A pedido de Lula, um prêmio de consolação para os russos

http://www.airteamimages.com/pics/99/99491_big.jpg

Os russos, pela vontade do então presidente Lula, precisavam levar um prêmio de compensação. Haviam ficado de fora, na etapa final da escolha do novo caça de tecnologia avançada da FAB e ruminavam sua decepção. Era outubro de 2008 e a Aeronáutica cuidava, em outra frente, da compra de helicópteros especiais, de assalto e ataque – concorriam fornecedores italianos e russos. O produto de Moscou era o Mi-35, o “tanque voador”, provado em 24 conflitos, escolhido por 60 países. Mais que isso: o governo russo atrelava ao negócio a instalação no País de uma ampla estrutura de manutenção com clientela garantida – a Venezuela e o Peru, usuários do mesmo tipo de equipamento. Também estava envolvido um processo de transferência de tecnologia. Para os especialistas do Comando da Aeronáutica o modelo preferido era, de longe, o americano Apache, inacessível pelo preço de aquisição, que começava em US$ 20 milhões e pelo veto à entrega de conhecimento sensível.

O impressionante Mi-35 parecia uma boa alternativa, rústico, facil de operar e com capacidade de múltiplo emprego, podendo transportar até oito soldados prontos para o combate – sem prejudicar o sistema de armas.

As primeiras três unidades, já rebatizadas de Sabre pela Força Aérea, foram recebidas em abril do ano passado na Base Aérea de Porto Velho, Rondônia. Entraram em ação, em missão de vigilância armada sobre a Amazônia.

Foi um avanço significativo, mas o comando da aviação militar deu ao fato um discreto tratamento.

O Comando do Exército, que acaba de contratar a revitalização de sua frota de helicópteros e recebeu em dezembro o Super Cougar EC-725 inaugural de uma frota de 16 aeronaves, estuda a aquisição de ao menos quatro versões do Mi-35. Quer usá-los, para dar apoio à guarda das fronteiras da Região Norte.

Fonte: Estadão

65 comentários em “A pedido de Lula, um prêmio de consolação para os russos

  1. MB e FAB fazem beicinho a equipamentos Russos.Não é de hoje essa xenofobia.A FAB sempre gostou de vetores dos EUA alias foi criada por eles.E a MB sempre teve um achego a UK.O EB justamente a arma que mais reprimiu o comunismo e a ideologia comunista é a que mais dá sinais de amadurecimento e crescimento inteligente.Bom para a tropa,bom para o Brasil.SELVA!

  2. Não é que a MB e FAB não gostam de equipamentos russos.
    É questão de politica, não tem nada haver com ser melhor ou ser pior, você escolhe o que a politica manda.. passa longe MUITO LONGE da qualificação tecnica.

  3. As nossas FFAA têm que deixar de implicar com o material bélico russo, que estão entre os melhores desse planeta.
    Na Guerra do Yom Kippur, quase que os israelenses perdem, pois as armas russas nas mãos dos árabes e seus aliados eram bastante eficientes e precisas. Essa guerra acabou, porque Israel ameaçou lançar armas nucleares no OM, inclusive em Moscou.
    ” A distância de Moscou a Tel Aviv, é a mesma de Tel Aviv a Moscou “. Os russos amarelaram, pois os judeus queriam fritá-los, caso fossem levados à extinção.
    Cada capital islâmica iria deixar de existir.

  4. Notícia estranha, levando-se em consideração que alguns dias atrás foi anunciado o cancelamento da compra desses helis russos. Nada contra o MI-35, mas eu seria mais a favor de um caça-tanques puro e mais avançado como o KA-50/52 ou o MI-28.

    []’s

  5. 1maluquinho disse:
    09/04/2011 às 19:59
    MB e FAB fazem beicinho a equipamentos Russos.Não é de hoje essa xenofobia.A FAB sempre gostou de vetores dos EUA alias foi criada por eles.E a MB sempre teve um achego a UK.O EB justamente a arma que mais reprimiu o comunismo e a ideologia comunista é a que mais dá sinais de amadurecimento e crescimento inteligente.Bom para a tropa,bom para o Brasil.SELVA!
    ==
    Perfeito.
    Diria até que Marinha e Exercito estão mais bem preparados para receberem investimentos.
    Já a Aeronáutica vive um conflito. Tudo que ela vai fazer tem que pensar em como a Embraer vai lucrar com a decisão.

