Após caso Battisti, Itália diz que Brasil não está pronto para ser ''potência''

http://www.outraspalavras.net/files/2011/05/602-0-20110523_205405_4E036B6F.jpg

O subsecretário das Relações Exteriores da Itália, Alfredo Mantica, disse que o Brasil “ainda não está pronto” para ser uma potência mundial devido à decisão de manter no país o ex-militante italiano Cesare Battisti.

“Esta libertação demonstra que o Brasil ainda não está pronto para entrar no círculo das grandes potências mundiais, e isto a Itália vai recordar em todas as oportunidades e fóruns internacionais”, afirmou o diplomata.

Segundo ele, a decisão sobre Battisti “é um grave erro político e estratégico, além de judiciário. Um erro que outras potências emergentes, como China, Rússia ou Índia, jamais cometeram”.

Battisti, condenado à prisão perpétua na Itália por quatro assassinatos cometidos na década de 1970, foi solto nesta madrugada, após o Supremo Tribunal Federal (STF) validar a decisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de não extraditar o ex-militante.

O italiano foi detido no Brasil em 2007 e, dois anos depois, recebeu o status do refugiado político do então ministro da Justiça, Tarso Genro, o que automaticamente impediu sua extradição.

O caso foi analisado em 2009 pelo STF, que autorizou a extradição, mas decidiu que a palavra final caberia ao presidente. A determinação para manter Battisti no Brasil foi anunciada no último dia de mandato de Lula.


http://exame.abril.com.br/assets/pictures/21827/size_380_protesto-italia-embaixada-b.jpg?1294172030
“A libertação de Battisti demonstra como, no Brasil, a dependência entre o sistema judiciário e a política limita fortemente os padrões democráticos deste país emergente”, afirmou Mantica.

O subsecretário das Relações Exteriores da Itália também destacou que o gesto brasileiro é um “bruto sinal” para “as empresas italianas e europeias que olham o Brasil como um potencial parceiro para os investimentos”.

Ontem, o STF decidiu, por 6 votos a 3, validar a determinação de Lula e aprovou a libertação do italiano, que estava sob prisão preventiva na penitenciária de Papuda, em Brasília.

Fonte: UOL

50 Comentários

  1. sou brasileiro gosto do meu pais e quero o melhor para ele e seu povo,mas que nossas autoridades foram infelizes.em suas escolhas isso foram,este caso durou muito, muita polemica,creio que a ideia é permanecer na midia tem uns que gostam de aparecer,se éra para liberar o cara porque não liberaram logo evitaria muito desgaste do nosso pais,por causa de incopetentes que só querem aparecer.

  2. kkkkkkkkk a ta a italia grande mafia não tem moral
    de nada tribunal de haia grande piada o brasil não assino com a italia que o tribunal de haia pode intervi poder soberano STF acerto cade o Salvatore Alberto Cacciola por que não mandaro tome na cara italia o troco.

  3. Toda vez que contrariarmos os interesses deles eles virão com esse discursinho, como se fossemos adolescentes e que precissacemos de repreensão ou do consentimento deles pra nos tornarmos o que queremos enqto país e nação!Certa ou errrada é decisão soberana nossa, eles que ingulam…Alguém critica o EUA por Guantãnamo, quer algo mais medieval que aquilo!?

  4. Independente do mimimi italiano, essa decisão foi mesmo um erro. Só no Brasil do PT um terrorista tem essa mamata toda.

  5. Ao contrário O BRASIL mostra que esta no caminho certo,não devemos condenar quem quer que seja só porque o governo italiano assim o deseja!
    Que moral tem esse governo italiano para falar contra o BRASIL,país que abrigou tantos imigrantes italianos,que lutou na Itália para liberta o povo italiano, pois o seu governo era aliado dos nazistas!
    Um país que tem Silvio Berlusconni em seu governo,querer dar lição de moral!
    JÁ QUE O GOVERNO ITALIANO,ESSE MESMO QUE NOS NEGOU A EXTRADIÇÃO DE SALVATORE CACCIOLA ESTA TÃO CHOCADO,DEVERIA CORTA RELAÇÕES COM O BRASIL!
    QUANTOS MAFIOSOS FORAM CAPTURADOS E EXTRADITADOS PARA A TTÁLIA AQUI NO BRASIL, LEMBRAM DO TOMAZIO BUSCHETA?
    A ITÁLIA COM ESSE GOVERNO É QUE NÃO ESTÁ PREPARADA PARA SER POTÊNCIA!

