Atualizado: Apresentação do Dassault Rafale no painel da Comissão de Relações Exteriores e Defesa do Senado Federal

Clique aqui para ver a apresentação completa em PDF da Dassault na Comissão de Defesa do Senado Federal: Sugestão: Justin Case

Sugestão: Fabrício Botelho Leocádio
Apresentação do consórcio Rafale no painel da Comissão de Relações Exteriores e Defesa do Senado Federal.
Nota, procurei imagens e transcrições fiéis das apresentações de todas as 3 concorrentes,se alguém as tiver e quiser colaborar, por favor, podem enviar pelo email blog.p.brasil@gmail.com.
sds
E.M.Pinto

37 Comentários

  1. Legal né mas nunca se comparam nada com um SU35BM né rsrs Eita imparcialidade rsrs mas usam ate um Mirage 200-5 para desmerecerem um Gripen né rsrs e qual Gripen usam como base heim o NG?rsrs

  2. A representante dos PIRATAS FRANCESES (DA ASSALTÔ) acha mesmo que o BraSil vai trocar um caça de 5ª Geração (Longe a OTAN) por um caça de 4ª Geração (da PIRATA OTAN)??? E sabendo que o PIRATA FRANCÊS é NOSSO vizinho na GUIANA?????

    Quando o MUNDO inteiro diz que os franceses são ARROGANTES, eles não acreditam…

  3. Se a Dessault tiver coragem de repassar tudo e logicamente devera haver um belo e vultuoso suborninho para enfrentarem ações do governo Americano ai sim o Rafale vale a pena e como não acredito que tenham essa coragem nem o governo Frances e nem a Dessault acho mais facil subornarmos a Suecia e a Saab e eles entregam ate as calcinhas das filhas rsrs ou então melhor aprender fazendo o SU35BM sob licença que ganharemos muito mais em know how e espertease que aplicaremos em nosso futuro caça.Porque comprar um 4.5 que ja esta saindo de moda se poderemos montar um 4.75 ja aprendendo para um 5.0 heim rsrs

  4. QUe eu saiba, o SU 35 não faz parte do short list, embora como todos saiam eu também prefiro ele e PAKFA. mas como esta possibilidade só existe no sonho e devaneio mesmo, ficamos fora.
    QUanto a Dassault, acho correta e acertada a comparação, pois o intúito foi demonstrar as capacidades de um caça Mono motor do qual a FAB já conhece e compará-lo com o Bi motor, fazendo a comparação entre os 3 concorrentes do short list e o último o M 2000 que é mais um dos seus aviões.
    Não acho que é desmerecimento não, é comparação e é sujeita a críticas de ordens técnicas. Por exemplo,o que não está certo ai é o comparativo com o F 15 cuja real comparação com o SU 35 seria igualmente inevitável, e óbvia.
    A Dessault como você diz, quer demonstrar ai que seu caça se posiciona entre ambos os outros dois concorrentes, apenas isto. No meu entender não tem nada de conspirações ou desmerecimetos, de outra forma, o que não se compara é EF 2000, Rafale, Gripen e F 15 PAk FA F 35, todos no meio balaio de gato como fazem por ai.
    Sds
    E.M.Pinto

  5. O Brasil não pode ir atrás somente de meios convencionais de guerra já existentes senão sempre ficará pra trás. Tem que focar também inusitadas possíveis armas, como a propulsão a laser do dcta por exemplo. Acho que é ideal 50% para inovação e 50% para os meios convencionais.

  6. Assisti a apresentação completa do Rafale, e eles não deixaram por menos, colocaram todos os pontos. O F-18E é uma aeronave obsoleta, antiguada derivada de uma já existente, não tem solução, o Gripen NG é pequeno e arriscado. Quando alguém falou no boato sobre a preferência pelo F-18, falaram na concorrência indiana, os dois melhores caças ocidentais disponíveis são Rafale e Typhoon. O resto não voa ou ainda está em desenvolvimento.

  7. Para acabar com essa novela mexicana!!!
    Rafale-3 no lugar Mirage 2000 e o A-4 da marinha
    Gripen NG no lugar f-5 BR
    F-18/E esse ficava com apoio geral!!!
    valeuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

  8. Waner

    Deus te ouça!!!

