Argentina e Brasil ratificam Atlântico Sul 'sem armas nucleares'

Os ministros da Defesa do Brasil, Celso Amorim, e da Argentina, Arturo Puricelli, ratificaram o compromisso de manter o Atlântico Sul como zona de paz e livre de armas nucleares, entre outros pontos de uma declaração conjunta assinada nesta segunda-feira em Buenos Aires.

Durante a reunião, os dois ministros revisaram a agenda de cooperação bilateral em matéria de defesa, indicou uma nota de imprensa do ministério argentino.

“Para o Brasil, nada foi mais importante que a aproximação com a Argentina, superando rivalidades históricas”, disse Amorim à imprensa, em sua primeira visita oficial à Argentina como ministro da Defesa, cargo que assumiu há um mês, depois de atuar como chanceler durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em linha com o acordado entre as presidentes Cristina Kirchner e Dilma Rousseff em julho passado, os ministros resolveram “aprofundar ações destinadas a desenvolver uma agenda de cooperação bilateral em matéria de defesa no contexto da aliança estratégica entre ambos os países”.

Nesse cenário, identificaram áreas de interesse comum, como “a manutenção do Atlântico Sul como zona de paz e cooperação e livre de armas nucleares”, segundo o comunicado à imprensa.

Os dois ministros analisaram também a possibilidade de realizar treinamentos conjuntos, com a eventual participação de outros países.

Resolveram coordenar posições sobre a Missão das Nações Unidas no Haiti (Minustah) assim como de ações e posturas no Conselho de Defesa Sul-Americano da Unasul (União das Nações Sul-Americanas) e outros fóruns.

Também defendem aprofundar a troca de formação e capacitação especialmente em engenharia de defesa e aumentar a cooperação em matéria de treinamento e apoio logístico.

Os governos resolveram também avançar no desenvolvimento de veículos blindados e cooperar em matéria de indústria naval e aeroespacial.

Outro objetivo é o de “concluir em breve” o processo de assinatura de um acordo entre os dois governos sobre medidas de segurança para a proteção de informação confidencial em matéria de defesa, segundo o comunicado.

Ministros da Defesa destacam aliança entre Brasil e Argentina

Os ministros da Defesa de Brasil e Argentina, Celso Amorim e Arturo Puricelli, respectivamente, ressaltaram nesta segunda-feira a importância de uma aliança estratégica entre os dois países e repassaram os temas da agenda bilateral para defesa.

No encontro, realizado em Buenos Aires, Puricelli e Amorim buscaram afinidades entre os governos para aprofundar a integração entre ambos os países, enfatizando que Argentina e Brasil servem como referência para todo o continente.

Em sua primeira visita à Argentina desde que assumiu o cargo de Ministro da Defesa, em agosto, Celso Amorim afirmou que a aproximação com a Argentina foi fundamental em termos de aliança estratégica, servindo de base para uma possível integração regional.

No final, ambos os ministros repassaram os temas em comum sobre os projetos de defesa, que vão desde a cooperação político-estratégica, projetos conjuntos em ciência, tecnologia e produção, até cooperações na Antártida e no Atlântico Sul.

Argentina e Brasil ratificam Atlântico Sul ‘sem armas nucleares’  – Fonte:  UOL

Ministros da Defesa destacam aliança entre Brasil e Argentina  –   Fonte: UOL

44 Comentários

  1. .
    .
    Pra mim é um erro, os dois países poderiam colaborar neste sentido das armas nucleares, os dois fazendo tudo juntos… mas pelo que vemos querem é ficar a merce dos potentes mesmo!!
    .
    E a ingenuidade continua, quem disse que o Brasil e a Argentina tem realmente capacidade de manter o “Atlântico Sul” em paz??? Existem fatores externos que podem modificar isso tudo do dia pra noite o os “Parceiros Hermanos” deverão somente se adequar aos fatos!!
    .
    Pra mim é um erro!!

  2. Argentina e Brasil ratificam Atlântico Sul ‘sem armas nucleares’
    não vi nada escrito proibido em um pais que as leis são feitas de brachas alguem acredita nisso ?

