Dilma retalia OEA por Belo Monte e suspende recursos

http://www.paraonline.inf.br/wp-content/uploads/2010/07/cnt_ext_331717_dilma_roussef23.07.2010.jpg

País deixará Comissão de Direitos Humanos e não vai repassar US$ 800 mil em resposta a pedido de suspensão de obras

Brasil já havia suspendido indicação de Paulo Vanucchi para comissão e convocado representante na OEA

DE BRASÍLIA

O governo brasileiro decidiu jogar duro com a Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA (Organização dos Estados Americanos): deixará o órgão a partir de 2012 e suspendeu, por ordem presidente Dilma Rousseff, o repasse de verba à entidade previsto para este ano, de US$ 800 mil.

A reação do Brasil veio após a comissão pedir, em abril, a interrupção das obras de Belo Monte. O órgão alegou irregularidades no processo de licenciamento ambiental da hidrelétrica de Belo Monte, atendendo a uma medida cautelar de entidades indígenas que questionaram o empreendimento.

Como reação à época, a diplomacia brasileira usou termos fortes e pouco usuais. Chamou a decisão de “precipitada e injustificável” e alegou não ter tido tempo suficiente para se defender.

Irritada com o que considerou interferência indevida, Dilma quis mostrar um posicionamento ainda mais duro: convocou de volta ao país o representante do Brasil na OEA, embaixador Ruy Casaes. Ele, até agora, ainda não recebeu autorização para retomar seu posto em Washington, tampouco sabe quando o terá.

A comissão integra o sistema interamericano de direitos humanos nas Américas. Embora ligada à OEA, é um órgão formalmente independente; não representa países, embora a indicação venha deles. Seus sete membros, entre eles o brasileiro Paulo Sérgio Pinheiro, são eleitos por assembleia-geral.

O Brasil havia apresentado o nome de Paulo Vanucchi, ex-ministro da Secretaria de Direitos Humanos no governo Lula, para substituir Pinheiro a partir de janeiro de 2012. A indicação, porém, acabou suspensa em caráter irrevogável.

A relação pode piorar ainda mais. Isso porque a comissão passou a analisar uma nova reclamação de ONGs, que contestam obras no Rio para a Copa-2014 e Olimpíada-2016, eventos caros a Dilma. Quando soube do novo processo, Dilma mandou um recado às lideranças do órgão: se isso for levado adiante, levará o caso à própria OEA, dando contornos de crise real ao caso.

No caso de Belo Monte, o Brasil argumenta que a CIDH concedeu apenas 28 dias para que o governo se explicasse, quando o prazo médio de solicitações semelhantes supera a marca de 100 dias.

Nessa semana, o governo enviou à entidade um relatório de 52 páginas explicando sua atuação no empreendimento junto às comunidades locais. Disse ter ouvido as comunidades indígenas da região e que está atento aos efeitos sociais e ambientais da iniciativa.

Fonte: Folha

44 Comentários

  1. ALELUIA!
    Até que enfim, paramos de baixar a cabeça para essas ONGs pilantras que agem contra nossos interesses.

  2. A pesar de te votado na Dilma nunca gostei dela (votei por falta de “coisa” melhor), mas dessa vez gostei da resposta que ela deu, mas podia melhorar a começar retirando algumas ONGs do país.
    Isso de se meter nos projetos nacionais parece sabotagem explícita. Felizmente o país é soberano e vai passar por cima de todos e fazer o que tem que se feito.

  3. Uma banana para os serviçais dos EUA, eles querem deixar a Floresta intocável, para um futuro uso deles, e com relação a copa eles tem empresas de olho no lucro, pra que colocar estes serviços na mão dos brasileiros, se eles pensam que podem fazer o serviço e lucrar, aqui. Não sei porque a Dilma ficou tão empolgada com eles, e eu que pensava que a feiosa fosse guerrilheira e contra os americanos, me enganei, mas também não votei nela e nem no carequinha.

  4. É como eu tenho dito… Belo Monte vai ser construida, queirão os ambientalistas ou não…
    .
    Parabéns a Dilma pela defesa de nossa soberania.
    .
    “subserviente, nunca mais”

  5. Eu gostaria de saber se esses picaretas (ONGs), que por aqui deitam e rolam, em paises sérios (China, Russia, EUA, entre outros, tais ingerencias são toleradas??????

