Forças Aéreas do Brasil e do Uruguai iniciam exercício de defesa aérea na fronteira

http://defesabrasil.com/portal/images/stories/Categorias/Brasil/Forca_Aerea/A-29-Piranha-MAA-11.jpg

Começou, nesta segunda, o exercício Urubra, que simula a entrada de aeronaves irregulares em espaço aéreo controlado (brasileiro e uruguaio) e tem como objetivo treinar procedimentos que possibilitem uma maior eficácia no combate aos tráfegos ilícitos transnacionais entre os dois países.

O exercício já começou com uma boa notícia. “Mínima de 10º, máxima de 23°, sem formações meteorológicas significativas até o final do Exercício”. Essas foram as palavras iniciais do meteorologista durante a reunião inicial do Exercício URUBRA I, que acontece na cidade de Santa Maria (RS) durante os dias 25 e 29 de abril.

A Força Aérea Brasileira participa com as aeronaves A-29 (Super Tucano) e C-98 (Caravan) e a Força Aérea Uruguaia está com os A-37 (Dragonfly), PC-7 (Pilatus), IA-58 (Pucará), C-206 (Cessna), C-310 (Cessna) e B-58 (Beechcraft)

Com o objetivo de treinar procedimentos que possibilitem uma maior eficácia no combate aos tráfegos ilícitos transnacionais, por meio da coordenação operacional entre os órgãos de defesa aérea do Brasil e do Uruguai, voltados para a vigilância e o controle do espaço aéreo, estiveram presentes no auditório da Base Aérea de Santa Maria (BASM) o Brigadeiro General de Aviação Antonio Alarcon, Comandante do Comando Aéreo de Operações da Força Aérea do Uruguai, acompanhado de 22 militares uruguaios, e o Coronel Aviador José Eduardo Ruppenthal, Comandante da BASM para assistir as informações iniciais sobre o Exercício e presidir a abertura do Exercício URUBRA I.

O Tenente Coronel Aviador Avedis Roberto Balekian, representando o Comandante do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA) e Diretor do Exercício (DIREX) URUBRA I, Major Brigadeiro do Ar Marcelo Mário de Holanda Coutinho, ministrou uma palestra sobre os principais aspectos operacionais que envolvem o Exercício e ressaltou que o principal objetivo é o de estreitar relações, trocar experiências e estabelecer procedimentos comuns em prol do aumento da vigilância e do controle do espaço aéreo na Região, com segurança.

Fonte: Agência Força Aérea


39 Comentários

  1. Poxa, esta explicado a movimentação aqui haha..
    Isso mesmo, Brasil e Uruguai juntos contra a bandidagem.
    Pena que vai vir uns aqui falando ‘BOSniA’

  2. Caramba parece mais um exercícios dos anos 40 e 50 com esses aviões,não se pode chamar isso de caças ,mais bem caçados.FX400 jejejeje

  3. O Camilo ., voce nâo entendeu,é só para saber se os radares comprados pelos uruguaios funcionam mesmo ,e quais sâo seus pontos cegos,afinal temos de saber de tudo..heheheehe sds

  4. É inegável a importância deste intercãmbio aéreo, como também o marítimo e temos que aumentar as ligações com tropas de terra EB e FN Brasil e Uruguai.
    Vejo ainda a necessidade de se fazer uma MEGA OPERAÇÃO com Brasil, Argentina, Uruguai , Paraguai e outros da América do Sul.

  5. Poisé, é brincadeira chamar de “exercício de defesa aérea na fronteira contra aeronaves irregulares em espaço aéreo” Fazer um exercício militar desse tipo usando aviões Cessna é pra lascar mesmo, querem derrubar o quê? Pipa não indentificada invadindo o espaço aéreo brasileiro…

  6. E o q temos p defesa…eramos p ter os caças rafales…a dilma supendeu a compra dos mesmo, fazer o que ? Vote no Gen. HELENO em 2014 , ele entende de segurança e defesda, no próximos exercícios os caças serão outros e bem + modernos…Sds.

  7. Ja pensaram se o Uruguai resolvesse realmente combater ilicitos,seu PIB desabaria rsrs rsrs virou paraiso fiscal e entreposto de contrabando,armas,drogas,dinheiro falso e lavagem de dinheiro ilicito Brasileiro.Estes são seu maior volume de exportações.Ate que acharam um terinamento bom para os Super Tucanos,rebocar os planadores deles rsrs rsrs

  8. camilo disse:
    26/04/2011 às 14:16
    Caramba parece mais um exercícios dos anos 40 e 50 com esses aviões,não se pode chamar isso de caças ,mais bem caçados.FX400 jejeje…..E vc quér q tecoteco de bandido seja interceptado por F22,f35,Su50,SU35,ETC.

