Diferenças entre os países podem levar a conflitos internos no Bric

http://www.foreignpolicy.com/files/lead_art_0.jpg

Os países do Bric – Brasil, Rússia, Índia e China – se reuniram pela primeira vez em junho de 2009, na cidade russa de Ecaterimburgo. Desde então, os quatro emergentes vêm se encontrando regularmente, e sua marcante sigla já é vista como uma força político-econômica de peso.

Nesta quinta-feira (14/04), os chefes de Estado do Bric têm reunião marcada em Sanya, no sul da China. Pela primeira vez, o presidente da África do Sul, Jacob Zuma, também estará presente, pois seu país aspira ao ingresso no clube dos mais promissores países emergentes. E assim o Bric se transformará em “Brics”.

Diferenças maquiadas

Como em conferências anteriores, o grupo enfatizará seus pontos fortes e os aspectos em comum. Na realidade, contudo, as quatro nações são marcadas por trajetórias diversas, contrapõe Tobias Geyer, especialista em mercados emergentes do fundo de investimentos Ökoworld. O único denominador comum são as respeitáveis taxas de crescimento e o fato de serem nações relativamente grandes.

Claro que há outros emergentes com taxas de crescimento tão pronunciadas quanto as do Bric e com perfis demográficos talvez ainda mais positivos. “Mas, do ponto de vista do tamanho, os outros não são tão interessantes”, comenta Geyer, falando à Deutsche Welle.

Cerca de 40% da população do planeta vive nos países do Bric. Em conjunto, eles são responsáveis por quase um quarto do desempenho econômico mundial e cresceram, em 2010, entre 4% (Rússia) e 10% (China). Entretando, apesar desses fatores em comum, é grande o número de diferenças entre eles, levando a duvidar de uma suposta trajetória comum de sucesso.

“O Brasil e a Rússia dependem muito mais de exportações de matérias-primas do que a Índia e a China, que são até dependentes da importação de matérias-primas”, aponta Markus Jäger, analista do Deutsche Bank Research. E a China cresce, sobretudo, graças às exportações de artigos industriais, enquanto na Índia o crescimento é impulsionado em geral pelo mercado interno.

Demografia e intervenção estatal

A Rússia é a que menos se encaixa no grupo. Apesar de ostentar a maior renda per capita, muitos analistas consideram o país em ocaso, enquanto os demais Bric vão ampliando o próprio potencial de poder.

Geyer compartilha essa opinião, embora faça uma ressalva: “É preciso relativizar, diante dos atuais preços do petróleo. Entre os países do Bric, quem mais lucra com isso é a Rússia”.

Por sua vez, Jäger aponta mais uma desvantagem russa: o desenvolvimento demográfico negativo. Há um grande número de idosos dependentes do Estado, porém insuficientes jovens para gerar valor econômico. Um problema que a China também pode vir a enfrentar, devido à política que incentiva só uma criança por casal.

No Brasil e na Índia, em contrapartida, cresce uma classe média que não apenas produz, como também consome em grande escala, assegurando assim a demanda interna.

Nos quatro países a política tem por hábito interferir em questões econômicas. No entanto, Pequim e Moscou controlam bem mais do que Brasília ou Nova Delhi. Na China, os maiores bancos e indústrias pertencem ao Estado. Na Rússia, ele controla sobretudo a importante indústria petroleira, detendo mais de 70% do conglomerado Rosneft.

Conflito monetário

Todas essas diferenças não ficam sem consequências, afirma Jäger, do Deutsche Bank Research. “Os países do Bric divulgam comunicados afirmando que concordam em muitos aspectos. Mas também há uma quantidade de pontos de atrito de natureza econômica entre eles.”

Um exemplo: as exportações brasileiras se ressentem no momento do real relativamente forte, cuja cotação em relação ao dólar norte-americano duplicou nos últimos oito anos. Enquanto isso, a China mantém sua moeda em baixa por meios artificiais, acusa o Brasil.

Esse conflito monetário já levou até mesmo a Brasil a se distanciar do clube nessa questão, buscando contato com o mais importante adversário do Bric: os Estados Unidos. Assim, não é de espantar o anúncio de Pequim, antecedendo o encontro em Sanya, de que se recusaria a discutir assuntos monetários.

Presente de grego?

Tais conflitos tendem a se acirrar no futuro, quando a África do Sul pertencer oficialmente ao clube dos emergentes, pois o país difere ainda mais dos outros quatro. Seu crescimento econômico é inferior ao russo, limitando-se a 3% ao ano; com 50 milhões de habitantes, ela não passa de uma anã se comparada aos demais países.

