egito por questões de segurança.

O primeiro-ministro israelense disse que está trabalhando com as autoridades do Egito pelo retorno de seu embaixador ao Cairo.

O enfrentamento entre manifestantes e a polícia deixou três mortos e mais de mil feridos e fez o governo interino do Egito declarar estado de alerta.

Manifestante preso no Egito neste sábado (Reuters)Egito ficou em estado de alerta após onda de violência contra embaixada de Israel

Os protestos explodiram após a morte de cinco militares egípcios durante uma perseguição a militantes palestinos, por parte das forças de segurança de Israel.

A retaliação de Israel ocorreu na fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito após os militantes palestinos atacarem um ônibus e matarem oito civis israelenses.

Os protestos preocupam Israel, que teme a quebra do acordo de paz, firmado em 1979 entre os dois países, pelo governo interino egípcio. O grande fiador do acordo era o ex-presidente egípcio Hosni Mubarak, afastado do cargo em fevereiro.

Alerta

O Egito declarou estado de alerta e o governo interino convocou uma reunião de emergência do gabinete militar após os ataques à embaixada.

A imprensa relatou que o premiê egípcio, Essam Sharaf, ofereceu sua renúncia após o episódio de sexta, mas o pedido foi negado pelo líder militar do país, Hussein Tantawi.

O governo militar interino disse neste sábado que os manifestantes envolvidos no ataque à embaixada israelense, na véspera, serão julgados em cortes emergenciais.

O Egito prometeu proteção às embaixadas no país.

Uma autoridade sênior de Israel disse à BBC que o ataque à representação diplomática no Egito foi uma séria ameaça às relações entre os dois países – um dos pontos de equilíbrio para a paz no Oriente Médio.

Observadores dizem que o incidente marca um agudo escalonamento nas tensões bilaterais e testa os 30 anos do tratado de paz entre Israel e Egito.

Protestos diante da embaixada isralense no Cairo, nesta madrugada (AFP)Protestos são vistos por autoridades como ‘ameaça à paz’ bilateral

Pneus queimados

Ao longo da madrugada e manhã deste sábado, centenas de manifestantes se mantiveram nos arredores da embaixada no Cairo, queimando pneus pelas ruas e cantando slogans de crítica aos militares no poder no Egito.

Seis funcionários da representação diplomática ficaram presos no prédio durante os protestos e precisaram ser resgatados por forças de seguranças egípcias, disse uma autoridade israelense à BBC. A mesma autoridade diz que os protestos estão sendo vistos em Jerusalém como uma “grave violação” das relações diplomáticas.

O Egito é um dos dois países árabes – junto com a Jordânia – a ter estabelecido a paz com Israel. Mas crescem as demonstrações de sentimento anti-israelense entre os civis egípcios.

Fonte: BBC Brasil

20 Comentários

  1. HMS Tireless, consideras que o primeiro-ministro de Israel está a combater nações que no seu julgo são e sempre serão agressivas à qualquer outra religião?.. Sendo na otica do mesmo o caso do Irã? Então porque não combater na própria faixa de gaza de uma vez por todas a´célula terrorista de lá, para em seguida criar um acordo de paz, e resolverem de uma vez por todas as risgas com os palestinos?.. Ou isto não tem fim?.. Pois há muito ódio de ambos os lados.. Com toda a tecnologia israelense já era para ter acabado isto. Pois senão o único intuito de um problema sem-fim, é gerar uma zona de conflito permanente.

  2. Quem começou td essa e fez a mlerda foram o judeuSS ao matar os 5 guardas fronteiriços Egipcios…estão colhendo pela meleca q fizeram, e é bom manterem o acordo de camp david, se ñ vai entrar até scud no campo de concentração GAZA…aliás eu cobraria uma notinha e deixava passar td q serviss p a defesa dos Palestinos contra os judeuSS.Sds.

