China tentou vender armas a Kadafi, sugerem documentos

The NewYork Times

Nas últimas semanas de batalha entre Muamar Kadafi e os rebeldes da Líbia, empresas estatais chinesas se ofereceram para vender aos estoques de seu governo grandes quantidade de armas e munições em uma aparente violação das sanções da ONU, afirmaram autoridades do governo de transição do país no domingo. Eles citaram documentos do governo de Kadafi encontrados por um jornalista canadense, que disseram ser autênticos.

Os documentos, incluindo um memorando de oficiais de segurança da Líbia detalhando uma viagem de compras a Pequim em 16 de julho, parecem mostrar que empresas estatais chinesas ofereceram US$ 200 milhões em armas e munições ao governo de Kadafi. Os documentos, em árabe, foram publicados no domingo na versão online do The Globe and Mail, um jornal de Toronto.

As empresas chinesas aparentemente sugeriram que as armas fossem entregues através de países terceiros como a Argélia ou a África do Sul.

Como a China, os países se opuseram a uma autorização das Nações Unidas para a ação militar da Otan contra as forças de Kadafi na Líbia, mas disseram apoiar o embargo de armas imposto pela ONU em uma resolução anterior.

Abdulrahman Busin, porta-voz dos militares rebeldes, disse em uma entrevista no domingo que o governo de transição irá buscar responsabilizar o país através dos canais internacionais apropriados. Busin disse que qualquer país que violar as sanções terão poucas perspectivas de negócios com a nova Líbia, um país rico em petróleo.

“Temos provas concretas de negócios acontecendo entre a China e Kadafi, e temos todos os documentos para provar isso”, disse ele, acrescentando que os rebeldes têm documentos e armas encontradas no campo de batalha. Segundo ele, as armas foram fornecidas ilegalmente às forças de Kadafi por numerosos outros governos ou empresas.

Graeme Smith, repórter do The Globe and Mail, disse que os documentos publicados por seu jornal foram encontrados por ele no lixo no bairro de Bab Akkarah, onde vivem muitos oficiais do regime de Kadafi.

O Departamento de Estado, o Pentágono e oficiais da inteligência de Washington disseram no domingo que não tinham qualquer conhecimento de tais negociações e precisariam de mais tempo para analisar os documentos. Um diplomata da Otan em Bruxelas minimizou o relatório dizendo que essas negociações são altamente improváveis, mas disse não estar familiarizado com os documentos.

Membros do comitê de sanções à Líbia das Nações Unidas disseram que nada sobre negócios envolvendo a venda de armas da China foi levado à sua atenção e notaram que a França tinha sido acusada de jogar armas para algumas unidades rebeldes. Os rebeldes argumentaram que o embargo se referia especificamente a armar o governo de Kadafi, não eles.

* Por Anne Barnard

Fonte: Último Segundo

21 Comentários

  1. Se a China fez isso, vamos romper relações diplomáticas com os chineses e sair do BRICS. Não podemos aceitar países que apoiam ditadores sanguinários.

  2. PARÍS, França, 1 Set 2011 (AFP) -O representante em Paris do Conselho Nacional e Transição (CNT) negou nesta quinta-feira em uma declaração à AFP que esta instância, órgão político dos rebeldes líbios, tenha assinado com a França um acordo que promete ao país 35% do petróleo líbio.

    Horas antes da Conferência de Amigos da Líbia, que será realizada na sede da presidência francesa para abordar a reconstrução democrática da Líbia, o jornal francês Liberation (esquerda) publicou uma carta fechada no dia 3 de abril na qual o CNT disse ter assinado um “acordo que atribui 35% do petróleo aos franceses em troca de seu apoio total e permanente ao nosso Conselho”.

  3. KLM SALVE AMIGO,esse documentário é sobre o velho Fidel né ?,eu não nutro uma simpatia por ele,mas ele é 1000x melhor que o Fugencio Batista,engraçado que muitos americanos viam a Revolução Cubana como algo romântico,e outros mais radicais viam no senhor Fugencio o legitimo representante do os interesses americanos,o protegido,o engraçado é que foi os E.U.A que jogaram Cuba para os braços Sovietico,com o fim da revolução as propriedades americans na ilha e das corpoerações foram confiscadas,e pago um preço considerado injusto pelos americanos,e ouve tb um embargo ao açucar Cubano,e ai aparece a União Sovietica,que passou a comprar o açucar cubano,depois ao meu ver a crise dos míssies cubanos foi mais um jogo no qual os sovieticos queriam usar cuba para provocar os E.u.a,para retirada dos mísseis da Turquia,mas é um tema bem rico,teve tb a invasão a Baia dos Porcos.E com o final da Crise dos Mísseis os E.U.A,aceitaram retirar os mísseis de Cuba e respeitar a soberania,e os Russos retiraram os mísseis de Cuba,acho que foi mais um jogo de xadrez entre Nikita Khrushchov e Kennedy.