  6. Acontece, que nos ja somos uma potencia, e ja estamos prontos para dizer não! Foi o que fizemos. E eh bom acostumarem logo com isso. Proud to be a Brazilian…

  7. O quê tem por trás dessa questão que eu um leigo não estou entendendo…Porque as conseqüências comercias, diplomáticas, geopolíticas me parecem fortes… Afinal na mídia televisiva tento entender e nada..É alguma coisa de cunho edeológico, já que ele era esquerdista, ativista e tudo mais lá na Itália…Foi ele mesmo que matou aquelas pessoas, até porque foi julgado à revelia… Por quê Lula decidiu não extraditá-lo no último dia de seu governo? Porque se esse indivíduo for culpado, o que ele está fazendo aqui? Afinal eu leigo quero entender essa estória, deve haver um motivo por trás da cortina, seja ela coerente ou não…Porque para sofrermos retaliações da Itália, mesmo que seja verbalmente gritada pelos 4 cantos do mundo, tem que ter um motivo forte pra esse cara ser solto e tudo mais.Senão não dá nem pra gente comprar essa briga com à Itália sem saber de tudo. Alguém aqui no blog poderia explicar melhor essa questão? Desde já obrigado.SDS

  8. Lendo alguns comentários anteriores aos meus, acho à Moral nesse caso uma questão nossa, não da Itália…Porque nós temos um acordo de extradição com a Itália… Agora se ele seria julgado injustamente em seu própio país,pra quê então assinar tratados como esses.Más à Itália está errando nos seus discursos sobre o Brasil…Aí que se conhece quem é quem.SDS

  9. Foi um grave desrespeito ao governo da Itália, um grande país amigo do Brasil. Fiquei bastante decepcionado com isso, já que parte da minha família veio da Itália em 1900. O Brasil tem muitos descendentes de italianos.
    Já os atletas cubanos que pediram asilo ao Brasil não foram atendidos. Rapidamente devolveram os pobres coitados para Fidel, que mandou fuzilar mais de 15 mil pessoas.
    Não quero mais falar sobre esse assunto.

  10. Caro RtadeuR não houve reciprocidade no caso Cacciola você se enganou,quem extraditou Cacciola para o BRASIL foram as autoridades de Mônaco quando esse lá se encontrava a passeio! Pois se dependesse do governo italiano ele jamais seria extraditado!
    Agora sobre o comentário do Joelmir Beting eu acredito que ele perdeu uma grande chance de ficar calado,ultimamente essas pessoas dos telejornais estão abusando,ninguém precisa saber da opinião pessoal do jornalista,ele apenas deve reportar os fatos os espectadores tiram suas próprias conclusões.
    LEMBREM SE DO BORIS CASOY QUE TINHA O BORDÃO ”ISSO É UMA VERGONHA” E DEPOIS FOI DESMASCARADO, SE MOSTRANDO UMA PESSOA FALSA E PRECONCEITUOSA AO DIZER QUE DOIS SIMPLES GARIS TRABALHADORES BRASILEIROS, ERAM O MAIS BAIXOS DA ESCALA DO TRABALHO!
    VEJAM:http://www.youtube.com/watch?v=0H9znNpeFao

  11. sultan v. naba o governo italiano foi o 1ºa quebrar esse tratado nos negando a extradição de Salvatore Cacciola,se você ler meu comentário vera que foram as autoridades de Mônaco quem o extraditou para o BRASIL,o nosso país sempre colaborou com a Itália, mandamos muitos máfiosos para lá,alguns devem se lembrar do TOMAZIO BUSCHETA um grande mafioso preso aqui e enviado a Itália.

  12. O Brasil so é potência econômica e de recursos minerais,olha a nossa educação e muitas outras Áreas .Battisti chego no Brasil com passaporte falso foi recebi pelo PT,PCdoB,e agora o governo vai arruma os documentos dele porque ele é ilegal no país,que palhaçada.

  13. Espera ai Dandolo e quantos a Ítália fazista de Mussuline matou não só na Itália? TODO PAÍS TEM SEUS MORTOS.

  14. gerson disse:
    09/06/2011 às 18:36
    Acontece, que nos ja somos uma potencia, e ja estamos prontos para dizer não! Foi o que fizemos. E eh bom acostumarem logo com isso. Proud to be a Brazilian…
    —————————————
    Meus parabéns por tão poucas e sábias palavras. A invejinha da Itália também é porque está prestes à perder sua posição para o Brasil segundo a OMC.

