Amorim: Unasul deve planejar estratégia para proteger riquezas

http://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/_agenciabrasil/files/gallery_assist/3/gallery_assist638278/prev/1723fp592.jpg

O ministro da Defesa, Celso Amorim, comentou nesta segunda-feira a necessidade de a União de Nações Sul-americanas (Unasul) planejar uma estratégia de dissuasão para proteger suas riquezas de ameaças exteriores à região. Ele destacou também os passos dados pelos 12 países do bloco para promover estratégias de segurança e desenvolvimento estratégico autônomo, ao discursar em Buenos Aires sobre “a política de Defesa do Brasil e sua visão regional”.

Depois de abolir a guerra como método para resolver conflitos, os países sul-americanos devem centrar seus esforços no planejamento de uma estratégia de dissuasão frente a outras potências, segundo o ministro. “Poderíamos ser afetados inclusive por guerras entre países de fora da região em disputa por recursos naturais”, afirmou, ao destacar que Argentina e Brasil deram um exemplo ao resto da região por terem superado sua antiga rivalidade com medidas de confiança mútua que se mantêm há duas décadas.

Após enumerar as riquezas sul-americanas em biodiversidade, alimentos e água potável, no auditório da Escola Nacional de Defesa argentina, Amorim advertiu que é preciso evitar que a atitude pacífica dos países da região seja interpretada como desamparo por parte de potências estrangeiras. O ministro elogiou o papel do Conselho de Defesa e do Centro de Estudos Estratégicos da Unasul no desenvolvimento de uma estratégia “com identidade própria”, mas insistiu que não é possível nem prudente subestimar os riscos que a região enfrentará nas próximas décadas.

Amorim disse que o Brasil jamais tentaria impor uma estratégia de defesa na região e deu como exemplo a atitude “fortemente cooperativa” de seu país para a produção de equipes militares em conjunto com outros países sul-americanos. O ministro destacou os acordos vigentes com Argentina, Chile e Colômbia para que cada um produza peças para a fabricação de um avião de carga militar desenvolvido pela Embraer. “Estes acordos são exemplos da sinergia benéfica para todas as partes envolvidas”, afirmou.

Antes de seu discurso, Amorim se reuniu com o ministro da Defesa argentino, Arturo Puricelli, para analisar acordos bilaterais de cooperação na produção de equipes militares, entre outros assuntos. Na semana passada, Puricelli fez uma visita ao ministro brasileiro, na qual propôs a criação de uma agência espacial sul-americana como estratégia de desenvolvimento regional das tecnologias de satélites.

Fonte: Terra

20 Comentários

  1. O Brasil deve defender a sua soberania, independentemente do Unasul. Sem armas nucleares não vamos defender nada x nada.

  2. Eu acredito nas palavras do Amorim….
    Mesmo ele não sendo uma unanimidade ele tem personalidade e força política para conseguir o que quer.

  3. .
    .
    Sem Nukes é tudo ilusão… até de ótica dos políticos!!
    .
    —-
    “os países sul-americanos devem centrar seus esforços no planejamento de uma estratégia de dissuasão frente a outras potências”
    —-
    .
    Usou a palavra “Potencias”… porque??? Simples, pois somente elas representam ameaça, o resto não tem café no Bule pra fazer nada de mal, e está certo o governo, o único jeito é unir aqui no Sul antes que alguém venha para dividir com toda certeza!!
    .
    valeu!!!

  4. Sr.Min.Amorim, nas proximas vezes que eu ver algum post aqui relacionado a sua pessoa, espero! Que seja mostrando suas ações! E não seus discursos. Por mais que eu acredite neles. E por mais que sua escola tenha sido a viés diplomática. Estou cansado de palavras bonitas, e do nosso querido brasil
    ser pilhado e desarmado. Lembre-se do Irã! E das Malvinas. Lembre-se da Líbia! Lembre-se do soldado na floresta amazônica. Lembre-se que a cada dia são milhões de dólares tirados do país oficialmente e não-oficialmente, seja por sub-valor de produtos raríssimos, seja por contrabando.

  5. Sem bomba e mísseis intercontinentais …

    Cantemos … juntos !

    “O patrão mandou cantar com a língua enrolada.
    Everybody macacada , Everybody macacada.
    E também mandou servir uísque na feijoada.
    Do you like this , macacada?
    Do you like this, macacada?
    E ainda mandou tirar nosso samba da parada.
    Very good macacada , Very good macacada.”