  3. Sem armamento nuclear moderno o Brasil continuará rebolando a bunda e o único produto de tecnologia nacional exportado será o Samba pra alegrar gringo e a Argentina dançando o Tango nos Cabarés franceses e italianos e sonhando com as Malvinas !

  4. D3lta disse:
    05/09/2011 às 23:57
    “Eu vejo como acerto, já temos muitas no mundo, e não precisamos de mais.”
    ______________________________________________________
    Mas não temos nenhuma “pra explodir” a favor do Brasil. Em uma guerra mundial as “putências” perdem os escrúpulos, nessa situação atual era só uma delas chegar e falar “Me dá o pré-sal ou eu varro o teu país com armas nucleares”, o que o nosso país iria fazer? Não teríamos como lutar contra nucks.

  5. Por essas e outras, que Chineses, Russos, indianos e outros tantos devem ter orgulho de seus paises, já nós devemos ter vergonha.

  6. UMA JOGADA POLÍTICA,AS ENTRE LINHAS
    Devemos ler aquilo que eles não escreverão!
    .
    .
    O Brasil e a Argentina estão bem afinado com relação a política de armas nuclear.
    .
    Quando eles se juntam e falam isso ai,não se preocupem,achando que não haverá a possibilidade dos dois terem armas nuclear;até porque é uma questão política e não técnica.
    .
    O que eu procuro entender são as entre linhas,o caso ai é:
    “será que eles estão juntos e empenhados em ter uma arma nuclear,em uma parceria?”
    .
    Para mim isso ai é uma jogada política,uma encenação para o mundo,os deixarem quietos e a vontade.
    .
    O Brasil e a Argentina,embora existem divergência em algumas coisas más,em muitas coisa, os dois são que nem unha e carne.

  7. rsrsrs..tá bom então. Você finge que cumpre e eu fingo que acredito, ok? No atual cenário mundial só um louco desistiria das armas nucleares.

  8. Esse papo de falar que armamento nuclear é a melhor defesa esta enganado, até porque ha outras formas de defesa altamente superior e poderosa chamamos de guerra espacial

  9. Continuação….
    A guerra espacial colocará o sistema de defesa nuclear em todo mundo obsoleto, não precisa dizer o que é a nova guerra corrida espacial…

  10. Sei não..Brasil e Argentina são os dois países que mais perto estiveram de armas nucleares aqui pelos lados da AS…
    Agora estão querendo ficar mais próximos…
    Eles tinham bons avanços em mísseis, agora temos o VLS em andamento (passos lentos, é verdade)…
    Essa fala de ‘no nukes’ me parece pró forma….
    Aposto (ou gostaria que…) houvesse sim alguma conversa sobre o assunto entre nós, afinal se fizermos, teremos necessariamente que aceita-los fazer também…Então, porque não combinar tudo desde já?

  11. Argentina e Brasil ratificam Atlântico Sul sem armas Nucleares, gostei…, Será que eles combinaram com a Inglaterra e com USA, sobre essa pretensão?

  12. kkkkkkkkkkkkkkkkk o gente tem coelho neste mato ae, eu acho que o brasil ja tem, e Argentina esta fabrigando pode cre

  13. Quanto mais artefatos nucleares no mundo, menor o efeito dissuasório ds mesmas. Se todos tem espada! Quem so eu com mais uma. Se poucos tem! Já sou alguma coisa. Considero que seja por aí. Por isto também a lhenga-lhenga do gringo quanto à permitir isto em outros países.
    Brasil e Argentina fazendo jogo? AL desmembrada? Estão provando que não. Aliás, antes de assinarem alguma coisa sobre o tema.. sabemos que há uma reunião antes!.. troca de figurinhas sobre o assunto! heuehe.. será será? Brasil e Argentina preparando o terreno para uma AL mais forte?..
    Bilhões gastos em tecnologia nuclear, para depois dizerem que não podem prosseguir nisto de forma bélica em eventual conflito porque são bonzinhos com a mãezinha terra? EU ACHO QUE NÃO! ISTO É SÓ POSE!..

