NASA revela maior reservatório de água já visto no universo

 

Ilustração artística do Quasar APM0827+5855 (Fonte da imagem: Nasa)

Há uma distancia de 12 bilhões de anos-luz daqui, o jato de vapor sendo produzido por um buraco negro teria o equivalente a 140 trilhões de vezes os oceanos terrestres.

Uma descoberta feita por duas equipes de astrônomos revelou o que seria o maior e mais distante reservatório de água já detectado pela humanidade. A nuvem em forma de gelo está servindo de combustível para um buraco-negro em expansão, dando origem a um Quasar.

Quasar é um enorme buraco negro sendo constantemente alimentado por um imenso disco de poeira e gás, gerando energia no processo. No caso do APM0827+5255, a transformação dessa nuvem resulta em um jato de vapor que se estende por centenas de anos-luz de distancia, em quantidade suficiente pare encher todos os oceanos da Terra 140 trilhões de vezes.

A descoberta foi feita em conjunto pelo Observatório Submilimeter no Havaí e pelo Plateu de Bure nos Alpes franceses. Há tempos que astrônomos defendem a teoria de que a água esteve presente desde a formação do universo, mas essa seria a primeira vez que a existência de H2O é comprovada em lugares tão distantes e tão antigos, já que observação feita agora remete ao que aconteceu a 12 bilhões de anos atrás.

Fonte: Game vicio

30 Comentários

  1. Incrível !!!
    Cada vez mais fica mais evidente de que há vida fora de nosso planeta. Seja pela descoberta de microorganismos que podem sobreviver sem a presença de oxigênio, ou pela descoberta de água em outros planetas e corpos estelares.

  2. A VERDADE ESTA EM UNIVERSO PARALELO AO NOSSO
    .
    .

    Pessoal a existência de água fora do planeta terra,nunca fora novidades para os babilônios há 5000 anos a traz; e nem a existência de vida fora da terra;aliás, eles já sabiam da existência dos nove astros do nosso sistema,onde até a 1000 anos a traz,se achavam que a terra não era redonda,e da existência de Plutão fora no século passado.
    .
    Hoje se cogita(tabu) sobre vidas extra terrestre,naquele tempo dos babilônios já não era polêmico.
    .
    Repito,os caras não vão gastar muito dinheiro atoa,não vão mandar uma nave para bem longe se não houver uma boa fonte de informação que vala a pena tal investimento.

  3. Eu tbm acho q um ser extremamente inteligênte colocou td isso lá fora p o meu uso , p o n uso a especie HUMANA, tão somente…YAVÈH ò Deus dos deuses , o inefável.Amém.

  4. “transformação dessa nuvem resulta em um jato de vapor que se estende por centenas de anos-luz de distancia”

    Desculpem a ignorância, mas parece que estão dizendo que o buraco negro absorve gelo e ejeta vapor!!!!?????
    O gelo H2O entra no Buraco negro e sai em forma de vapor H2O sem modificação atômica?
    Que estranho, não é como um vulcão que aborve água do leito do mar e depois forma jatos de gases ou vapor, muito estranho.

  5. Quem colocou isso lá foi o ET Valdo, amigo meu… Participou de uma série de sucesso, Castelo Ra Tim Bum. Que a moçada por aqui andou assistindo até fritar os neurônios!

  6. mais um comprovante da Vida fora da terra. Parece que os caras que vinham me visitar a Noite, tipo meio verdinhos, nao eram fantasias imaginarias…. na epoca nao conseguia decifrar o que eles diziam, mas agora pude, eles me disseram:

    ” seu Planeta vai perder agua potavel, e essa agua vai vos ajudar, Mas antes muitos de vcs vao morrer de cede” E dando uma risada maldosa, se despediu dando um Bye a todos nos kkkkk

  7. LUCAS talvez nos iludamos em pensarmos que para hever vida tem de haver agua e oxigenio.O elemento mais comum no universo e na Terra é o carbono.Inclusive o carbono foi o alimento primitivo a primeira forma de vida terrestre um organismo unicelular que se alimentava de carbono e escrementava nitrogenio que aos poucos foi formando nossa atmosfera de oxigenio.Note na Biblia,o ser que aparece a Moises adverte-o “Não te aproximes de mim pois o ar que eu respiro é veneno para ti” Ou seja ele não respirava oxigenio mas um gaz letal ao ser humano.Quanto mais evoluimos cientificamente mais descobrimos que ainda temos muito a aprendermos.

