Jobim nega desprestígio com Dilma e diz que vai negociar caças

http://www.jornaldelondrina.com.br/midia/tn_620_600_Nelson_Jobim_Roosewelt_Pinheiro.jpg

O ministro Nelson Jobim (Defesa) negou estar desprestigiado no governo Dilma Rousseff e afirmou nesta segunda-feira que vai participar da compra dos novos caças da FAB (Força Aérea Brasileira).

Ele negou também que o governo brasileiro tenha suspendido a negociação, o que chamou de “invenção” da imprensa.

Segundo a Folha informou no último dia 20, a presidente Dilma decidiu adiar a decisão da compra dos novos caças para o final do ano por causa do aperto fiscal. O governo anunciou corte no Orçamento deste ano de R$ 50 bilhões.

Dilma, também, optou por consultar outras pessoas sobre a negociação, entregando documentos referentes à compra ao ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento), seu amigo.

Sobre um suposto mal-estar com Dilma, Jobim disse que essas informação são plantadas por “lobistas” e negou ter mandado recado para a presidente.

“Minha relação com ela está ótima. Se estivesse desprestigiado não estaria aqui [em viagem oficial a Buenos Aires]. Não mando recado, no Rio Grande não é assim.”

O ministro disse que vai se reunir com a presidente, amanhã em Brasília, para tratar de vários assuntos, como a compra dos novos caças da FAB.

Ele também afirmou que desconhece a participação de Fernando Pimentel na negociação, como pediu Dilma. “Perguntei ao Pimentel e ele disse que não foi escolhido e que não recebeu nada.”

Ministro da Defesa de Lula, Jobim continuou no cargo no governo Dilma. Ele está em Buenos Aires para a assinatura de acordos bilaterais com seu equivalente argentino.

Fonte: Folha

28 Comentários

  1. E desde quando se pode dar credibilidade ao Jobin no que ele diz!!!!!!!!!!!!
    O Jobin devia tomar um comprimido de “SIMANCOL” e se “mancar” mudando pra Paris e virar vendedor da terra do queijo podre.

  2. bom estes caças viraram uma novela,um filme longa,muita mentira,datas adiamentos,mas a novela começou com fernando henrique,e até foi bom pois se fernando henrique tivesse optado pelos mirage estariamos em mal lenções,e se for para o brasil se individar e não resolver e melhor assim.

  3. .
    O problema é a PIG, a inventora de noticias falsas!! Essa sim nào merece crédito algum!!
    .
    E depois dizem que a PIG é uma invenção… o Ministro desmentiu mentira por mentira da imprensa golpista!!!
    .
    .
    Se fosse um secretário dos USA ou ministro da Europa teria credibilidade né???
    .
    Cada uma viu!!
    .
    .
    Valeu!!
    .
    .

  4. Vai comprar mesmo?Então leia ,mais muito bem lido,ate os franceses estão jogando a toalha(no Brasil) e podem acabar “pagando” para os Emirados “comprarem” o rafale.

    “Emirados Árabes Unidos: por que o governo desistiu da Air France”
    “O primeiro é vital para o futuro da indústria aeroespacial francesa. Ainda à espera de um primeiro contrato para exportar o Rafale seria muito prejudicado por uma falha de modo que suas chances de ser selecionado no Brasil parece estar diminuindo a cada dia em favor do Boeing da F18. No entanto, a Dassault vai transformar o teste.”
    http://www.latribune.fr/entreprises-finance/industrie/aeronautique-defense/20110211trib000600634/emirats-pourquoi-le-gouvernement-a-lache-air-france.html

  5. Também no rafalenews.
    “UAE Deal secured for the Rafale ?”
    “The French newspaper La Tribune Reveals that the agreements reached last January, 25 with the UAE to allow more commercial flights in France for Emirates and Etihad Airways would include (off the records) the assurance that the Gulf state will buy some 60 Rafale.
    Indeed, Back in June, the request for additional flights in France by the two Arab airlines, was dismissed by the French authorities who were protecting the Air France’s interests.”
    http://rafalenews.blogspot.com/

  6. O pior que acredito no que ele tá falando ! rs
    E melhor acredito que Dilmex vai comprar os caças, mas acho que vai de F18 hornet, junto com nosso f5 BR e a-1 br e super tucano

  7. Até que enfim o Jobim falou algo, coisa que devia te feito a um bom tempo é assim que se combate esses mentiras com declarações claras e diretas evitando o dublo sentido.

