1942: Fracassa desembarque dos Aliados na Normandia

No dia 19 de agosto de 1942, 6 mil soldados, na maioria canadenses, desembarcam no norte da França para formar uma segunda frente contra Hitler. A missão fracassa e os Aliados tiveram que se retirar com grandes perdas.

Hitler deu a ordem para atacar Stalingrado em 19 de agosto de 1942. Em meio ao verão europeu, as Forças Armadas alemãs, a Wehrmacht, avançavam para o Leste. Na Europa Ocidental, a situação parecia sob controle para os alemães. Mas, exatamente nesse dia, tropas aliadas atacaram a costa francesa do Canal da Mancha. Seis mil soldados tentaram desembarcar, com tanques e infantaria, na cidade portuária de Dieppe.

O noticiário alemão de 19 de agosto de 1942 registrou a batalha numa nota curta ditada pelos nazistas: “O Comando Superior das Forças Armadas comunica: uma ampla invasão de tropas inglesas, norte-americanas e canadenses executada, na manhã de hoje, perto de Dieppe, foi contida pelas forças de defesa costeira, com sangrentas perdas para o adversário”.

As tropas aliadas não tiveram chance. Ainda no mar confrontaram-se com navios alemães. Enquanto a batalha ocorria no Canal da Mancha, a Wehrmacht foi alarmada a tempo na costa. Os invasores só chegaram até a praia. Utilizando aviões de combate, os alemães conseguiram afundar muitos navios aliados. Quatro mil e quinhentos soldados ingleses, americanos e canadenses morreram na batalha. Só escapou quem teve a sorte de encontrar um esconderijo.

Os Aliados compreenderam logo a gravidade da situação e entraram em pânico. Os soldados negaram-se a desembarcar, mas foram forçados sob ameaça de execução por seus oficiais. Após o combate, um oficial alemão orgulhou-se na rádio estatal da frieza com que as forças nazistas aniquilaram os navios adversários, “despejando as bombas sobre os alvos, como num exercício militar”.

A estratégia

Stalin já havia pedido, em 1941, que os Estados Unidos e a Inglaterra abrissem uma segunda frente de batalha contra a Alemanha. Desde o final daquele ano, Roosevelt e Churchill planejavam a invasão da costa francesa. Várias pequenas expedições deveriam preparar o caminho para o grande desembarque de tropas. Em Dieppe, os aliados testaram tanques e armas. Além disso, eles queriam descobrir o esquema de abrigos antiaéreos dos alemães.

A propaganda nazista transformou a batalha num grande triunfo da Wehrmacht. Na realidade, a investida dos aliados provocou um evidente alvoroço entre os generais alemães. Inclusive Adolf Hitler ficou preocupado. Cogitou até a transferência de uma divisão de elite da frente oriental para a França. Em setembro de 1942, ele ordenaria a formação da trincheira do Atlântico.

Cerca de 250 mil pessoas trabalharam no sistema de fortificação, mas problemas de reabastecimento e dificuldades técnicas retardaram a conclusão da obra. Os aliados adiaram, repetidamente, sua grande invasão, provocando decepção e desconfiança nos soviéticos. Finalmente, em 6 de junho de 1944, chegou o Dia D, quando os Aliados conseguiram desembarcar na Normandia, dando início à fase decisiva da Segunda Guerra Mundial e à derrota do regime nazista.

Fonte: DW-WORLD.DE

8 Comentários

  1. Esta semana no Plano Brasil estamos falando de tomar decisões aqui no Brasil, fazer a escolha certa na hora certa.
    Esse fato em 1942 mostra claramente que a escolha e o tempo errados poderão trazer consequências gravíssimas.
    Aqueles que tem o PODER da decisão façam com sabedoria.
    ——————
    http://www.youtube.com/watch?v=U5OtNZloUWo

  2. E.M.Pinto,que tal postar para nós as armas que foram utilizada nas duas grandes guerras,em especial a II GM.
    .
    Gostaria de ver essas maravilhosas armas sendo comentada e analisada no PB;como o projeto Friz x,uma bem sucedida arma secreta alemã que fora o pai de toda as bombas inteligentes que vemos agora,as minas magnéticas “ostras’ que foram utilizadas muito na Normandia que afundou muitas embarcações aliada como se pode ver em relados da invasão,em fim;os programas de armas secreta alemão(hitler),daria muito pano para as mangas aqui_Rsrs…
    .
    .
    OBS:
    .
    Os governos da Rússia e dos Estados Unidos deveriam pagar direitos autorias ao povo alemão por usar e abusar das idéias desse povo,o que vejo é muito plágio de idéias alemãs por esses governo.

  3. é isso ai lucena, concordo com vc, ja havia comentado a respeito das armas alemas, mas tem gente que se deixa levar por filmes hollywoodianos, e acha que tudo que é dos aliados é melhor entao……(sem contar as discussoes que ja tivemos aqui no site sobre roubo(dizem espolio) da ciencia de guerra(armamentos) alema), os americanos devem tudo ao Wernher von Braun (cientista alemao que inventou o v1 e v2 e que contribui e muito para o que a nasa é hj),
    fora inumeras “coisas” que nao vou ficar falando denovo aqui(e os alemaes so perderam a guerra por má extrategia de hitler(principalmente por nao ter feito a bomba atomica) e tb pq só tinham o resto do mundo contra eles, só isso rsrsrsrs)), e depois dizem que o exercito alemao nao foi bravo, era um exercito covarde e blablabla.

  4. .
    .
    “Finalmente, em 6 de junho de 1944, chegou o Dia D, quando os Aliados conseguiram desembarcar na Normandia, dando início à fase decisiva da Segunda Guerra Mundial e à derrota do regime nazista.”
    .
    Errado, foi em Stalingrado que teve inicio a fase decisiva da 2°GM.
    .
    EM julho de 44, quando tivemos o Dia D, os Soviéticos ja estavam a caminho de Berlin e não tinha nada que a Alemanha pudesse fazer para parar a avançada do exército vermelho, a não ser empenhar 10 vezes mais meios militares, recursos e homens do que na Frente Ocidental…
    .
    Valeu!!

Comentários não permitidos.