No dia 28 de julho, em cerimônia presidida pelo Ministro da Defesa, a Marinha espanhola incorporou seu primeiro BAM (Buque de Acción Marítima), o “Meteoro” (foto: Navantia), que havia sido lançado ao mar em 16 de outubro de 2009.
O navio terá como missões principais: proteção e escolta de outros navios, controle do tráfico marítimo, controle e neutralização de ações terroristas e de pirataria, combate ao tráfico de drogas e de pessoas, salvamento marítimo, salvatagem, operações contra pesca ilegal e garantia do cumprimento da legistação ambiental e anti-poluição.
O navio desloca 2.575t a plena carga, tem comprimento total de 93,9m, boca máxima de 14,2m, velocidade máxima de 20,5 nós e autonomia de 8.000 milhas náuticas a 15 nós.
A tripulação é composta de 35 militares, havendo a bordo acomodações para mais 35 pessoas. O armamento consta de um canhão de 76mm e dois de 25mm; Além disso, há um convoo capaz de receber um helicóptero NH90.Três outras unidades se encontram em construção: “Rayo”, “Relâmpago” e “Tornado”.
Brasil tem comdiçoes mas nao faz por varios motivos que so fazem esse pais afunda.
.
.
Não gostei, mesmo sendo europeu e eu apoio comprarmos armas europeias… parece muito pequeno para Oceano, pouco armado e muito custoso!!
.
Vejo que seria bom para a costa, mas para o mar aberto tenho duvidas… se colocar um Helis dentro dele acaba o espaço…
.
Eu ainda continuo preferindo as fragatas Rússas , pesadamente + bem armadas do mundo. sds.
Vai levar um míssil anti-navio por cima ou lateral. Joguem fora esse navio e construam submarinos.