Atualizado: O Lobo na pele do Lobo

 volk

Sugestão: Rustam

Texto tradução e adaptação: Rustam ( correspondente Plano Brasil- Moscow), E.M.Pinto- Plano Brasil.

Texto compartilhado entre os sites parceiros – Plano Brasil-Geopolítica Brasil- Hangar do Vinna.

Lobo

 

O novo veículo blindado para o Exército e a polícia Russa sob o nome “VOLK” (lobo em português) está sendo testado perto de Nizhny Novgorod.O carro blindado é dotado de uma arquitetura “inteligente” e possui um exclusivo sistema de proteção contra minas.

“Dependendo da configuração desses carros pode ter como configuração uma combinação de armas e equipamentos especiais para as diferentes necessidades das forças especiais. Para as operações de comandos o” Volk ” pode ter instalado em sua plataforma um armamento pesado de pequeno porte e armas de artilharia leve” – disse à agência de notícias RIA Novosti o designer do Volk, Alexei Kolchugin.




Lobo

O veículo possui um sistema de suspensão  controlada que permite trafegar sobre direntes terrenos com altura variando entre 25 a 55 centímetros, o que afeta significativamente a estabilidade do “Volk” na estrada. Ele pode cruzar vaus em estradas obstruídas por neve um metro de espessura. Os veículos blindados são equipados com um computador de bordo, que “segue” o trabalho de todos os sistemas e pode bloquear as ações do motorista incompetente. Por exemplo, não vai permitir que o motorista imprudente “Dê a Partida “ no veículo quando este estivar sobre temperaturas baixas sem que este esteja com o motor previamente aquecido.


Lobo

O Lobo pode ser equipado com inúmeros sistemas modulares que destinam-se ao transporte de tropas e suprimentos, e que possuem blindagem pesada e leve.


Lobo

A mais leve é protegida por duas camadas de blindagem: aço e cerâmica no exterior. Segundo os desenvolvedores, a blindagem é capaz de absorver impacto de armas pessoais, por exemplo disparos de snipers, provendo proteção aos tripulantes


Lobo

Outra característica do veícuo e o uso de novas tecnologias para proteção contra minas.

“O fundo” do veículo foi desenhado em uma arquitetura especial fechada que permite dissipar a onda de choque para suas laterais, os assentos especiais são afixados nas paredes e no teto do módulo, ou seja, no caso de um ataque de IEDS ou minas terrestres,  a resistência ao impacto não será transmitida à tripulação.” – Disse Kolchugin.


Lobo

Lobo

Lobo

Neste momento, o veículo blindado está sendo submetido a uma série de testes. Oficialmente, o cliente – o Ministério da Defesa e do Ministério do Interior RÚSSIA – pretendem apresentá-los já em 2011. Ao mesmo tempo, de acordo com os designers, há a intenção de ofertá-los em versões especiais à força policial Russa que luta contra os terroristas no Cáucaso.

Lobo

Lobo

Lobo

Lobo

Lobo

Lobo


34 Comentários

  1. Melhor que HumVEE americano, e o `humLEE` chines na aparencia, mas so um batismo de fogo pra ver mesmo.
    Tem um modelo desses sendo testado pelo BOPE ne?

    GRANDE MAE RUSSIA!

  2. Boa Tarde!
    A nossa AGRALE poderia esta fazendo algo parecido! Tenho certeza que faz melhor e mais bonito, não que beleza importe mas chama atenção para futuras vendas!
    Alguem sabe se nossa AGRALE tem algum setor militar, tipo criação etc??

  3. gostaria de ve-lo numa “zona quente” de combate como foi em Iraq.
    Humvee americano foi se adaptando e hoje e um animal diferente. Muitas vidas foram perdidas no comeco da guerra do Iraq, uma vez que foi introduzido no Iraq as famosas “EFPs- Explosive Formed Projectiles)Mas nao e por isso que os EUA ficariam parados no desenvolvimentos de “countermeasures” e com o tempo foi evoluindo uma maneira de derrotar uma “IED”

    Claro, um desenvolvimento como esse russo esta adaptado varias licoes aprendidass pelos propios americanos de maneira dura; no combate.