  15. A lista que segue, segundo o site do supremo Tribunal federal, é a dos ministros.
    Que eu saiba o Supremo tem autonomia para tomar suas decisões, seja aqui seja na Itália, ou será que os Italianos agora querem que nossa Justtiça decida segundo o que eles querem?.
    Acho uma aberração o Brasil aceitar o Batisti depois da França (mantê-lo) 10 anos preso e facilitado a sua fuga para o Brasil depois qua a União Européia exigiu, ou seja, e a França? vai pra Haia também?
    E a lista? sim ia me esquecendo, como o supremo é livre e na lista não vejo o nome nem de Dilma, Nem FHC, nem Lula nem ninguém que nada tem a ver com esta decisão, mas segundo a cabeça de algus tem, fico me perguntando, quem dos nossos magistrados votou, quem é do PT, PSDB, PMDB, PPB, PPPPPPP, PCC etc..?
    Segue a lista…

    Adalício Coelho Nogueira
    Adaucto Lucio Cardoso
    Adolpho Augusto Olyntho
    Alberto de Seixas Martins Torres
    Aldir Guimarães Passarinho
    Alfredo Buzaid
    Alfredo Pinto Vieira de Mello
    Aliomar de Andrade Baleeiro
    Alvaro Goulart de Oliveira
    Alvaro Moutinho Ribeiro da Costa
    Amaro Cavalcanti
    Americo Braziliense de Almeida Mello
    Americo Lobo Leite Pereira
    Amphilophio Botelho Freire de Carvalho
    André Cavalcanti d’Albuquerque
    Annibal Freire da Fonseca
    Antonio Augusto Cardoso de Castro
    Antonio Augusto Ribeiro de Almeida
    Antonio Bento de Faria
    Antonio Carlos Lafayette de Andrada
    Antonio Cezar Peluso
    Antonio de Souza Martins
    Antonio de Souza Mendes
    Antônio Gonçalves de Carvalho
    Antonio Gonçalves de Oliveira
    Antonio Joaquim de Macedo Soares
    Antonio Joaquim Pires de Carvalho e Albuquerque
    Antônio Martins Vilas Boas
    Antonio Neder
    Armando de Alencar
    Arthur Ribeiro de Oliveira
    Ary de Azevedo Franco
    Ataulpho Napoles de Paiva
    Augusto Olympio Viveiros de Castro
    Bento Luiz de Oliveira Lisboa
    Bernardino Ferreira da Silva
    Candido Barata Ribeiro
    Candido Motta Filho
    Canuto José Saraiva
    Carlos Alberto Madeira
    Carlos Alberto Menezes Direito
    Carlos Augusto Ayres de Freitas Britto
    Carlos Augusto de Oliveira Figueiredo
    Carlos Fulgêncio da Cunha Peixoto
    Carlos Mário da Silva Velloso
    Carlos Maximiliano Pereira dos Santos
    Carlos Medeiros Silva
    Carlos Thompson Flores
    Cármen Lúcia Antunes Rocha
    Carolino de Leoni Ramos
    Célio de Oliveira Borja
    Clovis Ramalhete Maia
    Décio Meirelles de Miranda
    Djaci Alves Falcão
    Edgard Costa
    Edmundo Muniz Barreto
    Edmundo Pereira Lins
    Eduardo Espinola
    Eduardo Pindahiba de Mattos
    Ellen Gracie Northfleet
    Eloy José da Rocha
    Enéas Galvão
    Enrique Ricardo Lewandowski
    Epitacio da Silva Pessôa
    Eros Roberto Grau
    Esperidião Eloy de Barros Pimentel
    Evandro Cavalcanti Lins e Silva
    Fernando Luiz Osorio
    Firmino Antonio da Silva Whitaker Filho
    Firmino Ferreira Paz
    Francisco Cardoso Ribeiro
    Francisco de Faria Lemos
    Francisco de Paula Ferreira de Resende
    Francisco de Paula Rocha Lagôa
    Francisco Manoel Xavier de Albuquerque
    Francisco Tavares da Cunha Mello
    Frederico de Barros Barreto
    Geminiano da Franca
    Gilmar Ferreira Mendes
    Godofredo Xavier da Cunha
    Hahnemann Guimarães
    Heitor de Sousa
    Henrique Pereira de Lucena (Barão de Lucena)
    Hermenegildo Rodrigues de Barros
    Hermes Lima
    Herminio Francisco do Espirito Santo
    Ignacio José de Mendonça Uchôa
    Ilmar Nascimento Galvão
    João Antonio de Araujo Freitas Henriques
    João Baptista Cordeiro Guerra
    João Barbalho Uchôa Cavalcanti
    João Evangelista de Negreiros Sayão Lobato (Visconde de Sabará)
    João José de Andrade Pinto
    João Leitão de Abreu
    João Luiz Alves
    João Martins de Carvalho Mourão
    João Mendes de Almeida Júnior
    João Pedro Belfort Vieira
    Joaquim Antunes de Figueiredo Junior
    Joaquim Benedito Barbosa Gomes
    Joaquim da Costa Barradas
    Joaquim de Toledo Piza e Almeida
    Joaquim Francisco de Faria
    Joaquim Xavier Guimarães Natal
    José Antonio Dias Toffoli
    José Carlos Moreira Alves
    José Celso de Mello Filho
    José de Castro Nunes
    José Eduardo do Prado Kelly
    José Francisco Rezek
    José Geraldo Rodrigues de Alckmin
    José Hygino Duarte Pereira
    José Julio de Albuquerque Barros (Barão de Sobral)
    José Linhares
    José Luiz Coelho e Campos
    José Néri da Silveira
    José Paulo Sepúlveda Pertence
    José Philadelpho de Barros e Azevedo
    José Soriano de Souza Filho
    Laudo Ferreira de Camargo
    Lucio de Mendonça
    Luiz Antonio Pereira Franco (Barão de Pereira Franco)
    Luiz Correa de Queiroz Barros
    Luiz Fux
    Luiz Gallotti
    Luiz Octavio Pires e Albuquerque Gallotti
    Luiz Rafael Mayer
    Manoel da Costa Manso
    Manoel José Espinola
    Manoel José Murtinho
    Marco Aurélio Mendes de Farias Mello
    Mario Guimarães
    Maurício José Corrêa
    Moacyr Amaral Santos
    Nelson Azevedo Jobim
    Nelson Hungria Hoffbauer
    Octavio Kelly
    Olavo Bilac Pinto
    Olegario Herculano d’Aquino e Castro
    Orozimbo Nonato da Silva
    Oscar Dias Corrêa
    Oswaldo Trigueiro de Albuquerque Mello
    Ovidio Fernandes Trigo de Loureiro
    Paulo Brossard de Souza Pinto
    Pedro Affonso Mibieli
    Pedro Antonio de Oliveira Ribeiro
    Pedro Augusto Carneiro Lessa
    Pedro Joaquim dos Santos
    Pedro Rodovalho Marcondes Chaves
    Pedro Soares Muñoz
    Plínio de Castro Casado
    Raphael de Barros Monteiro
    Rodrigo Octavio de Langgaard Menezes
    Sebastião Eurico Gonçalves de Lacerda
    Sydney Sanches
    Themistocles Brandão Cavalcanti
    Tristão de Alencar Araripe
    Ubaldino do Amaral Fontoura
    Uladislau Herculano de Freitas
    Victor Nunes Leal
    Waldemar Cromwell do Rego Falcão
    Washington Osório de Oliveira