  6. Acredito que para a FAB o A-129 Mangusta seria melhor que o Mi-35, já para o EB seria o Mi-35 a melhor opção. Então o fato do Mi-35 ter ido primeiro para a FAB pode ter sido por canetada no Lula mesmo. E se era vontade do Lula um prêmio de consolação aos russos, acredito ainda que o Mi-28 seria ainda melhor, já que não sendo um “tanque voador” é mais manobrável, rápido, pode operar com radar…

  7. as ffaa deveria ser disolvidas e criada outas com as realidades do brasil de oje nossas força ainda estão no anos 70 um monte de velhos utrapassado jente a guera-fria acabou putz porque sabotar material russo e afinal se a decisão e politica isso mosta o dispetigio que eses generais tem aliaz eles não merece nada afinal serar que eses pessoal sabe usas as amas russas são modenissimas ne rsrsr atiar de garucha e outo papo

  8. sou contra isso esses equipamentos russos o brasil tem capacidade de fazer um helicóptero puro sangue a embraer nasceu pra fabricar helis até os nosso hermanos tem um helicóptero de guerra fabricado por eles cade o brasil?

  9. Cicaré CH 14 procura em site de buscar que vai achar. só no brasil que a helibras só fica chupado dedo enquato os outros faz .

  10. ME DESCULPEM mais esses hel. foram a unica coisa comprada ate agora lembrando que os caça foram cancelados e não entra-ra na compra esse ano…
    alias os unicos que ganharam foram os russos…

  11. Nós só poderemos construir o nosso, caso conheçamos as melhores tecnologias existentes. Que venha o material bélico russo para nós.

  12. Se caso nós adquirisimos os Sukhoy teriamos uma redução de custo, que seria redução de Bases e de Revo.Aproveitariamos a Avibras que tem participação acionaria do governo para manutenção dos mesmos. Apenas uma sugestão!…

  13. Feh

    Falou e disse, o que manda é o comércio!!!

    Você compraria numa loja chinesa que só quizesse comprar de outros chineses?

    A lógica é essa… Compre mais carne, automóveis etc que compramos seus equipamentos!!!

    Se trata de compra governamental, e isso é preponderante!!!

    Obama veio ao Brasil tratar disso, pois hoje em dia, o maior défict do no país é com os EUA, e em contrapartida é com o Brasil que eles têm o maior superávit!!!

  14. Se o Brasil quissese se adiantar em termos de helis poderia fazer uma boa parceria com a Africa do Sul, o Cicare ainda e algo bastante primario.

    de todas formas a situação da Helibras e uma vergonha, com o tempo que existe e é pouco mais que uma montadora.

  15. não creio que seja um premio de consolação e sim uma bela aquisição,um grande negocio,pois o brasil podera fabricar para a america do sul e africa este poderoso elicoptero de combate, e ainda ficar com esta tecnologia de ponta,pois se trata de um elicoptero de ponta,e comprovado em combate.

  16. Não era meu caro Barca! A FAB queria um helicoptero de assalto que pudesse também atuar na tarefa C-SAR, e nessa tarefa o MI-35 é muito superior ao mangusto

  17. “Para os especialistas do Comando da Aeronáutica o modelo preferido era, de longe, o americano Apache, inacessível pelo preço de aquisição”

    Queria muito saber qual é o critério que a FAB usa para escolher seus equipamento, o Apache é o melhor heli de ataque? acho que é o pior, e o KA-52?, Tigre, Mangusta? etc…, é triste ver que a força aerea é tão conservadora que fica abraçado com um fornecedor só por costume

  18. Segundo o Exército eles preferem o Mi-28, é 1/3 mais barato é bastante robusto mais agressivo e é adquado ao ataque, diferente desse ae que é multi-função.

