Boeing instala simulador do F-18 Super Hornet na Chapelaria do Congresso Nacional

http://www.planobrasil.com/wp-content/uploads/2011/04/DSC_4276.jpgFoto Ricardo Pereira Plano Brasil

O veterano piloto Ted Herman estará esta semana em Brasília para demonstrar o simulador do F/A-18 no Senado Federal

A Boeing anunciou hoje (15) que sua divisão de defesa instalará na Chapelaria do Congresso Nacional, a partir da tarde de terça-feira (16), um simulador de voo que demonstrará o conjunto de capacidades do F/A-18E/F Super Hornet Block II. A atração estará disponível até a sexta-feira (19). O público brasileiro poderá voar no simulador e conferir os avanços tecnológicos a bordo do caça.

A Boeing também participará de uma audiência pública, no dia 18, organizada pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado para discutir as capacidades do Super Hornet e como ele atende às demandas da Força Aérea Brasileira, assim como transferência de tecnologia e parceria industrial.

Estamos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas dos senadores brasileiros sobre a proposta do Boeing Super Hornet para o Programa F-X2 que reequipará a frota de aviões de caça da Força Aérea Brasileira”, afirmou Joe McAndrew, vice-presidente da Boeing para Desenvolvimento de Negócios Internacionais na Europa, Israel e Américas. “Além de ajudar o Brasil a atingir domínio aéreo, a Boeing pode ainda ser parceira estratégica em diversas áreas, como educação, biocombustíveis, satélites, sistemas não-tripulados (VANTs), redes centralizadas e proteção de infraestruturas críticas”.

O simulador compreende as naceles dianteira e traseira, o que permite a demonstração das capacidades da versão monoplace do Super Hornet (F/A-18E), bem como da versão biplace (F/A-18F). A tela de projeção de 180° oferece uma realidade virtual de cidades, florestas, estradas e prédios, além de aeronaves inimigas. O sistema de simulação é capaz de demonstrar combates aéreos, ataques contra alvos de superfície, navegação e operação dos sistemas de missão da aeronave. Aos operadores, o simulador possibilita ainda pouso e decolagem em pistas convencionais e até de um navio-aeródromo.

Fonte: Tecnologia & Defesa

24 Comentários

  1. Boeing e seus CONTOS DE FADAS fazendo de tudo pra empurra o velho DINO .a INDIA foi sabia em nao cai nos contos de fadas,
    espero que nao tomemos ese rumo
    trasferencia de tecnologia 0(zero).Seria um desacato a Australia que tanto compra e nao tem direito .

    ACREDITE SE QUISER

    🙂

  2. Quem sabe assim os Deputados e Senadores se tocam que existe uma concorrência chamada FX-2. Na audiência pública do Gripen na semana passada deu para perceber como o tema DEFESA é tratado no congresso.

    []’s

  3. Lugar de “tecnologia velha” e sem transferência é em: museu, pirâmide do Egito, Templo Maia, manuscrito secreto, templo perdido no Tibet,etc..rsrsrs.Não nos serve mais. Perderam a chance.

  4. Mais uma vez esses lobbystas vêem no brasil a galinha dos ovos de ouro, porque nossos politicos não fazem jogo duro já que a FAB, faz questão dessa Mer###d###, porque não compra-las os F-18 para a FAB, é os Rafales para a marinha talvez eles tenha mais sucessos que nossos cadetes.

  5. Gosto é gosto,não se discute que cada tenha o seu, mas, algumas criticas ao F18 SH acredito que são infundadas, principalmente em relação a sua tecnologia:
    – ótimo radar;
    – ótima turbina;
    – ótimos armamentos.
    Pelo que já li em algumas reportagens a facilidade de manutenção nos aviões de procedência americana é imbatível (dito pelos próprios militares.
    No estágio atual em que se encontra a FAB é necessário que pelos 2 esquadrões com caças de alta tecnologia sejam efetivados, com o Super Hornet ou Rafale, já que o Gripen NG está nascendo meio fora de época.Isso nos daria tempo para comprarmos com calma o F35 ou PAK-FA futuramente.
    E não podemos esquecer que quem escolheu o Super Hornet na Short List foi a própria Força aérea Brasileira, e eu realmente confio na competência de nossos engenheiros militares.

  6. Nossos politiquinhos devem tá achando que é fliperama…sao uns alienados,más voltando ao papo serio,essa brincadeira da boeing nao convence nao!

