Resultado do programa Imminent Fury da US Navy deve sair nos próximos meses. Super Tucano é favorito

Click para fechar esta janela

O governo de Barack Obama deve decidir nos próximos meses a empresa vencedora para o programa Imminent Fury da US Navy (Marinha norte-americana), que prevê a compra de 100 a 200 turboélices de ataque leve para missões de vigilância, patrulha, ataque ao solo e apoio aéreo aproximado na guerra de contra-insurgência.
Dentre os candidatos participantes deste programa multimilionário destaca-se o EMB-314 Super Tucano da Embraer, que desde 2008 está nos EUA passando por rigorosos ensaios no solo e em voo na Base Aeronaval de Patuxent River, em Maryland. A aeronave foi arrendada pela EP Aviation e já cumpriu inúmeras missões de treinamento e avaliação nas habilidosas mãos dos pilotos da US Navy, incluindo o emprego de armamento convencional e inteligente, voos noturnos, por instrumentos, em condições meteorológicas adversas e operando a partir de pistas não-preparadas. Clique para ampliar...
Os EUA buscam uma aeronave com grande autonomia, baixo custo de manutenção e operação, turboélice e que possa cumprir missões de reconhecimento, patrulha e ataque com considerável quantidade de armamento. Além disso, essa aeronave deve ser biplace, robusta, equipada com sistema de autodefesa, comunicação segura e com baixa assinatura térmica evitando a exposição contra mísseis antiaéreos de curto alcance guiados por calor. Os Super Tucano cumprem todos esses requisitos. Clique para ampliar...
A compra deve favorecer também outros países que desejam esse tipo de aeronave, como é o caso do Líbano, que receberia até 12 exemplares para missões de ataque ao solo contra milícias terroristas e pequenos grupos de guerrilheiros. Clique para ampliar...
Segundo o jornal valor Econômico, as autoridades locais de Jacksonvile autorizaram a Embraer a arrendar um espaço de quase 4 mil metros quadrados na área do aeroporto da cidade, que seria utilizado para a montagem voo de testes dos Super Tucano, caso vencessem a concorrência. A Embraer teria ainda incentivos ficais de US$ 150 milhões para a criação de 50 empregos diretos com salários médios anuais de US$ 50 mil.

Fonte: Revista Asas

40 Comentários

  1. Se os americanos ,de fato, comprarem o super tucano então teremos o vencedor do FX-2.
    PS:Sera por esse motivo que a presidente esta “avaliando” o FX-2.

  2. Se não fosse a politicagem o A-29 já estaria voando a muito tempo por lá! Desde o JPATS. Talvez a politicagem esteja a nosso favor agora que querem nos vender os Hornet’s! Aí vendemos o kc-390 no pacote pra equilibrar a balança!

  3. A U.S. Navy testou durante um ano, um Super Tucano.
    O esforço industrial de engenheiros, pilotos, e politcos para terem um avião capaz, no final competir com ST.
    Pra fácilitar mais ainda a escolha alguns sistema são A-10
    o que facilita a migração de pilotos do para T6-A.
    ST favorito??????Hum!!!!!!!!

  4. O Brasil nem deveria participar desta concorrência tendo em vista a certeza que muitos têm que o Brasil será invadido, atacado, roubado, espoliado, torturado, etc, pelos EUA, com toda certeza nos próximos 20 anos, 30 no máximo. E como estão falidos e a passos largos para se transformarem no mais novo membro do Terceiro Mundo, provavelmente não terão nada melhor para nos atacar senão seus vetustos (em 2030) Super Tucanos
    Como podemos participar de uma concorrência para vender aviões de combate para o Grande Império do Mal. Principalmente tendo em vista que será exatamente o tipo de avião ideal para operar na Amazônia dando apoio à ocupação.
    Ou os colegas blogueiros estão completamente equivocados e suas certezas não são compartilhadas pelo “estabelechiment” ou a “inteligência” do governo brasileiro está, ou então, configura crime de “lesa pátria” e alta traição.

