Nova torre de lançamento do VLS é concluída em Alcântara

http://www.ovale.com.br/polopoly_fs/1.107007.1305389605!/image/344732052.jpg_gen/derivatives/fixed_668_410/344732052.jpg

A plataforma e sistemas complementares, em Alcântara, no Maranhão, custou R$ 44 milhões e ganhou equipamentos extras de segurança, como um túnel de fuga para caso de eventuais acidentes

Por: Chico Pereira

A nova plataforma de lançamento do VLS (Veículo Lançador de Satélite), o foguete espacial brasileiro, em Alcântara (MA), ficou pronta e deve ser inaugurada oficialmente pelo governo federal entre junho e julho.
Reconstruída após o incêndio que a destruiu em agosto de 2003 e que matou 21 especialistas do IAE (Instituto de Aeronáutica e Espaço), de São José dos Campos, a nova plataforma, denominada TMI (Torre Móvel de Integração), é considerada uma das mais modernas da sua categoria.
Construída ao custo de R$ 44 milhões, a plataforma foi redesenhada e ganhou equipamentos extras de segurança, como um túnel de fuga para ser utilizado em caso de acidentes, o que não havia no modelo destruído.

Teste

A TMI já começou a ser testada, segundo informou a AEB (Agência Espacial Brasileira).
Um modelo em tamanho real do foguete espacial integra o trabalho de testes da nova plataforma.
Em junho, as equipes que trabalharão no sítio de lançamento passarão por treinamento durante o recebimento oficial de todo o complexo de lançamento espacial.
O teste de fogo do novo sítio de lançamento de Alcântara está programado para o ano que vem, quando está previsto o lançamento experimental de um protótipo do VLS-1, em fase de desenvolvimento no IAE.

O novo foguete espacial brasileiro também passou por modificações, após duas tentativas fracassadas de lançamento do veículo.
Himilcon Carvalho, diretor de Política Espacial e Investimentos Estratégicos da AEB, informou ao O VALE que o corte de verba orçamentária determinado pelo governo federal a todos os ministérios não afetará o Programa Espacial.
“O programa VLS será mantido, com o primeiro voo do protótipo do veículo previsto para ocorrer em 2012”, disse Carvalho.

Vítimas

Familiares apoiam o programa.
Familiares dos 21 especialistas do IAE (Instituto de Aeronáutica e Espaço) que morreram no incêndio que destruiu a plataforma de lançamento de foguetes espaciais em 2003 foram convidados para participar da solenidade de inauguração da nova estrutura recém concluída.
O presidente da Associação das Vítimas do Acidente de Alcântara, José Benedito de Oliveira, relatou a O VALE que o convite partiu do ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante.
“Conversamos semana passada com o ministro e ele convidou as famílias para a solenidade de inauguração, prevista para junho”, afirmou Oliveira.
Segundo ele, possivelmente um grupo representando as 21 famílias deve participara do evento, que não tem data.

Apoio.
Oliveira ressaltou que os familiares consideram positivo e apoiam o trabalho de reconstrução e de retomada das atividades do sítio de lançamento do VLS.
“À época do acidente, as famílias cobraram o compromisso do governo de continuar o projeto, que é importante para o Brasil”, declarou.
Independente desse episódio, familiares aguardam o julgamento das ações de indenização que movem contra a União pela tragédia.

Das 21 famílias, 18 ingressaram na Justiça. “A Justiça Federal deu ganho de causa a todas as ações em primeira instância. Aguardamos o julgamento do recurso apresentado pelo governo federal”, afirmou.
Os processos tramitam no TRF (Tribunal Regional Federal), em São Paulo.
Oliveira relatou que o governo mantém as bolsas de estudos que distribuiu para dependentes das vítimas e que, recentemente, quatro viúvas também conseguiram o benefício.
A tragédia de Alcântara ocorreu em agosto de 2003.

Fonte: Jornal O Vale

37 Comentários

  1. Peço a Deus proteção e vida longa a nova torre e seus operadores. E avisar os bocas-aberta, tomar mais cuidados com os americanos para não explodir a torre novamente, abraços.

  2. Na epoca, quando eu estava na AMAN, li um artigo que sugeria sabotagem francesa… Posteriormente vi uma entrevista em video de um general com relatorios sugerindo sabotagem estadounidense mesmo. Como o amigo LORDELO disse: peço a DEUS onipotente que proteja a vida desses homens e tambem nosso satelite (se for da vontade dEle).

  3. Boa noticia, o programa espacial brasileiro segue a passos de tartaruga tetraplégica mas segue…
    Agora o próximo passo é lançar um satélite nacional por meios próprios.
    Espero que a partir de agora, passem a dar a devida atenção contra possíveis sabotagens..

  4. TENHO UMA SUGESTÃO!
    Em homenagem aos nossos cientistas mortos em serviço
    A nova plataforma passa ser denominada
    =PLATAFORMA 21
    DIGNIFICA A MEMORIA DOS NOSSOS SOLDADOS CIENTISTAS PLATAFORMA DE ALCANTARA já era, agora é nova história!
    AGORA É “PLATAFORMA VINTE E UM”
    Ter espirito dos antepassados que morreram acreditando
    nas pesquisa pela nossa NAÇÃO é valorizar as lágrimas
    derramadas por todos os verdadeiros brasileiros.
    PERDA DAS BATALHAS NÃO É PERDER A GUERRA!