  7. Nas entrelinhas do discurso do novo ocupante do cargo de defesa, fica claro a preocupacao em relacao ao melhor pacote industrial/cientifico, de acordo com a logica da END…

    O que seria estranho em nivel Brasil, seria a previsibilidade (nao que seja ruim, na otica de administracao publica, pelo contrario) de uma decisao…  

  8. Como disse um colega de outro fórum: depois de 10 anos de FX e nenhuma decisão, nossos políticos conseguiram incluir o Brasil na lista de países com tecnologia stealth, agente olha pros céus e pros angares da FAB e não conseguimos enchergar o caças.. rsrsrs

  9. ele pode ser td de bom , o f18, + com certeza vão prometar a té mãe de souvenir, + a T&T dos mesmos ñ teremos acesso. Os caças vão ficar no chão , através dos embargos na demora na entregas de paças,e cheios de cavalos de tróias p sua localização em qlq parte do planeta; ñ podemos passar por isso , ficar nas mãos dos iankSS…ele ñ são confiáveis.

  10. Colega Carlos Argus,
    Que tecnologia você espera que seja transferida?
    Radar? avionicos? armamentos? Motorização?
    Se forem essas meu amigo, esqueça, nenhum fabricante dentre “TODOS” repassará tais tecnologias.
    1°)O volume de unidades compradas pela FAB será muito baixo;
    2°)O Brasil não quer e não vai pagar o preço necessário para obter algumas dessas tecnologias; OS Emirados Arabes nos Mirage 2000-9 viram quanto custa desenvolver e adquirir tecnologias sofisticadas (made in France), sendo assim, seria então muito melhor para o Brasil comprar todo o projeto do Gripen NG e assumir todos os riscos pertinentes a um projeto dessa magnitude, você acha que o governo federal encararia um desafio como esse? de jeito nenhum.

    Sendo pragmático, penso que Brasil não pode abrir mão dos seguintes pontos:
    a)Acesso irrestrito aos códigos fonte;
    b)tecnologia na área supersônica para projetos, construção e ensaios das partes estrutural e aerodinâmica (essas o Brasil não possui mesmo);
    c) Tecnologia de materiais compostos (fundamental).

    Para mim esses itens que realmente importam, pois são possíveis de obtermos, o restante o Brasil é que tem que correr atrás.

    Quanto aos “ianques” eles não são os únicos a pisarem na bola, os Franceses pressionaram os argentinos nas malvinas,os Russos e Chineses vivem puxando o tapete do Brasil na ONU e no comercio em geral, enfim, não há amizade somente interesses.

    Abraços.

  11. Carlos Argus disse:
    16/08/2011 às 18:31
    ele pode ser td de bom , o f18, + com certeza vão prometar a té mãe de souvenir, + a T&T dos mesmos ñ teremos acesso. Os caças vão ficar no chão , através dos embargos na demora na entregas de paças,e cheios de cavalos de tróias p sua localização em qlq parte do planeta; ñ podemos passar por isso , ficar nas mãos dos iankSS…ele ñ são confiáveis.
    ========================================================== vc falo tudo asino em baixo

  12. KLM,
    Baseado em que você acha que os EUA vão fazer isso com o Brasil caso optemos pelo Super Hornet?
    Quando fomos boicotados pelos EUA?
    Obs: Por favor, não vale aquela palestra do General, pelo amor de Deus.
    Você sabia que nossos F-5 são americanos? E que eles hoje são o baluarte de nossa defesa aérea?
    Você sabia que todos os motores dos Tucanos e Super Tucanos são americanos?
    Você sabe que usamos torpedos americanos em nossos submarinos?
    Você sabe que temos canhões autopropulsados e veículos de infantaria americanos?
    Que adotamos torpedos americanos em “estado da arte” em nossos navios?
    Que temos helicópteros americanos?
    Que temos fuzis americanos?
    Que temoscanhões americanos?
    Que temos “tanques” americanos?
    Que temos aviões tanque americanos?
    Que temos aviões de transporte americanos?
    Que milhares de brasileiros vivem e trabalham nos EUA?
    Que milhares de brasileiros estudam nos EUA, inclusive fazendo doutorado?
    Que temos radares dos EUA?
    Que os EUA é um de nossos principais parceiros comerciais?
    Que você deve muito do que usa no dia a dia por conta dos EUA?
    Que talvez já tenha um parente que tenha sido salvo por equipamentos ou pela medicina desenvolvida nos EUA?
    Você já ouviu falar dos americanos boicotarem os brasileiros em suas universidades, residências médicas e centros de pesquisa?
    Já ouviu falar dos EUA se negar a nos vender tomógrafos e aparelhos de ressonância ou microscópios eletrônicos?
    Você sabia que os EUA foi o primeiro país a reconhecer a independência do Brasil?
    Que só lutamos a SGM porque os EUA forneceu todo o equipamento usado por nossas forças expedicionárias?
    Que os EUA é o país que mais possui ações humanitárias em andamento em todo o planeta, inclusive em lugares que você teria nojo de ir?
    Gostaria de saber em que fundamenta sua “ojeriza” aos EUA e qual país você elege como sendo o grande parceiro do Brasil e por quê?
    Desde já agradeço!

