Cardozo defende força-tarefa integrada para cuidar de fronteiras

http://1.bp.blogspot.com/_g4vmA9mI9lA/THfdCddyMgI/AAAAAAAABHM/cIJ1Z-AZp2w/s1600/Pelotoes_Fronteira_01.jpg

Uma das prioridades do governo brasileiro na área de segurança é o reforço no patrulhamento das fronteiras, por onde entra grande parte de drogas e armas para grupos criminosos que agem nas cidades. A informação foi divulgada hoje (30) pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que defende a atuação de uma força-tarefa formada por diferentes órgãos policiais e militares do Brasil e dos países vizinhos.

“Estamos fazendo um trabalho de integração entre a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal e as Forças Armadas, com as polícias civis e militares dos estados, juntamente com as polícias dos países que fazem fronteira conosco. Uma força-tarefa cujo objetivo é a ampla integração.”

Cardoso reconheceu que o projeto é complexo e levará tempo para ser concretizado. “É um trabalho difícil, mas tenho certeza de que a hora em que completarmos esse ciclo chegaremos a excelentes resultados.”

Entre os reforços para cuidar das fronteiras, ele espera contar com uma pequena esquadrilha não tripulada, acionada por controle remoto, formada por veículos aéreos conhecidos como Vant. Com capacidade de filmar e fotografar o terreno em tempo real, as aeronaves têm grande autonomia de voo e são mais difíceis de serem percebidas.

“Em curto espaço de tempo, teremos os Vants realizando um excelente trabalho no controle da fronteira nacional. Já temos dois aviões e vamos adquirir outros, para que possamos fazer uma operação bem adequada entre o que se capta do ponto de vista aéreo e as ações terrestres.”

O ministro falou durante a 1ª Ação Itinerante da Casa de Direitos, que tem o objetivo de levar acesso gratuito à Justiça aos moradores da Cidade de Deus, uma das primeiras comunidades ocupadas por uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) no Rio.

Fonte: Jornal do Brasil

16 Comentários

  1. Realmente não entendo! Porque a brigadas no centro do pais tem que ficar concentrado logo em são paulo e rio de janeiro? Queria saber! Deviam proteger os pontos extrategico brasileiro ! Como natal e salvador, Onde mantém os pontos mais extrategico no mundo .. Queria saber se rolasse uma guerra, QUe bosta o pais que iria enfrentar o brasil vai querer atacando São paulo e rio .. ¬¬’Meu ponto de vista, Deviam equilibrar os pelotões e brigada do exercio, e não mantér tudo em 1 só zona

  2. Acalmem-se Dondocas ja a uns 2 aninhos muitas unidades principalmente do RJ foram remanejadas para o interior.Esse mapa é um esboço que não aparecem nos estados do sul,sudeste e nordeste muitas divisões.Quem olha pensa que na Amazonia so tem os Pelotões demarcados rsrs rsrs

  3. Poderiamos ter colaboração da Colombia e do Peru mas sera que podemos confiar nas colaborações de Bolivia,Paraguai heim heim heim rsrs rsrs Sabe sou mais de fazermos o dever de casa e ainda endurecer com os paises produtores de drogas,maconha,contrabando de armas que ainda legalizam os veiculos roubados aqui e são centrais graficas de falsificação de nosso dinheiro.Com o crime so combate energico e endurecimento da justiça senão é pura perda de tempo.Vagabundo so respeita bala na cara…BANDIDO BOM É BANDIDO MORTO..TA BRABO CHAMA O BOPE,CAVEIRA QUE É CAVEIRA NÃO AMARELA,NÂO PEIDA NA FOROFA E NEM COMPACTUA..`.É Bordunada neles todos minha Cobrada,larga o aço.

  4. Tanto esse sistema de vigilancia da fronteira seca, quanto o sistema de vigilancia da Amazonia Azul, quando prontos, significarão um salto e tanto para a vigilancia do nosso país. Agora, pros vira latas e raivosos, traidores da patria e vendidos por qualquer trocado, isso não é nada.
    Aliás, vejo cada merda postada em blogs, desacreditando a
    capacidade das nossas FFAAS e MD que dá até vontade de vomitar.

    Ainda bem que o PB é sadio.

    Lá no PA tem um ratão que deve ter muito ódio de ter nascido em terras abaixo da linha do Equador.

  5. Para um trabalho sério seria:

    1) Desmatar um corredor na fronteira virgem, digamos de 100 metros de largura;

    2) Colocar torres com câmeras infravermelhas nesses corredores ligadas à Internet;

    3) Fazer uma cerca eletrificada ao longo fronteira;

    4) Para combater os intrusos, formar equipes móveis transportadas por helicópteros e cães farejadores.