  14. A constituição brasileira proibe o uso de ARMAS nucleares,no entanto PERMITE o uso da energia nuclear para fins científicos.Qual é a diferença????
    Se for explodido um bomba nuclear no campo de batalha então o fim não é pacífico.
    Se for explodido um “artefato” nuclear em um laboratório especial para “estudos” cientícos,afim de observar na prática como ocorre a divisão do átomo rsrsrs,aí é científica a finalidade.
    Da mesma forma se um país evoca a resolução 1973 da onu,para um no fly zone,as intenções são pacíficas,agora se esse país se utiliza desta ferramenta para destruir a infraestrutura,forças armadas etc…aí os fins são inescrupulosos.
    Dizem que podemos fabrica a bomba em 4 anos,eu pessoalmete era contra,mas diante dos fatos mudei de idéia.
    Não podemos ficar de braços cruzados esperando que uma frota completa venha invadir nosso território e encher nossa cabeças de Tomahawks e assistirmos a RAfales destruirem nossa infraestrutura.Os chupa-cabras estão com sede e a próxima vítima pode ser o Atlântico Sul.

  15. Essa notícia da ” Argentina e Brasil ratificam Atlântico Sul sem armas nucleares ” Países de governantes FROUXOS , bando de CAGÃO!!! Me desculpe COLEGAS DO FORUM tive que desabafar !!

  16. Dizendo que terão ou não armas nucleares é uma informação velada de que os dois podem tê-la.
    Só pode fala em armas nucleares aqueles que tem capacidade para isso.
    Senão não falaria, está muito claro.
    Tudo da boca pra fora.

  17. Nós do povo nunca saberemos a verdade. Nossa tarefa é pagar impostos. Idade média ainda não terminou, só mudou o nome, chamamos de “Democracia” e o Rei é a “Globalização-EUA”. Faz de conta que o Brasil manda e tem soberania e eu faço de conta que te respeito, enquanto isso você me sustenta pagando bons juros, de um dinheiro que fiz de conta que te emprestei e antes de quererem fazer uma auditoria nisso troquem a divida externa por divida interna, então o calote fica internamente. Ta legal??? Também faz de conta que vives numa democracia, num país que investe em educação, cultura e tecnologia. Faz de conta que vocês controlam o seu futuro. Se não for assim: “BUUMMM”, te cuida malandro. Amorim…mais um que entra no palco. Que decepção.

  18. Quando um tratado como o de Não Proliferação de Armas Nucleares é elaborado, existem dois tipos de atores que os assinam, os que já possuem armas nucleares e os que ainda não possuem armas nucleares.
    Os que já as possuem, se comprometem em reduzir seu arsenal com compromisso até de acabar com os mesmos, caso dos EUA e Rússia.
    Os que não o possuem se comprometem a não desenvolver ou adquirir armas nucleares.
    Pelo visto tem dado certo, caso contrário os EUA/Rússia ainda teriam as cerca de 70.000 armas da época do alge da Guerra Fria e uns 30 países já as teriam.