  6. Muita gente esta muita enganada com esta Senhora.Ela tem tudo para ser a melhor estadista que esse pais ja teve.A Dama de Ferro em defesa de nossos interesses.Perfeccionista ao extremo e não alivia nem mesmo os que a cercam ou apresentam resultados como ela determina ou serão substituidos.Tem toda uma gama enorme de pressões e manipulações internacionais que muitos Brasileiros tolos se deixam levar pelos argumentos deles que so visam impedir nosso desenvolvimento e autosuficiencia.Boicotam ate nossos eventos da Copa e Olimpiadas para que sejamos ridicularizados perante a opinião publica Internacional e fazem de tudo para desestabilizarem nossa sociedade sem falar nos vendilhões e entreguistas internos.São todos inimigos do Brasil a boicotarem nosso futuro por pura inveja pois não tem a diversidade e potencial que nós temos mas desejam ter o que é nosso….Parabens minha Senhora não votei em voce no primeiro turno mas votei no segundo turno.Prefiro voce Dilma Rousseff trilhões de vezes do que o entreguismo leiloeiro da direita reacionaria e dos vendidos do PV.

  7. Esse pessoal que se diz ambientalista, Greenpeace e outras merdas, é um povo que so pensa no próprio bolso e estão nem ai pra os outros que não tem energia elétrica ou um pedaço de pão na mesa.
    Alias esse pessoal de ONG 99.9% nem sequer é da área, vão la e vejam quantos biólogos, ecólogos e engenheiros ambientais eles tem.

  8. Até que em fim uma boa noticia, mostra que não somos pau mandado.
    Agora entre nós ta na cara que eles querem é atrasar o nosso desenvolvimento.

  9. Enquanto os opositores estão se engarfinhando, a presidenta
    Dilma vai fazendo uma ótima administração e estrago no eleitorado dos Demotucanos. E pra acabar de afunhanhar pra turma do contra, Kassab ainda resolve dar uma mãozinha.

    Que beleza.

  10. Adorei o posicionamento da nossa presidenta. Se abaixarmos a cabeça, os países imperialistas irão nos dominar,como sempre o fizeram. O Brasil é do BRICS. Deixa a OEA pra lá.

  11. E tem gente que defende a tal da Unasul….

    Com esses cucaratchos (?) não dá pra ter negócios não

  12. Parabéns presidente Dilma, disse tudo o que nós gostariamos de dizer. Até que em fim alguém realmente patriota que não é um covarde.

  13. A pres.Dilma devia chamar o Gen.Augusto Heleno e deixar ele “falar” com essas ONG’S pilantras.

  14. boa,tenho orgulho de ter votado nessa mulher!!
    o greanpece e uma palhaçada fazem protestos quando fazemos usina hidreletrica e nuclear,oque eles querem então??
    que queimamos carvão??

  15. Quero deixar claro que os povos indígenas que residem no Brasil, ao contrário do que a mídia e algumas ONGs dizem ,são brasileiros, portanto sujeitos as leis do país!
    Belo Monte é necessária ao desenvolvimento do país !
    São poucas as ONGS que realmente tem um papel social ! a maioria não passa de Organizações Nefastas e Gananciosas (ONG)!

  16. É assim mesmo! Resposta a altura e mostra que o Brasil táh pouco se lixando para essas ONG’s e para a OEA. 1maluquinho eu não estava acreditando no que você estava falando sobre os caças russos no FX-2, mas ontem li no Defesanet que a Dilma falou pro presidente da Rússia que: “Nada ainda está decidido”, agora sim estou começando a ter esperanças!
    Mas os Rafales também seriam uma ótima opção. Administrador do blog, se possível, é importante que publique a seguinte entrevista com o Assessor militar de Sarkozy: http://www.defesanet.com.br/fx2/noticia/189/F-X2—Entrevista-Almirante-Edouard-Guillaud-

  17. Era do que o Brasil precisava: uma governante que não cedesse aos interesses estrangeiros, ainda mais envolvendo ONGs.

