Foto: Marinha dos EUA/Cabo David A. Brandenburg
Centro Combinado de Mídia do PANAMAX
O PANAMAX 2011 é um dos maiores exercícios multinacionais de treinamento militar do mundo e será realizado na costa do Panamá e em diversas localidades nos Estados Unidos até o dia 26 de agosto. EUA, Panamá e Colômbia estarão entre os representantes dos 17 países participantes em uma cerimônia formal de abertura do PANAMAX 2011 em Fort Sam Houston, Texas, EE. UU., marcada para o dia 16.
Aproximadamente 22 embarcações e diversas aeronaves participarão do exercício. Os participantes estarão enfocados em uma ampla gama de respostas a qualquer pedido do Governo do Panamá para proteger e garantir a passagem segura do tráfego marítimo pelo Canal do Panamá, assegurando sua neutralidade e respeito à soberania nacional.
Entre outros objetivos a serem alcançados durante o PANAMAX 2011 estão o comando de desenvolvimento e testes, e o controle das forças no mar. Treinar neste exercício irá inserir os participantes no espectro de operações marítimas, aéreas, terrestres, de espaço e cibernéticas. Especialmente, o PANAMAX 2011 irá conduzir ensaios voltados à abordagem, busca e apreensão de embarcações, treinamento de entrada no ponto de controle, operações litorâneas, de mergulho em alto mar, interdições antidrogas e operações fluviais simuladas.
Representantes das seguintes nações e organizações irão participar do PANAMAX 2011: Argentina, Belize, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, El Salvador, Estados Unidos, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Nações Unidas e OTAN.
O PANAMAX começou em 2003 com a participação de três países: Panamá, Chile e os Estados Unidos. A participação no exercício tem aumentado significativamente com o passar dos anos. Em 2004, foram nove os países participantes. Em 2005, 15; em 2006, 18 países; em 2007 19, e no ano passado 20 nações participaram do PANAMAX 2010.
7 Comments