EUA acreditam ter assumido dianteira na venda dos caças

http://cavok.com.br/blog/wp-contents/uploads/2011/02/BOEING-F-18F-GREEN-HORNET-04.jpg

As duas delegações norte-americanas que estiveram nesta semana no Brasil voltaram a Washington com a mais absoluta confiança de que a Boeing e seu caça F-18 vencerão a licitação da Força aérea Brasileira para renovar a sua frota, em um negócio de não menos de US$ 6 bilhões (R$ 10 bilhões).

Uma sensação que contrasta com o relativo otimismo que o ministro francês da Defesa, Alain Juppé, manifestara no mês passado, depois de se encontrar com funcionários brasileiros, à margem das cerimônias de posse de Dilma Rousseff.

“Eu acho que podemos estar confiantes”, disse Juppé.

É pouco, se se considerar que o antecessor de Dilma, Luiz Inácio Lula da Silva, chegou a anunciar, antes dos relatórios técnicos da FAB, que o caça francês Rafale era o preferido. Concorre também o sueco Gripen NG, fabricado pela Saab.

O tema dos caças apareceu na conversa entre o secretário norte-americano do Tesouro, Timothy Geithner, e a presidente na segunda-feira. É inusual que um secretário de Tesouro discuta esse tema, afeito à área de Defesa.

Mas a versão ouvida pela Folha é a de que Geithner situou a conversa sobre o F-18 contra o Rafale no âmbito do aprofundamento da relação bilateral, a ser ainda mais reforçada no mês que vem com a visita do presidente Barack Obama.

O chefe do Tesouro entoou música aos ouvidos das autoridades brasileiras, ao dizer que o Brasil tem uma importância mundial e, portanto, é correto que queira defender suas fronteiras e seus recursos naturais (citou o pré-sal e a Amazônia).

Depois, ele estocou: não seria responsável comprar um aparelho (o Rafale) que não é o melhor, quando está à disposição o F-18, que os EUA, a maior potência do planeta, usam para a sua própria segurança.

Anteontem, José Fernandez, o secretário-assistente para Economia, Energia e Negócios do Departamento de Estado, tocou outra doce canção: a Boeing tem um programa de utilização de biocombustíveis na aviação civil e militar que, naturalmente, entraria no negócio.

O governo Lula sempre defendeu uma associação entre Brasil e os Estados Unidos para dar impulso aos biocombustíveis.

A agência Reuters chegou a anunciar que Dilma já se inclinara pelo F-18, mas, até onde a Folha apurou, ela prefere fazer uma exaustiva análise de todo o dossiê FAB antes de bater o martelo.

Fonte: Folha de São Paulo – Clóvis Rossi via CAVOK

49 Comentários

  1. Palhaça assim como todas as decisoes tomasdas por nosso governo mais uma vez a chance de tudo acaber em pizza esta mais evidente do que nunca, nao diria que vai acabar em pizza mas sim em hot dog, mas enfim por que dessa mudança tao radical pela escolha da pior das ofertas numa horas dessas ate mesmo o gripen seria melhor que essa verdadeira jaca voadora em fim de careira que e o equipamento americano, jaca sim pois e muita ingenuidade de todos achar que se os americanos se tornarem parceiros irao ser os amigoes da vizinhança e do peito do Brasil, eles so vao ter mais liberdade pra roubar aqiulo que nos eh de direito assim como em atrasar nosso desenvolvimento em mais uns 100 anos no minimo, eh e um novo atraso no nosso desenvolvimento independente dificilmente sera revertido e olhando o mundo de uma forma pecimista eh isso mesmo que pode ocorrer pois dificilmente o mundo ira melhorar e se tornar um lugar melhor para todos vivermos em harmonia como eh sonhado por muitos sonhadores utopicos pelo mundo todo ! e uma pena essas maior chance dos americanos nesse momento para o Brasil a vonatde que tenho eh de chorar mas de nada vai adiantar fazer isso. entao o unica coisa que eu posso fazer eh abandonar uma das minhas maiores sonhos para nao ficar triste mais ainda a aviaçao militar de ponta no Brasil. o maximo que nos teremos agora eh uma aviaoçao de ponta de estoque com um aviao com produçao somente ate 2016. e com isso a nossa FAB vai permanecer do geitinho que sempre foi um ferro velho voador!