  9. O povo do sul esta em perigo. Com estes ferro-velhos voando pode cair algo na cabeça de alguém. Aviso ao povo do sul: “usem guarda-chuvas entre os dias 25 a 29 de abril. Se estes aviões são nossos caças, guarda-chuva é um ótimo escudo.” Hehehehehehe

  10. Se fosse um campeonato de pipas com cerou ,teria melhor aproveito,seria uma atividade educativa pois, a turma anda degolando motoqueiros com cerou(cerol)…Os atomos de minha falecida avo estao carecas de saber que 99,99999999999999% das drogas entram por terra,dentro de mulas,de carros,com policiais,dentro de produtos legais importados,dentro de crianças ,este treinamento nao passa de mimos entre cumpadres!

  11. Mas os bobinhos acham o maximo,tadinhos visualizam irmaos ate em coco de amebas ,por isso politicos deitam e rolam,esta distraçao vai nos transformar em colonia HAN produtora de alimentos,anotem depois mandem os cumprimentos.Um recall faz bem para os neuronios!

  12. Deveriamos sim deixar aventuras hollywoodianas a parte e termos uma postura mais austera e efetiva com nossos vizinhos que transbordam nosso pais de ilicitos ate protegidos pelos governos deles e forças armadas.Todo desnutrido espertinho tem um vizinho nutridinho,prospero e otario e a meta dele é se criar encima do tolo complascente.Se calculassemos os danos a nosso mercado,industri,economia e sociedade causados pelos pobresinhos Latinos nos conscientizariamos que para eles apenas somos prospero imperialista e ser charqueado pelos Robin Hoods da vida.

  13. Quanta ‘ingnorancia’ em amigo Camilo?
    Lamentavel.
    Esses caças são OTIMOS para patrulhar fronteiras em estado pacifico.
    Não estamos em guerra, os traficantes não tem caças F-16 ou Typhoon, são apenas planadores, no maximo Cessnas.
    Não precisa para esse tipo de operação um caça extremamente sofisticado…

  14. Camilo,
    O que vale é a tecnologia embarcada nesses aviões… Pelo menos no que tange ao ST A-29, já que o mesmo é equipado com a tecnologia de ponta necessária para cumprir com excelência suas funções/missões de caça leve para interceptação de aviões usados por narcotraficantes e/ou contrabandistas, de contra-insurgência caso precise atacar posições de possíveis ameaças em terra, e de vigilância devido aos equipamentos embarcados e ou incorporados em seus cabides externos… Além de ser um treinador avançado… Quanto aos aviões da FA uruguaia, mesmo não sendo tão capazes quanto o Super-Tucano, também podem servir satisfatóriamente a este tipo de missão de vigilância/patrulhamento, desde que auxiliados por sistemas de monitoramento baseados em terra, ou em trabalho conjunto com outras aeronaves dedicadas/equipadas para o monitoramento do trafego aéreo… Destacando que a extensão da fronteira entre Brasil e Uruguai é relativamente pequena em relação ao tamanho das froteiras brasileiras com outros países…

  15. Uma boa noticia para muitos e o desespero para uma minoria.Havera FX3 e o SU35BM voltara a participar…“A concorrência será retomada num futuro próximo como FX3, com a participação do caça russo Su-35BM, que têm boas probabilidades para vencer a concorrência, visto que é o preferido do Comando da Força Aérea Brasileira”, disse a fonte.
    As escravinhas do Titio Bill ja podem começar a descabelar as perucas,arrancar as calcinhas pela cabeça e cometerem um coletivo HARAKIRI BAIANO rsrs rsrs……A COERENCIA DERROTOU A XENOFOBIA IDEOLOGICA e Jobim se cuida que o Urubu esta te olhando…..CAMPANHA 2012 A PROFECIA DO COMEÇO DO FIM JOBIM PRA LUA OU PRA RUA….Vaza X9 Traira e ja vai tarde.