  8. Lucena todas as informações astronomicas antigas inclusive calculos matematicos e astronomicos tão precisos que intrigam os cientistas de hoje surgiu de um profeta Sumeriano que habitou justamente aquela região onde posteriormente surgiram o povo Caldeu e depois os Babilonios,a Sumeria.

  9. Pesquisem sobre Escritos Sumerios ou Sumerianos e sobre Nibiru o planeta errante.Hoje o chamam de Hercolubus mas separem o que é ocultismo,exoterismo do que é cientifico e terão uma boa compreenção.

  10. 1maluquinho
     Note na Biblia,o ser que aparece a Moises adverte-o “Não te aproximes de mim pois o ar que eu respiro é veneno para ti” Ou seja ele não respirava oxigenio mas um gaz letal ao ser humano.Quanto mais evoluimos cientificamente mais descobrimos que ainda temos muito a aprendermos.

    Por favor, cite a fonte, pois leio a versão hebraica e posso afirmar que o que temos em português é de Rir.
    Inclusive crêem que o proveta foi engolido por um peixe. kakakakakakakakakakakaka

  11. Depois andam dizendo por aí que os ETs estão de olho em nossa água, que querem roubar a água dos nossos oceanos. Essa teoria da conspiração é pura babaquice. Existe água em abundância no universo e os ETs não precisam vir aqui roubar a nossa.
    Mas o que os ETs querem por aqui? É óbvio: querem levar de volta o Dandolo, pois estão inconformados com a perda de seu grande gênio.
    Se esconde, mestre!

  12. Generson meu amigo esta minha afirmação so pode estar em Exodo quando Deus aparece a Moises….Aproveite e saiba que os manuscritos originais foram roubados ou destruidos alguns seculos antes de Jesus nascer e o povo pressionava os sarcedotes que lhes comunicaram que haviam sido “encontrados” ou eles fizeram outras e ainda esqueceram alguns livros né entre outros o de Enoque.Saiba tambem que por não haver originais e somente supostas copias confeccionadas por escribas para podermos fazermos uma tradução biblica so é possivel se utilizarmos o Texto Massorético,o Pentateuco Samaritano,a Septuaginta que não foi confeccionada por escribas Judeus como afirmam mas por escribas Macedonios por ordem de Alexandre em trezentos e tantos A.C. e sugiu em Alexandria em idioma Coiné o grego arcaico,a versão Siriaca,os Targuns Aramaicos,e os famosos manuscritos do mar morto conhecidos como os manuscritos de Qunran os unicos realmente originais escritos pelos essenios que era uma denominação do Judaismo que vivia isolada das cidades e do grande templo e que acusavam os Farizeus de pros
    tituirem a religião.Interessante que muitas coisas praticadas na comunidade de Qunran eram usadas por João Batista e Jesus.O Batismo por imersão ministrado por João.A ceia coletiva ministrada por Jesus ja que no Judaismo mulheres e crianças ceiavam separados dos homens com Jesus todos ceiavam juntos.So houveram 6 traduções biblicas e 5 são medievais e uma moderna justamente a reconhecida mundialmente como a melhor a NIV New International Version ou NVI para nós Brasileiros,é evangelica.Não sei o que voce amigo quis dizer quanto que quase foi engolido por um baita peixão se voce se refere ao Livro de Tobias e voce riu dele né e ele é muito espiritualizado apesar de estar contido somente nas Biblias Catolicas estava contido nas Biblias Protestantes em anexo com os outros que os Protestantes excluiram com uma note de que não deveriam serem usados no culto mas que eram edificantes leitura.Mas voce acredita que Jonas foi engolido pela baleia?Se não acredita então tambem não acredita que Daniel sobreviveu aos Leões e ainda fez carinho neles né?

  13. GENERSON sobre o que citei sobre Deus e Moises foi na versão Portuguesa da Biblia do Aurelio.Eu não a tenho mais,não a usou mais.Ela é a mais usada por Evangelicos no Brasil.A que eu uso agora a BENVI que é a versão de estudos da NIV esta diferente.