    Um interessante papel com boas explicacoes esta abaixo. nao consegui achar muito em portugues, portanto esse Reporte ao Congresso americano sobre “improvised Explosive devices’ oferece uma boa idea.

    http://www.fas.org/sgp/crs/weapons/RS22330.pdf

  4. Mateus, em relação a tranqueira chamada AGRALE. Eles não tem capacidade de pesquisa, são uma vergonha para o Rio Grande, compram projetos prontos e pioram. Por exemplo: as motos que eles faziam que eram projeto da Gagiva. As Gagivas são motos excelentes, mas eles conseguiram queimar o filme da marca. Os marruas, são veiculos Engesa bem piorados. Só na Marinha, 2 fuzileiros já morreram em acidentes graças a estes Marrua, tanto que a Marinha não compra mais.
    Até os motores de embarcação que eles fabricam, só fazem bem é tirar o escalpo das mulheres ribeirinhas e por ai vai… Fora a política de pagar mal funcionários, ninguém aguenta aquilo lá… Sds

  5. Eu não diria isto.
    OS Humvee, são veículos excepcionais que foram evoluindo ao lomgo dos conflitos aos quais confrontaram.
    Eu diria que o veículo russo, é uma máquina inclusive baseada neles, ou pelo menos no seu conceito.
    Creio ambos, Russos e Americanos são veículos equivalentes, com vantagens e desvantages.
    Tivemos a possibilidade de cnhecer o Tigre-GAz que está sendo proposto ao BOPE ( Não é o Volk) e posso dizer que é equivalente ao HUMVEE, porém com limitações e vantagens decorrentes das evoluções naturais dos sistemas de armas.
    como o Nelore expressou, o HUMVEE já entrou e saiu de conflitos, não tenho dúvidas de que o Volk terá sua chance e que vai provar seu valor, bem como demonstrará também suas deficiências.
    Sds
    E.M.Pinto

  6. Olá pessoal.
    Estive lendo sobre o Vegla Gaucho que está sendo produzido junto com os argentinos. Que notícia se tem dele? Será efetivado ou é só mais uma tentativa das já muitas desistências?
    Abs

  7. HANS VIER THOMAS, cara não sabia que nossa AGRALE estava com tanta dificuldade assim, falei isso baseado nos tratores que vi nas fazendas da região e fui questionar, descobri bons tratores!! Pensei que teria a mesma desenvoltura em outras áreas que não sejam necessariamente agrícolas…Militar por exemplo, mas vejo que seu comentário tem fundamento, obrigado.

  8. E.M Pinto
    quando me referi o DRINK GAS dos YANKS
    EO ESQUECI DE ME REFERI QUE ESTAVA FALANDO DOS MARKETING QUE OUVE NA EPOCA QUANDO ISSO FOI LANCANDO QUE PERTO DO QUE FOI FALADO NAO ERA PRA PEGA APOSENTADORIA TAO CEDO COMO TA SENDO AGORA .PELO UM MODELO MAIOR E MAIS ALTO
    O RESTO CONCORDO COM VC
    SDS

  9. Feh e KLM,
    Esse veículo, apesar de parecido por fora, é de outra classe de veículo militar que não a do Hummer que é um utilitário leve, que foi adaptado para combate.
    Este VOLK é um veículo blindado leve semelhante ao ASV M-1117 dos americanos ou ao Fennek alemão.
    Não misturemos alhos com bugalhos.
    Um abraço.

  10. A Agrale fabrica o Marruá para o Brasil, Argentina e mais uns 2 países da região.
    O Brasil e a Argentina estão utilizando o veículo no Haiti, em diversas configurações – comando, ambulancia etc.
    Não conheço maiores problemas em sua utilização, mas pode-se verificar. Quem tem o conhecimento para tal? Minustha etc.
    Uma coisa é clara – não pretende o Marruá se igualar ao Humvee ou seu similar russo.

  11. Mateus e AJ, o Marrua, especificamente é um downgrade de um projeto da falecida Engesa – essa sim era boa. Só sobrevive porque o MD fez inumeras encomendas desse modelo. Paga-se o que vale uma Land Rover por um produto muito inferior, e o pior, o pessoal da Agrale não se esforça em melhorar. Mas querem tirar a dúvida…Escrevam no google fuzileiro marrua acidente, vai aparecer um que matou um sargento em brasilia em 2009 e outro que matou um tenente em 2010 em Marataízes – ES. Depois pesquisem sobre as ultimas aquisições do CFN e vão ver que só se compra Land Rover ultimamente. Depois liguem para um setor de manutenção de veiculos da CEEE – companhia de energia elétrica, do RS e perguntem a disponibilidade das Marrua que eles compraram. MINUSTAH: O CFN prefere usar Toyotas com mais de 20 anos nas costas do que usar elas no Haiti. O EB usa as Marrua porque só tem isso rodando dentro da imensidão de viaturas paradas nos parques de manutenção a espera de dinheiro que nunca chega, porque nossos politicos estão cagando
    Probres dos hermanos que chuparam essa manga, Tirem suas próprias conclusões!!! É a nossa triste realidade, e ainda estamos aqui falando de Humvees

  12. ja ouvi fala desses problemas mais tem coisa errada no setor motor e blidagem por que no setor carrocerias eles domina o mercado todas fabricas de onibus só usa a deles são considera a melhor agora em motor duvido muito e blidagem tambem e desenho industrial mais vamos pensa assim a agrale ta engatinhado agora ta começado a fazer veiculos pesados como caminhões vamos ver mais a frente oque vai dar .