  19. Não adianta ter uma defesa, por mais que ela seja moderna, sem uma capacidade de contra-ataque. Durante a guerra fria, o equilíbrio do terror é que era a defesa por muitos anos. Só quando o Ronald Reagan inventou de criar o guerra nas estrelas, o equilíbrio foi quebrado. Más os russos não ficaram parados e melhoram sua capacidade de ataque para furar o futuro guarda-chuva nuclear americano. Uma defesa, sem capacidade de ataque, é um convite para os inimigos testá-la, ser atacado. Por mais que ela seja boa, haverá sempre alguém tentando superá-la. E basta um artefato rompê-las, para que milhões pereçam.
    É como os mecanismos naturais da evolução. Quando vírus ou bactérias tentam romper as defesas do sistema imunológico que por sua vez reage destruindo e criando uma memória que o capacita de destruí-los novamente. A variedade antiga do vírus não ameaça mais, porém os mecanismos de mutação criam novas variedades para atacar novamente com mais poder.
    Essas leis naturais podem ser aplicadas em qualquer área de nossa civilização tida erroneamente como artificial. Ela nada mais é que o reflexo das leis da evolução. Vamos supor que uma espécie de pássaro que vive em um ambiente onde convive com várias espécies de predadores. Está em equilíbrio e é capaz de se defender. Este pássaro migra para um segundo ambiente, uma ilha, e se adapta para viver lá, onde não há predadores e durante milhoẽs de anos de isolamento, perde muitas de suas adaptações que usava para se defender, nidificam no chão ou deixam de voar para viver em terra e se tornam bastante passivos. Agora imagine uma segunda espécie, um predador do primeiro ambiente, que passou por diversas adaptações para conviver com outras espécies de predadores e de presas cada vez mais poderosas. Digamos que ela seja capaz de migrar para o segundo ambiente, a ilha onde vivem os pássaros passivos. Essa realidade já foi vista varias vezes quando ambientes isolados que eram invadidos por “cobras” e “ratos” de outros ambientes atacavam os ovos do pássaros que não estão preparados para conviver com estes novos vizinhos. Os ovos destes pássaros representam todo o trabalho duro que eles produziram, pois eles se dedicam quase que exclusivamente à proteção e depois de eclodidos na nutrição de seus descendentes, sua maior riqueza e seu futuro. Quando os invasores “ratos” e/ou cobras atacam e os destroem, os ovos, podemos associar ao caso do BRASIL, que vive em um mundo isolado, passivo, e que não adaptou sua defesa/ataque para conviver com outros muito mais poderosos. Caso algo atraia a a atenção destes outros a esse mundo isolado, não terá como se defender dos invasores, que estão atras de suas riquezas e por consequência destruirão seu futuro. Basicamente os mesmos padrões naturais ou leis da natureza se repetindo. Se iludem os que pensam que podem burlá-las. Podemos ser pacíficos sem ser passivos. Pra começar tem de se mudar essa constituição que beneficia o crime organizado e desorganizado, reflexo dos mecanismos criados para engessar os órgãos de segurança pública e afrouxar leis e suas penas, feitas pelos antigos perseguidos políticos contra a repressão estatal. Claro temos direito a liberdade, más liberdade tem limites, roubar, matar, traficar e corromper está fora deles. E não devemos misturar as coisas, se as forças armadas foram usadas indevidamente no passado, isso não significa que devemos atrofiá-las e engessá-las hoje com esta decisão. Ameaçando a segurança nacional…

  20. Mas na mesma velocidade que se desativa umas, não se desenvolve outras menos numerosas porém muito mais poderosas e pequenas? Pois porque então a russia desenvolveria míssil balístico que cabe 12 ogivas nucleares? Realmente a adaptação é fácil entre por explosivo convencional para depois por ogiva nuclear?
    E de quebra vo perguntar aqui outra, heheh. O VSB-30 não poderia carregar um artefato nuclear? Precisaria ser o VLS?

  21. eles fazem uma declaraçao conjunta mas hoje em dia nenhum pais que esta produzindo isso esta colocando no jornal nos temos que dançar conforme a musica se o brasil anuncia que quer fabricar isso nos viramos a bola da vez e outra com a tecnologia existente hoje eu acho que nao deve ser dificil para nenhum pais do mundo quanto mais um como o brasil que tem usinas nucleares e produz o seu proprio combustivel nuclear .um salve pros guerreiros

  22. Para que e que o Brasil que armas nucleares, é para o caso de os EUA vos ameaçarem vocês rebentam uma no território deles,e a partir dai acabava o Brasil,ou para o caso de um pais sem armas nucleares vos ameaçar também vão rebentar uma no território deles,para mostrar quem manda
    Se os Russo e os Americanos não criaram uma guerra nuclear
    e o Brasil que vai,claro que não
    Os únicos países que talvez mandem umas bombas nucleares devem ser o Irão que vocês tanto defendem ou a Coreia do Norte
    A solução esta numas forças armadas modernas, eficientes, e profissionais

