Defesa & Geopolítica

Japão aprova a fabricação do protótipo do caça stealth ATD-X

Posted by

Clique nas imagens para vê-las em maiores resoluções

Como parte do projeto Demonstrador de Tecnologia Avançada (ATD-X ou “Shinshin”) que vai ajudar a desenvolver os novos aviões de combate para daqui 20 anos, o Ministério da Defesa do Japão planeja comissionar a Mitsubishi Heavy Industries no desenvolvimento da fuselagem para o próximo planejamento financeiro em 2012. Além disso, os fundos para peças de reposição e materiais de manutenção avaliados em cerca de 9 bilhões de ienes (cerca de US$ 117 milhões) parecem que serão incluídos no projeto que está presente no orçamento do ano fiscal de 2012, que será divulgado no final de setembro. Este esforço irá avaliar a eficácia operacional de cada componente tecnológico, e ajudará a tornar o sucessor do avião de caça F2 num esforço nacional.

O ATD-X não vai ser implantado em unidades, mas é um plano que irá verificar tanto a capacidade stealth, como a cinética de alta performance que permite manobras e curvas rápidas voando em baixa velocidade. Não serão instalados aviônicos, sistemas de missão ou armamentos nessa primeira versão. A previsão é de realizar um primeiro voo ainda no ano fical de 2014, e começar os testes de vôo no ano fiscal de 2015-2016.

A partir de 2009, o Ministério da Defesa havia cobrado a Mitsubishi Heavy Industries sobre o desenvolvimento do projeto de fabricação, e como esta etapa foi concluída, a mudança agora é para a construção da fuselagem.

Fonte: NikkanTradução: Cavok

22 Comments

shared on wplocker.com