  19. A verdade é que o governo passado vendeu a ilusão de que o Brasil já era uma potência capaz de “peitá uzamericanú mau até pá defendê u cumpanhêro Armadinejá das sacanagi duzisraelençi siunista”. Os deslumbrados, os desavisados e os incautos se deixaram levar ao passo que as pessoas sensatas mantiveram a cautela. Pois bem, o governo passou e a nova presidente assumiu recebendo um Sr. Papagaio para pagar, oriundo das gastança desenfreada do dinheiro público. Diante disso, onde a inflação vem ganhando força e corroendo o poder de compra dos trabalhadores, e tendo em vista a necessidade de manter custosas obras de infraestrutura necessárias ao país a nossa presidente, que não é fanfarrona ao contrário do seu antecessor, teve de tomar medidas duras de corte de gastos. lamentavelmente a defesa também pagou o pato mas, aos desavisados citados acima, é de bom alvitre ter consciência que o grande responsável por isso não é a atual mandatária mas sim o ex-presidente, histericamente venerado por alguns aqui

  20. Uma coisa eu tirei como regra,quanto mais matérias desse nível aparecem mais certo eu fico que o Lula escolheu bem,se é que foi ele mesmo,nessa matéria diz que o preferido era o Apache,mas ficaram entre os Italianos e Russos,será que o Italiano era melhor que o MI-35,eu tenho uma revista asas,e nela a revista destaca que o MI-35 introduziu uma nova doutrina e trouxe uma qualidade operacional nunca imaginada pelo EB,será que esse jornal entende mais que a revista asas,olha a regra é bem simples,o PIG nao esquece o LULA,eu assino um famoso portal e tem um colunista lá que só faz matérias falando mal do lula,numa delas ele destacava uma reportagem em que ele dizia,”Lula ganha em 3 palestras o que ganharia em 1 ano na Presidencia!”,Eu não quero saber o que ele faz,até porque o Ex Presidente FHC,tb fez o mesmo,só que ele é um presidente abaixo do Lula,agora esse jornal não destaca a porcaria que é o Sivam,e como ele foi comprado,não fala do buraço que existe na amazonia,existe um espaço aonde os radades da vencedora do Sivam não conseguem detectar,me lembro tb de um Ex-Ministro rindo do projeto do submarino da marinha,o Lula nao vendeu a ilusão do brasil potencia,ele simplesmente deu um pouco de orgulho a nós brasileiros e não foi da corja dos que se abaixavam as ordens do oraculo de fora.

  21. mmmmhhhh, que dor né Tireless?
    que dor terrível o Lula ter mudado o Brasil né?
    Há tempo que não verifico, mas eu tinha calculado que em 2011 o BR virava SEXTA ECONOMIA.
    Que dor terrível… um torneiro.
    É verdade o que vc fala do torneiro ter gastado muito, mas vc falaria igual porque vc é político.
    Político que ficou nos 90 ou nos 80.
    Vc seguro é dos CANSADOS, que gostam dar o país para os americanos.
    Eu não estou contente com o governo PT-PMDB, eles apoiaram muito os bancos e são proChina, mas a diferença com o governo PSDB-DEM é que o torneiro, comprou helis, mando construir refinarias submarinos e navios. enough for me.
    Agora o GF atual acho que não entende que chegar a 2020 com 36 caças e 2022 provavelmente um subnuc, não é nada.
    Acho este GF deixa as empresas extrangeiras comprar fábricas estratégicas.
    Vai a China tentar trazer mais montadoras no lugar de priorizar a exportação industrial.

    Enfim, tenho muitas críticas ao atual governo, mas o pessoal como você que passa falando mal do Lula, só tem para chorar por várias décadas. Depois do PT-PMDB vai vir mais nacionalismo, voltar aos entreguistas nunca mais.
    A nova classe média é nacionalista sem dúvida e são o 50,5%.
    Aqui no blog tem muitos falando do general Heleno por exemplo, aí está a tendência, melhorar, não voltar aos políticos proamericanos, ao Brasil colónia.