  3. Jonnas:

    A meu ver caro amigo Bibi Netanyahu tem errado bastante tanto no plano interno como no plano externo. No plano interno ele tem governado tão somente para promover os interesses de sua base de apoio que em sua maioria é formada por ortodoxos, ultraortodoxos e imigrantes, que são os maiores interessados na manutenção indefinida de uma ocupação inviável. Da mesma forma, em que pese a economia local estar crescendo e a taxa de desemprego estar na casa dos 5%, o aumento no custo de vida e a crescente concentração de renda tem provocado insatisfação popular. No plano externo, A intransigência em negociar com seriedade um Estado Palestino viável nas fronteiras de 67 igualmente provoca a fúria dos árabes.Não creio que uma nova ofensiva militar em Gaza vá resolver problema. Pelo contrário, só tende a agravá-lo

  4. PAZ NA TERRA AOS HOMENS DE BOA VONTADE!
    .
    .
    Fica difícil para o Egito manter esse acordo de paz,feito em uma época onde havia lucidez em ambos os lados.
    .
    hoje lá, não existe pessoas comprometida com a paz,o povo egipano,israelenses,pasletinos,…etc;como massa de manobra,está ouvindo conselhos diabólicos; que ultimamente infestaram aquela região e chegando mais demônios vindo do norte.
    .
    *******
    Os dois Acordos de Paz de Camp David, negociados na casa de campo do presidente dos EUA(Jimmy Carter) em Maryland (chamada Camp David) e assinados na Casa Branca pelo Presidente Anwar Sadat, do Egito, e pelo Primeiro-Ministro Menachem Begin, de Israel, em 17 de Setembro de 1978, formam um “pactum de contrahendo” pelo qual,o Egito e Israel se comprometiam a negociar em boa fé e a assinar um tratado de paz, conforme os princípios delineados nos Acordos de Paz.
    .
    .
    Foram homens sábios e valentes que queriam o que é de melhor para o seu povo,PAZ E PROSPERIDADE.
    .
    Triste é que hoje não se faz mais estadistas como antigamente,aliás o mundo padece por não existir tal homens e mulheres com esse perfil(Exemplo-Jime Carte,O guerreiro sábio do bem).

  5. Meu caro lucena, discordo de ti,pois o acordo feito foi logo após a guerra dos seis dias e so ratificado anos depois, como expressaste acima.Porem este acordo financiado pelo tio San, onde foi despejado muitos dólares nas mãos dos egipicios para que o mesmo fosse assinado por eles.então meu caro não houve nada de lucides e sim muita grana no jogo.

  6. lucena disse:
    11/09/2011 às 09:29
    PAZ NA TERRA AOS HOMENS DE BOA VONTADE!
    .
    Os dois Acordos de Paz de Camp David, negociados na casa de campo do presidente dos EUA(Jimmy Carter) em Maryland (chamada Camp David) e assinados na Casa Branca pelo Presidente Anwar Sadat, do Egito, e pelo Primeiro-Ministro Menachem Begin, de Israel, em 17 de Setembro de 1978, formam um “pactum de contrahendo” pelo qual,o Egito e Israel se comprometiam a negociar em boa fé e a assinar um tratado de paz, conforme os princípios delineados nos Acordos de Paz.
    .
    .
    Foram homens sábios e valentes que queriam o que é de melhor para o seu povo,PAZ E PROSPERIDADE.
    .
    Triste é que hoje não se faz mais estadistas como antigamente,aliás o mundo padece por não existir tal homens e mulheres com esse perfil(Exemplo-Jime Carte,O guerreiro sábio do bem).
    .
    Assino embaixo

  7. O “acordo” entre Egito e Israel foi nada mais que uma troca de interesses, os EUA mantinham Israel lá para ter o olho da águia sobre seu petróleo e se Mubarak concordasse seria para sempre o ditador do Egito, sem interferência nenhuma, fazendo o que quisesse, ganhando para isso inclusive, homens desonestos e corruptos, os que elaboraram e os que assinaram esse “acordo”, mas o povo de bem disse CHEGA e agora quer sua dignidade de volta, não quer ser capacho dos EUA e muito menos cão de guarda de Israel, que só prejudica os árabes. Não é política, hoje é o POVO quem pede o fim da submissão aos EUA/Israel.

  8. Bom ver que o tireless não concorda com os ultradireitistas ortodoxos que estão no poder a alguns bons anos em israel…
    eu gostaria de saber se lá tem políticos serios preocupados com a segurança do seu povo e com os que ali dividem o espaço com eles, os palestinos.
    concerteza no dia que hover, a vida em israel vai ser muito melhor e muito mais calma.