  2. O Brasil quer um acordo comercial, mais transferencia, talves de certo pois , eles podem comprar nosso alcool, e vender seu milho, para o mercado internacional, só espero que não tenhamos que pagar, está conta ,quando fomos abastecer com alcool,nossos carros,afinal alimento está subindo no mundo todo.
    daqui 4 meses vamos saber ,qual caça o Brasil vai comprar na minha opinião vai dar F18, com a chegada de Obama, tudo já estara acertado, com o Brasil…
    Todos já sabem que teremos corte de 50 bi, no governo, podaria cortar os salarios de deputados e senadores,só para comesar……

  3. Caro Luis,

    O F-18 E SH tem mais encomendas firmes(165) que o Rafale, está longe de se tornar obsoleto. E possue um bom plano de upgrade que inclusive já foi postado no PB.

    Sobre se eles assumiram a dianteira ou não, vamos aguardar. Condições para melhorar a oferta eles tem, e já o fizeram, mas a visita do Obama à Brasília deverá trazer mais novidades.

    []’s

  4. LAMENTÁVEL!!! LAMENTÁVEL!!! LAMENTÁVEL!!! LAMENTÁVEL!!!
    Lula fez a mesma coisa que Itamar Fraco fez. Ao sair do governo com aprovação popular acima de 80%, passou o governo para UMA TRAIA RUIM. Já ouvi notícias que privatizará os principais aeroportos do pais e outras coisas mais. COMPRAR F-18 É TRAIR QUEM TE COLOCOU NA PRESIDÊNCIA.

  5. Completando: Dizer que F-18 já foi testado em combate é balela. Esse “combate” é a mesma coisa de brigar com BÊBADO. Brigar com bêbado, você tem duas escolhas: ou bater no bêbado ou apanhar do bêbado. As duas situações são RIDÍCULAS. Testado em combate, pra mim, seria contra um Russo ou Chinês. Não estou levando em consideração se o F-18 é o melhor, o médio, ou pior. É TUDO QUE REPRESENTA ENTREGAR PARA OS AMERICANOS MAIS ESSA. Torço para que a França não deixe barato essa situação com ficou muito barato as rasteiras sofridas no SIVAM.

  6. Luiz,
    Há planos do F-18 SH operar na US Navy até 2040.
    Este texto que você redigiu estará corretíssimo lá pelo ano de 2035 em diante.
    Quanto aos americanos nos roubarem eu até não me importarei muito não, sinal que nossos políticos (legítimos cidadãos brasileiros, “patriotas” ao extremo) deixaram sobrar alguma coisa.
    rsrsrsssss
    Relex!
    Não há nada tão ruim que não possa piorar!
    É só ter paciência. rsrsssss

  7. Eu duvido que eles levem assim tão facil bastando prometer contrtos,acordos de subsidios,não embargos rsrs A Madame não é boba e se não fizerem o jogo não levão nada.

  8. Luiz, concordo com você. O Egito depois de 30 anos esta livre, será que o Brasil vai querer a teia americana e ficar preso no lugar do Egito, e ainda mais com quem sempre desprezou o Brasil. Ouvi falar que a Dilma escopeta (segundo Vader), era comunista de pé roxo, que comunismo é esse que abraça a causa do inimigo? Vamos de F-18? E a nossa soberania? Jackson, sempre na contra mão, e o seu português também não esta bom, “VEENTEMENTE” ESCREVE DIREITO:”VEEMENTEMENTE”.
    A Dios finado Jaka.