  8. Se eu fosse o Sr.Jobim, ja tinha, com o perdao da frase, `tacado o f.` pra esse governo enrolao e ir curtir a aposentadoria.
    Por falta de vontade dele nao eh, por que ele ta batendo nessa tecla do ca;a nao eh de hoje.. mas nao resolve..

  9. Pelo Edital do LaTribuna, que para mim, é apenas mais um edital do Latribuna, fica claro que todas as questões envolvendo a briga entre Fraça e os àrabes com respeito ao Rafale, nada tinham a ver com a “superioridade ” do SUper Hornet, a descrença no Rafale e suas tecnologias, nem tão pouco no super pacote que os EUA ofereciam aos EAU.
    E muito menos com aquele papo de que ficaram ofendidos com o anúncio do senhor Serge DAssault (diga-se passagem, só fala o que não deve) de que os Árabes estavam comprando tecnologia israelense…
    pelo que o Latribune mostra, era apenas uma questão políco-comercial, leia-se abertura de slots para companias aéras.
    Será que o Latribune estava certo?
    Putz, se estiver, o negócio é mais um balde de água fria na turma anti-frança, não acha?
    sds
    E.M.Pinto

  10. E.M.Pinto ,ao contrario, ele demonstra que a França pode “pagar” pra vender o rafale ,so que ai tem um porem o trafego aéreo não pode ser comercializado entre dois países,existe um acordo internacional que preve que a demanda de passageiros deve ser estabelecida entre o fluxo dos dois países ou seja outras empresas aéreas podem levar a França a organização internacional de aviação civil.
    Quanto a “deficiência” do rafale ela foi apresentada por um oficial da França e não dos Emirados.

  11. Tem gente que ainda fala mal do Jobim, o cara ta insistindo veementemente nos caças a muito tempo, mais está esbarrando na burocracia e na falta de interesse do Brasil ao achar que gasto militar é dinheiro jogado fora, me arrependo muito de ter votado na Sr. Dilma. O Lula pelo menos tinha a intenção de desenvolver a insdústria militar nacional e a Dilma traíra está desfazendo tudo, não duvido nada se acabar o acordo estratégico Brasil-França que iria resuscitar a Engesa com prometida “força total” (COM NOME DE ENGESAER) agora.

  12. TE CUIDA TCHÊ!
    .
    Das duas, é uma delas:Ou ele está sendo fritado pelos próprios companheiros do partido(governo),ou os militares que não gostam das mudanças sendo implantada pelo senhor Jobim,estão arrumando a cama dele com muita urtigas e serpentes venenosas.