    Niguém merece aqueles A-4 “corcundas” da marinha… Ainda que modernizados sivam sim, mas não têm como proteger o próprio NA A-12… Serviriam só pra ataque após uma varredura com os Rafales (ou Hornets).

  9. Não vi nada de novo na apresentação francesa. E como sempre enfatizando a pseudo-ToT irrestrita e incomparável. Claro que falar de preço, custos, ou algo relacionado, nem pensar.

    No mais quem quiser acreditar em ToT com um caça pronto, que acredite.

    []’s

  10. Eu destaco na proposta a transfência do Sistema Digital de Controle de Vôo,nem a suécia foi tão direta nisso,ou seja os software que fazem o caça ter a manobrabilidade,isso é algo tão complexo e caro,que não vi nenhum dos concorrentes colocarem isso de forma direta,depois vem a usinagem,soldagem etc,mas a menina dos olhos são os sitemas digitais de controle de vôo,esses sistemas devem ter milhoes de linhas de código,fora a experiencia de uma empresa que já fábricou grandes caças.
    Quanto ao Su-35 e aquela lenda que os E.U.A VETARAM o caça russo,é lenda,os russos apresentaram a proposta de venda dos caças e a transferencia de TOT para ser discutida posteriormente,foi o mesmo caso do fabricante do F-16,TYPHHON e do Sukkoi.

  11. Engraçado, na imagem o Rafale esta com 3 tanques pra ficar 3h15, mas o Gripen só tem 2 tanques… Que tipo de comparação é esta ?? Qual a capacidade dos tanques usados nas comparações, referente a cada modelo ??

  12. O Gripen NG só pode usar dois tanques por conta da carga de armas e ter menos pontos duros. Hehehe

    Não só TOT irrestrito, o Merialdo deixou bem claro, todas as asas dos Rafales passarão a ser fabricadas na Embraer, não somente para os nossos, como para os outros também.

    []´s

  13. Pessoal, realmente não tem nada de novo.
    Vocês, nós, acompanhamos toda a novela. Os políticos só estão vendo agora. É só isso.
    O Rafale, quer queiram ou não, é o melhor deles. Os custos, isto sim, é uma outra história. Mas vocês querem andar de ferrari e pagar por um fusca???
    Abraços.

  14. EDILSON nem o Mirage 2000-5 faz parte do short list né meu caro rsrs mas voce o usou para compara-lo superior ao Gripen NG.Sabe meu amigo embora ainda saudosos do FX2 o SU35BM nunca esteve tão longe do Brasil e muito pelo contrario cada vez mais perto.Gostariamos de comparações dele com os 3 do falecido FX2 se é que podemos compara-lo a um dos 3 rsrs E não esqueça que o SU35BM que o Brasil podera ter nem mais 4.5 é e sim 4.75.Não vejo em nenhum blog do genero nada que faça alusão ao interesse Russo de vendernos o SU35BM,de ter-nos ainda no T-50 ou mesmo sobre o segredinho 5.0 MIG oferecido exclusivamente ao Brasil e depois a India.Sabe amigo isso chegou a ser citado no The New York Time mas logo sobreveio o silencio GDA.Por mais que gringos queiram e que elites aristocratas civis e militares desejem F18 careca e banguela e Rafale que apesar de bom nunca vira na integra sem falarmos da traira França que é uma furada se ainda existe alguma esperança nessa short list ela é do NG que a teria vencido se fosse uma concorrencia seria e idonea rsrs

  15. Calma turma, temos os tucanos…
    ah é, a 2 GG já acabou…
    puxa,
    senhores pilotos, muita atenção para a manutenção de seus assentos ejetáveis, pois parece que ficarão mais algumas décadas de f 5, A 4 , mirage …
    Agora sério,
    ao pessoal daqui que é do ramo, uma pergunta (é pergunta mesmo, desconheço o assunto)
    No Brasil existe gente em número suficiente para assimilar essa tecnologia, desenvolver e cuidar do repasse para mais gente nova a vir pela frente? Enfim, temos ‘bruxos’ de porte , em número suficiente, para aprender novas mágicas e formar novos feiticeiros?
    Vejam, eu perguntei ‘em número suficiente’, ou seja, a massa crítica para iniciar o processo, meia dúzia não serve.
    Se não tivermos, não seria melhor um bom ‘tampão’ enquanto preparamos material humano para embarcar em um projeto mais ousado, mesmo em parceria?
    A pergunta é porque em matéria de transferência de tecnologia, quem recebe precisa ter um nível altíssimo, quase igual ao de quem transfere, estou errado?
    E mais: quem vai fazer tais ‘brinquedinhos’, supondo que realmente consigamos em alguns anos fazê-los? Só temos uma empresa de aviação, não seria arriscado entregar tudo a um só grupo?
    Para mim, como leigo, parece que o problema é bem mais complexo que simplesmente decidir quem vai nos arrochar, quer dizer, ser nosso parceiro no futuro, ou mesmo qual dos três finalista é melhor…