    1. Nova Fábrica para caças e VANTs de ataque 51% nacional
    2. Produção de Helicóptero nacional ou parceria
    3. Compra de material de defesa da indústria nacional
    4. Começar a extração de riquezas da Amazônia LOGO
    5. O estado deve REDUZIR a venda de matérias primas para China
    6. Parar a venda de empresas de Defesa brasileiras
    7. Não fomentar mais a vinda de montadoras de carros
    8. Apoiar a produção de um motor de carro nacional
    9. Deter o lucro excesivo dos banqueiros.
    10. Não assinar mais contratos de venda de petróleo, já com a China Petrobrás assinou no 2009 contrato por 10 anos, ainda assim tirou 2 bi da Caixa.
    11. Banco do Brasil, deve reduzir os juros a 2% não os 5,7 que cobra agora, deve ser um banco popular. É óbvio que não reduz para favorecer a banca privada, porque ficariam sem vítimas para explorar.
    12. Pôr fim a projetos espaciais onde o país não consegui tirar proveito para sua própria indústria.
    13. Fomentar a produção de mísseis.
    14. Não comprar mais turnkey nuclear plants. Ou se desenvolve aqui ou voltamos usar lenha.
    15. Quatro vezes mais orçamento para Embrapa, para investir em genética.
    16. Abim deve fazer uma lista das ONG que não possam justificar sua presença na Amazônia. O GF mediante a força policial determinará o fin das atividades das mesmas.
    17. As reservas indígenas devem permitir a presença de jornalistas e turistas acampantes(brasileiros). Se ainda não organizaram acampamentos não podem impedir a entrada, dessa forma vão estar motivados para lucrar com o turismo.

    Acho fiz um resumo do que os colegas estão colocando.

  22. .
    E a PIG num tinha falado que seria tudo devolvido, que o Brasil não queria mais este acordo, e tudo estava perdido??
    .
    Interessante é que fui la no sitio da FAB pra ver os contratos cancelados ou RESCINDIDOS e não vi nada disso, nada a respeito… normal!! Mas por enquanto num tem nada de oficial…
    .
    Link para conferir a condição dos contratos da FAB, basta escolher uma das condições:
    http://www3.transparencia.gov.br/TransparenciaPublica/jsp/contratos/contratoPorSituacao.jsf
    .
    Ainda não da pra enfrentar “Uzamericano”, mas como Vietnam, Iraque e Afeganistão com o tempo fizeram eles irem embora, acho que mais um pouco e o Brasil poderia até causar muito dano se quiserem libertar o nosso Petróleo, Nióbio, Etc.
    .
    Longa vida à dupla com peças intercambiáveis MI-35 e MI-28 nas nossas forças armadas, SELVA!!
    .
    Valeu!!
    .

  23. A coisa funcionava antimamente da seguinte forma com os E.U.A,eles davam o que queriam e achavam melhor,e por culpa nossa abaixavamos a cabeça e agradeciamos,por eles terem nos dado o que eles desejavam,ao inves de procurarmos outros fornecedores,agora pergunto a caulpa é dos americanos,acho que não,depois do Lula,a coisa passou a ser diferente,estabelecemos o que queremos,se os americanos nao quiserem nos dar,compramos dos europeus ou Russos,e como os americanos gostam de vender eles passaram a dar nao o que queremos e sim o que necessitamos,a caulpa disso é de muitos brasileiros que se julgam esclarecidos que preferem ficar na teoria da dependencia do nosso ex-iluminado oraculo do conhecimento FHC,esse senhor fez um grande serviço se retirando da vida pública e não ter se candidatado a nenhum cargo eletivo,pois vive da fama do plano real,no qual nao foi ele que implementou e sim no governo do Presidente Itamar Franco,o mesmo que prestou um serviço ao Brasil e ao Estado de Minas,não deixando privatizar o Sistema Furnas,sendo ridicularizado na famosa tv,princicalmente pelo antigo programa de humor que acabou.
    Alguns desses jornais na época da ditadura apoiavam os mesmos que reprimiram a liberdade nesse país.

  24. Os maiores Presidentes desse país:

    1° Getúlio
    2° JK
    3° Lula

    OS Presidentes recomendados pelo Pig:

    1° Collor
    2° FHC

    Tentaram empurar o :

    Zé Pedágio.

  25. Milton:

    Se o PIB do país alcançar a sexta posição no mundo o mérito é do povo brasileiro e não do nosso vaidoso e messiânico ex-presidente. E é sempre bom lembrar que a gastança foi em sua maioria para programas assistencialistas. A condição de infraestrutura do nosso país continua péssima, em especial os aeroportos. Mas você, que ao que tudo indica deixou-se bitolar pelas bravatas do blog pertencente a um ex-jornalista de respeito, atualmente apresentando programas dominicais, não consegue enxergar essas coisas além de tentar rotular quem se opõe aos seus argumentos de entreguista, vira-lata, traidor, etc…..

