Unasul inaugura instituto de saúde regional no Brasil

A União de Nações Sul-Americanas (Unasul) inaugurou nesta segunda-feira no Rio de Janeiro o Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (ISAGS) com o objetivo de transformar o local em uma ferramenta que promova o bem-estar social na região.”O instituto será de grande importância para nosso objetivo de buscar o bem-estar comum do povo sul-americano em um tema tão sensível e prioritário como a saúde”, disse no ato a secretária-geral de Unasul, María Emma Mejía.

Segundo a ex-chanceler colombiana, o ISAGS representa “um passo decisivo” para o melhoramento da qualidade de vida e é um exemplo do “renascimento social” que transforma a região.

A criação do instituto se deve à necessidade de aperfeiçoar os sistemas de saúde dos países que integram a Unasul e fortalecer seu planejamento, condução e gestão.

A Unasul é integrada pela Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.

“Este é um exemplo perfeito de como os países encontram espaços no centro da Unasul para se reunir, compartilhar e melhorar suas políticas sociais e contribuir para reduzir a dívida social da região”, acrescentou Mejía, que esteve acompanhada no ato de inauguração pelo ministro de Saúde Pública uruguaio, Jorge Venegas, e por sua colega paraguaia, Esperanza Martínez.

Entre os objetivos do ISAGS está a abertura de um processo de consultas e análise que permita identificar os problemas prioritários dos sistemas de saúde nacionais, enquanto que uma de seus principais funções será apoiar as ações que fortaleçam a geração Y consolidação de uma reflexão sul-americana em saúde pública a fim de formar intelectuais e trabalhadores de saúde adequados para a realidade regional.

Fonte: Terra

5 Comentários

  1. Somente com a integração será possível dissuadir os olhos que se voltam à nossas riquezas, onde todos se tornam “UM”, onde cada um vigia a sua frente e consequentemente a retaguarda do outro, permitindo uma maior tranquilidade para nossas nações e permitindo um crescimento social, econômico, político, tecnológico e humano, com sustentabilidade e de se perder de vista no horizonte das eras….Talvez tornando a América do sul no maior exemplo de integração de povos de que este mundo já presenciou…só desejo sabedoria a nossos políticos para que não transformem isso em arma de intimidação…assim como fez a URSS…pois todo o poder emana do povo e para o povo, sem isso perde-se o sentido da evolução…
    (Precisamos investir maciçamente em educação e pesquisa tecnológica)

  2. Tomara que que a UNASUL,não desvie do caminho para qual foi criada, que seja um órgão realmente de evolução para a AMÉRICA DO SUL !

  3. .
    .
    E eu quero ver se o diploma de médico que os meninos pegam na Bolívia, Peru, Paraguai vai ser automaticamente reconhecido no Brasil… ai sim seria integração, mas sem uma série de provas antes do reconhecimento não pode!!
    .

  4. Eu espero q cresça e q vire uma verdade, essa integração regional entre nós da AS e td de bom, qto + juntos e unidos , são menores as chances de cizânias, e atos vil do n inimigo mor…Sds.

  5. VOÇES VIRAM NOS JORNAIS O QUE O NORUEGUES QUE MATOU AS PESSOAS NA NORUEGA ESCREVEU NA INTERNET SOBRE O BRASIL?

Comentários não permitidos.