  16. Se o supremo foi forçado a votar, etão estamos em um mato sem cachorro, pois deveríamos denuncia, lá está… No supremo a intromissão do governo, ou de quem se interessa por esta decisão..
    alguém pode me dizer de quem foi a idéia?
    sds
    E.M.Pinto

  17. A Itália deve mais ao Brasil do que o contrário, eles nos fizeram de besta no caso Cacciola, esqueceram do tratado, da nossa ajuda na segunda guerra, da nossa ajuda recebendo os imigrantes italianos e da nossa ajuda com a deportação de seus mafiosos, são os porcos da Europa (PIGS)desprezados pela UE e EUA e nos somos os BRICS, respeitados e cortejados, temos uma presidente digna e eles um cafetão safado chamado Berlusconi. Eles vão nos vender as fragatas e os guaranis e até as filhas deles se assim quisermos. Parabéns Brasil, reciprocidade é assim, olho por olho e dente por dente.

  18. A Italia é um país sem moral, desde o boy até o primeiro ministro são mafiosos, além do que é um país fascista por convicção e quase levou o mundo a destruição junto com os Nazistas(estes eram financiados pelos americanos para conter os comunas, mas não deu certo,por causa da ganancia de Hitler, partir para o plano B, guerra fria), que eles consideravam “potencia”. Os americanos detestam o Berlusconi, pois sabem que ele é unha e carne com a máfia RUSSA, vejam só que galinheiro fedido. Se alguns aqui ja foram a Italia, sabem do que falo, a imundice corre solta, aguas poluidas com fezes das cidades, andar de gondola e navegar na merda(isso não é palavrão, é uma fisiologia humana extremamente necessaria), pivetes proliferam por lá, tanto como no RJ, meu Tio foi assaltado em plena Roma e ninguém se manifesta, é normal o golpe da carteira, pra mim disparado o pior país da europa, tirando os do leste. Va a Londres e veja que é outro nível.
    O Brasil não precisa da permissão de ninguém pra ser potência, logo-logo tomaremos o lugar destes fascistas, assim como ja fizemos com a Espanha…a Itália precisa rastejar, pra vender para o Brasil, pois sabe que depopis da queda da espanha será a vez dela…hasta la vista baby.

  19. O subsecretário das Relações Exteriores da Itália, Alfredo Mantica mostrou ser alguém com mau carater, mesmo que seja um erro do governo brasileiro não justifica a forma grosseira e atrasada das suas palavras que revelam perseguição, rancor e má índole, sic “a Itália vai recordar em todas as oportunidades e fóruns internacionais”. que democrata é este?????????