  9. Vejo algo de positivo,o Sr.Nelson Jobim não é mais o todo poderoso,mas tambem como confiar naquele que desliza pra onde sopram mais beneficios e ao mesmo tempo sorrindo para todos os lados para sempre estar bem na fita.Desde o começo jamais me enganou.Enganou a todos acostumados a se encantarem com lindas palavras.Deveria ter ido junto com o Amorim e vai acabar indo sem asas,penas e pernas rsrs Ja vai tarde agente triplo polivalente rsrs rsrs rsrs

  10. Bem, primeiro devemos pensar na fonte, ela está certa? quantas informações foram passadas por “fontes” e quantas estavam corretas? mas isso é só uma observação minha, vamos considerar que esteja certa
    Ao contrário de que se pensa nos devemos satisfações sim, o Rafale foi descartado pelo preço 3 vezes maior que o que a França paga, mas nos temos que mostrar interesse pelos outros caças se não vai causar mal estar, desconfiança ou talvez ate retaliações futuras, é claro que a Dilma vai pedir garantias “anti-embargo” e de TT, mas eles danam? o senado de maioria republicana? eles não deram nem o canhão do AMX, e se essas garantias não forem dada se elimina também o Gripen que tem muito material yank, e mesmo que se de essas garantias elas só seriam validas para os atuais governos, se lá se eleger um direitista e nos tentarmos passar tecnologia a Venezuela por exemplo eles embargaram? acho que sim, e se aqui se eleger um comunista de verdade eles embargaram? e mesmo que esses dêem garantias permanentes o F-18 será só mais um concorrente
    Acho que o que esta acontecendo e uma articulação para descartar o F18 e o Gripen pelas razões que citei e abrir um FX3, olhem as noticias que saíram no próprio blog essas semanas a traz, os EUA precionam a Ucrânia para melar nosso programa espacial, eles não nos querem no OM e nem no CS, etc…, será que o GF é tão burro para confiar nosso poder aéreo a eles, sem falar das gritantes limitações técnicas do F18 que já esta com data marcada para sair de operação, e pelo o que sei a FAB quer o Gripen desde o FX1, vamos pensar mais pelo lado politico que pelo bélico e levem em conta meu comentário e pensem, não sei se estou certo mas tirem suas próprias conclusões

  11. Olha que os senhores me perdoem, mas esta Dilma está me saindo uma tremenda traira. Os caras quase acabaram com o Programa Espacial Brasileiro, Quase destruiram o programa nuclear brasileiro, entre outras coisas, e vamos ainda comprar o F18.
    Pelo amor de Deus, somos CUCARAXAS mesmos!!!!!!!!!!!!!!!
    Faz o seguinte, na proxima eleição eu quero votar para presidente dos USA, PQ ELE É QUEM DECIDE.

  12. Pelo amor de DEUS o Vovô garoto NÃO!!!! Este dino já chegou ao seu limite,tudo bem que os EUA tenham planos para ele até 2040(hoje o F-18 tem 37 anos de idade,lá em 2040 ele terá 66)mas ele COM toda certeza NÃO será a ponta de lança da USN,ele será no máximo um “carrinho de mão” para jogar bomba e um avião de contramedidas eletrônicas.
    Nós não temos outras opções no nosso inventário de defesa na hora que o pau quebrar e precisarmos de um legítimo caça de superiridade aérea a única coisa que veremos no hangar da FAB será o F-18 banguela e de sorriso amarelo.
    Pra mim o F-18 não é nem jaka nem dino ele é nada mais e nada menos que que Felipe Melo(o meio campo de DUNGA).

  13. O lobby e tambem os robos são muitos e sempre existiram e agora estão mais bem alimentados rsrs mas não vai ser facil dobrar a Senhora Dilma,ela não se dobra nem por PT e PMDB rsrs Estou começando a admira-la,transita entre cobras e lombrigas sem se contaminar.E vem demonstrando que seu proposito esta acima da fidelidade ratazanal corrompida.PMDB,PT e etc não são suas prioridades,que bom,menos mal.

  14. O desenvolvimento custa bilhões, é claro que é muito mais caro 🙁

    Senão seria realmente “transferância meia boca”.

    Pra quem pensa que o céu é perto, então desenvolva sozinho como a França, Rússia, China e o maior de todos EUA.

