Chefe do Estado-Maior da Marinha da Índia visita Marinha do Brasil

Chefe do Estado-Maior da Marinha da República da Índia (E) e o Comandante da Marinha do Brasil (C) percorrem o convoo do Navio-Aeródromo São Paulo

Sugestão: Gérsio Mutti

Brasil, Rússia, Índia e China (Bric) são países em desenvolvimento que têm se destacado no cenário mundial pelo rápido crescimento das suas economias. Além da aproximação política e comercial entre os Bric nos últimos anos, parcerias no campo da defesa também vêm sendo estabelecidas. É o caso das Marinhas do Brasil e da Índia. Há três anos as Forças realizam exercícios operativos entre seus militares e meios navais. Em 2010, uma comitiva naval brasileira foi à Índia conhecer a Marinha daquele país. E esse ano, os indianos vieram ao Brasil. Entre os dias 7 e 11 de fevereiro de 2011, o Chefe do Estado-Maior da Marinha da República da Índia, Almirante-de-Esquadra Nirmal Verma, e comitiva, visitaram Organizações Militares da Marinha, nas cidades de São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro.

“Brasil e Índia têm muito em comum: a semelhança entre as Marinhas, o tamanho dos países e a economia. Existem inúmeras lições a serem aprendidas por ambos”, avaliou o Almirante indiano. “Nesses dias que estou aqui, pude ver que a Marinha do Brasil é muito forte e poderosa”, completou.


O Chefe do Estado-Maior da Marinha da República da Índia (E) é recebido pelo Comandante do Submarino “Timbira” (D)

Além de reuniões no Ministério da Defesa e no Comando da Marinha, em Brasília (DF), a programação dos militares da Índia contemplou visitas ao Centro Experimental Aramar, em Iperó (SP); e no Rio de Janeiro, ao Navio-Aeródromo “São Paulo”, ao Centro de Instrução Almirante Átilla Monteiro Aché, ao Navio de Socorro Submarino “Felinto Perry”, ao Submarino “Timbira”, à Corveta “Barroso” e ao Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ).

Diretor do AMRJ, C Alte (EN) Arthur Paraizo Campos apresenta a maquete da Organização Militar antes de iniciar o tour

Da mesma forma que o Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro constroi, mantém e repara seus meios navais há 247 anos, a Marinha da Índia possui uma vasta experiência no campo da construção naval. “Isso mostra que, mais do que nunca, estamos aumentando nossa interoperabilidade”, expressou o Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto. “Estou seguro de que juntos daremos passos concretos, estabelecendo uma parceria”, enfatizou.

Fonte: Marinha do Brasil

12 Comentários

  1. Importante aumentar o entrosamento com a Indian Navy, que como emergente tem muito a compartilhar com o Brasil. Naturalmente e’ uma marinha muito mais poderosa que a nossa mas que esta em plena modernizacao e expansao.

  2. Muito bom. Os indianos sentem a pressão da guerra no dia a dia, pois estão próximos duma região altamente conflitada.
    O Brasil é muito mais devagar militarmente, por n motivos.
    Eles precisam muito de ALIMENTOS e nós de TECNOLOGIA.
    Um bom casamento.

  3. Sem dúvida boa parceria, mas quando ele falou “Nesses dias que estou aqui, pude ver que a Marinha do Brasil é muito forte e poderosa” será que foi só pra puxar saco ou ele se impressionou como o nosso NAe São Paulo (A-12), pois o nosso é bem maior que o dele e um ano mais novo rsrsrs.
    A capacidade de nossos militares é inquestionável, más o que é de ficar put* são as velharias com que eles usam hoje na MB para protegerem a nossa soberania.

    Só uma pergunta, as fragatas e os subs brasileiros não tem condições de vigiar toda a costa marítima brasileira que se estende ainda mais 300 milhas além de seu território se não me engano, é possível navios, subs e etc entratem na costa brasileira sem as fragatas e nossos subs detectarem? Pois os EUA não assinaram o tratado que reconhece as 300 milhas do mar, o quê garante se algum sub nuclear ou fragata e etc da quarta frota já não adentrou no “território brasileiro que se estende no mar”?

  4. Tá certo Olivier, eles tem mt a ensinar as n “Ortoridadesdo como se leva a segurança a sério…e como fazem isso,independênte dosa seus problemas internos contidos: Os Dalitys, os super miseráveis locais…Sds.

  5. Eles tem o Paquistão do lado, é um ótimo motivo para investir urgentemente em defesa.E só lembrando o Paquistão tem agora nosso missel piranha.

  6. Os Dalitys sao causados por uma cultura milenar,isso nao se tira com uma medida provisoria,o trabalho esta sendo feito,a nossa versao de dalitys sao os sem terras,teto,vergonhas e os sem visao!

  7. Adriano Medeiros disse:
    18/02/2011 às 21:15

    A marinha Indiana dá de pau na brasileira. O comandante indiano foi apenas cordial.

    Acho que os Americanos falaram a mesma coisa quando invadiram o Vietnan.

Comentários não permitidos.