  20. Apesar de querer que o terrorista se largasse daqui, a opinião do Alexandre e Fernando foram fodas. KKKKKK.

  21. César Pereira, deixe-me explicar melhor: O problema não é quem quebrou primeiro o tratado, más se o Brasil não confia que um país, no caso Itália irá julgar os acusados com imparcialidade, justiça e amplo poder de defesa era melhor não assinar tratados como esses…Más se voçê me falar que o Brasil usou à reciprocidade nesse caso aí sim eu um leigo vou entender o motivo pelo qual deram a liberdade para Batisti…Mesmo sendo Salvatore acusado de crime financeiro e Batisti crime de homicídio acharia melhor ( eu ), o Brasil extraditar essa cara e depois rasgar esse tratado com à Itália, seria um tapa de luva na cara da Itália, isso se esse cara for realmente o assassino que dizem.Não sei se esclareci ou confundi mais rsrs… César Pereira abração colega.SDS

  22. Esses paises que fazem parte da OTAN são uns verdadeiros fdp hipócritas!! São uns verdadeiros “Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”!! Só pra relembrar…

    “Itália se recusa a extraditar Troccoli

    O governo italiano, tão empenhado na extradição de Cesare Battisti, adota postura diferente no caso do uruguaio Jorge Troccoli.

    Ele foi capitão dos Fuzileiros Navais do Uruguai e contribuiu para o desaparecimento de muitos oposicionistas da ditadura uruguaia.

    Troccoli foi um dos agentes da Operação Condor, que atuou na repressão a militantes de esquerda nos países do Cone Sul durante as ditaduras militares nos anos 70 e 80.”

    Minha pergunta é…porque nosso MRE não responde com esse argumento???! Vamos esperar a resposta do governo..

  23. Esta havendo uma falha de interpretação (pra não dizer outra coisa) a legislação do Brasil tem um dispositivo que proíbe que cidadões brasileiros sejam extraditados pra outro pais, mesmo que o cidadão tenha cometido crime nesse pais, na Itália ha um dispositivo semelhante e Cacciola é italiano de nascimento,o Brasil devia ter exigido que ele cumprisse pena na Itália pelos crimes que cometeu aqui mas isso não foi pedido a Itália,portanto o erro foi do Brasil e não da Itália no caso Cacciola.

  24. AOS MEUS AMIGOS QUE NÃO ConcordA POR TER LIBERTADO Cesare Battisti.? ESTÃO COM MEDO DO
    governo italiano RSRSRRS ,, PODE DEIXAR EU DEFENDO VCS, KKKKKKKKKK

  25. Se esse governo acha que o Batisti vale mais que um aliado como a Itália, ótimo. No meu ponto de vista, proteger um terrorista só porque é de esquerda e amigo dos petistas não vale a pena.

    []’s

  26. A obrigaçao de nossos magistrados e políticos é defender o cidadão brasileiro, e não cidadãos de outros países, e ainda colocar em risco uma amizade de duas nações amigas…lamentável!

  27. CONCORDOO, PAÍS QUE DEFENDE CORRUPTOS COMO PALOCCI E PROTEGE TERRORISTA COMO ESSA BATTSISTI SÓ MERECE A FOSSA MSM,
    PRA FRENTEE BRASIL TU SÓ ANDA PRA TRAS KRL.

  28. E.M. Pinto, você pode até considerar uma aberração, mas não é e, não foi. O próprio STF jogou a batata quente na mão do Lula e, Lula fez o que um presidente deveria fazer, resolveu a questão. Se bom ou ruim, resolveu, deu seu parecer, não ficou em cima do muro como fez o STF: “Quando o caso foi analisado pelo STF, os magistrados entenderam que caberia ao chefe do Poder Executivo (Luis Inácio LULA da Silva, o então Presidente da República Federativa do BraSil) decidir, se concederia ou não refúgio político ao acusado.”
    http://www.fatonotorio.com.br/noticias/ver/647/caso-battisti-lula-diz-que-decidira-antes-de-deixar-a-presidencia

    E agora, vem todo mundo e os três cavaleiros do apocalipse do STF questionar o Lula!! Levaram de 6 X 3, perderam de goleada!!
    Sugiro a leitura e reflexão do texto: A soberania nacional, o STF e o caso Battisti – extraído do JB online:
    por Mauro Santayana
    http://www.conversaafiada.com.br/politica/2011/06/09/santayana-e-battisti-stf-defendeu-a-soberania/

  29. Desculpe-me o palavriado, “FODA-SE A ITÁLIA”,
    A Itália é o pais no mundo que mais desrespeita Brasileiros…
    Em nenhum lugar do mundo os turistas Brasileiros são tão discriminados quão são na Italia… Começando pelo terminal de desenbarque, chega a ser constrangedor…
    Por isso eu digo “FODA-SE A ITÁLIA”
    Desculpe-me a ira.