  6. Sai daqui, tudo menos os Hermanos Sao traidores e nao podemos fazer isso… Devemos nos concentrar e investir e aproveitar essas guerras para poder lucrar… Venda armas para o Gaddafi com faz a China.. esta lucrando… Vamos vender uns tanques… Os deles foram bombardeados e municao.. Alem de astros que a avibras podia lucrar… Mas os politicos nao pensam… Quem disse que eels precisam saber as potencias? quem prova que as compras foran de hj? ou venderemos produtos em massa( pistolas) kkk… deve haver uma consiencia lucrativa. troque armas por petroleo


  7. “Puricelli fez uma visita ao ministro brasileiro, na qual propôs a criação de uma agência espacial sul-americana como estratégia de desenvolvimento regional das tecnologias de satélites”
    —————————————————-

    Sai pra lá chupa-cabra! Como disse um outro colega do blog, esses hermanos são chegado num 0800…

  8. Brasil tem que esquecer esta “União de faz de contas” já vivemos atolados nelas há séculos; temos que mudar a nossa estratégia, quando analisamos à nossa Defesa, somos únicos responsáveis de verdade por Ela.
    Não podemos esperar que Países vizinhos nossos ou não, venha nos ajudar em uma guerra declarada ao Brasil pelo um Terceiro. Lembre que os Outros, tem toda à Tecnologia inerente a sua sustentabilidade militar em qualquer parte do globo. Por exemplo : China, EUA, Inglaterra, França e a Rússia mandão fisicamente neste planeta. Parece ao meu ver, que toda esta História de defesa é utópica, pra Inglês ver neste país faminto de informação, gigante adormecido; desde quando Argentinos tem algum concreto para nos ajudar em um confronte direto com o Terceiro, irão ficar como o Brasil ficou, na coxia (Guerra das Malvinas). Os governantes tem que investir em Educação de qualidade; Distribuição de renda de verdade. Partindo deste princípio poderemos pensarmos em sermos uma Potência regional ou continental de priori, pensar além disto é fantasioso carnavalesco, parece à nossa cultura popular. Imensa, mas popular; o científico é de Elite até nos países supramencionados. Elite de conhecimentos, Elite de concursos, onde, todos pesquisam e convertem em tecnologia para sua nação, trazendo conforto e renda, não confundindo com consumo sem lastro, é o que está acontecendo com o nosso país agora.
    O problema do Brasil, agora é Segurança, manter o recursos minerais sobre o nosso domínio, isto aconteceu com o ferro, o açúcar, pensávamos que íamos ser uma potência e, somos, mas para poucos, que estão no Poder.
    Os Hermanos como seus cofres em baixa e, nós fantasiando as suas dificuldades. É muita maldade deste pais que consolida a cada dia à Engenharia Social, como o fator de desenvolvimento no hemisfério sul.
    Ou investimos em pesquisa, pesado, nas áreas de Defesa Militar (as 03 Forças…Equipá-las de imediato com infraestrutura*,aviões, navios,sub, satélites, helis de combate, Humanos preparados teoricamente, fisicamente e financeiramente,etc),Nanotecnologia Orgânica e Inorgânica, Aéreo Espacial, Nuclear e Tecnologia na Informação. Tudo isto em tempo hábil, mas se for pra esperar 2022, tudo não passa de uma grande comédia da vida privada. Poderá ser tarde demais, na minha opinião já estamos tardiamente Olhando à nossa Defesa. Abraço amigos!
    *Aeroportos, Bases Aéreas, Base Navais de pequeno e grande portes, Bases de lançamentos de satélites,etc…Tudo funcionando a todo vapor, ou seja, tem que gastar $$$ muito pra ser desenvolvido! Temos 135bilhões pra fazer casas e não temos Verbas pra nossa segurança, estamos configurando um garimpo!

  9. Concordo com o JONNAS,também já estou saturado de discursos e promessas, do END, do FX2, e de tantas outras promessas.
    Estou querendo ver resultados concretos,se perde muito tempo com essas ”parcerias estratégicas”que não se concretizam, com planejamentos que se tornam inúteis com o passar do tempo ! tudo por causa de inanição governamental!

  10. Exagero da parte de vocês não precisa de armamento nuclear para se defender e sim de uma força altamente moderna para se defender, hoje quem investe em armamento nucleares tem muito mais inimigos do que amigos, para o Brasil será necessario a revitalização de suas forças armadas e o desenvolvimento de tecnologia espacial, com essas dois desenvolvimentos acho impossível alguem querer bater de frente com o Brasil, ainda mais a OTAM e o E.U.A., se o Brasil seguir a ae la vira uma das maiores economias do mundo fica ninguem vai atrevir em enfrentar o Brasil.

  11. E outra, em uma guerra se um país ameaçar jogar uma bomba nuclear no outro pode ter certeza que outros países vão em cima ou vão ate retaliar ate porque que não é um que vai ser prejudicado mas todos.

  12. Tudo não passa de boas intenções,e todos conhecem bem o ditado.
    Quando o pau cantar vão todos sairem correndo cada um para seu canto e no final estaremos sozinhos.Vejam a Líbia,China e Rússia cairam fora e lavaram suas mão,só podem reclamar e nada mais.
    Qualquer compra DEVE estar condicionda a produção local do devido armamento,eu li, recentemente que a Rússia não irá produzir o sistema S-300,aí está uma boa oportunidade para as empresas brasileiras de comprarem esta tecnologia.
    Digo empresas não governo,o sistema é antigo,mas nos permitiria,em tese,criar em cima de algo já existente e não começar do zero um novo projeto(que é muito mais difícil).
    Fica aí uma idéia para quem interessar possa.

