Defesa & Geopolítica

Unasul inaugura instituto de saúde regional no Brasil

Posted by
A União de Nações Sul-Americanas (Unasul) inaugurou nesta segunda-feira no Rio de Janeiro o Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (ISAGS) com o objetivo de transformar o local em uma ferramenta que promova o bem-estar social na região.”O instituto será de grande importância para nosso objetivo de buscar o bem-estar comum do povo sul-americano em um tema tão sensível e prioritário como a saúde”, disse no ato a secretária-geral de Unasul, María Emma Mejía.

Segundo a ex-chanceler colombiana, o ISAGS representa “um passo decisivo” para o melhoramento da qualidade de vida e é um exemplo do “renascimento social” que transforma a região.

A criação do instituto se deve à necessidade de aperfeiçoar os sistemas de saúde dos países que integram a Unasul e fortalecer seu planejamento, condução e gestão.

A Unasul é integrada pela Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.

“Este é um exemplo perfeito de como os países encontram espaços no centro da Unasul para se reunir, compartilhar e melhorar suas políticas sociais e contribuir para reduzir a dívida social da região”, acrescentou Mejía, que esteve acompanhada no ato de inauguração pelo ministro de Saúde Pública uruguaio, Jorge Venegas, e por sua colega paraguaia, Esperanza Martínez.

Entre os objetivos do ISAGS está a abertura de um processo de consultas e análise que permita identificar os problemas prioritários dos sistemas de saúde nacionais, enquanto que uma de seus principais funções será apoiar as ações que fortaleçam a geração Y consolidação de uma reflexão sul-americana em saúde pública a fim de formar intelectuais e trabalhadores de saúde adequados para a realidade regional.

Fonte: Terra

5 Comments

shared on wplocker.com