  13. “Bosco disse:
    17/08/2011 às 22:13
    KLM,
    Baseado em que você acha que os EUA vão fazer isso com o Brasil caso optemos pelo Super Hornet?”

    Baseado em estultices de cunho ideológico amigo Bosco!

  14. Vamos trocar os fantásticos F-18 pela amazônia e dar uma concessão aos caucasianos americanos,afinal são tão puros de coração.
    Realmente o pobre brigadeiro Venâncio não tem nenhuma credibilidadde,afim ele é engenheiro do ITA e não do IMT ou coisas do gênero.
    O país dele é corrupto,desonesto,pobre,explorado e tecnologicamente atrasado.
    Os EUA não vendem o F-22 pra ninguém VETO
    Os EUA não permitiram a venda de radares ISRAELENSE AESA ou Tejas indiano VETO(ao que os indianos retrucaram e desclassificaram o F-18 posteriormente,eles não são masoquistas)
    Qualquer modernização que quisermos fazer neste senhor chamado F-18 Deverá ser feita em território dos EUA VETO.
    Os mísseis aim-120 ficam sob custódia nos EUA que os liberam se achaream conveniente VETO.
    Os EUA queriam uma concessão da nossa base aérea de Alcântara na qual qualquer brasileiro SÓ entraria lá com autorização dos EUA VETO,depois do acordo vetado pelo nosso congresso nosso foguete explodiu!!!! Sem comentários.
    Poderia colocar mais exemplos para mostrar que o F-18 não é uma boa compra,mas como último argumento digo que a versão do F-18 oferecida ao Brasil é um avião navalizado e todos sabem que as necessidades deuma força aérea são diferentes das necessidades da marinha.E se a maior força aérea do mundo não utilisa este vetor como linha de frente,porque temos que fazer esta experiência?

