ONU pede investigação sobre crimes contra Humanidade na Líbia

http://i.dailymail.co.uk/i/pix/2011/02/22/article-1358972-0D4D2A83000005DC-136_634x475.jpg

A alta comissária de Direitos Humanos da ONU, Navi Pillay, pediu nesta terça-feira uma investigação internacional para determinar se foram cometidos crimes contra a Humanidade durante a repressão aos protestos contra o governo na Líbia.

Em um comunicado divulgado nesta terça-feira em Genebra, Pillay, uma ex-juíza da ONU para crimes de guerra, chamou atenção para o uso de metralhadoras, atiradores de elite e aviões militares pelas forças de segurança líbias contra manifestantes – que há dias pedem o fim do regime de Muamar Khadafi.

“Os ataques generalizados e sistemáticos contra a população civil podem configurar crimes contra a Humanidade”, disse a comissária.

Ela pediu que comunidade internacional aja imediatamente para encontrar os responsáveis pela violência nas ruas de cidades líbias como Benghazi e Trípoli.

As declarações da comissária foram feitas horas antes da primeira reunião do Conselho de Segurança da ONU para discutir a crise líbia, a portas fechadas em Nova York. O Brasil ocupa atualmente a presidência rotativa do Conselho.

Também nesta terça-feira a Liga Árabe deve se reunir em caráter emergencial para discutir os desdobramentos da última semana.

Condenação internacional

A Líbia é membro eleito do Conselho de Direitos Humanos da ONU, mas grupos de defesa dos direitos humanos têm pedido a suspensão do país do órgão. Até agora, não houve reação dos embaixadores líbios junto ao organismo.

Os esforços diplomáticos para encontrar uma solução para a crise no país estão ganhando impulso, após uma semana de protestos que, segundo organizações de direitos humanos, já deixaram mais de 230 mortos.

A Líbia tem sido criticada por países europeus e pelos Estados Unidos. A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, disse que é necessário interromper o que chamou de “derramamento de sangue inaceitável” na Líbia.

Em um ato de rompimento com o regime de Khadafi, membros da delegação de diplomatas da Líbia na ONU fizeram coro ao pedido de intervenção internacional.

O vice-embaixador da Líbia no órgão, Omar Al-Dabbashi, qualificou de “genocídio” a repressão patrocinada pelo governo líbio contra os manifestantes.

Dabbashi também pediu que as Nações Unidas interditassem o espaço aéreo sobre a capital líbia, Trípoli, onde relatos não confirmados dizem que pelo menos um avião de combate disparou contra manifestantes.

O embaixador líbio na Índia, Ali Al-Issawi, disse à BBC que decidiu deixar o cargo na segunda-feira em protesto contra o uso de violência por parte do governo. Ele afirmou que mercenários estrangeiros foram mobilizados para atuar contra cidadãos líbios.

No mesmo dia, o embaixador na Liga Árabe, Abdel Moneim Al-Honi, disse a jornalistas, no Cairo, que estava se unindo à revolução, enquanto o embaixador líbio na China também renunciou.

Fonte: BBC Brasil

5 Comentários

  1. A ONU é uma piada, es FAs da Líbia e composta por apátridas , matando os seus comptriótas….cadê essa maltida ONU e seu CS, cadê os paladinos da liberdade os ianks?Pobre povo líbio, q Deus/ála os ajude. Prendam esse ditador e td a sua família.

  2. LÍBIA VIROU AFEGANISTÃO?
    .
    .
    Vão usar este massacre na Líbia para esconderem outros que ocorre em lugares como por exemplo em Bharent,onde houve mortos também.
    .
    É esta ONU que não tem capacidade de condenar Israel quando estes roubam e expulsão de suas casas, famílias de palestinos e vem agora de uma forma mesquinha condenar este sanguinário Kadafi.
    .
    Para os EUA, o grande crime dele, foi de não se alinhar a eles.
    .
    Vitimas de civis sendo mortos todo dia, o governo americano com seus F-18,e mísseis de ultima geração; faz no Afeganistão e Paquistão,com muito mais eficácia que estes pústula do Kadafi.
    .
    Só eles para fazerem isso neste momento,uma ode a hipocrisia em meu de choros e tristezas.

  3. VÃO USAR KADAFI COM BODE DE EXPIAÇÃO.
    .
    (Trecho do texto cujo o título é:-“Países do golfo pedem o fim do genocídio do povo Líbio”)
    .
    .
    “(…)O secretário-geral do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG), Abdel Rahman Attiya, lançou um apelo nesta terça-feira aos países árabes e islâmicos e à comunidade internacional para que “o genocídio” do povo líbio seja detido.
    .

    Em um comunicado, o secretário do CCG – que reúne Bahrein, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Omã, Qatar e Kuwait – denunciou “as violências perpetradas pelo regime contra o povo líbio”.(…)
    .
    ——-(fonte:AFP/geopolítica Brasil)
    .
    -Fidel Castro falou que há intenção dos EUA de invadir aquele país.
    .
    Será em nome dos “direitos humano”,que eles irão fazer este grande sacrifício?-Rsrsrsr…..

Comentários não permitidos.