  23. Quando as duas bestas proferem alguma coisa em conjunto proferem asneiras rsrs Deveriam sim expandirem o tratado de misseis e rasgarem juntas a TNP.Os insignificantes que acham que pensam como subjugados e sentenciam-se a subjugados voluntarios rsrs Acaso descobriram uma arma secreta de energia neutralizado de possiveis ataques rsrs ou confiam suas defesas no IRMÃO CAIM DO NORTE rsrs Uma coisa é certa,todo povo de merda tem politicos de merda que merecem e um simples limpador de latrinas municipal é concursado e tem mais entendimento que estes boçais filosoficos rsrs

  24. Ratifica o que quiser quando quiser. A IV Frota vem ai. Li em algum lugar que essa frota nao tem submarinos nucleares; tudo bem. e quanto tempo demoraria os EUA a incorporar meia duzia de sub nucs na frota?ou colocar 1 nuclear carrier disponivel so pra fazer uma visita, que por sinal seria um aviso aos tupiniquins pelados, que nao deveriam mexer muito no caldeirao americano.

  25. Jonas,
    O Topol e o Bulava são capazes de transportar até 6 MIRVs, os Minuteman e Trident 3 e 14 respectivamente.
    Na prática os mísseis Russos deverão ser armados com apenas 1 SRV (veículo de reentrada único), o “espaço” restante será ocupado por PENAIDs adicionais (auxiliares de penetração).
    Os mísseis americanos Minuteman são armados agora só com 1 SRV e os Trident com no máximo 6 (provavelmente apenas 4).

  26. Pessoalmente eu gosto de ver todo tipo de opinião aparecendo na área.
    Dessa forma aí está a minha…
    Brasil é o povo mais esperto e malandro do mundo… Consegue ser feliz até no meio duma favela, chega a fixar raízes no meio da pobreza mesmo ficando rico. Esse é nosso povo… vai pedir para todo mundo se juntar e ir reclamar do voto obrigatório nas avenidas – ninguém vai atrás, claro é coisa séria, e sem cerveja e batucada que graça terá?
    Não adianta vc argumentar que será em prol de uma nação mais justa e desenvolvida, que é para nossos filhos e netos herdarem uma condição melhor de vida… nosso povo sofreu uma lavagem cerebral para mediocridade permanente e deboche para com o futuro, o que deve interessar é o hoje, o futuro que se arrebente (videm zeca pagodinho – com minúscula – e seu samba “deixa a vida me levar”, esse cantor não está nem aí para influenciar negativamente seus ouvintes simples, será vendido? Ou muito bem usado por forças sorrateiras e espertas que agem a longo prazo?).
    Vocês que querem Brasil com ogivas nucleares esperem bem sentados, pois isso em nossas vidas não vai ocorrer, para começar, nossa diplomacia ainda continua com essa asneira de nosso equilíbrio com os demais países nanicos latinos. Depois, esses planos governamentais de comprar cerca de 35 caças para nosso gigante país (equilíbrio continental)é sinal forte de que continuamos sendo tutelados pelos gringos, é preciso dizer mais…
    Força atual de 5 submarinos convencionais, sendo que só um está plenamente operacionalizável, é piada de mal gosto com nossas dezenas de portos e cidades oceânicas.
    Chega, é preciso dizer mais??
    Planos de defesa para 30 anos no futuro, quando hoje estamos totalmente abertos a intervenção de um simples porta aviões americano e sua carga própria de mísseis e bombardeiros…
    Chega, chega, é preciso dizer mais???????????????????????
    Acordaaaaaaaaaaaaaa Brasillllllllllllllllllll.

  27. Armas atômicas não são para serem usadas,não gostaria de ver um cogumelo atômico nos EUA acho que eles irão perder espaço,mas servirão para equilibrar o mundo daqui pra frente.
    Como foi dito a IV Frota está aí,mas se tivermos uma bombinha farão os invasores pensarem duas vezes,e também nossos vizinhos pensarão duas vezes antes de serem cooptados e pressionados como cabeça-de-ponte.