  13. Mas, ou meu Francês está pior que meu português, ou é a minha capacidade de intrpretação que foi pro beleleu…
    Ma snão é isto que leio nem entendo no artigo do Latribune.
    O que identifiquei ai é que após 25 de Janeiro, os Árabes e a França chegarama a um acordo sobre o Rafale e sobre outros negócios.
    O que os Franceses apresentam a mais, são propostas de compensações económicas e comerciais (para eles), uma delas é do comércio do Urânio e da cedência dos slots para companias Árabaes, oque teria que ser regido pelas regras da Aviação civil internacional.
    O que a frança está disposta é pagar pelso M 2000-9 para ter a vitória na concorrência.
    Em suma, A França está predestinada a vencer, e oferta e negocia compensações econômicas e comerciais.
    Extamente aquilo que você vê como vantagem na proposta da Boeing quanto aos subsídios do etanol e que eu não vejo vantagens nem o poruqe se negociar num acordo de defesa, mas que você agora acha que é um crime e problema, porque é Francês, ou seja…
    Para mim isto não diz nada, o que me interssa é o nosso FX 2 e como ele será conduzido.
    Não esto preocupado se o Sheike sei lá quem vai gastar seu dinheiro coma França ou os EUA ou se a negociação é fajuta.
    Nesta história ai, o que me interssa são os fatos e as verdades, se o La tribune estiver correto ( não estou dizendo que está) nada do que foi falado sobre a Jaca procede.
    nem mesmo a do tal general silvie (achoq ue era isto) pois a tradução liberada aqui continha muitas imprecisões e descrições que foram justamente amplificadas dado o interesse.
    apenas para resumir, destaco o fato de já haver duas linhas de produçã do M2000 na frança, coisa apontada como debilidade.
    Outra a de que o Radar RBE não estaria funcional antes de 2014, oque também é mais uma furada, a pior de todas do senhor silvie, foi a declaraçãod eque o Rafale estava morto- natimorto, abortado da concorrência dos EAU, os fatos mostram que não…
    SDs
    E.M.Pinto

  14. Se é criação ou não do PIG, o fato que Jobin está “prestigiado” no jargão popular do futebol , isso significa que ele está na marca de penâlti. O que passa é que ele é uma espécie de “estranho no ninho”, está no time da Dilma, mas não é próximo à ela. Eu apostaria mais 1 ano no máximo.

    []’s

  15. Se foi por ingenuidade ou por cooperação, não sei. mas o Fato é que não seria esperado algo diferente.
    Lula empurrou com a barriga, Dilma vai empurrando com a barriga (já se fala em 2011) e nesse meio tempo, foi ele o autor de todas as datas remarcadas para a conclusão do FX 2.
    como ministro da Defesa ele deixou os Pigs, os Porcs, os Planos Brasis publicarem todos os tipos de atrocidades quanto a este programa sem desmentir ou apresentar a verdade, talvez porque julgasse nãos er necessário.
    ou para não dar mais metralhadora para macaco.
    mas o certo é que o que está é isso ai, fruto e consequência do que vei sendo feito ao longo do FX 2 e dos lobies da Sukhoi, SAAB, Boeing e Dassault.
    ENtretanto, se o que ele diz está correto, tem cavalo sem perna correndo no pareo, e tem gente apostando nele.
    E.M.Pinto

  16. Os políticos são como as fraldas: devem ser trocados constantemente, e sempre pelo mesmo motivo… (Eça de Queiroz)


    Não falo de Jobim, esse pra mim é um GRANDE ministro, mas que tem tem obrigações que vão além de seus poderes.. infelizmente.

  17. nem sempre a mídia fala a verdade,sempre gosta de por lenha na fogueira ou defender seus interesses, eu ja ouvi muitas dessa contradições em que uma pessoa ou entrevistado fala algo e a mídia fala outra coisa, na época que lula era sindicalista aconteceu muito disso,no youtube tem vídeos que explicam melhor o assunto sobre essa questão, http://www.youtube.com/watch?v=yvRyVIe6HnE

  18. .
    O lance é se o Rafale for escolhido pelos EAU, os Mirage 2000-9 vão ter que ir embora, e os EAU querem colocar no negocio uma cláusula em que a França os receba como parte do pagamento… tem nada da França pagar pra comprar o Rafale não.
    .
    E este Mirage 2000-9 seria uma ótima alternativa para um Tampax da FAB, pois além de não exigir mudanças grandes na manutençào, coisa que outra aeronave exigiria, ou até mesmo mudaria tudo na FAB, ele ainda é muito moderno e mortal!
    .
    Melhor que venha o FX e não os tampax!!
    .
    Cada um entende o que quer realmente… coisa de louco a mente humana!
    .
    Valeu!!
    .
    .
    .

