Alto comissário da ONU diz que Brasil pode ser destino para refugiados de países árabes

António Guterres, Alto Comissário das Nações Unidas

Carolina Pimentel
Da Agência Brasil
Em Brasília

O alto comissário das Nações Unidas para Refugiados, António Guterres, disse hoje (3) que o Brasil poderá ser um dos destinos de refugiados de conflitos nos países árabes. Segundo ele, um plano para acolher essas pessoas está sendo negociado com os governos de diversos países, inclusive o brasileiro. “Estamos desenvolvendo um plano global de reassentamento, com vários países, inclusive o Brasil”, disse Guterres, que encerrou hoje sua segunda visita oficial ao país.

O alto comissário afirmou que é urgente o reassentamento dos líbios que estão nas fronteiras com a Tunísia e o Egito. Desde o início dos conflitos entre a oposição e o governo de Muammar Khadafi, mais de 1 milhão de pessoas deixaram a Líbia.

De acordo com Guterres, no primeiro semestre de 2011, foi identificada, pelo menos, uma crise por mês, que obrigou parte da população a sair de seu país de origem. Um movimento atípico, segundo ele, que tem exigido esforço redobrado das Nações Unidas.

Nesse período, mais de 280 funcionários internacionais do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) estão trabalhando em regime de emergência. As principais crises são na Costa do Marfim, Somália, Líbia, Síria, no Sudão e Iêmen.

“Não vemos uma crise global iminente. Agora, neste momento, há uma tendência de, cada vez mais, as pessoas serem obrigadas a sair de seus ambientes naturais [países de origem]”, disse Guterres, ex-primeiro-ministro de Portugal.

Até o final de 2010, 43,7 milhões de pessoas foram obrigadas a se deslocar em todo o mundo, o maior número dos últimos 15 anos, conforme dados do Acnur. Do total, 15,4 milhões dessas pessoas são consideradas refugiadas e cerca de 30% delas são do Afeganistão.

O Brasil abriga 4.432 refugiados de 77 nacionalidades, sendo 64% vindos da África, segundo o Comitê Nacional para Refugiados (Conare), ligado ao Ministério da Justiça.

Fonte: UOL

27 Comentários

  1. Estamos trazendo problemas que não são nossos para dentro do país… estamos seguindo a cartilha da ONU/globalistas direitinho… o acordo moscou/teerã tá sendo implementado via interesses de Wall Street financiadores da ONU…

  2. Pk nao manda eles para a argentina? Sao problemas de outros encomodando nossas terras… mandem a outros paises…

  3. Desde que a ONU de condições para que eles criem uma vida aqui ao inves de apenas jogalos com a roupa do corpo eu tenho nada contra. Que gerem riqueza e que seus filhos se lembrem do país que os acolheu. Lembrar que sempre fomos alvo de imigração quando a coisa fica preta la fora, e a grande maioria delas foi no final benefica pro país.

  4. A ONU prefere focar nas consequências do problema do que em sua origem, igual fazem os politicos daqui com os problemas sociais (transporte por exemplo). Querem dividir a responsabilidade com o mundo, como se os outros países não tivessem mais com o que se preocupar. E o Brasil ainda quer fazer parte permanente dessa elite imperialista. Por mais egoísta que possa parecer esse comentário, na verdade é bem o contrário: eles tem seu lar, o que não tem é um regime político digno de seu povo.
    Ja vimos esse filme. Acrescentam mais povos nas cidades grandes (fora NY) surperlotando-as para ficarem mais dificeis de se administrar e vira uma bola de neve na sociedade. Quando tudo parecia ruim…

  5. Ahhhh jogaram bomba em todo mundo e agora querem empurrar para nós os refugiados? Que se virem. Levem eles para a Europa e os EUA..Que invadam e exterminem a cultura europeia..que se danem. Nós não temos nada haver com isso..vão beijar as mãos dos Illuminatis agora. Seus netinhos vão ser Mussulmanos e suas netinhas vão usar véu. E os vovôs(vocês europeus de hoje)só vão ouvir árabe em casa…rsrsrs. Não dá mais para chamar os Templários para expulsar os árabes. Vocês queimaram eles, lembram?..hehehe. Agora não tem mais ninguém para ajudar.