  16. Alarmistas,reacionarios,desesperados de plantão,sorriam e de orelha a orelha,para a alegria da maioria e tristesa de uma minoria baba óvos F18 SAMBARILOVE,teremos FX3 com o desejado do Comando e Pilotos na ponta,o SU35BM.Cantei essa pedra ja vai fazer 2 anos e as tchutchuquinhas que adoram tudo o que é Americano,desmerecem o que é Brasileiro e classificam como inferior o que não é de Washington SAMBARILOVE.Somente mesmo um traira espião póde defender a aquisição de vetores aeronauticos e associação aeroespacial com o sabotador terrorista IRMÃO CAIN DO NORTE o invejoso que se tivesse posto os pés em Alcantara so os tirariamos na bala.Parabens a nossos Deputados e Senadores corruptos mas que não são trairas como os reacionarios adoradores de Obama Bin Laden e FHC O VENDILHÃO.Parabens tambem minha Sra.Presidenta Dilma,a cada dia demonstra que é sujeita mulher muito mais que muito frango pensa ser sujeito homem.Trairas,Vendilhões,Embusteiros e Espiões nunca mais.O Brasil somos nós os Brasileiros.Pode comemorar FAB,vossos Coquares adornaram o CONDOR PREDADOR SU35BM…CAMPANHA 2012 A PROFECIA DO COMEÇO DO FIM JOBIM O MD-X9 PRA LUA OU PRA RUA.

  17. CARLOS ARGUS…Amiguinho delirante rsrs rsrs saudações anti-bolivarianas e anti-yankees.O amigo deve estar triste que seu favorito o Rafale ta mais pra la do que pra cá rsrs Sabe não foi so a escorregada do Sarkosy e a CRUZEX que mataram o Rafale mas coisas mais profundas que não se pode falar em publico mas relacionadas com segurança nacional CAPICHE os J JS J qualquer coisa são vetores que praticamente se desconhecem suas reais capacidades e para arriscarmos uma empreitada melhor escolhermos o que é testado e aprovado e com capacidade a altura do Brasil sem termos futuros problemas de embargos ou dependencias ja que buscamos autosuficiencia e o unico vetor que se encaixa em todos esses pormenores é o real desejado da cupula da FAB e dos pilotos que não se manifestam em respeito as leis e regulamento militar,o SU35BM.Esse sera o caça multi-função da FAB e se não se adequa ao NAe SP nessa visão de padronização tambem o Rafale,o F18 e o Typhon não se encaixam então deveriamos adiquirir um caça especifico a nosso NAe,talvez uma versão navalizada do F16,Gripen NG.Em um NAe não se coloca o que se acha que é melhor e sim o que se adequa,tudo o que se acrescenta nele na mesma proporção de forma inversa compromete a operacionalidade onde espaço é fundamental ja que um NAe é uma base flutuante que transporta ate tropas,veiculos,blindados e peças de saturação e que deve contar com um sistema a altura de se auto-defender e contribuir com saturamento em apoio a ações aereas e desembarque alem de ser hospital de campanha.É idiotice se pensar em um NAe com visão modelista ou aficcionada pois senão ele apenas é um bom alvo e ainda compromete a operacionalidade e integridade de toda uma esquadra.Ou atravez de nossa capacidade e com a tecnologia que viermos adiquirir desenvolvermos um caça nacional adequado ao SP.

  18. Temos de trabalhar com o que temos para mostrar presença. O tráfico por ali está forte, é bom ir fazendo alguma coisa até os SUKOI chegarem. Jobim na casa da dinda.

  19. 1maluquinho, essa fonte sua é segura? Se for já estou comemorando! Será qye haverá a possibilidade de fabricá-los aqui? Fico a imaginar os SU pintados com aquela camuflagem da FAB! O melhor é que poderei vê-los em Anápolis! Moro em Brasília e fica pertinho daqui!