  30. O Brasil ja e potencia a tempo, agora toda vez que na fazemos a vontade dos EUA ,ou Italia ou etc vem com esse chororo que nao seremos potencia.”me poupe ,salgadinho”.
    (Como na novela)…Agora a Italia tem mais a perder do que no’s , veja so quantas empresas italianas “mamando” no Brasil e enviando o lucro para a Italia..
    So mandar a Fiat embora do Brasil que quebra a Italia.kkkkkk

  31. Berlusconi voce fala demais e suas pressõezinhas não surtirão efeito nenhum.Quem é o tribunal de Haya para julgar a vontade soberana de uma nação?Vai catar coquinho no colinho da Mama e cuidar das suas novinhas antes que elas lhe derrubem do governo rsrs rsrs Que dar asilo a criminosos não é certo e embassa a imagem do pais isso é inegavel mas meu caro Berlusconi o Cacciola que era um simples bandido pois roubou os cofres publicos do Brasil voces fizeram vista grossa porque o cara tinha dupla cidadania e graninha pra gastar ai né,então amiguinho é elas por elas.Faz o siginte manda agentes secretos virem aqui sequestrar ou matarem o cara mas cuidado o cerol ta fininho heim e a cambada ta com o dedo coçando.

  32. até entendo que realmente a birrinha da italia é de dar risada, porem nao vejo vantagem alguma em manter esse cara(Cesare Battisti)aqui no brasil, realmente nossa politica externa é um fracasso, o brasil nao sabe “jogar”,
    tudo por causa de um bando de politicos da esquerda “alucinados”.
    sds a todos.

  33. Como advogado somente me resta sentir vergonha de nossa corte constitucional após o infeliz desfecho da Rcl 11243, que permitiu a permanência do notório terrorista Cesare Battisti em território brasileiro. Infelizmente os cultos ministros do STF ignoraram o fato de que a decisão concessiva de asilo, publicada pelo nosso ex-presidente guia supremo dos povos e sol da humanidade em seu último dia de governo e embasada em um parecer-alfaiate do AGU, longe de manifestar um ato de soberania do Estado Brasileiro em verdade constitui ofensa à soberania e instituições da Itália posto que, ao afirmar que denegava a extradição pelo “fundado receio de que ele(o terrorista) viesse a sofre perseguição política”, insulta o judiciário italiano, que processou e julgou o bandido.

    Lamentável também é ver um ministro da erudição intelectual de Ricardo Lewandowski afirmar em seu voto que a decisão ora contestada “se caracteriza pela mais ampla discricionariedade [de acordo com critérios escolhidos por ele] e, portanto, trata-se de um ato que não é sindicável [questionável] pelo Poder Judiciário”. Data maxima venia, mas aqui o ínclito ministro confunde discricionariedade com promiscuídade e consagra a teoria da irresponsabilidade absoluta dos agente públicos ignorando que mesmo o poder discricionário encontra-se limitado pela Lei, e no caso em tela nosso ex-presidente violou o tratado firmado entre o Brasil e a Itália. E o eminente Joaquim Barbosa? negou sua capacidade intelectual e tentou fazer imprópria analogia do caso em tela com a concessão de asilo concedida pelo Brasil ao ex-presidente de Honduras Manuel Zelaya. Salvou-se o relator, o tão enxovalhado Ministro Gilmar Mendes, que corretamente asseverou que tal como qualquer agente público também a discricionariedade do chefe do executivo encontra limite na lei, e que o tratado entre Brasil e Itália estava sendo violada com tal decisão, e os ministros que o acompanharam.

    Decisão proferida, eis que o bo-blogueiro da corte PHA, ex-jornalista de prestígio hoje reduzido à condição de apresentador de programa dominical, aproveita seu espaço na esgotosfera para fazer o que lhe é de costume ou seja, puxar o saco do do nosso ex-líder supremo, guia dos povos e sol da humanidade e atacar aqueles dos quais não gosta, o Ministro Gilmar Mendes e o Banqueiro Daniel Dantas.

    Saldo final:O STF perde uma excelente oportunidade de dar exemplo e mandar um recado inequívoco às corrompidas estruturas de poder nacionais. Perde o país, que mais uma vez vira motivo de desconfiança e escárnio no exterior em que pese as manifestações raivosas dos militantes do governo querendo nos fazer acreditar no contrário.

    Por fim, é risível ver as manifestações dos chapas brancas de plantão, apologistas do “Brazil – Potência”. Estultices do tipo “somos Bric, somos cortejados”só servem mesmo para dar risada.