  5. Pode ser que a US Navy queira os STs mas o congresso vai fazer um escandolo sobre isso. O Texan, que e fabricado nos EUA, e o concorrente direto e nao vai ficar nada bom a US Navy escolher aviao de fora em vez do Texan. A falta de emprego e muito grande nos EUA.
    Imaginem se o Brasil compre os Les Plumes Francaise,Rafale, em vez do cabra macho F-18.

  6. Porem uma decisão na área militar sempre leva-se em consideração o peso político nem sempre se consideram apenas aspectos técnicos e tbm não podemos esquecer do fx-2 a decisão do Brasil pode pesar contra, FALANDO NISSO…
    ACHO QUE É POSSÍVEL QUE O FX-2 SÓ SAIA DEPOIS DA DECISÃO AMERICANA A EMBRAER NÃO VAI QUERER PERDER A VENDA DE 100 A 200 TUCANOS…. e a novela continua…… na minha opinião o fx-2 não é mais uma novela e sim um seriado….

  7. O SUPER STAR O TUCANO.
    .
    O tucano tem capacidade de vencer qualquer um na sua categoria,o bicho vende que nem água gelada no deserto;a questão será somente política.
    .
    A CARTA DA MANGA DA SAAB,(5º GERAÇÃO):
    .
    “(….)O FS2020/25 é um modelo de um caça tripulado de nova geração da Saab. Como principais características a aeronave tem um compartimento interno para armas e capacidade supercruise(…).

    ——-(FONTE:Poder Aéreo-08/01/11)
    .
    Será que esse é um trunfo?

  8. Tá parecendo que os americanos ainda estão jogando, e jogando pesado. Agora dá prá entender porque os fraceses estão ficando de lado, a Embraer continua vendo no mercado americano com maiores possibilidades que o frances e tá parecendo que os americanos ganharam mais fôlego do que nunca nessa suposta reta final do F-X2. A visita do senador John McCain também vem corroborar com toda essa possibilidade, McCain é senador republicano, mesmo partido do secretario de defesa Robert Gates, e também se reuniu com o ministro Jobim hoje.

    Tava muito estranho os americanos de certa forma apenas assistirem a Fraça se dar bem vendendo seus Rafales para o Brasil mas, agora , estamos vendo que não é bem assim e que eles tem um aliado de peso no negocio: a Embraer.

    Nesher.

  9. Dá prá perceber que os americanos ainda estão jogando, e jogando pesado. Agora dá prá entender porque os fraceses estão ficando de lado, a Embraer continua vendo no mercado americano com maiores possibilidades que o frances e tá parecendo que os americanos ganharam mais fôlego do que nunca nessa suposta reta final do F-X2. A visita do senador John McCain também vem corroborar com toda essa possibilidade, McCain é senador republicano, mesmo partido do secretario de defesa Robert Gates, e também se reuniu com o ministro Jobim hoje.

    Tava muito estranho os americanos de certa forma apenas assistirem a Fraça se dar bem vendendo seus Rafales para o Brasil mas, agora , estamos vendo que não é bem assim e que eles tem um aliado de peso no negocio: a Embraer.

    Nesher.

  10. POde proporcionar uma guinada no FX2. Estamos em tempos de contenção de despesas e isso mais F18E/F via FMS pode balançar a cabeça de Dona Dilma. Vamos esperar.
    McCain hoje no Planalto em conversas com a Presidente fez lobby em favor do caça utilizado pela Força para qaul combateu no Vietnan.
    [ ]s

  11. Que orgulho que dá.

    Mas,nos bastidores o governo deve estar enfrentando uma grande pressão dos EUA, que pode estar condicionando a aquisição dos ST à escolha do caça americano no FX2. Vamos ver no que dá.

