Defesa & Geopolítica

Brasil: transporte aéreo nacional cresce quase 24% em um ano

Posted by

http://1.bp.blogspot.com/_uT4HUWsIQWA/TUu8D1BUyWI/AAAAAAAAAns/gS14vW7Ozwk/s1600/trafego-aereo.jpg

Dados da Iata (Associação Internacional de Transporte Aéreo – na sigla em inglês) mostram que o Brasil apresentou uma das maiores taxas de crescimento do transporte aéreo doméstico, de 23,8%, em abril de 2011, ante o mesmo mês de 2010.

A associação ainda afirmou que, ao longo dos últimos cinco anos, o mercado doméstico de aviação do País dobrou de tamanho, enquanto o da Índia foi o que mais cresceu no período, triplicando de tamanho.

Mercados internacionais

Os resultados de tráfego aéreo do mês de abril deste ano ainda mostram a recuperação do transporte internacional de passageiros, com crescimento de 16,5% frente ao mesmo período de 2010, considerando todos os países analisados.

Vale pontuar que este crescimento deve ser analisado com cautela, já que em abril de 2010 o espaço aéreo europeu estava fechado, devido às cinzas expelidas por um vulcão na Islândia.

Ainda segundo os dados, o crescimento de 16,5% na demanda foi acompanhando por uma expansão de 16,8% na capacidade. Em relação à taxa de ocupação, houve uma leve redução, de 76,8% em abril de 2010 para 76,7% em abril deste ano.

De acordo com o diretor-geral da Iata, Giovanni Bisignani, “a demanda aumentou significativamente em abril. Eliminando todas as distorções, nós estamos crescendo entre 3% e 4%. O tráfego internacional atualmente está 7% acima do registrado no início de 2008, período pré-recessão – as taxas de ocupação estão oscilando em torno de 77% e a confiança das empresas está alta”.

O diretor ainda ressalta dois fatores que estão estragando os bons momentos: os impactos da demandas e os altos custos do combustível.

“Apesar da enorme reestruturação na última década, a indústria não é à prova de choque. Os lucros estão sendo pressionados pela sucessão de crises e choques que marcaram os primeiros quatro meses deste ano”, complementou Bisignani.

Para ele, manter as altas taxas de ocupação para suportar o crescimento dos lucros será uma tarefa difícil, porque é complicado conciliar a capacidade com as oscilações da demanda.

Empresas

As empresas de transporte aéreo da América Latina observaram um crescimento de 25,9% dos voos internacionais em abril, patamar acima do recorde de 22,7% registrado em março deste ano.

Segundo o estudo, as companhias da região continuam se beneficiando da forte demanda por commodities e do crescimento dinâmico do comércio na região e ao longo das rotas comerciais com a Ásia.

Fonte: UOL

6 Comments

shared on wplocker.com