  34. Vamos por partes,nessa análise,sem interpretações do Pig,o Lula no final do seu Governo não extraditou o Carcamano,e deixou a decisão para o STF,não existe interferencia do Executivo no STF,pode haver no Legislativo,mas no STF ORGÃO MÁXIMO DO JUDICIARIO não há,se houvesse isso os Ministros do STF seriam os primeiros a invocar um dos princípios básicos da nossa Constituição que é a Independendia e Harmonia entre os Poderes,há outros princípios basilar da nossa Constituição na qual rege nossas relações internacionais que é a Concessão de Asilo,não foi o Governo Brasileiro,e sim o Judiciario Brasileiro que validou a decisão do EX-Presidente,se o STF ratificou isso deve haver argumentos bem robustos a favor do carcamano.Não estou aqui defendendo X ou Y apenas destacando que o STF validou a decisão,mesmo que a Dilma queira entregar o carcamano,ela não pode pois foi uma decisão do STF,agora quanto a essa fala Italiana,nada de mais,pois nossos irmãos Italianos são passionais ao extremo e isso os torna fascinantes,no mesmo momento em que eles esbravejam xingam logo depois fica tudo bem,sem raiva ou rancor.Agora o problema dessa dimensão dada a esse carcamano,é um pano de fundo para disfarçar os problemas na Itália,o próprio Berlusconi deu uma declaração certa vez dizendo que já comprou muitos juízes,eles estão usando isso como distração,acabei de ver o Silvio Berlusconi no Jornal Nacional dizendo que fez todo o possível que,e que ele não poderia declarar guerra ao brasil,pois alegou que só faltou fazer isso,olha que pastelão,e quanto a criticar os outros países cabe lembrar a esse senhor Berlusconi que ele tb fez vários atos indecentes,cito a pulhalada nas costas do Kadaffi,não que o Kadaffi seja santo,mas um dirigente Italiano ir a Líbia e pedir perdão pelos crimes cometidos pelos Italianos naquele país,e até aceitar a pagar uma indenização,em prestações a perder de vista,tudo por causa do Petroleo,pois a Líbia é o principal fornecedor da Itália,e logo depois fornecer as bases para a Otan tacar bom e apoiar a França e Inglaterra e os E.U.A,nesses ataques,não tem muita moral pra dizer o que devemos ou não fazer.
    E outra se ficar com essa infantilidade de ameaçar os projetos já existentes no Brasil,cabe lembrar que TIM tem 20% do seu faturamento no Brasil,ou seja 1/5 dos lucros ma Mtriz Italiana é de recursos dos consumidores brasileiros,se ameaçarem os Blindados,cancela e pega com os alemaes,eles vão soltar foguetes e ainda vão mandar uma caixa de vinhos para o CARCAMANO,os alemães já tem uma fábrica no RS,seria ótimo.

  35. Mas confesso que admiro o Berlusconi no quesito escolha de mulheres,ele sabe aproveitar bem a vida nesse quesito,tirando isso ele é uma figura comica,mas como já disse os Italianos são passionais,olhem esse video,é muito engraçado e dá uma noção da dimensão do passionalidade dos Italiano.

    http://www.youtube.com/watch?v=zUJR6ca49Dk

  36. Cada vez que se lê novas respostas e perguntas aparecem, esse caso do militar uruguaio Jorge Troccoli que recebeu cidadania italiana aqui levantado pelo Corbin07, e que eu só vim a saber agora,mostra o quão hipócrita e o governo italiano.
    Sobre o caso Cacciola acredito que o fato dele ter dupla nacionalidade dava o direito do governo brasileiro de exigir sim a sua extradição !
    Pesquisando na net há sites que dizem que o julgamento de Battisti não possui provas técnicas e que até o seu acusador e ex companheiro Pietro Mutti ,tem o paradeiro desconhecido !

  37. Não tiro uma letra (a não ser a opinião ao PH AMorim- que ao meu ver, escolheu um lado pra tacar pedra, ou seja faz o mesmo dos demais só que do outro lado- mas não vou discordar de você).
    no mais repito

    volto ao meu discurso, não é política o nosso problema, o supremo podia e tinha autonomia até pra dizer NÃO, e não fez?
    A justiça neste país poderia por na cadeia todos, todos os políticos bandidos se quisesse e teria o escudo do povo que mais do que nada deseja isto.
    É ai que está o cancer do brasil, bandido vai sempre existir mas se não houver justiça eles só vão acumular.
    Quem ainda não acordou para isso, vai morrer tacando pedra em água…
    Sds
    E.M.Pinto

  38. Título da newsletter de política mundial do Economist:

    “A dinâmica da estrutura do poder político mundial está mudando rapidamente. Entanto os Estados Unidos se encontram em uma perplexa situação política e financeira, outros países tais como India e Brasil estão começando realmente a flexionar seus músculos econômicos afirmando uma maior influência global e tendo o problema invejável de economias crescendo.” [booming]