  18. Gostei da atitude firme de nossa Presidenta a Dama-mao-fechada-de-ferro, espero ver mais atitudes como esta, mas só para alertar, presidente que tem pulso firme tem que ter aparato militar a altura para manter as decisões, portanto, solta a mão e invista em nossas FAs.
    CAMPANHA “JOBIM PRESIDENTE 2015”. ABS…

  19. Muito bem, bola dentro D.Dilma.
    Mas agora nos dê também uma resposta com relação ao preço dos combustíveis, porque por enquanto o jogo não está muito a seu favor (ou melhor a nosso)..
    Daí vamos poder começar a analisar seu governo, que por enquanto não está nenhuma maravilha, sejamos francos…

  20. Ate quem fim mostramos quem manda
    Neste Pais, o povo e não organização internacional
    com interesses Americano…Dilma é faca na Caveira hehe…
    Porque Cuba foi suspensa da OEA…

  21. Isso mesmo Belo Monte é assunto interno se nem nos Brasileiros fazemos nada quando os Índios são explorados imaginem eles? caras folgados que tipo de pais eles achão que somos? um pais de justiça pra todos sem pobreza e discriminação? kkkkkkkkkkkkkkkk Idiotas acordem pra vida!!!!

  22. rsrsrsrsrrs… brincadeiras a parte ta certo a senhora DILMA com todo o respeito aos índios o desenvolvimento de um pais inteiro depende dessa usina sem ela não conseguiremos gerar energia suficiente para o brasil será a 2 maior usina do Brasil e a maior 100% brasileira. IMPACTOS AMBIENTAIS LÓGICO QUE EXISTIRA POREM O GOVERNO ESTA FAZENDO O MAXIMO POSSÍVEL PARA REVERTE-LOS E MINIMIZA-LOS

  23. A atitude foi correta, mas me parece ainda um pouco tímida, a Amazônia quase toda está demarcada por “terras indígenas” e “reservas biológicas”, onde eu nem nenhum outro brasileiro, estão proibidos de botar os pés, se duvidam tentem entrar numa delas para ver o que acontece. Essa riquíssima região só estará efetivamente garantida quando estiver ocupada e explorada pelos brasileiros.
    É preciso muito mais que 2 ou 3 hidrelétricas, em primeiro lugar é preciso expulsar essas “ONGs” picaretas que estão insuflando os índios contra seus irmãos brasileiros,é preciso asfaltar a transamazônica, a perimetral norte, extrair o Nióbio da região dos seis lagos na cabeça do cachorro, extrair o ouro da serra Parima, o urânio da raposa serra do sol, implantar a projetos agro-industriais sem os pitacos de gente $comprometida$ com a USAID, WWF e Cia.
    Mas tem um pequeno grande detalhe, antes disso, é preciso armar as FA com armamento nuclear o os meios de lançá-los, porque se não, o feitiço vira contra o feiticeiro, entenderam?
    A quem interessar saber um pouco mais a respeito de algumas das riquezas da Amazônia, recomendo darem uma olhada na matéria da Rebecca Santoro.

    http://artigosrebeccasantoro.blogspot.com/2008/09/o-misterioso-rico-e-estratgico-corredor.html

  24. Cheguei a seguinte conclusão elementar:

    Precisamos …

    1) dos aviões e mísseis da Rússia, China e Índia;
    2) dos aviões e mísseis da França, Suécia e Israel;
    3) fabricar armas nucleares secretamente.

    Realmente, não podemos confiar nos países que integram a OEA, inclusive os EUA.

    Dilma deve ser o nosso Putim em um Sistema Parlamentarista.

  25. Replico o que o Ronaldo diz: “Esse pessoal que se diz ambientalista, Greenpeace e outras merdas, é um povo que so pensa no próprio bolso e estão nem ai pra os outros que não tem energia elétrica ou um pedaço de pão na mesa.
    Alias esse pessoal de ONG 99.9% nem sequer é da área, vão la e vejam quantos biólogos, ecólogos e engenheiros ambientais eles tem.”

    A Dilma mordeu na jugular, parabéns. Onde estão as leis para penalizar estas ONGS de fachada? Parece as ONGS de direitos Humanos de traficantes do Rio de Janeiro. Quem patrocina quem? Com essa a Dilma colocou sorriso na minha cara por um mês. Manda ver…

  26. hehehe… Pra esse pessoal do governo “”pimenta só é refresco no “Ò” do povo… Pois quando organismos internacionais financiam ONGs brasileiras pra fazer campanha pra desarmar cidadãos de bem que estão entregues à própria sorte em termos de segurança pública, eles (o governo) avalizam, e até co-patrocinam, tais ações/políticas não governamentais… Agoooora, quando essas ONGs avançam contra os interesses políticos do próprio governo, aí a “coisa” muda de figura… ÊTA POLITICAGEM INCOERENTE!!!