  13. Pois é, e com essa minha viola vai pro fundo do baú.
    Valeu demais a informação Hans, muito obrigado.
    Essa troca de informações é muito importante para aqueles que ainda estão atuando nas casernas ou setores de compras das nossas instituições, ou, como é o caso de alguns do blog, de formadores de opinião.

  14. O GAZ Tigr ainda está em testes pela SSP-RJ e PM e em março desse ano sairá a decisão se compra ou não. Mas a equipe que está testando já deu seu ok, resta saber os conceitos finais que podem ou não decidir a compra. O fato é que existem outras forças policiais do Brasil que estão tb interessadas no modelo e acompanham os testes feitos pelo BOPE.

  15. Muito papo furado dos ditos “conhecedores”. Fato real é que na batalha de campo estas nabas não tem efeito contra os camelos dos Talibãs….uhauuhauha. É certo que ja deram uma surra nos russos e agora na OTArio, mesmo com toda a tecnologia “moderna” do ocidente.

  16. O Oshkosh onde entra nesta historia toda?
    Eles vão substituir os Humvee, li á tempos notícia que dizia isso, penso que não estou enganado.

  17. Fernando Gonzales,
    Você acha que camelos e talibãs são à prova de bombas de fragmentação, agentes químicos, napalm, fósforo branco, armas nucleares?
    Se eles dão surra em russos e americanos é porque russos e americanos aceitaram lutar pelas regras deles, em nome de uma aparente civilidade, onde se seguem regras impostas pela consciência ou por força de tratados internacionais.
    Os soviéticos e os americanos poderiam reduzir o Afeganistão a cinzas e deixar o local impróprio para a vida nos próximos 1000 anos se assim o desejassem e não há nada que camelos e beduínos possam fazer a respeito.
    Por outro lado seu comentário está equivocado. Para cada baixa ocidental no Afeganistão há 100 do lado afegão. O poder de fogo demonstrado pela tecnologia moderna é impressionante, só que do lado talibã a vida não tem valor e para cada insurgente abatido os velhos no comando colocam mais 100. Já do lado ocidental, os poucos abatidos fazem grande barulho, pois são cidadãos em seus países.
    Nisso se resume a “surra” que o ocidente (ou se preferir a OTAN ou os EUA) está levando dos talibãs e seus camelos.

  18. Como o ocidente não tem obrigação de forçar um país que não quer mudar, a mudar, ele simplesmente irá embora e deixará o Afeganistão a sua própria sorte.
    Infelizmente os talibãs montados em camelos vão vencer mais esta e veremos o país voltar a idade média mais uma vez já que tenho certeza que após a retirada das tropas da OTAN o país não será reduzido à cinzas por um ataque nuclear em represália.
    Quando isso acontecer estarei no aeroporto dando adeuzinho aos tão figadais defensores dos talibãs e de seu governo fundamentalista, já que provavelmente haverá uma debandada de brasileiros antiimperialistas que irão querer aproveitar esse verdadeiro paraíso na terra que venceu o império do mal.

  19. Este veículo russo é muito interessante, e por certo, apresenta soluções advindas da experiência em combate.

    O dado que entristece, e saber que o Jipe Marruá é uma falácia. Falava-se dele com tanto orgulho, e agora percebe-se que como produto, não se sustenta.
    Lamentável.

  20. Faz um carro com tração nas quatro e pronto se for para deslocamento de tropa .O ultimo caverão feito no Rio De Janeiro ta bom, só mais alto e mais largo com pneus maiores e mais motor .Pronto ,isto o Brasil pode fazer e a engesa ja fez .Mole mole pra nós .

  21. Os russos estão melhorando muito seu material militar e fazendo-os com uma aparência mais ocidental, mais modernizada, o que sem dúvida agrega valor ao produto.
    A “estética” de veículos de terra, aeronaves e navais era algo de um mal gosto à toda prova.
    Até os chineses já vestiram seus produtos com a roupagem ocidental e os russos vão na mesma balada. Felizmente, para nós, entusiastas, e para os comerciantes russos.