Há indicadores de que, ao integrar a África do Sul, os membros do Bric visam menos o país em si do que o continente africano como um todo. Quer para saciar seu enorme apetite por matérias-primas – o caso da China –, quer para também lucrar com a extração desses recursos – o que se aplica ao Brasil.

E é justamente isso o que deixa tantos sul-africanos desconfiados. Até mesmo o vice-ministro de Desenvolvimento Econômico, Enoch Godongwana, mostrou-se cético: para ele, ainda não está claro se o comprometimento com o Bric “serve aos interesses da África do Sul ou os prejudica”.

Autoria: Jutta Wasserrab (av)
Revisão: Alexandre Schossler

Fonte: DW.WORLD.DE

30 Comentários

  1. O Brasil não pode assumir as irresponsabilidades da Rússia, China e Índia, militarmente falando. Cada país deve agir de maneira independente nesse aspecto.
    Economicamente é outra estória.

  2. .
    .
    Economicamente é uma boa integração, militarmente seria boa em aspectos do cooperação de pesquisas tecnológicas na área, na Produção de armas, e na Mutua defesa em caso de ataque não convencional(Nuclear, Químico, etc) feito por uma NAÇÃO reconhecida pela ONU, não por grupos terroristas… mas virar aliados em tudo e pra tudo vejo que realmente as coisas ficam difíceis!
    .
    E a guerra monetária com a China e os USA realmente está levando o Brasil a ficar “Isolado” nessa questão ai… ou muda ou vamos começar a desvalorizar o Real artificialmente também, por que não, eles fazem isso??
    .

  3. O pensamento da esquerdalha continua atrelado àquela premissa de blocos herméticos, monolíticos, que antagonizam entre si em um conflito de fortes características maniqueístas. Assim, quando lêem textos equivocados e risíveis como o de lavra de Mauro Satanaya, entram em êxtase já imaginando algo do tipo “Brics bonzinhos e virtuosos contra os Americanos maus e os Europeus decrépitos e exploradores”. Não conseguem enxergar, em sua cegueira ideológica, que o mundo hoje é muito mais fluido e repleto de zonas cinzentas. A questão da guerra monetária é um exemplo claro pois a desvalorização artificial da moeda chinesa prejudica interesses americanos e brasileiros,que cerram fileiras juntos aqui. Outro aspecto importante diz respeito à Africa, onde o expansionismo chinês à base da corrupção dos quadros políticos locais com o intuito de espoliar as riquezas naturais se contrapões de forma contundente aos interesses brasileiros. Assim, não há como vislumbrar um bloco tão ao sonho da esquerdalha. Por fim, a análise do DW WORLD.DE, precisa e desapaixonada, é infinitamente mais confiável que o texto altamente ideologizado e panfletário de Mauro Santayana

  4. Fério,
    O nosso é esse aqui ho!
    .
    .
    http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://4.bp.blogspot.com/-i1Rd5IEkJi0/TkmGtILEL8I/AAAAAAAAENA/8WC8Y9w0QYI/s1600/4EA30.jpg&imgrefurl=http://acontradicao.blogspot.com/2011/08/o-que-nunca-julguei-ver-numa-auto.html&h=475&w=372&sz=33&tbnid=NQQnw2S05_GQgM:&tbnh=105&tbnw=82&prev=/search%3Fq%3Dfoto%2Bde%2Bum%2Bfrango%26tbm%3Disch%26tbo%3Du&zoom=1&q=foto+de+um+frango&docid=x-KFp37tvkuD4M&hl=pt-BR&sa=X&ei=SAZmTsKpBYjr0gHzkam4Cg&ved=0CBwQ9QEwAA&dur=2836
    .
    .
    Hahaha…..

  5. “O Brasil e a Rússia dependem muito mais de exportações de matérias-primas…”
    EXPORTAR MATÉRIA-PRIMA ,ESSE É UM ERRO GRAVE DO BRASIL!
    ” a China cresce, sobretudo, graças às exportações de artigos industriais, enquanto na Índia o crescimento é impulsionado em geral pelo mercado interno.”
    OBSERVE A DIFERENÇA ENTRE NO JOGO ECONÔMICO DE CHINA E ÍNDIA COMPARADO AO BRASIL!
    DEVEMOS AGREGAR VALOR À NOSSA MATÉRIA-PRIMA GERANDO EMPREGOS NO BRASIL E EXPORTANDO PRODUTOS MANUFATURADOS! SÓ O GOVERNO DO BRASIL NÃO PERCEBE ISSO!