  15. É PRECISO TER-SE CONFIANÇA NA PRESIDENTA DILMA, ELA E A FAB IRÁ COM TODA A CERTEZA ESCOLHER O QUE É MELHOR PARA O BRASIL. OS EUA TEM TODO O INTERESSE QUE O BRASIL SEJA SUPERIOR À VENEZUELA OU QUALQUER OUTRO PAÍS DA AMÉRICA LATINA. A CONJUGAÇÃO DE INTERESSES DO BRASIL COM OS EUA OU OUTRO PAIS SERÁ EXAUSTIVAMENTE EXAMINADO PELA PRESIDENTA. DE QUE VALE COMENTÁRIOS LEVIANOS DE PESSOAS QUE NÃO SÃO POSSUIDORAS DE TODA A INFORMAÇÃO EXISTENTE NAS PROPOSTAS E NOS INTERESSES E ESTRATÉGIAS DO BRASIL?

  16. Helio…teu raciocineo é bom amigo.Sei que o preferido da Dilma sempre foi o SU e o Mangabeira e isso ninguem confirma e nem desmente.Notaram ela seria e indiferente na comemoração do PT em SP?Isso não quer dizer afastamento mas prediz que ela podera passar por cima de tudo para levar a frente sua meta de desenvolvimento.Os Russos ja deram garantias que repassam o SU completo e tudo o mais que nós quisermos e que desejam conosco desenvolverem o que mais a FAB e a EMBRAER querem,um caça 5.0 nacional e nenhuma nação nos ofereceu isso.Todos sabemos que so não ainda fecharão com os Russos por xenofobia-ideologica e receios de contrariar os EUA.Vejo ai uma brecha enorme para aquele que não deixa nada a desejar de vetor nenhum e esta mais envolvido com nossas parcerias comerciais no momento o TYPHOON

  17. quer saber? eu nao me importo mais. cansou. que venham P-47 Thunderbolts se forem novos, melhor que f-5 com canopy se soltando no meio do voo… ja nao me importo com o vencedor a muito tempo, qualquer um que ganhar tá bom…

  18. carlos argus disse:
    12/02/2011 às 14:59

    Eu tbm espero pelos rafales, mô sacanagem c os francos

    Calma os francos darão o troco e dilma esta pondo um fim no reaparelhamento com seus cortes ja era as forças armadas do brasil que seram do nivel da bolivia

  19. Mindua disse:
    12/02/2011 às 16:20

    quer saber? eu nao me importo mais. cansou. que venham P-47 Thunderbolts se forem novos, melhor que f-5 com canopy se soltando no meio do voo… ja nao me importo com o vencedor a muito tempo, qualquer um que ganhar tá bom…

    Se Se isso acontecer um dia

  20. Obama Bin Laden vem apos o carnaval mas mesmo assim vai ver a mangueira entrar e na apoteose o salgueiro sair rsrs Eu so quero ver os entusiastas,os aficcionados e mais ainda os entreguistas,vendilhões,oportunistas e beneficiarios quando verem que teremos aquele que realmente nos dara a oportunidade de sermos autosuficientes e acima de tudo independentes.Preparem-se o Tsunami vem vindo e se cuidem tambem Bolivarianos porque a Cobra vai fumar pra todo lado.Independencia e auto-suficiencia é a meta e nada e nem ninguem esta acima disso.Não tem CS,não tem contratos e nem pressões ou ameaças que possam nos deter a desenvolver-mo-nos infelizmente a maioria que tenta deter-nos não são somente os gringos mas muitos Brasileiros.

  21. Quanto aos medrosos, que venha F-18
    Quanto aos sonhadores, que venha o Rafale
    Quanto aos apostadores, que venha o Gripen
    Mas quanto aos BRASILEIROS, que amam a sua pátria acima de tudo, que venha a técnologia.

  22. “não seria responsável comprar um aparelho (o Rafale) que não é o melhor, quando está à disposição o F-18, que os EUA, a maior potência do planeta, usam para a sua própria segurança.”