  26. “o Lula nao vendeu a ilusão do brasil potencia,ele simplesmente deu um pouco de orgulho a nós brasileiros e não foi da corja dos que se abaixavam as ordens do oraculo de fora.”

    Mais do mesmo risível discurso chapa-branca desconectado da realidade

  27. Brás, onde assino?! Perfeita essa lista… Agora, só falta combinar com os “brasileiros”, que, ao que parece, estão mais preocupados com o resultado do campeonato brasileiro ou o final da novela das oito…

    O que precisamos no Brasil é de “BRASILEIROS”!!!

  28. A Cara da Dilma nas festinha do PT em SP apos a posse ja diz tudo,ela tava P da vida,dos olhos dela saiam fogo.Tambem pudera né Madame,gastaram e roubaram tanto e ainda deixaram o pepino na tua mão para queimar teu filme achando que voce por ser estourada iria estrapolar e se complicar.Mas Deus sabe o que faz.Tenho certesa que voce muito em breve vai se aquilibrar e dar continuidade no crescimento e desenvolvimento do Brasil…Oh como nunca antes na historia deste páis tanto se roubou e tanto se gastou.O cara de broa cheio de pinga aparecia na televisão dizendo que deviamos mais a ninguem e que ainda estavamos emprestando grana pro mundo rsrs rsrs e mostrava uma senhora no meio do mato acendendo pela primeira vez uma lampada emocionada e emocionando o povo.Cestas basicas para uma minoria selecionada.Ai aonde voces moram a fome é zero?O emprego sobra?Tem luz,saneamento?Mas quando se fala essas coisas aparecem justifiqueiros dizendo que o Brasil é muito grande que devagar chegaremos la,quando não colocam a culpa de suas incapacidades nos governos anteriores.Nada justifica que na setima economia e no maior produtor de generos,grãos e carnes do mundo tenham Brasileiros que morram de fome.Ate quando vamos aguentar tanta mentira,tanta injustiça e tanta covardia?Eles nos enganam e nos roubam o tempo todo e amanhã se resolvermos mudar o governo os que entrarem tambem nos iludirão e nos roubarão.Se hoje somos a setima economia mundial e um dos mercados consumidores mais atrativos isto é uma conquista do povo trabalhador que nós Brasileiros somos e não nenhuma formula magica de um salvador da patria encantador de multidões.Lula eu votei em voce sempre e apartir de agora não votarei em voce nunca mais.Sra Dilma eu não votei em ninguem no primeiro turno porque estava cansado de ser enganado mas votei na Sra no segundo turno porque prefiro mil vezes voce do que o Carequinha Entreguista Leiloeiro do Serra e a Marina pra mim é pró EUA e seria um zero a esquerda e manipulada por interesses extrangeiros governamentais e de entidades.Eu acredito na Senhora Presidenta que ate agora n]ão fez nada que desabone a vossa conduta e ainda tem de transitar entre cobras,ratos e gambás.Equilibre as contas do Brasil,seja a Dama de Ferro em defesa de nossos interesses e faça justiça para nosso povo e me tera como amigo.

  29. Cada um tem uma opinião,eu tb acho que muitos tem uma visão desconecta,da realidade por fanatismo,manipulados por revistinhas,enquanto muitos meios de comunicação do exterior tem opiniões até mais exageradas sobre o crescimento do brasil,mas não se muda a cabeça das pessoas,apenas temos que conviver pois isso faz parte da democracia,sem adjetivos,sem perseguições ou matérias de revistinhas,se esse presidente fosse meteda do que essas revistinhas pregam,não se importariam tanto com ele.

  30. Lula está construindo um gigante regional único, diz ‘Newsweek’

    O Brasil vem se transformando na última década em uma potência regional única, ao se tornar uma sólida democracia de livre mercado, uma rara ilha de estabilidade em uma região conturbada e governada pelo Estado de direito ao invés dos caprichos dos autocratas. A afirmação é feita em artigo publicado na última edição internacional da revista americana Newsweek.