  20. KLAUS BALOGH…Sim meu amigo é segura.Desde que desclassificaram o SU35BM por motivos que so os reacionarios entendem e ainda quiseram impor a FAB a responsabilidade da desclassificação e todas as mentiras que espalharam ate mesmo o Sr.Jobim o MD-X9 afirmando que os Russos não transfeririam nada o que foi desmentido oficialmente na FINDAE 2010.Meu amigo existe uma rede entreguista enorme que engloba midia,sites,industrias,empresas,politicos,Aristocracia,uma minoria militar e etc e tam escravos de Yankees que preferem o Brasil subjugado.Os irmãos Caim do Norte pressionam e jogam sujo e pesado em licitações de vetores mundoa fora e teem influenciado muitos governos mas aqui seria desmerecermos nossa equipe cientifica vitimada em Alcantara e tudo que nossos militares e centros tecnicos passaram e superaram para hoje termos tecnologias que criamos e que desenvolvemos.Fazermos o maior sabotador de nosso desenvolvimento parceiro estrategico e por a raposa no galinheiro.A França tambem deixou muito a desejar e na verdade ja era o que muitos sabiam,não foi so as escorregadas do Sarkosy e a CRUZEX,tem coisas mais profundas ainda.Não entendo nada de vetores meu amigo mas qualquer leigo sabe que 3 vetores se encaixam bem a nós SU35BM,Typhon e Rafale.Olhando de forma ampla aeronave,tecnologia,beneficio com maior amplitude da TT o mais coerente é mesmo o SU35BM que por razões ainda não esclarecidas era o preferido na FAB no FX1 e o FHC vendilhão cancelou alegando contenção.Tenha a certesa que é quase certa a aquisição do SU35BM.Antes mesmo da Dilma conversar pessoalmente com Medvedev na China intregrantes do alto escalão de nosso governo estavam negociando com os Russos detalhes aproveitando-se a LAAD2011 e sem a presença do MD-X9 que na verdademamou no Rafale mas no final jogava para o F18.Sim vamos ter a melhor Força Aerea da AL e resta-nos procurarmos uma opção mais moderna para a MB ja que no NAe SP o SU,F18,Rafale e Typhon é como um pé 44 num cuturno 40.Vamos ter novidades um vetor 5.0 nacional e quem sabe com versão navalizada.

  21. Nas faculdades de Direito se apreende que é um dever do Estado defender a soberania da nação, mas com uma porcaria dessa, que só serve para perseguir teco-teco, é de desanimar, sei que vai ter muitos que vão falar que é um dos melhores treinadores do mundo, mas pra mim não passa de um teco-teco, precisamos é de um caça de verdade, moderno e que realmente imponha respeito.

  22. Até acho que na final do FX devia está o Su-35, Rafale e o EF-2000 nunca o SH ou Gripen, mas agora acreditar que vai haver um FX-3?! kkkkkkkkkkkkkkkk ta bom…
    E mesmo que tenha mais um maldito FX isso é motivo de tristeza e não de comemoração, pra que essa p@#% de FX, escolhe de uma vez um avião, esse negocio de FX é pra enganar a população e os próprios militares da FAB. Eu gostaria que o Brasil comprasse novos caças (seja lá qual fosse) para serem usados e não para dizer que temos, se caso houver mais um FX vamos ficar de F-5 por mais quantos anos? Precisamos do caça agora mesmo que sejam os semi-incapazes do Gripen e do SH. E que outro caça como, por exemplo, o SU-35 (a maior lenda dos ares “ta bom…”) venha, mas sem burocracia uma compra direta sem frescura no rabo.
    Até seria mesmo interessante te dois caças de nações diferentes e de preferência um médio e um pesado assim o pesado iluminaria o alvo (graças ao seu radar de maior alcance) e o médio (com menor RCS) atirava os mísseis. Porque sinceramente achar que o SU-35 é tudo isso que dizem é o mesmo que acreditar no que a SAAB diz do Gripen e seus 4 mil dólares a hora de vôo kkkkkkk, se os caças pesados fossem tudo isso o mundo só usaria eles e não é isso que acontece pelo simples motivo que se eles tem vantagens excelentes de desvantagens da mesma proporção. Mas se o cara acredita mesmo que um caça pesado tem vantagens no combate a curto/médio alcance diante de um médio ou um leve vá lá acredite assim como acredite se quiser que um caças pesado tem RCS menor que de um avião médio ou leve.
    Claro que nem tudo são desvantagens caças pesados devem por lógica te mais autonomia o que é essencial para defesa dos mares e atacar algum vizinho assim como um radar muito maior o que leva a se muito mais eficiente em alcance. Pra mim é uma questão de estratégia tanto os leves, médios e pesados podem se escolhidos e usados com eficiência desde que saibam usá-los adequadamente. Um excelente exemplo são os Emirados Árabes Unidos que tem como vetores o F-16E e o Mirage-2000-9 (caças leves para médios) poderiam muito bem comprar F-15 ou Su-30, mas escolheram caças de bom desempenhos e de RCS baixo e eles estão errados? Israel preferiu F-16I a mais F-15 e eles também tão errados?
    Certamente que o Su-35 é um ótimo caça talvez até mesmo o melhor de hoje (F-22 não conta aquilo é só pra dizer que tem), mas de maneira alguma é tudo isso o que se diz… O preço da hora de vôo deve se muito parecida com a do F-15 assim com sua manutenção que deve exigir o mesmo tempo e o mesmo número de homens o que também entra como preço de hora de vôo. Ótimo que o Brasil um dia venha a comprar o Su-35, mas sem ilusões absurdas que há tantos anos vejo na internet, acreditar que aqueles pares de motores queimam menos combustível que os do SH só pode se brincadeira, vamos se lógicos o SU-35 é o “F-15” russo tanto em desempenho como em valores são no mínimo parecidos.
    E sim os médios e leves também tem suas desvantagens como radares inferiores em alcance, baixa autonomia e um maior número de vetores para fazer as mesmas missões que um pesado e por isso mesmo defendo que tenhamos dois modelos de caças um pesado e um leve ou médio um completando o outro e no caso de escolher só um que seja o pesado ao menos são mais completos, pois além de defenderem o espaço aéreo podem atacar alvos a grande distancia, mas se tratando de 4,5 geração acho um erro te só um.
    Não quero ofender ninguém, mas gostaria de dividir minha opinião com os senhores e ouvir a opinião dos senhores também.
    sds