    Declaração bem prepotente,agora vamos aos fatos,os americanos vão dar os códigos-fontes do software do F-18,se eles derem e for mais barato tudo bem,ótimo,muitos aqui se esquecem que sem um software eficiente um caça não é nada,se ofercerem vantagens economicas e não os softwares,estaremos sendo comprados,agora tirando analises psicologicas de inferioridade,temos que o nos perguntar se queremos realmente nos desenvolver militarmente ou se agora tudo vai ser jogado fora por vantagens economicas.
    Agora acho que devemos avançar o modo de pensar ficar rotulando as pessoas de anti ou pró E.U.A,não está com nada eu por exemplo sempre fui defensor do Rafale,não por ser anti-americano,mas pelo seu pacote ofercido,só um exemplo alguém já imaginou por acaso quantas linhas um codigo fonte de um caça como o RAFALE,F-18SH,tem,eu digo milhares de linhas de código,que custam bilhoes e é um trabalho altamente especializado,gastariamos tranquilamente o valor do FX2,só para desenvolver e testar tais software,volto a repetir ser americano,françês ou sueco pouco me importa,a proposta sueca é fraca,vamos querer um caça menos capaz,e fazer partes da fuselagem,rrsrs,os americanos vão dar os software do F-18SH,ou vamos tb fazer peças,quero :

    1ºos software
    2ºa tecnologia de usinagem de materias compostos,e ligas
    3ºo desenvolvimento do caixão do caça.

    Se os americanos oferecerem isso tudo bem,passo a avaliar pelo critério do preço,agora se não tiver isso não vale a pena.Agora ficar nessa de rotular alguém com complexo de inferioridade,é algo muito infantil,acho que ninguém aqui se sente inferior,eu gosto dos E.U.A,apenas não digo amém para tudo,aplaudo os acertos e critico os erros,será que os americanos que criticam sua política externa se sente inferiores,acho isso algo meio extremista.
    No mais cansei,tá uma palhaçada só,o que me deixa alegre é que o SubNuclear está caminhando e enquato isso esses caças da FAB,estão até hoje nessa indefinição.

  23. Caro Barca, falar que vai transferir tecnologia é uma coisa. Na prática você acredita que haveria transferência de tecnologia por parte dos EUA??? Até agora não li nem em comentários nem noticiários como seria uma garantia americana para transferência de tecnologia. E se essa “garantia” de alguma forma fosse dada e não fosse cumprida. Que poderia ser feito contras o americanos???? rsrs… ISSO SÓ PODE SER PIADA!!!

  24. Ah meu irmão, se vão fechar mesmo com os EUA que façam isso conseguindo o máximo possível na arena comercial. que caiam por terra os subsídios e aí vejamos o quanto estão de fato dispostos a repassar de tecnologia(creio que nada.)Paralelamente a essa palhaçada, tocamos o projeto PAK com os russos e indianos e pronto ganhamos de todos os lados.
    Errar faz parte do processo de todos, agora repetidamente cair na mesma ladainha, tenha santa paciência.

  25. Roberto_mg,uma coisa os americanos tem como qualidade,eles cumprem os contratos,agora como sabemos,a parte que tem interesse tem que impor sua vontade aos argumentos dos americanos,ou seja tem que saber negociar,eu fico tranquilo se eles colocarem em contrato tais tranferencias,e junto aos compromissos deles,algumas multas draconianas só por garantia,mas sinceramente eu acho que eles não vão colocar na proposta deles,uma transferencia tão completa como a da frança,acho sim,que eles vão dar muitas vantagens economicas,ai fica a critério do governo!

  26. OBAMA ESTÁ PREPARANDO UM DISCURSO NO BRASIL, O NOME DO DISCURSO É VASELINA. É O QUE DILMA ESTÁ QUERENDO OUVIR.
    ====================================================
    OBAMA QUER DISCURSO HISTÓRICO NO RIO.
    O presidente americano, Barack Obama, quer fazer no Rio de Janeiro um “grande discurso” para o povo brasileiro, semelhante aos pronunciamentos históricos que fez em Berlim e no Cairo.

    Segundo a Folha apurou, funcionários americanos estão buscando um local que possa abrigar alguns milhares de pessoas e que tenha uma logística adequada.

    O tema do discurso ainda não está fechado, mas Obama deve abordar “a importância de Brasil e EUA atuarem juntos no cenário global”. Obama deve vir ao país em 19 e 20 de março e passar apenas por Brasília e Rio.

    A ideia do governo americano é fazer um grande evento semelhante ao discurso do Cairo em junho de 2009 –em que Obama comunicou um recomeço das relações dos EUA com o mundo islâmico– e ao de Berlim.