  15. NovoBrasuk,
    Sobre a Amazônia eu prefiro deixar que um plebiscito dos povos que moram e vivem lá resolvam com quem querem ficar se um dia a soberania da região for colocada em questão. Eu,de longe, me reservo o direito de não dar pitaco na questão, já que seria hipocrisia de minha parte.
    Mas não é esse o caso e a soberania da Amazônia não está em questão. Então eu passo.
    Em relação à palestra do Brigadeiro, ele deve ter sim muita credibilidade, só não foi feliz na sua explanação sobre o programa aeroespacial brasileiro que “vazou” na internet.
    Sua argumentação não convenceu a um observador mais atento e isento, porque ficou parecendo que a FAB queria se dar bem encima dos americanos, dar uma de esperto, mas deu com os burros n’água.
    Quanto ao F-22 e ao Tejas, etc, não me interessa porque me refiro a embargos americanos ao Brasil e não me consta que o Brasil queira,precise ou tenha condições de ter o F-22.
    Quanto à modernização do F-18 ter que ser feita nos EUA, desconheço. Mesmo porque, se e quando for feita, seria daqui a 10 ou 15 anos no mínimo, depois de chegar as primeiras unidades, e até lá muita água já terá passado debaixo da ponte e não serei eu a dar uma de “Mãe Diná”.
    Em relação aos mísseis AMRAAM ficarem em solo americano, é uma desinformação que grassa na internet desde que os chilenos adquiriram tal míssil e algum “panaca” saiu com essa “pérola”, sem nenhum cabimento. E se os chilenos realmente aceitaram tal condição, azar o deles.
    Quanto aos EUA quererem uma concessão em Alcântara, eles podem querer o que quiserem e nós podemos dizer não. Aliás, como foi feito.
    Você viu como o Brasil também sabe dizer “NÃO” quando lhe convêm?
    Não somos os desmiolados que todos imaginam. Assim como os americanos, recebemos não e dizemos não quando nos é interessante. Apenas os “vira latas” acham que o Brasil é uma “pamonha” na mão dos malvados americanos que fazem de nós de gato e sapato.
    Quanto à explosão de nosso foguete, se você tem alguma informação privilegiada que aponte uma ação terrorista americana e que contrarie a versão oficial do Governo Brasileiro, por favor, exerça sua cidadania e desmascare os culpados. O Brasil agradece.
    Quanto ao F-18 ser uma versão navalizada, não entrei nesse mérito e nem disse no meu comentário anterior que ele seria a melhor opção para a FAB.
    Mas já que tocou no assunto, vamos lá.
    O Brasil não seria o primeiro a fazer a experiência de usar o F-18 naval em terra. Na verdade ela está sendo feita hoje pela Austrália, que se mostra muito satisfeita com o resultado.
    Também os outros 7 ou 8 países que operam o F/A-18 o usam a partir de bases terrestres. Se o Hornet pode, o Super Hornet também, com muito mais propriedade.
    Sem falar que o USMC possui cerca de 300 F-18 que usam de bases terrestres também, já que faz parte da doutrina daquela força usar seus caças tanto em porta-aviões quanto operando em terra.
    Na verdade, não há nada demais um caça naval ser usado em terra. O contrário sim, não funciona.
    Mas eu, embora ache o F-18 Super Hornet um bom caça e até “torcia” por ele quando havia o F-X2, também aprecio o Rafale e o Gripen NG.
    Minhas preferências não têm nada de ideológica, nem contra e nem a favor. Simplesmente considero o Super Hornet um caça “pronto”, com boa relação custo/benefício, e nós precisamos de um “para ontem”, plagiando o amigo Carlos Argus.
    No mais foi ótimo argumentar com você. Eu achei que você ia começar seu comentário dizendo que os EUA foi o culpado pelo Golpe Militar de 64, mas pelo menos você tem uma linha de argumentação mais criativa e menos repetitiva e um discurso sólido que soma ao debate, não apenas destilando sua preferência pessoal com alto teor emocional mas sem qualquer tipo de argumentação mais racional.

    Um abraço.

  16. NovoBrasusk
    veja o que Ricardo Pereira aqui do Blog fala sobre os mises Chileno
    e veja se desenfomacao da Internet QUE MUITA GENTE FALA

    Ricardo Pereira disse:
    15/08/2011 às 11:15 PM
    Debate sobre defesa relata VETO do congresso Americano ao armamento e de transferência de parte de armamentos ao CHILE referente aos F-16 Chilenos.
    .
    Conversando com um dos Pilotos de F-5 do Chile em intercambio no Brasil, em especial no 1°GaVca em Santa cruz, conversamos sobre diversos assuntos, dos quais sobre o F-16 e seus mísseis AIM-120, fiquei sabendo que o Chile só tem um lote de treze mísseis ar-ar Raytheon AIM-120C7 AMRAAM All-Up-Round dos quais 08 são de manejo ( Inertes ), a historia da Net e uma realidade, outra coisa na GloboNews congresso EUA VETA armas ao F-16 CHILE
    .
    Debate sobre Defesa na Globo News
    http://img265.imageshack.us/img265/3093/chile2007.jpg
    http://img233.imageshack.us/img233/3448/chile2008.jpg
    http://img530.imageshack.us/img530/4619/chile2005.jpg
    http://img248.imageshack.us/img248/4435/chile2006.jpg
    NAO PERCA TEMPO COM ESA GENTE ELES VAO MORRE ASIM

  17. Ha ha ha! A lista de coisas que Bosco mostrou, mostra o porque tantas pessoas são antiamericanas…
    Os norteamericanos tem literalmente poder economico,de vida e morte sobre os brasileiros e o resto do mundo.
    Uma pessoa nesta codição so tem duas opções : ou ela tenta se tornar independente ou ataca quem eles pensam que tem poder sobre eles.
    Agora, se o individuo tenta o caminho da indepencia, mas acha que esta sendo tolhido em seus esforços…
    Por isso temos que ser realista e perguntarmos:”Certo, somos fracos e dependentes do EUA, e estamos tento nos fortalecer e sermos e independentes. Eles tentão ou tentaram impedir isso?
    Eu não sei.

  18. NÃO tenho nada contra o povo americano,mas a politica americana de intervenção na politica de outros paises é irelevante,de chegar a assasinar presidentes politicos e até empresarios que estejam em seu caminho.

Comentários não permitidos.