  5. Realmente faz sentido a desconfiança contra franceses e ianques mas por quê estes não conseguiram explodir os foguetes iranianos, tão ameaçadores à segurança de Israel e do ocidente ??? Será que até nisso os iranianos são melhores do que nós???
    Boa sugestão Edson, PLATAFORMA 21, cai muito bem, muito justa homenagem a esses grandes brasileiros, vítimas do centro do terror mundial.

  6. Mais do que conseguir colocar esse foguete pra funcionar é tomar cuidado com sabotagens,coisas fora do normal ou fora do lugar dentro do estado do Maranhao,por policia federal e forças armadas em alerta e acho que isso deveria ser feito com um mes de antecedencia ao teste de lançamento,vigiar ar,terra e principalmente o mar,usar instrumentos de proteçao contra sinais de interferencia e outras coisas mais que talvez eu mesmo nem conheça pra proteger esse projeto e os tecnicos…precisamos urgentemente de governante atentos e nao de um bando de ingenuos!!…sorte para nós nesta área,pois estamos precisando e nao podemos mais falhar.

  7. Falou Lordelo, mt caças no ar , mt soldados no emtorno de alcantara e subs e navios de guerra na atividade, td estrangeiro no pedaço tem de ser verificado, investigado…soldado avisado só morre se bobear.

  8. Eu vi um vídeo que dizia que no dia da explosão que matou os 21 especialistas brasileiros, havia um número “irregular” alto de “turistas” americanos na localidade, segundo investigações da ABIN. No mesmo vídeo também dizia que um avião radar americano invadiu o espaço aéreo brasileiro e conseguiu interferir na primeira tentativa de lançamento do VLS que falhou. Não sei se isso é verdade, mas há muitas evidências que houve sabotagem.

  9. Que notícia!!!! gostaria de ler sempre algo assim, vou acompanhar o desenvolvimento deste programa.
    CAMPANHA “JOBIM PRESIDENTE 2015”. ABS…

  10. Sugiro que seja terminantemente proibida a permanência de norte-americanos neste lugar, para não haver outra explosão.

  11. Espero que dessa vez de tudo serto! E como disse David Queiroz se ouve esses acontecimentos em 2003 de violação do espaço aéreo brasileiro por um avião radar americano forem comprovados um dia será mais uma razão pra o Brasil rever as relações diplomaticas com o EUA. E não duvido que foram eles que fizeram isso! E espero que a ABIN fique de olho em outra possível sabotagem e no movimento de turistas nesse periodo.

  12. “Eu acredito nesse pais mais do que “4”, seja a soma de 2+2.
    O Brasil não é nem o país “do amanhã”, é o país de “daqui a pouco”… e nós vamos chegar lá”

    Chico Anysio, 1976

  13. Interdição do mar por até 100 km²
    Negação de visto de gringos não envolvidos com o programa!
    Defesa Eletrônica pesada! Envolta do centro de lançamento!
    Niguém em alcântara exceto os militares e as pessoas das agências interessadas.

    Por que tanta preocupação?… Meros pedaços de silício, nióbio, e ferro podem mudar uma geração por décadas!

  14. Se conseguir manter os americanos no lugar deles, Alcantara vai ter vida longa. é só montar um esquema de segurança sério, a prova de político inclusive que vai dar certo.

  15. Não vacila com a segurança se não “os caras ” explodem tudo, é uma inveja dos infernos, não deixa os cabeças pensantes se aproximarem da plataforma todos juntos , é o momento que querem.

  16. milagre!! ela ficou MESMO pronta! caara, pq vontade e miseros 44 milhoes nao fazem?! claro, s vc for olhar a media dos estadios da copa estao em torna dos 500milhoes reais s nao m engano.

    ennnfim, choramingos meus a parte, longa vida ao VLS e a sua nova torre. q venha logo as outras versoes mais atualzidas — alguem lembra do cruzeiro do sul ai?!
    e tomara, q desta vez, ele funcione.
    abraços e parabens aos brasileiros.

    ps:sorte aos amigos q perderam familiares, q justiça libere as indenizações devidas.

  17. Esse protótipo certamente não levara carga util, mas se simplismente o VLS-1 subir ja vai ser um marco na história do Brasil.

  18. Sabotagem contra um foguete é muito simples. É só dar um tiro de .50 que vai a 7 km de distância.
    As FFAA sabendo que poderia haver sabotagem, por que não lançou o foguete em local sigiloso e protegido ?
    Sugestão: No centro da Ilha de Marajó. Não poderá haver ninguém a 50 km de distância da área de lançamento.

  19. Vamos lançar foguetes de aeronaves. Para isso vamos ter que comprar um grande avião russo que vai rebocar o foguete com asas (planador). Querem que eu monte esse projeto ?