  27. Tira esta hidrelétrica e põe uma usina nuclear no lugar! Pronto, os índios terão seus territorios, e a fauna e flora agradecem por não virarem mais fluidos ácidos.

  28. Si vcs querem ler meu artigo (em ingles) sobre esse cobica internacional na Amazonia e tentacoes de criar divisoes na populacao brasileira para enfraquecer o pais e adiar o desenvolvemento do pais, podem ler no link abaixo.

    http://www.brazzil.com/component/content/article/232-may-2011/10477-brazils-asymmetrical-challenges-a-the-worlds-covetous-eyes-on-the-amazon.html

    Olá Peter, gostarias de traduzí-lo, terei o maior prazer em publicá-lo no Plano Brasil.
    se for do seu interesse é só me contatar pelo email- blog.p.brasil@gmail.com.
    SDS
    E.M:Pinto Editor Chefe

  29. Que lindo heim pela primeira vez em meses de campanha e 6 meses de governo voce minha Senhora Presidenta alcançou total unanimidade neste espaço rsrs rsrs nem as Escravinhas do Vampiro te atacam rsrs rsrs Minha Senhora nós os Brasileiros estamos cansados das ingerencias externas e dos entreguismos e trairagens de alguns Brasileiros,desça a borduna geral Madame eu assino embaixo.Expulse de nosa Amazonia todos e tudo o que não for Brasileiro,nativos,forças armadas e presença do estado.Limpesa profunda Madame na FUNAI,IBAMA e todos os orgãos,gabinetes e secretarias que atuam na area.A Amazonia é nosso patrimonio e o Brasil é soberano…Atenção Senhores e Senhoras portadores do bilhetinho cor rosa-choque queiram tomar o portão principal e que se piquem,vendilhões,entreguistas,trairabóias e espiões que façam o mesmo.Convide madame o Sr.Sobel a se retirar do Brasil ele é o cabeça da rede de espionagem Yankee…..CAMPANHA 2012 A PROFECIA DO COMEÇO DO FIM JOBIM O MD-X9 DO EMBAIXADOR SOBEL PRA LUA OU PRA RUA.

  30. A Dilma vai ter que demitir Palocci, caso contrário o seu governo o vai acabar desmoralizado. Políticos estão fazendo lavagem do dinheiro recebido por propinas, através de consultorias e palestras regiamente pagas. Cadê o Ministério Público e STF para agir ? E as nossas FFAA, não dizem nada x nada ? E a sociedade organizada, vai ficar calada ?

  31. Se eu fosse Presidente da republica eu procurava a cede da OEA e diria pra ela que OEA não quer que o Brasil construa Belo Monte,e sendo assim a OEA prejudicaria milhões de Brasileiro Imagine você chegando em casa e não tivesse energia elétrica pra ligar uma tv,um som e um chuveiro quente no inverno, como seria sua vida rapaz?com o crescimento do pais isto vai acontecer.Abra o seu olho,os Estados Unidos invadiu o Iraque a desculpa deles eram que tinhão armas de destruição e massa causando serio prejuízo ao meio ambiente,A ONU apoia os Estados Unidos.O governo do Iraque fez um enorme bamk subterraneo pra proteger a população da gerra .OS Estados Unidos fizeram uma bomba de 9 toneladas e lançarão essas bombas no bamk matando crianças,jovens,velhos que estavam se protegendo
    das gerras agora eu pergunto aonde estava a OEA o que ela fez?.ela notificou o Estados Unidos pelo o acidente de petróleo?que as plataforma americana causou no mar danos ao meio ambiente e aonde estava a OEA?A bomba atômica que jogaram no chaponeses destruindo todo o meio ambiente,o Estados Unidos foi o que mais construiu armas quimicas e a OEA falou o que?sera que a OEA sabe disso.no meu ponto de vista a OEA e EUA.EU quero parabenizar a nossa presidenta,e me orgulho de ser Brasileiro,digo isso a todos Brasileiros homens e mulheres.SE a gente permitir que outro pais mande no Brasil todo o nosso futuro não passa apenas de um grande sonho.

Comentários não permitidos.