Exército da Colômbia continua à procura de novos obuses autopropulsados

Sistema auto propulsado KMW Donar

Comitivas de oficiais do Exército da Colômbia continuam realizando visitas programadas a potenciais fornecedores com o objetivo de selecionar e adquirir um novo modelo de obus autopropulsado. Empresas da China, Estados Unidos e França já apresentaram suas opções e, mais recentemente, a General Dynamics Santa Bárbara Sistemas (GDSBS), da Espanha, e a Krauss-Maffei Wegman (KMW), da Alemanha, demonstraram o sistema Donar.

Comentário: konner

http://www.youtube.com/watch?v=TAm9i_UHCak

“Construido sobre um chassi alongado da viatura ASCOD da General Dynamics, que também produz um potêncial concorrente o PzH-2000, o sistema Donar apresenta várias vantagens sobre o sistema PzH-2000, entre as quais se conta o seu peso muito inferior e a tripulação de apenas dois homens.

Porém, ele não possui blindagem adicional nem armamento para defesa próxima, o que pode no entanto ser incluido em versões de produção ao gosto do cliente.

Mais leve e com uma guarnição reduzida, assim como um preço muito mais acessível, o Donar coloca-se como eventual substituto de vários sistemas M-109 no serviço em vários países pelo mundo.”

Lançador de morteiros HY-12 de fabricação turca

Por outro lado, o Exército da Colômbia adquiriu por um montante de US$ 1,26 milhão um lote de seis lançadores de morteiros de alma raiada de fabricação turca Makina HY-12. Com essa compra sobe para 44 o numero de unidades adquiridas.

Fonte:  Tecnologia & Defesa

17 Comentários

  1. O morteiro é o melhor obus do universo. Certa vez instalei um morteiro 81 num Scout-car. Agora, esse morteiro turco aí não presta. O meu teria amortecedores e seria modular.

  2. O autopropulsado da suécia é top, é compatível até com a excalibur, não me recordo o nome dele, quem lembrar me recorde.
    .
    Hélio a situação nas nossas forças são tão críticas, que falta de tudo!

  3. arma mais que obsoleta…coisa mais medieval..legião romana usou..rsrsrs
    ficar correndo com um canhão em cima de um caminhão..(corra corra la vem os misseis guiados a laser..rsrsrs)…
    vai comprar misseis inteligentes.. helicopteros..aviões robotizados…
    gaste muito mais que gaste bem…

  4. O canhão, é o Rh-L 52 de 155 mm da Rheinmetall, que pode atingir uma elevação negativa de -10º ou positiva de +50º.
    .
    Quanto ao seu alcance máximo, com munição standard L 15 A2 utilizada no M-109 A5, é superior a 30 km, já com munição assistida, pode facilmente atingir até 40 km.

  5. O morteiro é a arma mais poderosa da Terra, tirando as armas nucleares.
    Motivo: É um canhão que o infante pode levá-lo nas costas.
    Além disso, é de baixo custo e de fácil fabricação.
    Imagine se os guerrilheiros afegãos usassem morteiros ?
    Pobres americanos.
    Acho que nenhum país do mundo sabe fabricar morteiros potentes e leves, inclusive a munição.
    Posso explicar como para as nossas FFAA.
    Se quiser ter precisão, pode usar laser também, inclusive do avião.

  6. O morteiro nao realiza o tiro direto, o obus faz o tiro em parabola, o canhão um tiro em tragetoria reta, cada qual necessario dependendo das circustancias…

  7. Sim o Brasil produz morteiro raiado de 120mm. Quem quiser saber mais sobre o nosso veja o link abaixo
    http://www.ecsbdefesa.com.br/defesa/fts/MORTEIRO.pdf
    Nossos fuzileiros e o EB precisam urgente de novos canhões de 155 mm para substituirem os M 114 que são velhos de mais e não aceitam munição moderna.
    Dandolo, morteiro de 120 mm só na arma de artilharia, infantaria usa morteiros de 60 mm e 81 mm.
    Abraços

  8. Não acho que seja uma arma muito eficaz ,mas tem gente que as adora .Se a guerreiro que estiver operando o equipamento for bom de calculo para a pontaria ele pode fazer um grande estrago pelo lado de cima sem defesa para o inimigo.Vejam no YOUTUBE esses morteiros ou também chamados arga massas.

  9. Morteiro não precisa ter amortecedor. A grande vantagem dele é a leveza, simplicidade e baixa custo.
    Existem morteiros em torretas montados em veículos que possuem sistema de amortecimento, carregamento pela culatra, carregador automático e sistemas de mira sofisticado, podendo inclusive realizar tiro tenso, mas ainda estão em fase de avaliação pelos diferentes exércitos já que seu conceito ainda não foi totalmente assimilado e nem todos concordam que um veículo porta morteiro possa ser útil no apoio de fogo direto.
    Sem falar do preço astronômico em relação a um veículo porta morteiro convencional.
    Ano passado entrou em operação no US Army o PGMM M395(projétil guiado de precisão lançado por morteiro) de 120 mm, guiado por laser. As versões iniciais têm alcance de 7,5 km, podendo no futuro chegar a até 15 km.
    Canhões e morteiros serão sempre necessários já que provêem apoio de fogo sustentado às forças em terra.

  10. O AGRJ produz para o EB o Mrt P 120 M2 R (Morteiro Pesado 120 M2 Raiado), diversas OM já estão mobiliadas com ele mais de 170 unidades já fabricadas e distribuídas.

    Utiliza qualquer tipo de munição 120 mm para morteiros de alma lisa, já em uso no exército, ou raiada de padrão internacional. Seu campo de tiro vertical abrange de 40º a 85º, com três tipos de granadas, a convencional de 13 kgf, com alcance mínimo de 500 m e máximo de 6650 m, a pré-raiada, com alcance mínimo de 1200 m e máximo de 8300 m, com peso de 15,7 kgf e a pré-raiada com propulsão adicional, de 15,7 kgf, com alcance mínimo de 1.200 m e máximo de 12600 m, todas fabricadas pela IMBEL de Juiz de Fora. Existe previsão de sua adaptação no Guarani versão porta morteiro.

    O peso total do conjunto é de um pouco mais de 700kg podendo ser empregado por qualquer viatura de ¾ tonelada.

    NOTA: Morteiros não necessitam de amortecedores

Comentários não permitidos.