  19. E não é ele o maior Lobbysta da Dessault?Hummm sera mesmo que o pimentel não avaliou o FX?E que mal teria nisso ja que o mesmo é da confiança da Presidenta?É natural que ela peça ate mesmo a outros integrantes de seu governos opiniões.Ela esta certa e não vejo nada demais nisso so na cabeça de todos poderosos isso é desprestigio ou algo sem cabimento.Calma Jobim estas ainda sendo mantido pois podes ser necessario nas negociações com os Americanos.Depois disso ouviras MUCHAS GRACIAS Y SE VA rsrs rsrs Sun Tzu explica como comer arroz de palitinho sem deixar cair um grãozinho rsrs Uiee Mrages TAMPAX rsrs eles estão mais para OB rsrs Todo mundo esta alvoroçado com a contenção mas os caças serão pagos a longo prazo e não influiriam em nada nisso…SAMBARILOVE Jaquinha rsrs ou dá Vespão ou ate mesmo Gripen do frango rsrs ou teremos algum OB e 5.0 com os Russos…Quem quer apostar heim????

  20. Esse cara está fazendo o que no governo ainda? Ele não se toca ? Antes, dizia que estava tratando das negociações. Depois disse que estava escrevendo uma exposição de motivos para entregar ao presidente. Agora nesse governo já disse que a pauta era da mulher e ela é quem devia tomar a iniciativa. Agora já fala que vai participar das negociações. Me ajuda aí o. Dá pra ele sair de fininho e entregar a pasta pra quem é do ramo? Aí sim os caças vão sair quentinhos ( de preferência os russos) falei?

  21. Jobim e Dilma são um só. É uma equipe.
    Agora, os caças sem mísseis não são nada x nada.
    Eu prefiro caças velhos, mas com mísseis e radares ultramodernos.
    Caças Harrier ingleses subsônicos, deram uma surra nos caças argentinos Mirage III, com 2 x a velocidade do som.
    Quem vence a batalha hoje em dia são os mísseis ultramodernos,e não os caças ultramodernos.
    A Logísta é responsável por 80% do sucesso da empreitada.
    Se os argentinos tivessem destruido a logística dos ingleses, a guerra acabaria para os ingleses.
    Logística também são fábricas para reposição do material bélico.
    Vamos nos especializar em destruir a logística do inimigo, que venceremos qualquer guerra.

  22. DANDOLO…Surra na Argentina?Sabe a vergonha da Argentina nas Malvinas foi a marinha que nem do cais sai e quando fez para levar tropas encheu o atlantico sul de corpos de jovens Argentinos e o exercito fez vergonha por culpa do governo Argentino que poderia ter mandado para la tropas veteranas que combatiam os Montoneros e preferiu mandar recrutas que se borravam com os estampidos.Mas a força aerea Argentina apesar da inferioridade belica frenta a UK fez bonito e afundou algumas das mais novas e moedernas fragatas da epoca que eram igualzinhas as duas primeiras nossas que foram feitas la na UK e posteriormente aqui….Não adianta ter vasto parque industrial belico e infraestrutura militar se voce não tem como defende-lo e a defesa antiaerea e antimisseis deveria ser a espinha dorsal do todo inferiorizado.É ela que causa pesadas baixas ao superior invasor…4 a 8 Thor para defender o Brasil rsrs rsrs precisariamos de mais de uma centena desta plataforma para pensarmos em fazer frente a uma invasão de coalizão ou superpotencia….Mas graças a Deus milhares de bons soldados temos e bem treinados e unidos e acima de tudo que realmente amam o Brasil e por ele lutarão ate a morte.

  23. Tudo leva a crer q o sucatamentos das n FAs vai ser bem pior no governo da dilma,nada vai ser comprado, e se for será sobre a batuta dos ianks, os f 18, sem repasse de tecnológia..embargo em cima de embargo.

Comentários não permitidos.