  20. Ainda bem que aqui no Brasil,nem tudo está parado!!!

    Ese é mais um passo para o Programa Cruzeiro do Sul***
    (VLS Alfa, VLS bETA, VLS Gama,VLS dELTA e VLS Epsilon.

    O VLS Epsilon é o objetivo final.Com capacidades de transportar satélites de até 4 ton para órbitas de transferencia geoestacionária,será constituido por três propulsores principais e dois propulsores auxiliares a propelente líquido.

    Agora, é só não deixarem os americanos instalarem um chip e explodirem tudo de novo! rsrsrs

  21. Pessoal nehhum país,nem EUA,nem França ou outro qualquer sabotou o VLS.
    O grande sabotador é o próprio governo brasileiro que investe muito pouco no programa espacial.

  22. Hahaha, esses comunas “antxiamericanu” e “antxiyankee” esquecem que os concorrentes diretos de Alcântara não são os americanos, mas sim franceses e provavelmente russos.

    Os americanos estão numa liga à parte no lançamento. Pra eles pouco importa o Alcântara tem ou não. Mas os antxiamericanus esquecem dos potenciais adversários.

    Em tempo: acho que foi falta de investimento. O nosso maior inimigo é o nosso próprio governo.

  23. O n > inimigo é o governo , até pode ser, e p evitarmos isso no futuro , vamos então , eleger quem sabe de segurança e defesa, um ex-militar q conhece os n inimigos..O ex-Gen.Heleno, em 2014…Quem ousar e viver verá.

  24. Caro Juliano, os EUA tem sim motivos para sabotar o projeto espacial brasileiro, ou vc se esquece que o foguete de hoje é o missil de amanha, o Brasil só não desenvolveu a bomba atômica ainda por que não tem como lançala, isso seria para os EUA uma perda de autoridade na America do Sul, vc como muitos outros só olham para um caminho, o que os EUA querem que vcs olhem.

  25. Parabéns por esta tão importante conquista, é o Brasil avançando a cada dia em busca de desenvolvimento de novas tecnologias, tão necessárias para o país

  26. Uma lição de patriotismo das famílias que tiveram seus entes queridos como vítimas desta tragédia. Apoio suas reenvidicações na justiça como legítimo. Concluo: que certamente estes brasileiros deram com orgulho e sabedoria uma enorme contribuição para nossa nação e em particular para cada família que os compunha e como agora, conseguem dar este apoio importante e delicado no aspecto pessoal. Avante Brasil!!!

  27. O nosso país tem que acabar com a corrupção e impunidade, principalmente no meio político. Temos que ter um sistema político altamente eficiente, que selecione brasileiros de altíssimo nível para o Poder Federal e Estadual. O problema do Brasil é um só: POLÍTICO. Sem termos bons políticos, não iremos adiante. Por que a China deslanchou ? Conseguiram colocar bons políticos no poder e eles souberam eliminar os seus corruptos e assassinos.
    O STF abafou o projeto popular Ficha Limpa. Não sabe o grande mal que fizeram ao Brasil. Sem uma justiça eficiente, não há democracia numa nação, mas uma massa disforme.
    O Caso Palocci 2 acabou com o Governo da Dilma, infelizmente.
    Sobre a explosão do nosso foguetão, pode ter havido sabotagem, sim. Nunca saberemos o real motivo. As FFAA não podem dar mole em se tratando de alta tecnologia, principalmente com fins militares.

  28. Como se falam idiotices ou mentiras manipuladas para mascarar o ato terrorista que vitimou 21 tecnicos cientistas Brasileiros “DURANTE LANÇAMENTO DE SONDA METERIOLOGICA” “INCENDIO” né!!!A equipe vistoriava o VLS e ninguem vistoria um foguete ligado,ele estava desligado.Foi ato de sabotagem e não acidente de percurso como insistem em afirmar.Continuam querendo passar uma imagem de um Brasil Blue o paraiso sem perigo e sem inimigos e o pior de tudo que ainda ensistem na mesma metodologia,associação e mentalidade.Deveriam ter divulgado as evidencias que so se tornaram do conhecimento quando a ABIN com pirraça vazou as evidencias.Ninguem fala de quando fizeram nossa MB de tola quando a mesma teria que resgatar um estagio de um lançamento no mar com informações sigilosas sobre o programa e nosso centro de rastreamento sofreu extranha interferencia externa e quando a MB conseguiu chegar ao local o estagio não se encontrava la.Foi roubado por um submarino extrangeiro ou quem sabe um OVINI.Tolo Brasil Anão que pensa em querer habitar terras de Gigantes sem ao menos investir em infraestrutura,segurança e defesa condizentes.Infraestrutura,segurança e defesa barata é infraestrutura,segurança e defesa insuficiente.Deveriam tambem fazer uma devassa no programa e certamente muitas irregularidades viriam a tona.Neste pais faraonicos se fazem com a unica intenção de ilicito e tolos são os que se doam e se arrastam por incondicional patriotismo….REPUBLICA DE RATAZANAS VENDIDAS E PROSTITUIDAS.

  29. Sinteticamente – segrendo entre três somente matando dois. Entendo que para evitar “contratempos” deveria tal lançamento ser realizado em segredo, o máximo possível.

Comentários não permitidos.