Ensaio funcional de separação do VLS

http://1.bp.blogspot.com/-Y4GAp-wgwNQ/TWftMh_aD1I/AAAAAAAAC40/a5mhWYK_ExI/s1600/VLS-1+V01+Fonte+AEB.jpg

Com objetivo de testar o sistema de separação entre o primeiro e segundo estágios do VLS, está sendo preparado o Ensaio Funcional de Separação de Estágios, na Torre de Integração do Laboratório de Integração de Lançadores da Divisão de Integração e Ensaios (AIE).
Os módulos, que estão sendo equipados em bancadas, começaram a ser integrados na Torre de Ensaio com previsão de estarem, os quatro motores do 1º Estágio, integrados até segunda-feira 05/09/2011.
Equipes de várias divisões do Instituto (Divisões de Química, Eletrônica, Propulsão Espacial, Sistemas Espaciais, Gerência de Projetos , Qualidade, entre outras) estão envolvidas nesta Operação sob coordenação da Divisão de Integração e Ensaios.
O Ensaio está previsto para ocorrer neste mês de setembro de 2011.

26 Comentários

  1. O atrito com o ar faz o bicho aquecer para (?). Temos também a influência da força G e da vibração. Essa separação deve ser por explosão, para que os engates se rompam sem problema. Deve ter um duplo sistema: dispositivo de tempo e por radio-controle.
    Eu tinha que estar nesse projeto.

  2. Dá pra ver que estamos avançando, agora o ITA está até oferecendo o curso de engenharia espacial no vestibular 2012.

  3. A história dessa merréca de VLS sub-orbital, mas que mal consegue atravessar as nuvens, já adentrou o terceiro milênio. Vexame para um país gigante como o Brasil.
    Enquanto esse capítulo vergonhoso de nosso pífio programa espacial não for ultrapassado, não terei motivo nenhum para me alegrar com ele.
    Espero, para ontem, nossas sondas interplanetárias e exploratórias de ricos asteróides próximos.
    Eu, você e todo brasileiro não podemos bater palmas para essa enrolação e morosidade permanente no nosso estratégico programa espacial.
    A próxima grande notícia vinda da Base de Alcântara será sobre a instalação de um novo cabo coaxial na repimboca da parafuseta do VLS. Afff!!!

  4. ITA, IME e Universidade Naval vão ter que ser reformulados.Motivo: Não sabem selecionar jovens criativos e intuitivos.

  5. Eu acho que não vai dar certo, pois os nossos engenheiros não são selecionados e formados para criar e intuir. Eles só copiam … Absurdo! Quantos prêmios Nobel o Brasil ganhou até hoje ? Zero.
    E qual a razão disto ? O sistema de ensino do país está totalmente obsoleto, pois castra e engessa a capacidade criativa e intuitiva dos nossos jovens. Os que poderiam ser aproveitados para a área de pesquisa, estão jogados na lata do lixo.Eu, por exemplo. Quem não estuda no Brasil, são mais criativo dos que estudam, pois o estudo piora mal feito piora demais a liberação da criatividade, principalmente nas Forças Armadas. Tem sido um fator inibidor, da iniciativa, intuição e criatividade. A nossa física está toda errada,e ninguém nesse planeta toma a iniciativa de mudá-la. A matemática está incompleta.A Química está boa, embora ainda dê para melhorar bastante.

  6. Eu acho que não vai dar certo, pois os nossos engenheiros não são selecionados e formados para criar e intuir. Eles só copiam … Absurdo! Quantos prêmios Nobel o Brasil ganhou até hoje ? Zero.
    E qual a razão disto ? O sistema de ensino do país está totalmente obsoleto, pois castra e engessa a capacidade criativa e intuitiva dos nossos jovens. Os que poderiam ser aproveitados para a área de pesquisa, estão jogados na lata do lixo.Eu, por exemplo. Quem não estuda no Brasil,são mais criativo dos que estudam, pois o estudo mal feito piora a liberação da criatividade, principalmente nas Forças Armadas. Tem sido um fator inibidor, da iniciativa, intuição e criatividade. A nossa física está toda errada,e ninguém nesse planeta toma a iniciativa de mudá-la. A matemática está incompleta.A Química está boa, embora ainda possa melhorar bastante. Eu estava precisando de ir para um Centro de Pesquisas de bom nível, a fim de ganharmos alguns Prêmios Nobel. Não falo isso de brincadeira ou da boca pra fora, pois conheço a mim mesmo.

  7. Vamos lá…estou botando fé que o VLS mesmo que devagar principalmente por causa dos recursos diminuidos vai ser bem sucedido,tomara que sim…estamos precisando dessa tecnologia no funcionando no estado da arte.Ainda mais agora com outras empresas como Mectron entrando no projeto.

  8. Já to cheio do complexo de vira-latas,e dessa estória de não ganharmos Oscar,Prêmios Nobels esse prêmios fajutos em nada nos ajudarão ! vamos ser mais competentes ,sérios e profissionais!
    Tomara que de tudo certo com esse teste,embora obsoleto precisamos que o VLS voe para darmos passos com mais confiança !

    HOJE O VLS AMANHÃ A NAVE 3/4 !

  9. Vamos com o que temos e como podemos, nossos profissionais merecem, como brasileiro acho que estes caras tiram leite de pedra com o orçamento do projeto. sucesso ao nosso foguete.

  10. Com certeza augusto. Uma ponte! Estrutura de uma das mais antigas feita pelo homem, de uns 100 metros de comprimento sai por volta da metade destes 300 milhões anuais da AEB. AEB que desenvolve tecnologia espacial!..

  11. O Brasil, ta fazendo algum tá, mais a passos de tartaruga, isso erá pra ontem, desde da década de 70 estamos engatinhando, muitos paises em menos de 10 anos já lançaram satélites, é estamos até hoje brincando de lançamento de foguetes quando vamos fazer algum de concreto essa é minha pergunta porque os chineses disseram que não vão mais espera pelo Brasil, desde 2007 era pra lançarmos os satélites chineses daqui de alcantaram tanto é verdade que a poha do corte do orçamentos de 30 milhões já compromenteu o programa todo, é o cara ja pediu as contas, agora ja entrou outro mais aldaz, é ele que 1 bilhõa para levantar o programa ou essa merd### sai agora ou fecha de vez…

  12. acho q esse pessoal ai em cima c esqueçe q tudo esta sendo feito com um orçamento bem abaixo do que precisava!! e mesmo com essa vergonha de orçamento todo o programa espacial brasileiro esta andando…imaginem se a porcaria do nosso governo liberar 1 bilhão anual!!! sem querer ser muito otimista acho q ja estariamos quase c igualando aos americanos,chineses,indianos……

  13. Ja era p ter dado certo ha muito tempo, temos que andar a passos largos com isso ai e impedir novamente a interfencia dos sabotadores, nao interessa se e obsoleto para conseguirmos construir equipamentos modernos temos que passar por essa fase vls que tbm tem outros propositos,como o de misseis de longa distancia por ex.

  14. O motivo de o Brasil ainda não ter lançado e não ter verba para isso é o comentário acima.
    Os militares tem que sair fora do projeto.
    Sai fora que a coisa anda!

  15. No projeto VLS, a equipe tem que ser composta por pessoas que trabalhem por amor ao desenvolvimento tecnológico não importa que seja civil ou militar mas sim com o mesmo objetivo, o sucesso do VLS.

Comentários não permitidos.