  9. Gustavo G:
    .
    Eu não sou esse radical de extrema direita conforme alguns aqui tentam fazer acreditar que sou. Detesto extremismos de qualquer matiz! Mas já que você perguntou se existem políticos em Israel que não concordam com o estado de coisas, digo que existem sim. A maioria deles encontra-se no Partido Kadima, hoje chefiado pela ex-chanceler Tzipi Livni. Mesmo o atual ministro da defesa Ehud Barak já afirmou em diversas oportunidades que a ocupação é inviável. Recentemente Netanyahu foi recebido por um protesto de jovens cujo slogan era “A ocupação deslegitima Israel”. Por fim creio que as pessoas que estão protestando nas ruas das cidades israelenses também são contra a ocupação.

  10. Sêo Madruga:
    .
    A ordem de detenção partiu de um juiz singular e já foi suspensa. Certamente foi mais um factóide criado por mais um grupelho que explora politicamente o sofrimento do povo palestino. E se o ilustre forista se recorda o único responsável pelos infelizes eventos foi o Hamas com sua espúria política de submeter os cidadãos de Gaza ao perigo quando lança foguetes contra Israel e posteriormente utilizar civis como escudos humanos conforme foi exaustivamente provado. Por fim e já que falamos do Hamas,que é armado e financiado pelo Irão, o que achas de recordar que o ministro da defesa da teocracia fascista e medieval, Ahmad Vahidi, possuir contra si uma ordem de prisão emitida pela INTERPOL por sua comprovada participação em um atentado terrorista em Buenos Aires?
    .
    http://www.washingtontimes.com/news/2009/aug/21/iranian-defense-minister-terrorist/print/

  11. Os israelense estão pedindo a deus para que o Egito não rompa o acordo.
    Que vergonha deste pais facista se sua embaixada acatada em outro pais sem interesse eles tinham feito um ataque em represalha, como e o Egipo que os israelense compravam e uma potencia, agora ficam com o rabo entre as pernas.
    Povo nazista estes israelense

  12. Israel não é uma democracia, uma falsidade Israel é um estado racista e pratica contra os palestinos uma política do Apartheid; somente os que professam o judaísmo tem algum direito nesse país; chega a ser um estado fascistaAgora alguém aqui é hipócrita o suficiente para afirmar que o perigo são os iranianos Ou idiota o bastante para dizer que eles estão errados, caso realmente desejem eles mesmos ter a bomba Desde quando o Estado de Israel quis mesmo a paz, Nasce mais um Ira o Egito

  13. Israel é um estado racista e pratica contra os palestinos uma política do Apartheid; somente os que professam o judaísmo tem algum direito nesse país; chega a ser um estado fascista, o mundo arabe acordou pouco a pouco seus ditadores corruptos cairam e pouco a pouco muitos Iras estaram no quintal dos terroristas israelense.

    Porque israel com sua arrogancia trata o mundo arabe como lixo.

    que agora surge o verdadeiro lixo que e israel.

  14. Para os israelense no mundo não existe ONU nem leis internacionais, o pais faz o que quer com ajuda da mão americana junto,agora vem falar em acordo 1970 este ja era.
    Nasce o novo Ira no quintal dos israelense.
    Estes nazistas judeus tem que ser parados tem que ter um fim isso.

  15. Vocêis são fanaticos e doidos estes israelense.
    O pessoal tem lavagem celebral eles não pensam não consegui ver o certo ou errado.
    Só vem o que os poderosos e fanticos de israel querem que seja visto.
    Lavagem celebral.

  16. Terrorismo vocêis israel e os americanos criaram, terrorismo so depende de qual lado voce esta qual seu poder militar e quem apadrinha voce, no caso de israel o maior terrorista do mundo os americanos apoia então terrorista são os palestinos.

    Terrorismo e uma definição besta do pobre e do rico, quem usa tecnologia não e terrorismo principalmente se esta tecnologia e americana, certo ou errado quem esta do lado americano nunca sera terrorista, que esta de acordo com os interesses americanos.
    Esta materia ver o todo arrogante e sanguinario de cabeça baixa e ate engraçado NetanHITLER.
    Este e nazista desde que nasce.

Comentários não permitidos.