Força Tarefa chega a Salvador

http://www.naval.com.br/blog/wp-content/uploads/2010/06/UNITAS-LI_01.jpg

Uma Força Tarefa Multinacional chega em breve a Salvador para realizar, de 19 de abril a 9 de maio, a Operação UNITAS LII-2011, na área marítima designada como “Amazônia Azul”, dividida em duas fases.

A primeira ocorrerá entre 19 e 26 de abril, na área marítima entre Salvador e Rio de Janeiro; e a segunda de 2 a 9 de Maio, na área marítima entre o Rio de Janeiro e Rio Grande (RS).

A UNITAS é a mais antiga operação multinacional do mundo e tem como principais objetivos incrementar a cooperação entre as marinhas das Américas, contribuir para as boas relações diplomáticas e estreitar os laços de confiança mútua.

Neste ano participam navios, submarinos e aeronaves da Argentina, Brasil, Estados Unidos e México, além de observadores do Chile, Colômbia, Peru e Portugal. Os navios brasileiros atracam no porto de Salvador na quinta-feira (14) e os estrangeiros no dia 15.

O Grupo-Tarefa (GT) da Marinha do Brasil é composto pelas Fragatas Niterói, Constituição e Bosísio; um helicóptero de ataque AH-11 Super Lynx e dois helicóptero UH-12 Esquilo; o Navio-Tanque Almirante Gastão Motta; os Submarinos Tikuna e Tamoio.

O navio ARA Almirante Brown compõe o GT argentino. O GT Norte-Americano é formado pelos navios USS Nitze; USS Boone; USS Thach e USCGC Escanabara. O México participará com o navio ARM Baja California. No Total, estarão envolvidos 2300 militares.

O Contra-Almirante Edlander Santos, Comandante da 1ª Divisão da Esquadra, embarcado na Fragata Niterói, exercerá o comando do Grupo-Tarefa multinacional.

Antes de iniciar a primeira fase, no Porto de Salvador ocorrerão reuniões preparatórias para os exercícios militares, uma coletiva de imprensa, intercâmbio de oficiais e ações cívico-sociais (ACISO) na Escola Municipal Cidade Nova.

A partir de 19 de abril serão realizados, entre outros, exercícios de guerra anti-submarino, de superfície e de defesa aeroespacial; tiro real com canhões e lançamento de mísseis.

Durante a permanência em Salvador, os navios brasileiros estarão abertos à visitação, nos dias 16 e 17, das 14h até o pôr do sol. Os visitantes poderão assistir ao “Cerimonial à Bandeira”, que ocorre no final da tarde, e acompanhar a execução do Hino Nacional.

Fonte: UOL

11 Comentários

  1. Só lamento que o PA São Paulo com alguns Skyhawks à bordo, não participe desse exercício como nau capitânea… Seria uma excelente oportunidade para elevar o nível de excelência da tripulação e dos pilotos em uma operação conjunta desse porte…
    🙁

  2. É um exercício caro. Muito bom para treinamento.
    Pensando na tecnologia para o futuro, esses navios pra mim não valem nada x nada.
    1) Todos deveriam navega submersos – submarinos;
    2) Navios de superfície são que nem tartarugas marítimas. Deveriam poder voar, como os grandes hidro-aviões.

  3. Só ferro velho inutil, não sei onde o brasil quer chegar com isso, bem espero que realmente tenhamos escondidas as bombas atomicas (como dizem alguns por aí) porque caso contrario quando começar uma grande guerra só vamos mandar soldados pra morrer sem chance de defesa.

  4. Onde que esta nossa NE São Paulo??
    Não consigo olhar, isso sem nosso Porta Aviões!!
    Fica muito feio isso…não acredito que esteja acontecendo… se nem para nos mostrar serve… não precisa muito não, só decolar ums aviões e mandar ver no lançamendo de missil…será pedir muito isso! fico indignado…

  5. – Espero que filmem o lançamento de mísseis, e que sejam lançados de navios brasileiros.

    – Já não está na hora de testarmos a eficiência de nossos torpedos estocados?

  6. Essa operação unitas não é novidade.Não sei se é anual.Já tiveram várias edições dela,inclusive, na de 2008 veio até o USS George Washington CVN-73,quase todo mundo passando devagar pela ponte Rio-Niterói só pra ver aquela máquina fantástica,lotada de f-18.
    Essa operação é para exercícios simulados,como a cruzex,só que nesse caso as marinhas estão envolvidas.

Comentários não permitidos.