  22. Não é tecnologia que vence guerra.
    É estratégia, é conhecer o campo.
    Não tem como vencer do Talibã, um membro do Talibã de 40 anos, tem uma experiência em campo que um general americano (OTAN) de 90 anos, talvez até mais.
    Ele já lutou contra Soviéticos, guerras internas e americanos a vida toda, não é um soldadinho cheio de ‘brinquedos modernos’ que acende a luz quando você atira que daqui a 1 ano vai pra casa que vai vencer ele.

    Não é papo de anti americano, não é papo de ‘anti-Otan’, não é papo de ‘anti comunista’, é só ver o rumo da historia.
    Quem segue os preceitos de Sun Tzu, vence uma guerra.
    E (afegãos) podem até nem mesmo saber quem é ele, e muito menos que ele tem um livro, mas o seguem a risca.
    Assim como o Vietcongs o fizeram.

  23. Bosco, sou um grande fã de seus comentários, venho as materias na maioria das vezes para ler eles.
    Na maioria das vezes, eu concordo, tenho uma linha de pensamento muito semelhante a sua, mas em “só que do lado talibã a vida não tem valor ”
    Isso não é verdade, para eles a vida verdadeira, começa com uma morte honrosa, e matando os do ocidente de uma forma.. como posso dizer.. ‘nobre’ (dependendo do ponto de vista) eles estão garantindo sua vaga para uma vida (além).

    Lembre-se sempre dessa frase: “O mal, é apenas um ponto de vista”
    O que você considera errado, quem o faz, faz por um motivo, motivo esse que para ele, é certo.

    Forte abraço

  24. Feh,
    Eu não desvalorizo o insurgente afegão, muito pelo contrário, tenho grande respeito por eles e por sua causa.
    Meu comentário foi no sentido de dizer que não podemos nos enganar achando que os americanos estão levando uma “lavada”. Não é verdade!
    Os generais americanos também levam Sun Tzu à sério, rsrsss, o que não quer dizer que irão pacificar o Afeganistão e implantar a cultura ocidental lá. Com certeza os talibãs irão vencer pelo cansaço.
    Quanto aos “insurgentes”, os americanos não lutam necessariamente contra os mesmos combatentes que lutaram contra os soviéticos na década de 80.
    A luta americana é à princípio contra a influência da Al Qaeda e dos Talibãs, que também são combatidos por parte do Mujahidin não ligados a essas duas “facções”.
    A maioria absoluta desses “guerreiros fantásticos” não são diferentes do homem comum brasileiro. São colocados em combate em condições precárias (sem equipamento e sem treinamento) contra um exército altamente equipado e treinado, por velhos idealistas que não querem largar o “osso” e não se incomodam em mandar para o abate, milhares.
    Nós aqui cantamos em prosa e verso a superação dos “insurgentes” que romanticamente vão combater com velhos AKs enferrujados e montados em camelos, seguindo o velho ditado, ‘pimenta no olho dos outros é refresco”.
    Lá, como cá, são os jovens que morrem e os velhos que fazem discurso.
    Quanto a capacidade militar, não há milagres, e do ponto de vista estritamente militar o lado mais preparado está levando vantagem. Isso em absoluto quer dizer que irão “ganhar” já que para fazê-lo de forma líquida e certa, a população do Afeganistão deveria ser considerada inimiga, e a mesmo não é, apesar de eventuais danos colaterais, arbitrariedades e métodos questionáveis.
    Até mesmo o termo “insurgentes” possui uma série de conotações. Para muitos esses “insurgentes” não passam de terroristas que querem voltar ao poder a qualquer custo, e não libertar o Afeganistão dos invasores externos.
    Um país, para fazer parte da comunidade de nações (e usufruir direitos) deve, apesar de cultura diferente, adotar princípios comuns, que regem a todos os membros.
    Um desses “princípios” comuns é a Declaração Universal dos direitos da Pessoa Humana, que nunca foi levada em consideração pela liderança talibã. Não há porque então a Comunidade Internacional os levar à sério também, dando-lhe os status de “insurgentes”.
    Um abraço meu amigo.

  25. .
    .
    Poxa, essa do Marruá me deixou triste… duro saber que tem coisa ainda de baixa qualidade em nossas forças…
    .
    Infelizmente agora é arrumar a casa então, traz esse projeto do Volk, ou o Sherpa Renault pro Brasil, compra o projeto e o contrato de fabricação sob licença aqui, e passa ele pra Agrale, e se mesmo assim eles continuarem a “Simplificar” tudo até o osso, ai larga mão deles de vez nos meios militares!!
    .
    Valeu!!

Comentários não permitidos.