  12. O FX 2 nada tem haver com o I.Fury.
    1- Os EUA não usam da estratégia do “uma mão lava outra”.
    Isto é coisa de subdesenvolvido acho que pelo SIVAM já deveriam ter aprendido…
    2- A vitória parece emminente, mas para o Beach craft Texan II, pelos mesmos motivos que tiraram do Super tucano a vitória, ganha e anunciada no JPATS.
    Ou seja, caia de otário novamente e fique chupando o dedo.
    Os EUA são soberanos e escolherão aquilo que julgarem bom para eles, não negociam a sua soberania por conchavos políticos ao contrário do Brasil.
    O Super Tucano certamente é superior ao Texan em muitos quesitos, mas num ele não ganha, a geração de empregos em solo americano, a escala já iniciada pela aquisição dos treinadores para a USAF e a USNAVYe mais ainda, a necessidade de mater a linha da beach funcionando, mantendo a linha de produção e se atualizando gerando mais valor agregado.
    Aprendam, copiem e façam isso no Brasil se é que querem ver este país progredir.
    SDS
    E.M.Pinto

  13. O Tucano pode ganhar a concorrência, o problema é levar! lembrem-se do caso Osório! acho que não devemos esperar muito dessa licitação,ainda mais em se tratando do governo dos EUA.

  14. Senhores os EUA de hoje já não falam tão grosso assim com uma taxa de desemprego acima dos 9%, e no caso do ST na US Navy não afeta sua soberania, se o Texan II possui uma linha de produção o ST também possuirá, se for o caso, uma na Flórida aliás, essa licença que a Embraer acaba de conseguir de forma relativamente fácil na Flórida mostra que os americanaos já não falam tão alto assim.
    .
    Acredito que o I.Fury e o FX-2 estão se entrelaçando a despeito da possível compra dos 10 KC pela França em contra partida do contrato FX-2.
    .
    Nesher

  15. De minha parte eu acho que até pode ser (embora seja difícil) que os EUA comprem os Super Tucanos e o Brasil compre os Super Hornet. Mas será apenas coincidência, caso venha a ocorrer, pois o Fx2 não tem nada a ver com com o IF.

    Mas na prática, acho que nem os EUA acabem comprando os Super Tucano e nem o Brasil compre os Super Hornet. Mera intuição.

    abraços a todos

  16. Só até aqui, já vale a lição,
    Final EUA construtor dos caças mais modernos do mundo se da ao direito de dispender tempo e dinheiro com um teco-teco, He, He,….
    Porque não compra este teco-teco no Brasil?????
    Afinal motor, avionica,gps, etc..etc..etc….do ST são deles.
    Abs

  17. Quero ver Obama ter peito para enfrentar alguns congressistas e favorecer o ST só porque é o melhor.
    ======
    O que????SuperHonet por 200ST. Nossa!!!!como somos espertos, Ha, Ha, Ha………
    =========
    Toca o féretro que o defunto já tá fedendo.

  18. Se de fato quiserem vender os F-18’s terão sim de comprar os ST’s.
    Isto já lhes foi claramente colocado como offset da aquisição dos caças.
    Ao governo federal também interessa e muito calar a boca dos que afirmam que estaria havendo favorecimento ilegal dos Rafales.
    As garantias de TOT detalhado e dentro dos requisitos do FX2 foram entregues hoje ao governo brasileiro pelo Senador norte-americano.
    Não se enganem, eles poderão até perder o negócio, mas não terá sido por falta de empenho do governo Obama.

  19. O FX-2 tem tudo com o I.fury e o KC-390!Ha vinte anos atras os americanos não tinham um déficit superior ao seu PIB e as suas indústrias aeronáuticas também não tinham tanta concorrência da Airbus e de outras empresas européias,eles não fazem negócios do tipo “uma mão lava a outra” e so perguntar para os russos que “emprestaram” sua Soyuz pra eles.Se os americanos não “negociarem” sua soberania em 20 ou 30 anos vão estar falando chinês,olha eles fazendo “negócios” como o terceiro mundo.
    PS:Sejam bem vindos ao novo mundo do terceiro milênio!

  20. A Hawker Beechcraft pode vender seu texan 2 para o treinamento inicial de voo e a Embraer oferecer o seu super tucano para o treinamento basico de caça e o emprego contra insurgencia ou PODE COMPRAR A HAWKER BEECHCRAFT.

