Deu no Cavok: Relatório revela novos problemas em dois modelos do caça F-35

http://cavok.com.br/blog/wp-contents/uploads/2011/01/5370139196_9e8b92c8e9_b.jpg

O caça Lockheed Martin F-35 Lightning II possui problemas adicionais que não haviam sidoaté então divulgados de manobrabilidade, aviônicos, pós-combustão e no display montado no capacete, de acordo com um relatório divulgado pelo Diretor de Avaliação e Teste Operacional do Pentágono. Para lero o relatório divulgado, clique aqui.

Tanto o modelo F-35A destinado para U.S. Air Force como o modelo F-35B do U.S. Marine Corps enfrentaram problemas de manobrabilidade maiores que o esperado durante testes com um ângulo de ataque médio, de acordo com o relatório. O relatório também informou que vários componentes não são tão confiáveis como se esperava.

Adicionalmente, o motor Pratt & Whitney F-135 encontrou ruídos estranhos devido o fluxo de ar sofrer interrupções na passagem de ar pelo motor causando turbulências severas, não permitindo que o motor atingisse a potência máxima. O problema atrasou alguns testes exigidos.

De acordo com o relatório, o programa já começou a resolver os problemas. Membros da Pratt & Whitney não quiseram comentar o fato.

Além disso, o relatório indica problemas com o display montado no capacete. Diferentemente de aeronaves anteriores, o F-35 não possui um HUD instalado no cockpit; o piloto tem todas informações geradas diretamente no visor do capacete.

O relatório não especifica a natureza dos problemas, mas diz que devem ser resolvidos antes do software de missão Block 2 poder ser testado. Atualmente, o programa está testando os Blocks 0.5 e 1.0 do software. O Block 2 poderá incrementar a capacidade da aeronave e poderá ser seguido de um software de missão totalmente eficiente Block 3.

A Lockheed Martin oficialmente não descreveu o problema técnico com o display no capacete.

O relatório também informa que o software do sistema de missão Block 3 deve ser testado num campo de batalha simulado pois as existentes áreas de testes não são adequadas para os sistemas de varredura dos sensores do F-35.

“Os testes realizados em campos abertos estão restritos pela limitação de alcance que é incapaz de oferecer um teste realista de muitas das capacidades chaves oferecidas pela aeronave Block 3,” diz o relatório.

Outro problema é relativo ao Sistema Embarcado de Geração de Gás Inerte, o qual gera gás inerte para prevenir que o oxigênio entre nos tanques de combustível, que precisará ser reprojetado, pois em alguns envelopes de voo não consegue manter o espaço vazio dos tanques preenchido com o gás.

Essas questões são adicionais as dificuldades encontradas no modelo B, como o anteparo estrutural e nas portas de entrada de ar do motor auxiliar de sustentação.

Fonte: Cavok

20 Comentários

  1. Pode ser que eu esteja cometendo um erro de avaliação, ou que seja um otimista incorrigível, mas pra mim todos estes “problemas” dos protótipos do F-35 são normais.
    Pra falar a verdade acho que “protótipo” serve exatamente pra isso.
    Se não fossem esperados problemas passava-se direto à fabricação em série e os colocavam em condições operacionais.
    Pra mim o maior problema enfrentado pelos “protótipos” é o excesso de informação que vaza, mas que ao meu ver deveria ser restrita, interna ao fabricante/cliente.
    Esses “vazamentos” anormais a um projeto desta magnitude dão margem às mais tresloucadas teorias.
    Vale salientar que penso o mesmo a respeito da “ferrugem” no F-22.
    OBS:
    O único projeto industrial que não se tem notícia de ter apresentado qualquer problema na fase de “protótipo” foi o tanque brasileiro Osório na década de 80, que já nasceu pronto e abocanhou o título do melhor tanque do mundo, pasmem, com apenas 2 “protótipos”.

    No Brasil, na Rússia, na China, etc, pelo contrário, tudo anda muito bem com aviões, navios e carros de combate. Pelo menos não chega aos meios de comunicação qualquer informação acerca de ferrugem, falha, desgaste, trinca, etc.

  2. Caro Bosco,

    Concordo 100%. O F-35 sem dúvidas é um projeto ambicioso, e está sujeito a problemas, ainda mais nessa fase de desenvolvimento.

    []’s

  3. Acho que agora entendi o motivo do F-35 ser monomotor. Como dizem por aí, “dois motores = o dobro de problemas”.

    Imaginem se o F-35 fosse bimotor…não voava nunca….hehehe

    abraços novamente

  4. O que eu sei sobre o Osório, é que os “protótipos” deram um baile nos concorrentes na Arábia Saudita e os americanos melaram tudo;é…. faz parte do jogo nê!

  5. Como disse o Bosco logo acima o prótotipo serve pra isso mesmo,mas só não pode deixar acontecer o mesmo que ocorreu com o F22,um avião fantástico mas absurdamente caro e com vários problemas operacionais,não me refiro a ferrugem já que ninguem contruiria um caça propenso a este tipo de problema e principalmente os EUA.Não gosto da politica norte-americana,mas respeito muito seus caças.

