Boeing planeja avião baseado em foguetes que decola verticalmente

http://ibxk.com.br/materias/11889/558541.jpg

Sugestão: Darkman

A famosa fabricante de aeronaves vê o futuro da aviação baseado em tecnologia criada décadas atrás

A Boeing apresentou um projeto de utilizar a tecnologia de “PulseJets” (Foguetes) para realizar a decolagem e pouso vertical de aeronaves num futuro não muito distante. Esses propulsores foram desenvolvidos pelos alemães na época da Segunda Guerra Mundial para ser o motor dos famosos mísseis V-1.

Apesar de se tratar de foguetes projetados há mais de 50 anos, a Boeing acredita que os “PulseJets” podem ser muito úteis para fazer com que os aviões decolem e pousem em um movimento quase perpendicular ao solo, tornando as longas pistas de pouso desnecessárias.

Os foguetes apresentados no conceito da Boeing são levemente modificados, de forma que, não existem partes móveis e a pressão gerada por um deles serve para ativar o propulsor seguinte, e assim por diante.

Segundo a fabricante, os “PulseJets” seriam capazes de elevar-se no ar com uma carga superior à 27 mil quilos e percorrer uma distância de aproximadamente 800 quilômetros. Porém, os foguetes seriam usados apenas para os pousos e decolagens, não como motores principais.

19 Comentários

  1. Empregar esta tecnologia na aviaçao civil nao faz muito sentido ,pois o maior temor em relaçao ao rolamento das aeronaves se relaciona na neutralizaçao das pistas por bombas,entao em aeronaves militares sua utilizaçao encontra utilidade.Esses Pulse jets sao caros de operar,geralmente eram descartaveis.Pode ser que o conceito seja o mesmo da utilizaçao dos foguetes e,a BOEING ira utilizar motores a laser!

  2. Já conhecia esse tipo de motor nos aeromodelos e faz barulho pra caramba!
    “youtube.com/watch?v=1e-Ar7gb4tQ”
    “youtube.com/watch?v=5U-grFuXZ9U&NR=1”

  3. Quando vi o video, me lembrei do TB-2 🙂

    Se pudessem fazer isso em veículos como carros, seria fantástico…..

    []’s

  4. O conceito do motor pulsojato não foi criado pelos alemães. Os alemães têm o mérito de terem desenvolvido o primeiro motor funcional e operacional, mas não o inventaram.

  5. Amigos, se os projetos nazistas nao houvessem sido destruido, estariamos pelo menos uns 20 Anos na frente em saude, tecnologia e muito mais. Mas foram todos incinerados…

  6. jnpnhr é verdade,
    O pulseJet é super barulhento porque usa paletas moveis, elas batem no diafragma de vedação da entrada de ar.
    Se a Boeing resolveu esse problema retirando todas as paletas moveis, o unico barulho sería da queima do combustivel e a passagem do ar.
    .
    É um Motor muito rudimentar como o Dandolo falou.
    E tambem muito simples e Barato.
    Uma pena ate hoje não ter recebido as devidas evolução tecnológicas.

  7. Aliás, as coisa simples às x são postergadas, e elas se revelam como sendo a solução melhor p “ênes” problemas , na maioria das x.Os alemães ñ os criaram, + apresentaram um uso util , no momento , p os mesmos,e agr poderemos fazer o mesmo e melhorar eles p o bem de td o planeta e da avição cívil e militar.Até o BRASIL.Sds.

  8. Rafael-JF disse:
    27/07/2011 às 10:40

    O tipo com válvulas a exemplo da “Argus As 109-014” que nem o nosso colega “Carlos Argus” faz barulho devido às paletas, más não é só. Há também a vibração causada pelo movimento do ar entrando e saindo do tubo a grandes velocidades. Isso gera uma onda longitudinal o ruido, como no segundo vídeo do carro foguete e o terceiro do pote de vidro, que não usa válvulas no funcionamento. Além disso, há um super aquecimento, que causava uma vida útil pequena nos aparatos antigos do tipo. O que não é problema devido a sua simplicidade e baixo custo podendo ser descartáveis e substituídos com frequência. Provavelmente usarão cerâmica nos modelos da Boeing. Agora se um produz toda aquela vibração, imagine dezenas destes, vai desmantelar o avião com a vibração, ou menos, vai denunciar de longe sua presença para o inimigo e no caso de transporte de passageiros, estará fora dos índices máximos de becibeis aceitáveis. pode ser que eles tenham desenvolvido um design que reduz esse problema com vibrações pois eles tem testado esse sistema desde os anos 50.