  6. Ora, ora, ora!!!… nenhuma nota dissonante? que maravilha!!!… parece afinal que tou do lado certo, não é mesmo?… VIVA o BRASIL AZUL,VERDE e AMARELO… saudações

  7. Muito boa a idéia, os árabes no Brasil foram um sucesso de imigração, eles até poderiam usar o fato de ser maioria (10 milhões) respeito dos judeus (200 mil) mas nem se vê a mínima expressão discriminatória.
    .
    Árabes sejam bem-vindos vocês demonstraram serem povos pacíficos.
    Sionistas Tireless & Co: não vale citar Hesbollah Hamas Ahmadinejad etc, porque nesses casos eles foram atacados primeiro pelos EUA.
    .
    O fato das muçulmanas insistir em usar suas roupas tradicionais na Europa tem seu origem no racismo europeu.
    No Brasil não cabe condutas fundamentalistas pela mentalidade avançada, madura, do povo brasileiro.
    .
    Nalgumas coisas os povos europeus parece vivessem na idade média. Novamente: os problemas étnicos dos EUA e da Europa se originam no atraso espiritual, na xenofobia e no racismo desses países.
    .
    Espiritualmente o Brasil está décadas ou séculos a frente desses países.
    .
    Que venham os árabes, eles não passam o dia inteiro falando de Hitler e de ‘Adolfadinejad’, rsrs. Quero dizer eles se integraram normalmente, entenderam que não podem querer impor no Brasil conflitos que são alheios ao povo brasileiro.
    .
    Obviamente seria ótimo a ONU conseguir recursos da própria Líbia ou dos EUA (que gerou toda esta bagunça).
    Também deveria intervir a coletividade árabe local, existem mais possibilidades de lhes arrumar emprego por conhecer o idioma dos refugiados.

  8. E viva ao Brasil terra de povo acolhedor… sempre de braços abertos aos necessitados… melhor povo do mundo…

    “Estamos desenvolvendo um plano global de reassentamento, com vários países, inclusive o Brasil”

    “inclusive o Brasil” não só o Brasil!!
    Mas não importa que essas pessoas tenham perdido tudo; família, casa, dinheiro. Não fomos nós que tomamos o poder, não fomos nós que jogamos bombas – deixem morrerem inclusive mulheres e crianças…
    He, He, He povo brasileiro povo bom esse…
    A ONU não está pedindo para o Brasil aceitar 1 milhão de refugiados e sim para aceitar alguns, independente de quem seja a culpa pelo estado que essas pessoas se encontram, pois se não é culpa do Brasil também não é dá ONU e tão pouco desses coitados… mas se a ONU ficasse nesse jogo de culpas tava todo refugiado lascado. Graças aos céus que para se contrapor aos burocráticos existem os homens objetivos, que preferem ajudar que ficar jogando culpa de um lado para o outro!

  9. Correto era para que o governo consulta-se nós brasileiros povos desse pais não? Otan faz a merda e temos que receber a casca da banana? Isso ai é problema da europa eles que causaram tudo isso! Fico idignado o brasil já está na mizeria querem trazer mais para cá? Absurdo rapaz é por isso que 87% dos brasileiros n são patriotas

  10. esta vindo muita gente para o brasil,haitiano,chileno,boliviano e paraguayo entao nem se fala,quem eles vao para estados aonde nao tenha muita gente mande eles para o norte ou nordeste.