  6. O Brasil deveria ser representado pela onça da Amazônia, mais hoje está sendo visto como um gato, que gosta de roubar o alimento dos outros gatos, fruto da impunidade dos nossos políticos (gatos).
    Um dia seremos ONÇA, se Deus quiser.

  7. Francoorp

    Desvalorizar o Real ? A nossa moeda não existe no cenário internacional.

    Hoje temos 3 grandes moedas:

    Dólar, Euro e o Yuan (RMB ou Kuai)

    Essas 3 moedas estão com instabilidade, devido a crise econômica mundial.

    O FMI precisava criar a moeda mundial, mas não o faz por estar desprestigiado.

    O mundo hoje está sem moeda.

    A média entre essas 3 moedas seria o ideal, como valor de referência.

    1 Real = (média das 3 moedas).

  8. Um outro problema que a Russia enfrenta é que muitos jovens promissores, estão deixando ou pensando em deixar a Russia em busca de melhores condições de trabalho em países europeus, EUA ou América Latina.
    ———————————————————-
    Excelente negócio para os países que os receberem e como bonus, as russas são de uma maneira geral, belissimas.
    ———————————————————-
    Também as Forças Armadas estão buscando aumentar o número de estrangeiros, já que não há grande interesse dos jovens russos em voluntariar-se e quando as Forças Armadas passarem a ser uma força inteiramente profissional a necessidade de estrangeiros, imigrantes aumentará, apesar de que a Russia, vislumbra apenas vagas para soldados, cabos e sargentos; oficiais deverão continuar sendo russos.

  9. Fério disse:
    06/09/2011 às 01:50
    russia urso, china dragão, india tigre e o brasil qual animal representa ?
    RESPOSTA ((( RATOS ))

  10. eita o brasil e o mais atrasado dos bric não tem armas nucleares e nem um animal legal para fazer uma charges.

    __________________________________________________________ Dalton os russos já tão contratado estrageiros ?? não me importaria em servi no exercito vermelho de preferencia na froteiras com a china, ficar com o binóculo de olhos nas chinesinhas com aqueles uniformes sexy

  11. O “Fério” levantou uma questão interesante. Cada país, exceto o Brasil, é representado por um animal, Russia: Urso, China:Dragão e India: Tigre.
    Nós poderiamos fazer uma campanha colocando a onça como simbolo do Brasil, lembrando que a onça representa a força, a garra, e a grandeza.
    Os amigos do blog “Plano Brasil” poderiam levantar essa questão.

  12. Eu pensei que esse texto era da BBC ou Finantial Times, me enganei, não tem nada a ver . Rsrsrsrs.
    Texto ridículo, movido pela inveja, visa desagregação de um novo e poderoso bloco que já está mostrando suas garras com relação a Síria.
    Tá doendo essa?
    Nem adianta criar climinha com Brics ou Unasul, não vai funcionar.

  13. Um país onde seus cidadãos chamam a si mesmos de ratos, nunca obtera respeito.
    Devemos acabar de uma vez por todas com esse complexo de inferioridade que ainda ensiste em atingir alguns brasileiros, não somos piores que ninguem. MUITO PELO CONTRARIO.

  14. hms_tireless… esse sabe o que fala… os outros, são só os outros… é isso ai hms… agua gelada neles…rsrsrsr… quem sabe, acordam…

  15. .
    .
    HMS:

    “lêem textos equivocados e risíveis como o de lavra de Mauro Satanaya, entram em êxtase já imaginando algo do tipo “Brics bonzinhos e virtuosos contra os Americanos maus e os Europeus decrépitos e exploradores””

    .
    Sem duvida as informações afidaveis são as da PIG né, onde até o embaixador USA ficou muito contente com o trabalho de 5° Coluna que realizam aqui dentro, tudo com nomes dos jornalistas da Globo, das redes de tv, sobre as eleições 2010 que eles queriam o entreguista PSDB no poder, obvio né… tudo revelado pelo Wikileaks:
    .
    https://docs.google.com/document/d/1tnC9ojPJ57YMv22Hmth1kTJUOw8v9Ie0ScLk0Kz7gO0/edit?hl=pt_BR&pli=1
    .
    http://apublica.org/2011/07/semana-wikileaks-a-embaixada-e-a-midia-%E2%80%93-parte-ii/
    .
    Isso sim deixa em extase os entreguistas ajoelhados às posições dos USA para capachizar de vez o Brasil!!
    .
    Sempre o mesmo papo politico hein…

  16. O “Francoorp” falou tudo. Nem tudo o que a imprensa divulga é verdadeiro. E o Wikileaks esta divulgando todos os podres de certos partidos politicos brasileiros que estavam fazendo acordos com outros paises antes mesmo das eleições.
    Como um primo meu que estuda jornalismo costuma dizer, 99,5% dos setores da imprensa tentam derrubar o governo de qualquer forma, simplesmente porque querem um partido politico no poder que os de mais lucro.