    Na capital alemã, Obama discursou para 200 mil pessoas em julho de 2008, antes de ser eleito, no Tiergarten, o principal parque da cidade.

    No Brasil, o principal complicador para o evento é a língua. Uma das possibilidades em estudo é usar telões com legendas no palco onde Obama irá falar.

    Também foi aventada a hipótese de distribuir fones de ouvido para os participantes, como foi feito no Egito. Mas, lá, o discurso foi na Universidade do Cairo, e era mais fácil controlar o fluxo de pessoas e fones de ouvido.

    O governo americano gostaria de fazer o evento em algum lugar emblemático do Rio, e até uma praia está sendo cogitada.

    Ainda durante sua estadia no Rio, Obama irá visitar uma favela pacificada –agentes americanos visitaram Cidade de Deus, Dona Marta, Babilônia, Cantagalo e Providência para verificar as condições.

    Em Brasília, ele vai participar de um jantar oficial, e deve haver algum evento envolvendo empresários –muitos de São Paulo ficaram frustrados porque a comitiva não irá passar pela cidade.

    SEM APOIO NO CS

    No discurso, além da relação Brasil-EUA, Obama pode abordar o relacionamento entre seu país e a América Latina e a situação dos povos indígenas na região.

    Ele poderia falar também sobre a questão racial, sublinhando a diversidade que une o Brasil e os EUA e o fato de ser o primeiro presidente americano negro.

    Segundo fontes do governo americano, é bastante improvável que Obama declare apoio às ambições brasileiras a um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU.

    A Casa Branca comemorou gestos da presidente Dilma Rousseff -entre eles, o repúdio às violações aos direitos humanos no Irã e as críticas ao tratamento dado a dissidentes cubanos.

    Mas, para os americanos, o Brasil ainda não demonstrou de forma inequívoca liderança regional e global. E, com seu comportamento durante a negociação de sanções contra o Irã, ‘minou os fundamentos’ do CS.

    Por esses motivos, ainda não é a hora de declarar apoio, dizem os americanos. A Índia recebeu apoio de Obama em sua visita a Nova Déli, em novembro.

    Outro presente que Obama não deve trazer aos anfitriões é algum sinal de que a tarifa americana sobre o etanol brasileiro pode ser derrubada em breve. A tarifa foi renovada em dezembro.

    “A tarifa é determinada pelo Congresso”, disse ontem José Fernandez, secretário de Estado assistente, em evento na Câmara Americana. “Não há planos de mudá-la.”

    FONTE: http://www.forte.jor.br/2011/02/12/obama-quer-discurso-historico-no-rio/

  27. Resumo do resumo, o Brasil não tem opção.O sueco tem equipamentos americanos, o francês já é ultrapassado e aviões franceses não trouxeram nenhuma vantagem ao Brasil nos últimos anos.A única solução seria uma parceria com os russos, mas parece que o Brasil não tem dinheiro suficiente ou medo dos US.A verdade é dura!

  28. Vocês esquecem que a França era fornecedor nos anos 60 e 70 de equipamentos militares a Israel, como caças mirage, é a tal França deixou-os na mão decretando um embargo na guerra dos seis dias contra Israel, naquela ocasião, quem salvou Israel fornecendo caças e material bélico foi os americanos.

  29. Roberto vc está errado,pelo contrário foi o Mirage que Salvou Israel,esse tema foi motivo de um debate acalorado com um colega aqui do Blog.
    Complemento caro Barca.
    França não abandonou Israel, Israel optou por outro parceiro e corretamente se apoiou nos EUA que eram uma potência muito maior e muito mais comprometida.
    A guerra naquela altura já tinha deixado de ser um conflito etnico regional, e passou a ser global quando a URSS passou a fornecer equipamentos militares aso ditos Árabes (expressão errada pois nem todos o eram), nesta altura só restava a Israel a se apegar com quem poderia fazer frente a esta ameaça, este alguém só podia ser um, e não havia outro, os EUA.
    muito do que se lê por ai e do que se fala por ai não corresponde com a verdade, basta comprar um bom livro de história e verá que muito nao se sustenta.
    sds
    E.M.Pinto

  30. o f-18 ja venceu podem se conformar,o imperio fara qualquer coisa para acabar com o rafale,os unicos aviões na europa com capacidade de vencer o f-22 em um combate rafale e su-35 embora perdendo alguns tambem, f-18 é o vencedor e dificelmente perdera alguma concorencia,pena mas vai enterrar o rafale.