  14. E não nos esqueçamos tambem que Cientificamente ja provaram que muita coisa foi escrita depois que aconteceram.Isto ate mesmo comprova algumas.Um exemplo.Comprovaram que houve uma grande explosão vulcanica em uma ilha no Mediterraneo que expeliu gaz e poeira vulcanica entre 40 a 60 km de altura e o vento soprava forte na direção do Oriente-Medio e isso confirma a morte de vegetais e criações sobrevindo a fome no Egito.Se olhar como surpersticioso dirão que o cientista mente mas se tiverem espiritualidade compreenderam que eventos da naturesa são gerados pelo Senhor.A passagem do mar morto ja comprovaram que não se deu por onde afirmam e sim por outra localidade mais estreita e menos profunda e que em determinada epoca do ano fica com o nivel dagua bem baixo e que não foi uma unica vez e sim que houveram outras vezes que transporam o mar vermelho.Eu não vivi nesta epoca para dizer quem tem razão ou como se deram estes fatos,não tenho religião mas creio em Jesus e o aceito como o meu Deus então pouco me importa outros detalhes e sim as palavras e os ensinamentos dele que são incontestaveis.

  15. ainda esse papinho de bíblia!?Vão falar sobre isso no site da Igreja Universal, Igreja Católica, sei lá!
    o tema do PB é outro!!

  16. dandolo, queria muito ver seu coment, serio msm.
    voltando, é so eu ou ta todo mundo impressionado? porq haviam dados d q hovesse hidrogenio no espaço, desde sua formação, mas nunca ouvi falar de oxgenio, e ainda meno agua em tamanha abundancia. Deus sempre m espanta.
    abraços.

  17. Fala que eu te escuto Bruno rsrs rsrs Participa da novena dos desesperados que Deus paga tuas contas rsrs e esteja revoltado pois segundo o que afirmam é a unica forma de se transformar em milionario rsrs rsrs

  18. Pesquisem sobre o alto funcionario da NASA que bateu de frente com eles e foi demitido botando a boca no mundo e fazendo revelações de que segundo ele ate quando estava ainda la houveram 3 encontros entre altos representantes dos EUA e E.T.s o primeiro encontro deu-se em uma missão espacial.Que os caras tinham aspecto humano mas eram bem mais altos.Este cara que fez estas revelações sumiu não se falou mais nele.Escafedeu-se.

  19. Acho que o tema e o espaço não são para chacotas ou discussões sobre a religião alheia,quem quiser falar sobre assunto que solicite ou passe o email para o “adversário” e continue a conversa em privado.
    Outros colegas já reclamaram e com razão.
    Sds
    E.M.Pinto

  20. AS GRANDES PERGUTAS SEM RESPOSTAS
    .
    .
    De onde viemos e para onde vamos são as perguntas mais faladas e que a ciência e a Religião buscam da sua maneira responde-las.
    .

    Se não começarmos da experiência ou se não procedermos segundo leis de
    Interconexão empírica dos fenômenos nos vangloria em vão de querer adivinhar.
    Ou procurar a existência de qualquer coisa.

    *****
    Kant, 1987
    .
    A religião foi e é a mola que faz o homem a buscar entender a si e é através dela que ele busca as repostas se o empirismo não consegue responder a contento tais indagações.
    .
    Não é normal para os cientistas, concluir só pelo dogma religioso as afirmações ou questões, porem não é para se desprezar a intuição humana, pois, se caso não as possuímos nos tornaremos autômatos ou coisificados.
    .
    Porem muitos cientistas como Isaac Newton,pai da física moderna, não desconsiderou a bíblia em nenhum momento ao contrário, nela ele buscou forças e inspirações para suas pesquisas, assim como ele; na NASA existem muitos bliblicistas ou cientistas de crenças nada ortodoxas que utilizam sem desprezar as informações de civilizações no passado que buscaram no cosmo respostas da origem humana, que até hoje a ciência não consegue explicar 100%.
    .
    Eu não quero dizer aqui, que não faz parte e nem é o propósito deste blog conjectura as filosofias religiosas, más creio que o bom senso deve prevalecer e procuro cita-las mais como um cunho histórico ou como uma fonte de pesquisa histórica sem o viés dogmático.
    .
    O tema “espaço” até pela história do homem, sempre foi e será uma forma do homem se conhecer e a sua importância no cosmo, pois creio que todos nós temos uma importância no sistema universal e as nossas ações podem influenciar para o bem ou para o mal o nosso planeta, bem isso é um fato inquestionável.

  21. É Pinto… no final ta tudo no mesmo saco… religião, ciencia, filosofia… tudo, afinal, é um grande misterio para nós… inclusive a nossa enfadonha politica… no final, temos que aguentar as divergencias e opiniões, por mais fora de contexto que possam parecer… ao leitor cabe o poder da peneira… saudações…

Comentários não permitidos.