  17. Acho ate graça de uns poucos nacionais,de boa parte de Americanos e com certesa da totalidade Europeia-Ocidental que sonham um dia acordarem com a noticia que os BRICS desfizeram suas alianças economicas comerciais e diplomaticas rsrs Se isso acontecer a falida Europa continuara mais falida,os EUA continuaraõ devendo aos Chineses e apenas havera o pioramento de tudo com guerra cambial e comercial de mercado rsrs Apesar dos EUA terem uma solida agropecuaria não é assim tão diversificada e seu mercado é abastecido com generos do mundo inteiro principalmente dos BRICS rsrs COMMODITIES ou seja aquilo que vivemos reclamando que deveriamos não so agregarmos serviços mas nos capacitarmos em beneficiamento são como o ouro suas cotações sempre sobem e bem mais que o ouro todos precisam comprar rsrs Os Americanos poderiam por um tempo limitarem-se com um cardapio local mas quem alimentaria a Europa endividada,falida e faminta rsrs Morram a mingua recordando dos póvos que massacraram e pilharam para hoje terem o que tem rsrs Uma guerra cambial contra paises que tem materias e generos a oferecer é abrir o proprio buraco deitar dentro e pedir me enterra e cantando TO FICANDO ATOLADINHA rsrs Se soubessem o que falam não abririam as bocas e pediriam a Deus que os BRICS não se desfizessem pois hoje o mundo falido e imundo depende deles rsrs Os tempos mudaram mas as mentalidades de muitos continuam as mesmas rsrs A gente manda a mandioca,os Indianos empurram o gingibre,os Chineses rebolam o ginseng e os Russos enterram os nabos rsrs

  18. O bom do PB é que ele é universal na publicação dos artigos e comentários, ou seja, diferentemente do PIG não é tendencioso.
    E o que isso tem de bom, e que sistemas dominadores odeiam? A mostragem nua e crua da realidade.
    Continue assim PB, muitos de nós agradecemos.
    Bem…
    Quanto ao nosso animal símbolo no BRICS, deixando as brincadeiras de lado, e que tal a Harpia?
    Dominadora dos céus, uma das maiores aves de rapina do mundo (a mais pesada) e talvez a mais poderosa (consegue erguer um carneiro do chão), caçadora de bicho “preguiça!!”.
    Além disso já há o felino indiano, colocar mais um felino, a onça que é inferior ao tigre, quando não há nenhuma ave de rapina no BRICS, acho que seria desperdício e soaria um pouco como plágio.

  19. Tanto o urso, como o dragão e o tigre são limitados em seus passos terrestres, controlam apenas um limitado terreno.
    O dragão é tão feio que precisa viver escondido em cavernas, e é totalmente antisocial com aquele seu bafo ardente (por falar nisso dizem os historiadores que o antigo líder chinês Mao Tsé-tung tinha os dentes estragados e um mal hálito de levantar defunto) – belo símbolo esse para a China que fecha seu povo para o mundo, rsrsrs.

  20. Boa Bosco… em materia de desenvolvimento intelectual o povo brasileiro é tudo pato mesmo… rsrsrsr… já já vão pipocar os coments ufanistas amadores… rsrsrrsr… já to acostumado a ranhetice dos canastrões… rsrsrsr…
    ************************

    Blue Eyes, depois reclama do patrulhamento ideológico e dos grupinhos organizados dos esquerdopatas.
    Como disse da outra vez, os primeiros a criticarem são os que mais usam do atributo.
    Sds
    E.M.Pinto

  21. Certo chefe…rrsrsrs… mas convenhamos, não me dirigi aos “esquerdopatas” de plantão… mas valeu pela admoestação… saudações…

  22. ViventBR, a China fecha o seu povo para o mundo como ? São os turistas que mais gastam, e os comerciantes chineses estão praticamente invadindo o mundo todo com as suas lojinhas de importados? Se até no meu prédio tem um chinês, de menos de 30 anos, que tem um ford fusion na garagem e mora no segundo andar? E quanto ao texto do Mauro Santayana, gostei de mais. O Brasil está precisando é de nacionalismo. E de se unir aos maiores países do mundo. Não dou três anos para os Estados Unidos baterem na porta do BRICS pedindo para entrar.

Comentários não permitidos.