Deu no Cavok: Programa de Offset Gripen já devolveu quase US$ 1,4 bi para a República Tcheca

Um caça Saab JAS39 Gripen da Força Aérea da República Tcheca, com uma pintura para o Tiger Meet. (Foto: Gripen International)

O relatório anual de desempenho do Program de Offset Gripen Tcheco, até o dia 31 de dezembro de 2010, havia acumulado um valor total de US$ 1,37 bilhão (CZK 23,74 bilhões) que voltaram para economia da República Tcheca.

O relatório, o qual foi aprovado pelo Ministério de Defesa Tcheco, documenta que o comprometimento anual do Programa de Cooperação Industrial que acompanha o leasing de 14 aeronaves de caça Gripen para a República Tcheca feito pelo governo da Suécia.

Destaques de 2010:
– Um valor acumulado de 1,37 bilhão de dólares devolvido até dezembro de 2010
– 93% do total das obrigações de offset para República Tcheca já entregue
– As transações de offset de 2010 avaliadas em CZK 3,82 bilhões
– 48 transações registradas no programa Gripen até dezembro de 2010
– Entregas dentro do prazo de todas as obirgações offset de 1, 5 bilhão de dólares

O Programa Internacional de Offset dos Caças Gripen Tchecos está contratualmente comprometido a gerar um valor de cooperação industrial e de Offsets igual ou superior a 130% do valor do contrato de leasing, o que representa os 1,5 bilhões de dólares. O mínimo exigido no contrato é de 20% do acordo.

Fonte: Cavok

9 Comentários

  1. Como arma de defesa aproximada ele seria a melhor opçao,o brasil poderia instalar varias bases aereas ,distanciadas a 150 km das fronteiras e equipa-las com o ng,a limitaçao de alcance seria inrelevante utilizando esta estrategia,alem disso o gripen tem capacidade para operar em estradas pavimentadas,com estas capacidades o inimigo teria que bombardear todas rodovias brasileiras para neutralizar o gripem,um caça com longo alcance teria a vantagem de operar longe da pista de pouso,porem se ela for estrupada ,ele tera poucas opçoes para pousar, resumindo:a escolha de um aviao com perna curta ou longa vai depender da doutrina que sera usada em seu emprego,nao adianta ter um otimo SU35 ou um BElo e capacitado RAFALE,se nao houver uma definiçao e estrategia para seu emprego ,ele servira apenas para fotos,nao esqueçao da Libia,os avioes ficaram sem pista de pouso depois de 3 dias de bombardeios,se a otan nao tivesse dado intervalo eles ainda estariam no chao.

  2. Que nada, este gripinho é uma pura lombriga anêmica, pois suporta pouco armamento e limitado pra ataque.
    Que piada, gastar com mais bases perto de fronteira só pcausa de uma merdinha voadora sem alcance como esta…!

  3. Meu Deus, que comentarios sao esses? Nao eh possivel!
    Poxa gente, vamos pensar mais estrategicamente, parece ateh que voces estao comentando sobre um novo lancamento da JAC Motors…
    Esse artigo mostra algo muito interessante, o carater confiavel e reliable dos Suecos, que se opoe aos caraters oportunistas e interesseiros da Franca/EUA, e isso eh de extrema importancia quando a principal parte no negocio eh a transferencia tecnologica e offsets.
    Ele eh um caca barato, pequeno, e robusto, que se bem usado e bem distribuido, poderia ser um otima aquisicao para FAB, ainda mais levando em conta a escaces de verbas a qual a FAB sempre teve que conviver.
    Rafale eh um caca excelente, com certeza, mais quero ver como que a FAB vai sustentar esse elefante…
    Mas sei la, pode ser que funcione, soh por favor, nao vamos comentar sobre cacas como se estivesssemos falando de futebol, please.

  4. Como disse o Jose Carlos P, vai depender da doutrina.
    Eu acho que cabem os 2, Rafale e Gripen.
    Nossa dimensão territorial é muito grande, e dá para reduzir custos dessa forma.
    O Gripen espalhado, bem distribuido como registrou o Tropini, o Rafale centrado.
    Muitos Gripen, e bastante Rafales.
    Avionicos iguais (é possível), armamentos de acordo com a capacidade de cada, radares o mais similar possível (não sei do espaço do Gripen).
    E nada de JAC Motors, por favor.

Comentários não permitidos.