  13. Sou suspeito sobre as boas relações sulamericanas, tenho postado isso a anos.
    Converse, bota no papel, assina e ação.

  14. A estratégia do GF está corretíssima e o Ministério da Defesa está fazendo o dever de casa com mérito. O primeiro ponto que merece destaque é saber que o governo brasileiro está buscando parcerias junto aos demais países vizinhos interessados, em vez de ser arrogante, prepotente e individualista na construção dessa política de defesa das riquezas do nosso continente. Precisamos dos nossos vizinhos, tanto quanto eles precisam de nós, existe todo um mercado diversificado e muito valioso em risco potencial.
    Ao contrário de algumas atuais potências que tiraram proveito de circunstâncias e eventos para imporem a sua política de dominação, exploração e limitação de soberania o Brasil quer que todos participem contribuindo para a conscientização da importância e da necessidade de fortalecerem as suas defesas estratégicas.
    Na minha opinião é melhor ter o Chile, a Argentina, a Venezuela, o Equador, etc, do nosso lado do que vê-los cedendo o seu território para instalação de bases americanas, chinesas, russas ou seja lá o que for.
    Não existe mais tempo a perder, não há mais lugar para dúvidas ou improvisações amadorísticas, portanto é agora ou nunca.

  15. Ótima notícia! Parece que o Brasil e os “hermanos” acordaram do sonho eterno e perceberam que estão com a “bunda na janela” para quem quiser passar a mão..Antes tarde do que nunca. Ainda dá tempo de se preparar e se armar. Os nossos Nukes vem aí, não tem outra saída. BOA BRASIL!!



  16. vamos relembrar os fatos…dizem que temos <> memória curta.. .. EU NÃO TENHO !!!

    a nossa CONSTITUIÇÃO.. determina que:

    todo tratado internacional de direitos humanos assinado pelo Brasil seja considerado emenda constitucional, caso ratificado pelo Congresso (art. 5º, §3º).

    Declaração Universal dos Direitos dos Povos Indígenas sim o Congresso ratificar o tratado.

    ART. 5º, §4º da CF – o Brasil passou a se submeter aos tribunais criminais internacionais, o que permitirá que os índios recorram à OEA, à ONU e ao Tribunal de Haya, como os líderes indígenas já estão pretendendo.

    nas palavras do General-de-Exército reformado Luiz Gonzaga Schroeder Lessa: ele Celso Luiz Nunes Amorim deixou passar um ato que eu considero um crime de lesa-pátria. Ele deixou ser aprovada na ONU (Organização das Nações Unidas) a Declaração dos Direitos dos Povos Indígenas, que afronta a soberania brasileira. FONTE: http://conflitofinal.blogspot.com/2011/08/general-amorim-e-historia-negra-da.html


    que vejo – no futuro.. ONU (a gangue dos 5) podem facilmente criar uma situação com amparo jurídico e vir em socorro de alguma(S) nação(S) indigena.. com total amparo da opinião pública mundial…FATO !!!

    E tem a turma do MACUNAÍMA que chupam as bolas do Amorim…traidor e traíra

  17. tem mano que so acredita no brasil se esse tiver armas de desintegraçao tele transporte raio leiser e outras coisa de gibi acorda majoração o Brasil é nosso !Um salve pros guerreiros.

  18. Somente as Nações Ricas é poderosas, mandam no mundo é fazem o que querem quem disse que estamos protegisdos, uma vez que vivemos num mundo de descofianças é desavenças, é outra esse Start só serviu para confirmar oque já sabia, vão desarma coisa nenhuma vão é atualizar seus arsenais nucleares, já viram o Bulava é já ta vindo o sucessor dele, o Lainer ta vindo ae mais potente que o Bulava, se eles estão preocupados imaginem os tupinikis aqui ficam so olhando o poderio militar dos outros, é digo mais aquele que não tem sede de cobiça é busca pelo conhecimento tecnologico, para garantir sua sobrevivencia, estara destinado a perecer, so um fraco pensa assim, se as grandes potências estão se armando nos não deveriamos fazer o mesmo, digam isso a si mesmo quando forem asaltados, furtados, é masacrados so pelo fato de ser forte ainda perde para um pivete so porque a legislação o protege é ele ainda pode levar sua vida, ae quero ver a cara de cretinos vendo aqui no blog dizendo paz é amor, é uma ova, vamos nos armar é descer a péia nessa cambada…

  19. Xtreme, isto foi na época que degustava os vinhos de borgonha!.. ‘Liberté, Egalité, Fraternité’.. Mas agora deve ta vendo a realidade, né possível.

Comentários não permitidos.