    “Contando com a cobertura da proteção de segurança americana, e um hemisfério sem nenhum inimigo crível, o Brasil tem ficado livre para utilizar sua vasta vantagem econômica de seu tamanho dentro da América do Sul para auxiliar, influenciar ou cooptar vizinhos, ao mesmo tempo conseguindo conter seu rival regional problemático, a Venezuela”, afirma o artigo.

    Segundo a revista, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva “preside uma superpotência astuta como nenhum outro gigante emergente”.

    O artigo foi publicado menos de um mês após Lula ter aparecido na capa da Newsweek, com uma entrevista exclusiva à revista após seu encontro com o presidente americano, Barack Obama, na Casa Branca.

    Poderio militar

    A Newsweek observa em seu último artigo que enquanto outros países emergentes e mesmo os Estados Unidos contam com seu poderio militar como forma de afirmação, o Brasil “expressou suas ambições internacionais sem agitar um sabre”.

    A revista observa que quando há algum conflito na região, o Brasil envia “diplomatas e advogados para as zonas quentes ao invés de flotilhas ou tanques”.

    O artigo também comenta que o Brasil tem se tornado uma voz mais assertiva para os países emergentes nos temas internacionais, contestando por exemplo os subsídios agrícolas dos países ricos.

    “Nenhum governo foi tão determinado como o de Lula em estender o alcance internacional do Brasil. Apesar de ter começado sua carreira política na esquerda, Lula surpreendeu os investidores nacionais e estrangeiros ao preservar as políticas amigáveis ao mercado de Fernando Henrique Cardoso internamente, para a frustração dos militantes de seu Partido dos Trabalhadores. Para a esquerda, ele ofereceu uma política externa vitaminada”, diz a Newsweek.

    Influência americana

    A revista diz que os esforços brasileiros advêm da estratégia “não-declarada” de se contrapor à influência dos Estados Unidos e de dissipar as expectativas de que exerça um papel de representante de Washington”, mas que nem por isso o país embarcou na “revolução bolivariana”.

    “Pelo contrário, Lula tem controlado a região ao cooptar os vizinhos com comércio, transformando todo o continente em um mercado cativo para os bens brasileiros”, diz o artigo. “No fim das contas, o poder do Brasil vem não de armas, mas de seu imenso estoque de recursos, incluindo petróleo e gás, metais, soja e carne.”A

    A revista afirma que isso também tem servido para conter a Venezuela e que a provável aprovação próxima da entrada do país de Hugo Chávez ao Mercosul não é “um endosso aos desejos imperiais de Chávez, mas uma forma de contê-lo por meio das obrigações do bloco comercial, como o respeito à democracia e a proteção à propriedade”.

    “Isso pode ser política de risco. Mas as apostas estão nos brasileiros. Sem um manual para se tornar uma potência global, o Brasil de Lula parece estar escrevendo o seu próprio manual”, conclui a Newsweek.

    OBS:Vamos parar de ter prguiça de pensar e pior pagando para ser manipulado,vamos sair desse mundo do PIG,esse sim são desconectos da realidade…rsrss

  31. Infelizmente não é nenhuma nação extrangeira nosso maior problema,mas sim muitos brasileiros que se deixam manipular por esses lixos,que hoje defendem a democrácia a liberdade de imprensa,mas no passado apoiaram a ditadura,emprestavam carros para agentes da repressão,faziam reportagens apoiando o Governo Militar,meios de comunicação agarradados a privilegios de governos,meios de comunicação que tem a falta de carater de criticar o governo mais quando a situação aperta corre para mamar na teta do governo que tanto critica,falam em democracia mas ficam revoltados por causa do Governo Federal reduzir a verba publicitaria destinada ao PIG em mais de 60%,mas tubo bem cada um tem a sua opinião!