  6. Na região sudeste se concentra os grandes centros industriais, financeiros, comunicações e de pesquisas, alvos estratégicos prioritários em uma guerra…

  7. O reposicionamento das tropas realmente requer um investimento elevado, pois cada militar terá direito a auxilio transporte, moradia, bagagem etc, porém, como disse o ministro é complexo mas tem que ser feito e em breve teremos nossas tropas reposicionadas em nosso Brasil, só não concordo com a idéia de ter que concentrar as tropas para defender um determinado ponto, por exemplo, se não queremos que ataquem nossos postos de petróleo em um ataque iminente, deveríamos fazer um bloqueio nas extremidades do país para que não alcanse o local, porque se concentrarmos nossas força no local teriamos o restante do Brasil desguarnecido e ficaria muito mais facil para o inimigo, ou seja teriamos tempo para fazer frente e seria muito custoso para o inimigo até chegar ao objetivo e ao contrario seria uma guerra rápida e facil e facimente seriamos derrotados.
    CAMPANHA “JOBIM PRESIDENTE 2015”. ABS…

  8. Se você decapita RJ e SP, tira do Brasil a capacidade de fazer guerra. Financeiramente seria um desastre.

  9. Vou fazer mais um lembrete: Precisamos dividir os Estados da Amazônia e do Pantanal em Estados menores, para que essas regiões sejam melhor administradas. É necessária para a Segurança Nacional das nossas fronteiras. Cada novo Estado deve enquadrar 300 km de fronteira.

  10. Contribuí bastante com esse fórum. Essa é a minha décima despedida, mas tenho que ir, pois pretendo me afastar dos assuntos militares.
    Estejam com Deus.

  11. A muito tempo se percebe um bairrismo agudo principalmente em relação ao sudeste e sul do pais.Sabem ja tiraram do RJ tudo o que podiam tirar e se pudessem levavam pra Brasilia o Cristo Redentor,o Pão de Açucar e o Maracanã.Ja ouvi aqui dizerem que a Marinha deveria ser no nordeste rsrs rsrs como se fosse somente querer transferi-la.Não raciocinam no que escrevem.Para se tirar a Marinha do RJ teriam que levar toda a infraestrutura industrial e fornecedora de peças,maquinarios e serviços que tambem tem trocentos outros clientes sem falar na historia da MB e da localização estrategica ainda mais com as bacias petroliferas do sul da BA,ES,RJ,SP e norte de SC.Perguntem para a MB se ela quer sair do RJ?Perguntem aos forças de elite de nossos FZO se querem sair do RJ?Perguntem tambem a nossos PQDts se querem sair do RJ?Remanejamento sim e com coerencia mas tem unidades chaves que jamais sairão daqui.Todos os dias muitos aviões decolam dos Afonsos e da Base de S.Pedro da Aldeia levando e trazendo nossos FZOs e PQDts que vão para todos os cantos do Brasil prestarem serviços a Patria.Lançar PQDts na Amazonia rsrs rsrs para ficarem penduradinhos nas arvores rsrs rsrs mas sim criar com os nossos pré-cursores de novas unidades pelo Brasil e principalmente no Pantanal como hoje ja temos FZOs espalhados pelos quatro cantos do Brasil e so tinhamos no RJ.Como temos batalhoes de FZOs do EB espalhados pelos 4 cantos do Brasil e so tenhamos no RJ.Sabem para ganhar a Boina Preta de FZO do EB se rala muito mais do que para ser PQDt.Parabens a iniciativa do EB juntamente com a FAB e MB na elaboraçãode um ousado plano de defesa nacional com remanejamento e criação de unidades.Juntos somos um,separados somos muitos mas sem um ideal…BRASIL ACIMA DE TUDO LIBERDADE.

  12. Acho que os nossos “intitulados representantes”, só vão tomar vergonha na cara quando um bando de terroristas militarmente bem equipados com fuzis, lança-rojões, granadas, etc., se infiltrarem pelas fronteiras brasileiras, em rumo à Brasília, e explodir e/ou metralhar os automóveis blindados de algumas “Otoridades” ou invadir o Palácio do Planalto e fazer toda aquela corja de refém… Aliás, se isso viesse a acontecer, a melhor estratégia à seguir, seria não ceder e/ou negociar com os terroristas… QUE EXPLODAM-SE TODOS!
    🙂

Comentários não permitidos.