  6. Hornet disse:
    21/01/2011 às 15:45
    Acho que agora entendi o motivo do F-35 ser monomotor. Como dizem por aí, “dois motores = o dobro de problemas”.
    Imaginem se o F-35 fosse bimotor…não voava nunca….hehehe
    abraços novamente

    falo tudo

  7. Também concordo que protótipo serve pra isso. Por isso que o Gripen NG é risco, alto risco…o NG só tem um motor, mas em compensação tem milhares de riscos.

    abraços a todos

  8. NovoBrasuk,
    Eu também não gosto da política americana. Aliás não gosto da política de país nenhum. São todos um bando de interesseiros e cada um faz o que pode pra dar tombo no outro.
    Uns mais outros menos, conforme seu nível de poder e influência.
    O que ocorre entre países é a famosa “política de galinheiro”.
    O Wikileaks que o diga.
    O único lugar que tem uma política boa e altruísta é aquele “Nosso Lar”, mas que é em outra dimensão. rrsrssss
    Também o Édem tinha, mas faliu por mal gerenciamento. rsrsrssssssssss
    Um abraço.

  9. E viva a liberdade de imprensa!Esses problemas sao normais em aeronaves que possuem tec de ponta,o problema do modelo B e´realmente o mais serio,existe ate a possibilidade do mesmo ser cancelado.A Boeing ta rindo atoa,pois seu projeto B do X32 foi superior mas a teimosia de adquirir um caça faz tudo desconsiderou as qualidades superiores da variante B do X32.Nos nunca saberemos se o T50 e J20 terao problemas no desenvolvimento.Alguem alergico sabe por que^?

  10. Esse ai esta mais pra protipos de problemas do que problemas com os prototipos… um depois do outros, ou varios contemporaneamente, incrivel!!!
    Imagina se o GripenNG começar a dar problemas assim também, como projeto que é… a FAB se joga da ponte aerea!!! hehe

  11. E porque ainda nao inventaram a liberdade de opinioes e de imprensa por aqueles lados.Mesmo a parcial ,nem um tikinho de liberdade,infelizmente isso faz com que opinioes favoravais aos caças daquelas bandas nao sejam levadas a serio.Apesar do direito de proferi-las.

  12. Sim, estes “problemas” são típicos dos protótipos.
    .
    Isto me parece tão óbvio, que sinceramente, pensar algo diferente seria escapar do campo da ‘ingenuidade’ e entrar no campo da ‘infantilidade’.
    .
    Porém, creio eu que neste momento, deve ter um monte de ETzinhos desempregados no Novo México.
    .
    Isto porque, foram os próprios Norte Americanos que promoveram o conceito de que os projetos F-22 e F-35 eram dotados de “tecnologias alienígenas” [ só para esclarecimento trata-se de uma hipérbole ] que somente eles tinham acesso devido a intimidade adquirida com os tais na área 51. [ Caso Roswell – Novo México – EUA ]
    .
    O que eu percebo é que, em detrimento dos valores cobrado, [ estes sim em níveis interplanetários ], por estes aparelhos que sem duvida alguma tem sim novas tecnologias mas, apenas isso, nada mais que isso, e que não são alienígenas, já que outras nações também as começam a dominar, se ainda não em tal nível como os americanos mas certamente será coisa de mais alguns anos.
    .
    O que está vindo a tona é que, nem eles mesmos , os EUA, dominam ainda estes novos conceitos tecnológicos.

  13. bomm, se o boscao disse, ta falado.
    mas num sei. concord q agente nunca vai saber as falhas do t-50 e do j-20, por questoes obvias.

    mas agente tem q admitir. o f-35 é um caça complicado. tem um motor na parte ventral no caso so svtol. ja bebeu muito leite da tia Sam. a coisa ta ficando complicada, principalmente em epocas de crise como essa.

    mas num dvdo nem um tico q este sera o novo f-16, provavel sucesso d vendas, e dono de muita dor de cabeça para o oriente — dado q os unicos caças monomotores stealth de la sao, o j-14 e o um prjeto da mig. e ao q eu sei, nenhum dos 2 voaram.

    bom, vamos esperar.
    dos usa se espera qlqr coisa, até o segundo melhor caça-stelth do mundo. Ou não.

    fuiii!

  14. O F-35 parece carro velho toda hora aparece um problema, mas os problemas são muito graves, acho que esse programa teria que ser cancelado e investirem no F-15SE ou numa versão furtiva do F-16 XL porque do jeito que tá não tem como por ele no céu

  15. Calma amigos !! Essas crecas sao apenas proto phalhas do protoplane JSF. Nada que o desentupimento do giclê e uma boa lixa no platinado nao resolva!
    Lembrem-se do que o grande autor do VADE MECUM Aereo, Edward Aloysius Murphy – filosofoso do pao caido com a manteiga pra baixo, dizia em sua primeira lei:
    “If anything can go wrong, it will” !!!!
    O cabra era da USAF e, com toda a sua experiencia e agouro, certamente vem participando do desenvolvimento desse passaro transnacional.

Comentários não permitidos.