  4. É engraçado que nessas situações há uma hipocresia,cada um quer ser o PALADINO DA DEMOCRACIA e DA Liberdade,Agora a pergunta será que vão punir a china e a Rússia,,,,rsrrs.
    Quanto as pistolas brasileiras,elas devem ser provavelmente da Taurus e foram compradas no mercado Americano,pois a Taurus é uma marca muito requisitada nos E.U.A.

  5. Pelo que eu li aqui no PB e em outros locais, os documentos sugerem que a China TENTOU vender, a princípio, só dá para afirmar isso (e se o armamento não está lá, então só tentou. Se vendeu, foi antes ou depois das sanções do CS da ONU?). Não é o que a “nossa” mídia está noticiando (ao menos no título da notícia): “Líbios dizem que China e Europa venderam armas a Kadafi”. O Brasil também não vendeu pistolas à Líbia? Só vendemos, não nos responsabilizamos pelo mau uso do armamento.

  6. Nao sei por que o espanto. Direito deles. Afinal a Franca também desrespeitou as sanções e forneceu armas para os rebeldes e fora isso, junto com a Inglaterra, mandou militares ao território líbio o que também era proibido. Que eles continuem fornecendo armas a Kadafi para que possam derrotar esses rebeldes, meros marionetes da OTAN.

  7. Dandolo diz : “Não podemos aceitar países que apoiam ditadores sanguinários”

    E o que fez EUA e a Europa durante 40 anos com o Mubarak no EGITO e outros tantos entre eles o próprio Muamar Kadafi?

  8. Pessoal,se os chineses estão apoiando ditadores psicopatas e sanguinários, não vão servir para ser os nossos parceiros de confiança. Podemos confiar num país desses ? Pisaram na bola. Os americanos e europeus também erraram em se aliar a ditadores e reis do OM. Agora estão reparando os seus erros do passado. Eles têm que agir por conta própria, poque a ONU não funciona mais. Eu apoio as boas iniciativas e critico as más, pois procuro ser do bem. Não tenho ideologia e compromisso com ninguém. Estão deixando eu me expressar democraticamente, e acho isso excelente para o melhoramento do nosso país. Toda a opinião aqui é importante, embora diferente, mas que enriquece os nossos debates. Cada um de nós vê por um ângulo do prisma. Sem a Internet, não há democracia numa nação, e limita a evolução científica e educacional, não tenho dúvidas. Vamos democratizar a internet no Brasil (prioridade número 1).

  9. Os “ditadores sanguinários” tiveram por décadas o aval do ocidente para fazerem o que bem quisessem. Eles estão sendo depostos porque a presença deles no poder não é mais necessária. O “ocidente” não se redimiu, hipócritas nunca se redimem, no máximo sentem remorso. É tão difícil entender isso?

  10. Dandolo disse:
    06/09/2011 às 10:40

    Apoio totalmente.
    Os chineses não estão preocupados se o cara é ditador ou não, pra eles tanto faz…quem me garante que, se um dia, um ditador assumir o Brasil meu filho não vai morrer por uma arma vendida pela China ??? Não é porque os EUA e a europa apoiaram que eu vou apoiar, até porque hoje o contexto é diferente. Antigamente eles tinham apoio para a não proliferação do stalinismo, mas hoje não há mais este mal…

  11. UMA VEZ OS INIMIGOS DA NATO NO IRAQUE E NO AFEGANISTÃO, AGORA ALIADOS DA NATO EM LÍBIA – por Webster G. Tarpley – Maio 2011
    http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://mylogicoftruth.wordpress.com/2011/05/24/once-nato-enemies-in-iraq-and-afghanistan-now-nato-allies-in-libya/&ei=DLlmToWtMuPK0AG5o4y-Cw&sa=X&oi=translate&ct=result&resnum=4&ved=0CDUQ7gEwAw&prev=/search%3Fq%3Dhttp://www.voltairenet.org/Once-NATO-enemies-in-Iraq-and%26hl%3Dpt-BR%26biw%3D1280%26bih%3D630%26prmd%3Divns

Comentários não permitidos.