Airbus Military demonstra sistema de abastecimento final do A330 MRTT

http://www.aeroplans.fr/images/aeroplans/a330_mrtt/sursaut_politique/005-aerial-refuelling-boom-system-arbs-on-raaf-a330-mrtt-kc-30ahr.jpg

O A330 MRTT da Airbus Military (sigla em inglês para Avião Tanque de Transporte Multimissão) transferiu com sucesso o combustível para aeronaves receptoras usando a Unidade de Reabastecimento da Fuselagem (FRU) – o que significa que todos os sistemas de abastecimento de combustível da aeronave da empresa do Grupo EADS já foram demonstrados.

Durante três horas e 10 minutos, partindo de Getafe, nas proximidades de Madrid, em 21 de janeiro, a Futura Aeronave Estratégica de Transporte (FSTA) da Força Aérea Real britânica realizou uma série de “contatos de abastecimento” com dois caças F-18 da Força Aérea Espanhola. Os contatos com as duas aeronaves de combate foram realizados com sucesso, a uma altitude de cerca de 15km e uma velocidade de 463km/h a 600km/h.

A FRU é uma mangueira e um cesto semelhantes aos instalados sob as asas, mas com uma maior taxa de transferência de combustível, que também é desenvolvido e fornecido pela Cobham do Reino Unido.
O conjunto completo de sistemas de abastecimento de combustível que pode equipar o A330 MRTT, e que agora foi totalmente demonstrado, consiste na FRU, na mangueira e cesto sob as asas, e no Sistema de Sonda para Reabastecimento Aéreo (ARBS), além da Instalação Universal de Recepção de Reabastecimento Aéreo (UARRSI) usada para receber o combustível de outro avião tanque.
O diretor da Airbus Military Derivativos, Antonio Caramazana, disse: “Esta demonstração do último dos sistemas de abastecimento do A330 MRTT claramente posiciona a aeronave como o avião tanque de transporte multimissão comprovadamente mais capaz e flexível e disponível atualmente para as forças aéreas de todo o mundo. Esperamos agora realizar nos próximos meses os primeiros contatos de abastecimento com as aeronaves de combate da Força Aérea Real britânica”.

Fonte: Revista Asas

4 Comentários

Comentários não permitidos.