  16. O Sukhoi que estava na short list do FX1 era o Su30MKV que ja estava cotado para vencer…”O episódio causou polêmica pois muitos analistas afirmavam que o acordo para a venda do avião russo era melhor por incluir transferência total de tecnologia do avião, menor preço, completa assistência técnica, além de diversos acordos ecônomicos e ciêntificos que seriam assinados entre os dois paises”…Obrigaram a FAB a desclassifica-lo e ainda disseram que os Russos não transfeririam nada quando na verdade eram os unicos que garantiam total transferencia de tecnologia.O avião russo foi excluído da etapa final, em detrimento do F/A-18E/F americano, que até então não era considerado um candidato sério devido às restrições de transferência tecnológica que os EUA sempre impõem, mesmo aos seus aliados.

    A exclusão do Sukhoi da concorrência chegou a ser rediscutida com a inclusão do SU35BM, mas não foi reconsiderada, mesmo diante da oferta russa de desenvolver um novo caça de 5a geração em conjunto com a Embraer.
    FONTE:WIKIPEDIA…As cinco áreas prioritárias de avaliação são:
    1.Transferência de tecnologia;
    2.Domínio do sistema de armas pelo Brasil;
    3.Acordos de compensação e participação da indústria nacional (offset);
    4.Técnico-operacional; e
    5.Comercial.

    Segundo artigo publicado na Folha de São Paulo, em 15 de Outubro de 2009, em uma audiência pública na Câmara, representantes da Dassault, Boieng e Saab reconheceram que a transferência de tecnologia não seria irrestrita….Então onde esta a prioridade do FX em transferencia irrestrita para termos autosuficiencia e independencia tecnologica?…O FX com os contigenciamentos de licitações mundo afora por contenções economicas transformou-se devido à repercussão desta licitação que pode incluir a aquisição posterior de mais aeronaves do mesmo modelo que vencer a concorrência, esta tem sido considerada a mais importante aquisição de aeronaves militares da década. A “compra da década” teria este peso pois muitos países que estavam para definir suas compras e que adiaram suas decisões finais para esperar o anúncio do resultado final da decisão brasileira. Isto porque a aeronave que o Brasil comprasse,ficará mais atraente em termos de preço, dada a economia em escala da produção de um número maior de unidades…Uma semana antes do anúncio do resultado final da concorrência que vinha sendo considerada a mais importante da década, dois aviões franceses do tipo Rafale caem misteriosamente no Mar Mediterrâneo, levantando suspeitas de sabotagem industrial. A hipótese de sabotagem vem sendo considerada pela França, após uma série de acidentes aéreos com aeronaves da Airbus nos últimos três anos, que incluiu a descoberta de um caso de dano intencional (sabotagem) ao detector de fumaça de um avião da Air France que estava em Dusseldorf, na Alemanha, em 09/06/2009 FONTE:WIKIPEDIA…..Temos mais ou menos uma ideia do jogo sujo e corrompido que esta licitação se transformou sem falarmos do ex-MD X9 que trabalhava abertamente para a Dessault e que depois ele e o Comandante da Aeronautica ja apareciam sorrindo para a Boeing.O que vemos é que as pessoas envolvidadas na escolha do vetor e da tecnologia que dara alem de superioridade aerea e autosuficiencia tecnocientifica ao Brasil estão mais preocupadas com outras coisas né do que com nossa autosuficiencia e o dinheiro do contribuinte.Ainda se tem moral para se falar ou dar continuidade a essa vergonha que se transformou o FX?Realmente querem a autosuficiencia Brasileira ou fatores pessoais são mais rentaveis?Ver os Russos nos implorando para comprarmos sua tecnologia com repasse total da mesma e quando olhamos para a India e para a China e vemos tudo o que eles alcançaram e tudo o que eles hoje tem que so lhes foi possivel ter com a tecnologia Russa é achar que o contribuinte Brasileiro é um babaca e que vai engolir tudo o que nos empurrarem goela abaixo.Chega de traições,ladroagens e pouca vergonha bando de traidores do Brasil.Tomem vergonha na cara e honrem uniformes e seus cargos obitidos com o voto do povo seus FDP.Quem banca e paga tudo isso somos nós o povo Brasileiro e nosso dinheiro não é capim e muito menos esterco para voces adubarem suas hortas cambada de safados.