    .
    Parece não precisamos do ok da Itália para ser Potência.
    Berlusconi: relaxa fratello, eu sei tu tens saudades do teu companheiro de orgias, Kadaffi.
    Olha, em agradecimento a ele ter te ensinado o famoso bunga-bunga, podes dá-lhe asilo aí em Roma. kkkk
    .
    Sobre Battisti não tenho nada a dizer, só que o presidente italiano parece esqueceu como funciona uma democracia.
    Berlusca: magina bambino! o Brasil não tem tempo pra isso cara. hehe
    ————-

    “A justiça neste país poderia por na cadeia todos, todos os políticos bandidos se quisesse e teria o escudo do povo que mais do que nada deseja isto.”

    aaahhh, isso já é poesia cara! valeu!

  39. kkkkk…realmente…Italia é um dos paises mais sem moral no Mundo…ainda mais com esse presidente que eles tem.

    Achei boa a decisão do STF, não tem pq manter preso um homem de 60 anos que comenteu crimes nos anos 70, o cara é até escritor…deixa o cara em paz viver a vida dele…vá prender os terroristas de verdade.

    outra coisa….a Italia tomo na cara dessa vez depois do caso Cacciola que deixou todos enfurecidos aqui…..se fuderam!!

  40. Ronin, Barca e E.M.Pinto

    Muito boa as palavras dos 3 colegas.

    Hehehe é a pura verdade vejo muitas siglas principalmente “PT”, mas foi o STF (que não deve explicações a outro poder) que disse que esse Battisti ficava. Mais uma coisa o STF não tem que se preocupa com os “amigos” ou outros interesses além da justiça e se foi dito que era injusto mandá-lo para a Itália acabou aí.
    Imaginem se o nosso STF tivesse interesses que não fossem tão somente a justiça, mas é o que alguns dos senhores estão querendo um instituição voltada para a justiça que não seja justa srsr… será que pensaram o que isso pode significar o perigo que seria a nós o povo?
    Sinceramente não me importa muito o destino desse Battisti, mas já que foi decidido que daqui ele não sai recomendo aos italianos que se calem pois essas bobagens podem te retaliações serias a eles.
    sds

  41. Manda a Itália se lascar e pronto !

    Já somos uma potência e demonstramos isso colocando em prática a nossa soberania !

    Cadê o Cacciola ?

    A Itália respeitou o tratado ?

    Com o golpe de mais de 1 BILHÃO que ele deu no Brasil , quantas crianças morreram de fome , sem medicamentos e atendimentos nos hospitais etc ?

    E qual é a moral que esse país onde o PRESIDENTE é um TARADO SAFADO, tem pra falar alguma coisa da decisão soberana do Brasil ?

    Dandolo :

    Os imigrantes italianos vieram pro Brasil e tem que dar Graças à Deus por ter-mos recebido eles aqui !

    Fizemos um favor de recebê-los !

    Se lá fosse bom teriam voltado !

  42. Votaram a favor da liberdade do Batisti os seguintes ministros:
    – Luiz Fux (Mafioso-Mor)
    – Ricardo Lewandowski
    – Joaquim Barbosa
    – Carmen Lúcia
    – Ayres Britto
    – Marco Aurélio de Mello

    E votaram contra:
    – Gilmar Mendes
    – Ellen Gracie
    – Cezar Peluso

    Não votaram o Celso de Mello e Dias Toffoli.
    …………………………………………….

    O Caso é o seguinte meus caros, não vejo muita diferença entre o nosso STF e a cúpula da máfia italiana… Aliás, não é de hoje que a “JUSTIÇA” NO BRASIL VIROU UM “GRANDE TEATRO DE ENCENAÇÕES” TRAÇANDO O DESTINO DE VIDAS REAIS – “DO HOMEM E SUAS CIRCUNTÂNCIAS” – E O STF SE TRANSORMOU NO PRINCIPAL PICADEIRO DESTE GRANDE CIRCO…
    “HOJE TEM MARMELADA???… TÊM, SIM SENHOR!!!”
    … E O PALHAÇO QUEM É???… “É NÓIS” AQUI SEU DOUTOR!!!
    🙁

  43. O STF é do Lula (PT + PMDB), e o Lula resolveu anistiar o ex-terrorista italiano. Grande parte dos políticos e ministros brasileiros já foram terroristas na época do Regime Militar. Por outro lado, não deram asilo para os atletas cubanos que estavam no Brasil.
    O Governo Brasileiro, na prática, deu o seguinte recado para o resto do mundo: Vamos anistiar os militantes revolucionários de esquerda, que lutaram pelos seus ideais, que vierem pedir ajuda ao Brasil.
    Essa é a verdade verdadeira. Vamos deixar de hipocrisia.

Comentários não permitidos.