  23. Dandolo se o Super Tucano te da vergonha lamento, mas para a sua função ele ta ótimo.
    As hélices invés de turbinas barateiam a hora de vôo e permitem maior tempo de vôo sem reabastecimento por exatamente gastar menos combustível, além do mais pense no Super Tucano como um avião de patrulhamento, treinamento e ataque leve. De certa forma tem funções de um helicóptero de ataque só que com muito mais autonomia e velocidade, esse avião é um sucesso de exportação e até os senhores da guerra (EUA) desejam ele ou pelo menos outro com capacidades semelhantes e com “hélices”.

  24. Para seu governo, aviões desse tipo são os ideias.
    Tem um custo benefício muito bom, afinal o propósito deles é abater CESSNAs e aviões de mesmo tipo de traficantes.
    Quando eles (trafico) tiverem caças agente conversa em mudar o programa.

  25. Vamos doar os ST para as Polícias Federais e Estaduais, e
    encomendar a Embraer um ST a jato, que voe a 1100 km/h.

  26. 1Maluquinho, e quero um vetor novo à altura da FAB e da n MB, se vierem os SU 35BM, ótimo, + caso venham os rafales ; são melhores q os F5M q temos no momento…saudações BRASUCAS.

  27. Eu dúvido q venham p o BRASIL, digo ,FAB os caças Rússos Su35BM , seriam os melhores p nós,são construidos p irem de ponta a pnta em um páis 3x > q o n amado BRASIL; sinal de independência dos ianks e a desmoralização deles completa na AS. Tomara q seja verdade;+ ñ acredito. esses caças, Su 35BM ou rafales deveriam ser p ontem um ou o outro.

  28. CARL94FN…Não importam projeções ou comparações meu amigo e nem tampouco a maquina em si mas o que realmente venhamos a adiquirir com a tecnologia que escolhermos e quando olhamos dessa forma não vemos somente os parametros tecnologicos mas sim a confiabilitade do fornecedor em proporcionar a nós o que realmente queremos receber e so tem dois fornecedores que realmente podem nos repassar tudo na integra sem problemas China e Russia e sou mais a Russia,a tecnologia deles é mais confiavel.No nosso programa nuclearreceberiamos o que pagamos as usinas e deveria ser feito um programa que foi feito por nós Brasileiros e talvez teriamos demorado muito mais se os Alemães não nos repassassem e complementamos mesmo no mercado negro que era a unica forma de prosseguirmos.Na busca por autosuficiencia em caças devemos ter o mesmo raciocineo de buscarmos a tecnologia que nos proporcione mais adiantamento real para complementarmos com nossa capacidade de criação.Muitos de nós se prendem em maquinas,suas capacidades e estrategias de combinação de vetores.O Brasil não busca somente ter uma poderosa Força Aerea mas sim a capacidade de cria-la,abastece-la com serviços e peças proprias enfim a autosuficiencia e essa é a prioridade dentro do FX……CAMPANHA 2012 A PROFECIA DO COMEÇO DO FIM JOBIM O MD-X9 PRA LUA OU PRA RUA.

Comentários não permitidos.