  11. ALGO PODRE NA ONU
    Caro Blue,nessa eu estou contigo
    .
    .
    O governo brasileiro deveria antes de tudo,resolver o assentamento de um exército de brasileiros que estão perambulando nas ruas e estradas,porque não tem aonde morar e plantar.
    .
    Veremos nas crises sociais que tem no Brasil,mais combustível na fogueira das revoltas sociais que já existe aqui.
    .
    Essa história da irresponsabilidade do Itamaraty, de agradar a comunidade internacional, para uma cadeira no CS;carcomida por corrupção entre nações,trás muita preocupação;os cara não medem as conseqüências para essa cadeira,é muito preocupante.
    .
    A elite brasileira,que esta representada no Itamaraty,desconhecem totalmente a realidade brasileira.
    .
    Aliás,essa história de trazer refugiado daquele região,não é a primeira vez,basta ver os casos do passado,dos refugiados do Afeganistão;onde muitos foram morar em favelas brasileiras e outras tantos acampados em frente do palácio do governo, pediram para voltar pois não tinham dinheiro para isso.
    .
    A ONU com a irresponsabilidade do Itamaraty,os deixaram largados na própria sorte no Brasil,terra boa.
    .
    Eles querem resolver o problema de lá,fabricada pelos europeus e americanos;contaminando o mundo.
    .
    Da até para acreditar, nas teses das teorias de conspiração.
    .
    O povo do OM,querem ficar em suas casas, na sua terra, más em paz;esse êxodo patrocinado pela ONU,é motivo de muita reflexão e ponderações pelas sociedades mundial;afinal qual é o real motivo para isso?

  12. Marcos Quiodine seu comentario é racista tá achando oque ? Que aqui no nordeste não existe população? cadê a equipe do planobrasil pra restringir um comentario desse?

  13. Não sou a favor de bancarmos o assentamento desse povo aqui no brasil.
    Mas… sendo um numero limitado de imigrantes e tendo um aporte financeiro basico da ONU, nao vejo o porque nao ajuda-los.
    PEssoas aqui no forum nao vivem reclamando do povoamento na amazonia, que ce nao tiver ninguem la vao tirar da gente e tal?
    Então, da la 20 ou 30 hectares de terra pra cada familia la pras bandas do acre, roraima, amapá e etc, e deixa eles lá comprometidos com a segurança da fronteira e com o uso racional dos recursos daquela região, que são muitos, principalmente para quem veio do deserto.

  14. o que eu nao entendo é que os que mais falam nao a imigraçao sao os decendentes de fugidos de guerra que viviam se perguntando porque os seus avos vinheram para o Brasil como eu so filho dessa terra 98% de DNA mestiço nao tenho medo de imigraçao mas tambem ve se nao apavora trazendo muitos

  15. É bom ler recados de boasvindas nos comentarios isso mostra que estamos avançando como seres humanos.O nosso Brasil ainda vai ser destino de mutos povos naturalmente. Só temos de inocular essa gente com as devidas vacinas como contra sarampo, rubéola etc.. pois senão eles vão trazer junto essas coisas que eles querem deixar pra traz.

  16. Se pelo menos agregassem conhecimento cientifico já ajudava,más como dizem o problema é dos EUA,França,UK e outros nao do Brasil!

  17. pe de cao disse:
    04/08/2011 às 13:07

    o que eu nao entendo é que os que mais falam nao a imigraçao sao os decendentes de fugidos de guerra que viviam se perguntando porque os seus avos vinheram para o Brasil como eu so filho dessa terra 98% de DNA mestiço nao tenho medo de imigraçao mas tambem ve se nao apavora trazendo muitos
    ^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^

    Me desculpe meu caro mais baseado em qual pesquisa científica que vc diz ” 98 % DNA MESTIÇO “??? Sinceramente eu acho que vc ñ conhece o SUL DO BRASIL !!!

  18. brasileiro heheheheh, e igual pardau, todo luga do mundo q vc vai tem, e nao e pouco nao, agora vcs fica ae falando sobre eles imigra para brasil, oh mundo ja esta misturado, antes de vcs critica, e so vc olha para portugal japao espanha italia estados unidos paraguay, inglaterra, pra vcs ver o tanto de brazuca q tem nesses paises,

  19. Veja só que maravilha. Vamos ajudar os coitadinhos dos terroristas. Claro, serão apadrinhados pelo poder do PT. Terão emprego, casa, dinheiro, para continuar aqui o que fazem lá.

Comentários não permitidos.