  32. 1maluquinho esses gastos que vc classifica como roubo,não é bem o que aconteceu,houve sim um estouro no orçamento,mas lembro que tal acontecimento ocorreu em plena crise de 2008,e não foi exclusividade do brasil,houve renuncia fiscal,desenbolso do governo,e outros tantos gastos para salvar o emprego de muitos brasileiros,por isso a necessidade desse aperto,aconselho ao amigo a ver o documentário chamado TRABALHO INTERNO,que levou o Oscar,é um filme bombastico,vc vai ver como os financistas dos E.U.A,são corruptos,sujos e destruiram a vida de milhoes de americanos.

    http://www.youtube.com/watch?v=bqBPt3sqPgA&feature=related

  33. “A verdade é que o governo passado vendeu a ilusão de que o Brasil já era uma potência capaz de “peitá uzamericanú mau até pá defendê u cumpanhêro Armadinejá das sacanagi duzisraelençi siunista”. Os deslumbrados, os desavisados e os incautos se deixaram levar ao passo que as pessoas sensatas mantiveram a cautela”

    Mais do mesmo risível discurso chapa-branca desconectado da realidade

    rsrsrs

  34. Discordar dos E.U.A,é peitar os E.u.a,TEMOS QUE ABAIXAR A CABEÇA para tudo o que eles dizem,estranho os E.U.A,nos consideram uma nação amiga e hoje temos mais respeito do que antes.

    “Mais do mesmo risível discurso chapa-branca desconectado da realidade”,mas se pra alguns isso é fora da realidade tubo bem.

  35. “A verdade é que o governo passado vendeu a ilusão de que o Brasil já era uma potência capaz de “peitá uzamericanú mau até pá defendê u cumpanhêro Armadinejá das sacanagi duzisraelençi siunista”. Os deslumbrados, os desavisados e os incautos se deixaram levar ao passo que as pessoas sensatas mantiveram a cautela”

    Se todos tivessem esse pensamento não teria ocorrido a vitória dos vitecong,outros povos que se levantaram e venceram nações mais fortes,muitas vezes esses homens era maltrapilhos magros,mas com um ideal,que os fez fortes,esse tipo de homen vc pode dizer que escreve a história com as proprias maõs e não fica reverenciando ou com medo de desagradar seus senhores,eu tenho que rir mesmo….rsrs,da preocupação em que muitos brasileiros tem em desagradar os E.U.A,issso que aconteceu com o Irã não chega nem perto da tensão que foi a venda e a transferencia de tecnologia nuclear da alemanha para o brasil,no qual um alto diplomata americano chamou de aventura irresponsável do Brasil,e nem por isso os E.U.A,deixaram de ser uma nação amiga do brasil.

    Só rindo mesmo,com esse discurso de revistinha de extrema direita….rsrs

  36. Prezado Barca,quero lhe parabenizar pelo seu texto,já acompanho o blog a um certo tempo e gosto muito dos seus textos,não se deixe abalar pelas ex viúvas raivosas dos neoliberais,eu tenho um testemunho particular para dar,fui funcionário público do Estado de São Paulo,não existe estado na Federação que seja mais aparelhado por um partido político que o meu estado de origem,nossos principais jornais não falam do caos que meu estado está,da maquiagem de dados da segurança,dos salários baixos dos nossos delegados,forçando a fuga deles para outros estados,hoje trabalho numa Autarquia aqui no RJ,e vejo o quanto meu estado está dedacente inseguro,nesses governos em que os neoliberais estiveram a frente,Milton Brás Cabral parabéns ,vc colocou muitos dados concretos.

    Abraços Milton Brás Cabral e Barca.

  37. Se todos tivessem esse pensamento não teria ocorrido a vitória dos vietcong, outros povos que se levantaram e venceram nações mais fortes, muitas vezes esses homens eram maltrapilhos magros, mas com um ideal, que os fez fortes, esse tipo de homen vc pode dizer que escreve a história com as proprias maõs.

    uma peça literária! Poesia pura.
    Deveria ser estudada nas escolas.
    .
    Brasileiro sem ideal? tipo tireless, huumm poucos, muito poucos.
    .
    Tireless, eu tento ser objetivo, caras como o Lula, não são santos nem vilões, eles de propósito viveram no fio da navalha.
    O Lula fez coisas ruins, mas fez tb coisas boas, quando vejo um cara só falando mal do Lula, eu vejo um político oposicionista proamericano frustrado que não vai conseguir nada, para ser levado a sério ele deve começar por ser objetivo.

Comentários não permitidos.