  17. O F15 e o EF 2000 também não estão e ainda sim foram citados.
    Quanto a Sukhoi,como já disse a todos e não escondo de ninguém, foi uma pena ter sido cortado do FX2.
    Porém, não há mais o que pensar sobre isso, façamos assim, continue achando que ele está e eu continuo achando que não está.
    Quanto a fonte, meu caro maluquinho, nada contra, mas as que disponho são entre outras do MD e todas são unanimes em afirmar que o SU 35 não está no FX.
    Crença é pessoal, eu me baseio nos fatos e informações de quem lá está.
    Sds
    E.M.Pinto

  18. A Boeing foi preferida pela Pres.Dilma para favorecer o Super Tucano na USAF,mas parece que ele não vai levar essa com isso as chances do FA-18 SH caem e aumenta as do NG, mas ai levara a necessidade de um “tampax” na FAB então veremos o SU-35 e o Eurofighter serem ressuscitados no FX-2.
    O ministro das relações exteriores esteve na Russia ou melhor ,que recado ele foi levar.

  19. EDILSON quero ver então o que dirão se o Gripen NG ganhar pois a choadeira de aficcionados sera grande e a comemoração da industria tambem.Essas suas fontes conhecem o conteudo da carta secreta de Medvedev a Dilma?Conhecem tambem o teor da conversa dela com ele em Pequim que o deixaram euforico comemorando?Se elas conhecem nos conte pois a maioria de nós esta curiosa em sabermos.De uma coisa tenho certesa,com a despesa belica da França na Libia que a meu ver foi marketing e as vacas cada vez mais magras se a Dessault não fechat aqui ou na India ela fecha é as portas e Sarkosy comete o Harakiri Baiano e tenho quase certesa que não ganha aqui e nem la e que teremos uma mesma surpresa tanto na India como o Brasil.Quem viver vera.

  20. Se der Gripen NG, estarei feliz, se der F 18 estarei feliz, se der Rafale estarei feliz, embora não escondo a minha preferência por dois destes vetores. é minha é pessoal.
    Mas não sou eu quem decido, e quem decide optou por um dos 3 ai, e sim as pessoas de quem falo sabem ao menos do que se trata embora não saibam o que é exatamente.
    Responda-me, porque a sukhoi não foi convidada para a comissão de defesa do senado? você tem o conteúdo das cartas? se tem,adorarei publicá-los em 1ª mão.
    Se você ainda não deu conta, acho que muitos aqui também não, um dos parceiros editoriais do Plano Brasil é o Diário da Rússia, que nos fornece o direito de replicar as suas matérias e retransmilti-las aos nossos leitores, tal como fazem outras 17 agências das quais basta ler as fontes.
    Pois bem, lá no DR e na RT também mantenho contato com alguns editores e autores dos respectivos sites, até mesmo na Ria NOvosti, e lhe garanto, a acertiva da Sukhoi no FX 2 só existe em duas situações.
    A sukhoi que quer de todas as maneiras fornecer o caça, e na cabeça das viúvas do FX tal como eu e você, com uma diferença.
    Eu em baseio nos fatos e não na emoção, para mim, o SU 35 e SU 34 seriam as melhores opções para o Brasil, tanto como caça de superioridade aérea como aeronave de ataque naval para o mardito pré-sal.
    Daí qualquer outro LIFT poderia vir de baciada, mas não é isso que pensam as autoridades brasileiras, nem a FAB pensa assim.
    Oxalá o SU 35 viesse, mas isso é sonho e temos que por os pés no chão, não vem e (.).
    A comissão do senado está avaliando os 3 concorrentes, já se deu conta disso? não há outro concorrente ai?
    Quantoa Dassault, acho que o sr. Jean Merialdo teria que se defender da tal quebradeira e encerramento das portas, mas te dou uma dica, em 2010 a Dassault e seu grupo de empresas teve um Back Lock de USS$ 40 bi, se ela vai quebrar por isso, então fecha a embraer cuja a carteira não chega nem perto deste valor, o que dizer de muitas outras empresas menores.
    Portanto, seja como quiser, continue acreditando na panfletagem, ela até agora errou em tudo, só acertou no tampão e na indecisão no mais não acertou nenhuma sequer… Você tem as suas fontes eu tenho as minhas.
    grande abraço
    E.M.Pinto