    “clstunt.com/htdocs/dc/user_files/36351.jpg”

  9. A maior vantagem do pulsojato em relação ao estatojato é que o primeiro pode trabalhar em qualquer regime de vôo, desde velocidade zero, até hipersônico, passando pelo subsônico e supersônico.
    Já o estatojato (Ramjet) só funciona em velocidades acima de Mach 0.7.

  10. Bosco se nao foi os alemaes quem foi que invento primeiro,
    outro quem sabe eles usan isso no f35 stovl porque o dele nao ta la essas coisas rsrsrs.

  11. jnpnhr bem observado,
    Além do mais, não é facíl controlar sua velocidade é tudo ou nada, não tem meio termo…
    Mas tudo isso seira resolvido com um pouco de inovação,
    .
    O motor do nosso carro é mesmo principio desde 1870. Imagina comparar o desempenho com um de Hoje.
    .
    Acredito que o PulseJet ainda tem Muito a evoluir.

  12. estava vendo uns videos,
    tem muitos malucos que inventam um monte de coisas com PulseJet.
    .
    Eu mesmo já comprei no mercadolivre um DVD com plantas baixas de PulseLet
    Paguei uns 12R$

  13. PulseJet tem pouco rendimento. Imaginem uma garrafa com um pouco de éter, e jogamos um fósforo aceso pela boca. Dá uma boa explosão. Para rearmar o ciclo, o ar vai ter que entrar de novo, coloca-se novamente uma colherinha de éter e joga-se outro fósforo. O que quero dizer, é que o funcionamento não é contínuo, daí o baixo rendimento. Esse motor é bom caso o foguete ou aeronave estivesse em alta velocidade, pois o ar entra com pressão. Digamos que se use um compressor de ar. Nesse caso, estaremos reinventando o motor à turbina. Eu bolei na minha mente um novo tipo de turbina sem compressor, a qual chamei de turbina virtual. Seria o motor ideal para essa aeronave,creio eu, ou então seria melhor utilizar o motor de foguete convencional com O2 e H2, porém com pressão mais baixa, para não ter o risco de explodir.
    Água + Sol + Célula Solar = O2 e H2.
    Tenho em mente, tecnologias mais avançadas do tipo fluxo eletrônico, fusão nuclear em pequena escala, antigravidade, etc.

  14. Pesquisas + pesquisas e + pesquisas.E jnpnhr, obd pelo nome do Vstol Brasuca do futuro.somo um povo criativo, até geniais…tentamos?Qdo? Onde? Qual foi o erro? Os Erros tbm são experiência, dizem q o inventaor da lampâda errou + de 2000x…+ conseguiu, agr o caminho ficou fácil depois disso…Sds.

  15. Meu primeiro contato com a tecnologia pulse jet foi em 2002 neste site :

    http://aardvark.co.nz/pjet/cruise.shtml

    No qual é descrito que esta tecnologia é fácil e acessível a qualquer um, inclusive grupos terroristas. Com certeza, nós leitores do Plano Brasil podemos fazer pulse jets !!!

    Neste link acima é descrito o projeto de um míssil auto-guiado com velocidade provável de 450-500 mph, carga útil de uns poucos quilos e alcance de algumas dezenas de Km.

    Aqui tem mais informações sobre este projeto e a reação do governo da Nova Zelandia para que ele encerre o projeto.

    http://www.interestingprojects.com/cruisemissile/

    Última atualização do diario do projeto é de julho de 2004.

    Lembro-me que o que chamou-me a atenção neste projeto é a facilidade de execução do mesmo e o baixo custo. Imagine a situação de uma área protegida com muitos mísseis tipo Patriot e a chegada de dezenas destes misseis com pulse jet vido de variadas direções ! Provável que algum acerte o alvo, porém mesmo que não acerte compare o custo de um Patriot com o custo de uns 3.000 dolares de um missil pulse jet !!!

    Lembrei da guerra do Vietnam, o custo por tonelada transportada nos Huey comparado com as bicicletas da trilha Ho Chi Minh !!!

    A longo prazo as guerras também são ganhas pelo custo financeiro da mesma, para provar temos hoje exemplos disto ocorrendo no mundo !

Comentários não permitidos.