  31. Olá Barca..com certeza os mirage prestaram valiosos serviços a Israel,mas em um certo momento da história a França decretou o embargo a Israel sim.Até hoje depois deste momento Israel possuem praticamente equipamentos americanos e também equipamentos com tecnologia própria por que fora obrigado deste então.

  32. Eu votei em Dilma, estou terrivelmente arrependido, nunca mais votarei em mulher, elas não sabem nada de defesa do país, e pelo visto, já começou a preparação para entregar de bandeija nossas riquesas para os perversos gringos do imperio. Fui!

  33. Barca..vou citar uma fonte mas posso te dá outras fontes quanto quiser.
    Ao contrário do que se diz freqüentemente, Israel não começou a encomendar aeronaves americanas após a imposição de um embargo pela França. Um embargo parcial foi realmente imposto pelo governo francês em 1967, mas o total veio apenas em janeiro de 1969, alguns dias depois que “comandos” israelenses transportados em helicópteros Tsir’ah (Super Frelon fornecidos pelos franceses) atacaram o aeroporto de Beirute em retaliação à morte de um passageiro israelense em Atenas, em 16 de dezembro de 1968.
    Fonte . revista segurança&defesa.

  34. Codigos fontes,subsidios rsrs nem que o Alaska se lasque rsrs Bananas por chicletes e ainda continuarão a mamar nosso pretoleo como sempre mamaram rsrs 30% e graças a Deus rsrs Eita abençoada nação governada por antas e administrada por tracajas.Para o Brasil ser realmente dosBrasileiros precisaria-se uma guerra civil porque nenhuma manifestação pacifica é capaz de tirar das tetas da mamãe Brasil a multidão de Brasileiros e Gringos que mamam e sempre mamarão.Seria necessario queimar a todos vivos em praça publica para que realmente tivessemos acesso a tocar nossa nação sem os parasitas e fazer um Brasil justo e igual.Eu não entendo ate quando nosso povo e nossos soldados ficaremos todos vendo toda essa bandidagem fazer o que quiserem com o que é nosso.Nenhum fornecedor do FX vai repassar codigos fontes e segredos sensiveis,so troxa cre nisso.So a Russia pode realmente fazer isso e eles querem fazer mas os mentirosos,os manipuladores,os xenofobos0ideologicos não permitem.A MB é pró-Anglos e sempre foi,a FAB não sei,mas me surpreendeu o EB que sempre foi o mais fechado,avaliando e aprovando equipamentos Russos.Enquanto o poder deste pais estiver nas mãos destes politicos que outrora marginalizados e agora alforriados fazendo tudo o que fizeram todos aqueles que os antecederam e que eles apontavam e condenavam não tem jeito.Que saudades do Imperador D.Pedro II o verdadeiro estadista Brasileiro.ABAIXO A REPUBLICA DAS RATAZANAS E VIVA A MONARQUIA PARLAMENTARISTA.

  35. Quero saber o que vamos ganhar e o quanto os equipamentos serão utilizáveis…

    Meu ponto de vista é sempre um, vamos investir pesado em misseis e radar, esse sim é a ponta da lança…

  36. Ficou provado no Brasil que quem escolhe os equipamentos militares são os políticos e nao os especialistas militares, Rezo a Deus para que consigamos ao menos o Super Hornet, estando no BRASIL existe a possibilidade de acontecer tudo inclusive o governo comprar mais mirages 2000 como forma de completar a frota a baixo custo…

  37. Sem tomar partido por nenhuma parte, pq prefiro o Gripen. Pergunto aos defensores do Rafale, de que adianta não ficar dependente dos EUA e não ter dinheiro para operar as aeronaves, afnal a hora de voo do fafale custa muito mais do que a do Gripen e do próprio F-18

1 Trackback / Pingback

  1. Rafale e os “progressistas-sabem-tudo” « Blog da Oposição

Comentários não permitidos.