  21. Esses caças estão todos obsoletos, inclusive o russo. Realmente a escolha está muito difícil. O menos pior é o Rafale,e o bem bolado é o Gripen, que pode decolar de estradas asfaltadas.
    Eu gostaria de fabricar a Nave 1/3 C, que iria da Terra a Lua em apenas 15 minutos, e a Marte em poucas horas.
    Se o Brasil não me quiser, vou para outro país, que tiver um mínimo de capacidade tecnológica.

  22. Ao menos a Dassault não afrontou o bom senso com historinhas da carochinha do tipo “Rafale derroto o F-22” ou então que “o SPECTRA faz pipoca melhor que microondas”…

  23. Ao menos a Dassault não afrontou o bom senso com historinhas da carochinha do tipo “Rafale derroto o F-22” ou então que “o SPECTRA faz pipoca melhor que microondas”…

  24. Acho que deveriamos fechar com a SAAB para termos um caça multifunção de baixo custo de operacionalidade e fabricação.

    Como caça de superioridade aérea de 5 geração, também deveriamos fechar com a SAAB em parceria com a Coréia do Sul, Indonésia e Turquia para projetar, fabricar e comercializar o mesmo.

    Enfim.

  25. Governos são governos e podem negociar secretamente seu material bélico, veja o Irã vocês acham que ela sozinha seria capaz de fabricar artefato balísticos nucleares ? claro que não ela teve quem fornecesse a formula provavelmente de algum parceiro aliado pode ter sido a Rússia, China, ou Coreia do norte tudo deve ter sido e ainda é feito secretamente nem os EUA nem a OTAN pode intercepta-los negociando e compartilhando secretamente no caso do FX-2 para mim está mais que obvio está morto as 3 concorrentes vem aqui fazer papel de chacota ainda na esperança de tentar vender suas jacas para o Brasil nem a Dilma nem o Celso Amorim novo ministro da defesa estão dando atenção necessária ao FX-2 morto e muito bem enterrado e quem pode afirmar com total certeza que o governo não está negociando secretamente os caças ? se é secreto não pode sair da boquinha de quem faz o segredo para que alguém que faz algo em segredo vai contar a mídia ? e ao publico ? eles não precisam de saber nada não sabe o que é defesa e tão quanto sobre armas para defender uma nação então fica aqui meu ressalvo os 3 concorrentes do fx-2 morto vem aqui ao Brasil fazer papel de palhaço algo está por traz e em segredo.

  26. rsrs nobre Edilson suas fontes são do MD Brasileiro ou do MD frances rsrs Sabe meu amigo tem muita gente la dentro que pensa que sabe a receita da cocada mas ta ainda so socando amendoim pra quem sabe fazer paçoca.Não se surpreenda se der algo que se dara tambem na India e te garanto que não é Rafale.O FX morreu e não foi por covardia ou imposição e sim por estrategia.Duvido que anunciem-o ainda esse ano ou no começo de 2012 e aposto que sera mesmo abandonado ao invez de reativado mesmo com a inclusão do Sukhoi que ate poderia ser para se barganhar mais o preço mas enquanto nós ficavos aqui com nossas torcidas em segredo tudo ja esta mais do que esclarecido.Teremos o SU sob licença ou mesmo de prateleira para substituir nossos obsoletos mas vem ai algo que tanto sera vantajoso pra o Brasil quanto para a India e a minha fonte é a Cossacazinha que ninca mentiu pra mim e olha que ela tem acertado tudinho heim a começar pelo contigenciamento do FX,pelo interesse do EB em armamentos Russos.Quanto aos saudosistas da USAF que ainda existem na FAB deveriam ser deixados de castigo revitalizando F5 com Açai e presurizando-o com Super Bonder rsrs Pois te garanto que a Cobrada ta doidinha pra soltar um Urraaa e pintar o Cocar do Senta Puá no Predador Polar.

