Mig e Sukhoi unirão esforços para desenvolver UCAV

O bureau russo de projetos RSK Mig e a Sukhoi trabalharão juntos para desenvolver um Veículo de Combate Aéreo Não Tripulado (UCAV, do inglês) aproveitando a experiência adquirida com o programa Skat, que foi exibido para um pequeno grupo da imprensa russa durante o Moscow Air Show (MAKS) em 2007 e desde então está aguardando solução de continuidade. Sergey Korotkov, diretor geral da RSK Mig, confirmou durante uma conferência de imprensa que as duas organizações atuarão conjuntamente na proposta.

Vladimir Barkovsky, chefe do centro de engenharia do RSK Mig, declarou que há possibilidades concretas de que a próxima geração de aeronaves de combate desenvolvidas com a participação da organização seja não tripulada. “Essa possibilidade dependerá da maturidade tecnológica disponível na ocasião do lançamento do programa. O Skat nos forneceu valiosa experiência na concepção de um modelo viável de UCAV”, informou Barkovsky. ”Isso nos ajudou a criar uma bagagem tecnológica para a próxima fase dos estudos que prosseguimos realizando”, declarou.

Exaustivos ensaios em túnel de vento das várias configurações do Skat foram realizadas no Instituto Central Russo de Aerohidrodinâmica (TsAGI), durante os quais o bureau Mig buscou a melhor relação entre tamanho, carga útil e eficiência em combate para o aparelho.

Fonte: Tecnologia & Defesa

3 Comentários

  1. O submarino Virginia também foi construído por duas grandes empresas: Northop Gruman e General Dinamics, e deu certo!

Comentários não permitidos.