  28. É né BOSCO e aquele que assinaram e ja possuiam e não declaram heim esses são os espertos que tem e se comprometem a reduzir ou os otarios que não tem e assinam a propria sentença rsrs Não tem né cuidado que ai bem perto de voce pode ter alguam guardada e bem enferrujada e voce nem saber.Se ela explodir daqui do RJ vou ver o clarão no ceu quando eu olhar para noroeste rsrs e se explodir a daqui voce vai ver o Cristo Redentor subindo e todo mundo vai pensar “A lá é a gloria e vem fumegante por traz das montanhas ele voltou” rsrs

  29. Mas se um pais tiver umas forças armadas moderna nenhum país se atreve a atacar ate porque ia ser um conflito demorado com muitas baixas coisa que a sociedade do pais invasão não ia aceitar e existe como por exemplo a guerra do Vietname(claro que não tinham umas forças armadas modernas para os tempo,mas tinham apoios e bastante experiência) em que os EUA sofreram bastante baixas e só se retiraram da guerra devido as pressões do povo americanos

  30. Tratado ou não, quando o Brasil for agredido não interessa, sera feito o que for necessario.
    Se for necessario termos armas nucleares faremos.
    Caso não seja, não faremos.

  31. Brigadao! maxtedy. É sempre um prazer participar destes debates. Aprendo aqui bastante! Os caras falam até de forma técnica! Este modelo de blog deveria multiplicar-se mais e mais! Aliás toda a mídia deveria ser mais ética, mais compromissada com os reais valores da sociedade. E isto não se mostra falando em pleno jornal da noite as cartilhas de regras do jornalismo, mas sim com ações! Falta isto na mídia brasileira, na minha opinião como internauta, telespectador e ouvinte.

  32. Legal,uma decisao estrategica correta,,porem nao devem abrir mao de desenvolverem os entregadores de pacotes atomicos e tambem as aemas de defesa contra ataques desta natureza.Os pacotes nao precisao estar fechados e embalados,basta saber como e ter condiçoes de faze-los em tempo habil,isto ja tira o sono de provaveis agressores.Angra 1,,,2,,,3 nao existem por mero capricho,parabens a marinha,possuem visao focadissima!

  33. Já no início da década de 1990 eu ouvia histórias de que o Brasil já estava apto a explodir artefatos nucleares mas infelizmente esse programa foi paralizado, mas não foi jogado fora e muito menos os militares esqueceram como se faz um artefato nuclear. Eu diria que nesses 20 anos seguintes esse programa pode ter sido aperfeiçoado e já até até uma idéia de um míssil balístico para lançar ogivas nucleares (pois o projeto do VLS que já existe pode ser facilmente modificado para tal fim). Agora me expliquem como um cientista brasileiro sem ter tido contato com uma ogiva nuclear norte americana W – 87 pode ter desvendado seus segredos assim numa boa a ponto de descrevê la com precisão inclusive todos os seus dispositivos ? E mais ainda porque o Brasil (no caso IME) tornou pública essa descoberta sabendo que o Brasil com certeza poderia vir a sofrer uma intervenção militar e no entanto tudo que vimos foi apenas algumas poucas reclamações e nada mais ? Acredito piamente que a intenção não foi mostrar que temos capacidade de mostrar ao mundo que temos capacidade de produzir armas nucleares como disse o na época Vice Presidente da República (me faltou o nome dele agora) mas sim uma afirmação de que nós já as possuímos pois como disse anteriormente ninguém que mostra tal conhecimento mostraria esse conhecimento sem ter como se garantir.

  34. Cara, sou novato no assunto, mais quero que pensem uma coisa, quem costroem um casa com varanda é para usa-la um dia e tenham certeza, mesmo capengando o Brasil nao esta dormingo, pois o vls(s) estao vindo nao é apenas para enviar satélites…

Comentários não permitidos.