  27. Amigos,mantenho a esperança no Su-35 respeito as fontes do Edilson,mas acho que o maluquinho tem razão.
    Temos que lembrar que quem impôs o Rafale foi Lula e o Jobâm.Isso chegou a causar um imenso descomforto na FAB,que se sentiu afrontada.Não podemos descartar que o loby russo jamais cessou,já cheguei a ler em jornais que o loby era massivo e incessante,não me lembro do nome do lobista brasileiro,mas me lembro que ele atuava em sintonia com o iraniano.
    No mais a primeira coisa que Dilma fez antes de assumir o governo foi postergar o Fx-2,alem de querer tempo para revisar todas as propostas ,o que por sí so já demonstra que esta licitação possa estar morta.
    Dilma tem se mostrado muito pragmática e eu tenho pra mim que o Rafale não leva por causa do preço,o Sh não leva por ser velho,desdentado e cheio bugs,o NG tem chances mas vai demandar muito tempo,coisa que não temos.
    Hoje os EUA tem saldo positivo na balança comercial,logo perdem um dos seus principais trunfos que era o mercado americano.
    Nosso saldo é positivo em relação a Rússia e eles pressionam para o Brasil comprar mais deles para que a balança se equilibre.Os ruralistas estão chamando os russos de terroristas,porque ele anunciaram que as novas inspeções sanitárias eles tanto podem suspender as medidas fitosanitárias como podem ampliar para mais estados.Por tanto acho muito provável que tanto Temer quanto Patriota possam estar tratando destas questões.Há questões que são segredos de estado e circulam a boca pequena e pode ser que só um círculo bem pequeno saibam do que realmente esteja passando.
    Bem deixo claro que não tenho nenhuma fonte fidedigna,nem mesmo madame Gabriella rsrs me disse alguma coisa.Esta é uma análise puramente pessoal,apenas montei um quebra-cabeça e espero não estar enganado.
    Se o Ng vencer ficarei feliz,se o Rafale vencer ficarei preocupado com custo operacional, se o F-18 SH vencer ficarei além de infeliz me sentirei indefeso,se o Su-35 ressurgir das cinzas como a fénix ficarei radiante e me sentirei mais seguro.

    Ps: se a última opção se concretizar vou tomar o lugar de madame Gabriella.

  28. Foi tudo estrategia tanto aqui quanto na India e os tolos com olho grande foram la na India que esfuringou tudinho rsrs tolinhos.Sabem de quam eles são fieis compradores?Sabem que lhes proprcionou know how em caças,em misseis e aeroespacial?E porque então voces acham que eles vão jogar dinheiro fora comprando 4.5 sem TT total se eles ja tem e logo logo estarão voando seus 5.0 e ja na fita do 6.0 que ja ta na forma Russa e Indiana.Raciocinem nessa frasezinha “CONVERSAREMOS TAMBEM COM OS INDIANOS” Foi quem que falou heim e foi pra quem que falou heim e falou quando foi perguntada pelo o que?rsrs rsrs Kiryna minha Cossacazinha lindinha selinhuzinho nessas nadegas branquinhas boas de dar uns tapinhas rsrs

  29. o brasil tá ficanto tão boizão que ele compra os tres e fecha com os russos e ai vamos pras cabeças . um salve pros guerreiros

  30. O Rafale é o melhor caça europeu do momento.
    A Fab estará muito bem servida com esta bela aeronave francesa. F18 e Gripen sao fajutos e repletos de defeitos.

  31. Rafale fazendo mais e melhor que o F-15, que possui maior capacidade de carga, velocidade e alcance. Fala sério! Nem para mentir esses franceses prestam…..

Comentários não permitidos.