  21. Existe um estudo na FAB para substituir o T-25 e o T-27 no curso de formação de piloto(não e o de piloto de caça) por uma unica aeronave!

  22. Também acredito que não levaremos, a exemplo da competição anterior e do recente exemplo do Iraque, onde o Texan II levou a melhor, em cima do melhor – o Tucano.

  23. Torcendo para que esse negócio vá em frente. É bom lembrar que o IF é da USNavy, e não tem nada a ver com o programa da USAF, que apoia fortemente o AT-6 Texan da Beech. Se existe ou não uma correlação com o FX-2, eu diria que existe sim, mas não de forma direta, mas seria mais uma carta na manga dos EUA para, vencer no FX-2.

    []’s

  24. pEUA virando pais de terceiro mundo… esse entende tudo de futurologia……rsrsrsrs

    pergunta .. porq a Dimax escolheu para chefiar o Itamaraty um ‘apaixonado’ pelos EUA … pode pedir ajuda ao google…pererecas xenofobas anti tudo …rsrsrsrsr

    por fim.. qtos super tucanos sao necessarios para comprar um F18…rsrsrsr

  25. Pelo tanto que se demoniza e falam mal dos EUA em blogs de Defesa aqui no Brasil não tem como nós levarmos mesmo, já que deve ter um cara lá em Langley, fluente em português, que ganha a vida bisbilhotando nossos sites e mandando um relatório bimestral pro chefe, que manda pro chefe dele, que manda pro chefe do chefe dele, que manda pro Obama, que manda pro cara que manda pro todo poderoso que “ninguém sabe quem é e nem pode tocar no assunto e finge que não existe”, que é quem domina o mundo, provavelmente um aparente e inocente judeu sexagenário, dono de uma pequena joalheria ou de um antiquário no Brooklyn.
    Obs: Tenho até medo de falar sobre esse cara “que ninguém sabe quem é e nem pode tocar no assunto e finge que não existe” porque pode muito bem entrar um Hellfire pela minha janela lançada por um UAV Reaper, ou então pode ser mandada uma informação subliminar pelo meu monitor para que eu me jogue do 6º andar do meu prédio e “morra”, parecendo um suicídio, só porque eu toquei no assunto desse “cara” que não existe e de que eu não sei absolutamente nada.
    Voltando ao assunto, é melhor partimos pra concorrências no Irã, Cuba, Coréia do Norte, China, Rússia, insurgentes iraquianos, talibãs, etc. Estes sim são bem vistos e temos todas as chances de vencer porque são nossos verdadeiros amigos do peito, desinteressados, sem falar que são legítimos defensores da justiça e da liberdade e virão nos defender o dia em que os EUA vier roubar nossa Amazônia, nosso Pré-Sal e nosso Aquífero Guarani, provavelmente miniaturizando tudo com o HAARP, que ninguém me tira da cabeça não ser uma arma miniaturizante, além é claro de fazer tzunamis, terremotos, mudar o eixo da Terra, ler pensamento, reduzir a libido, etc.
    Mesmo porque não nos interessa vender armas para serem usadas contra os povos inocentes no Terceiro Mundo. Seria no mínimo hipocrisia, pra não dizer mal caratice, e não condiz com um país que quer se libertar das influência malévolas dos EUA e ter uma política externa livre e independente.

  26. ânham sei…E muitos ainda acreditam no Vespão com super pacotão embraer né rsrs Muita gente vai endoidar o cabeçote quando desconfiar no que esta por vir se não for o Rafale.

  27. AO AJ
    .
    “Também acredito que não levaremos, a exemplo da competição anterior e do recente exemplo do Iraque, onde o Texan II levou a melhor, em cima do melhor – o Tucano.”
    ————–(fonte:AJ-10/01/11
    .
    AJ gostaria de saber em que quesito o texan II foi superior ao tucano?
    Gostaria de saber onde o você buscou tal informação.
    .
    abraços.

  28. Super Tucano nos EUA, NUNCA! Acordem meus queridos, eles estão afundando mas ainda não chegaram a essa ponto. É só mais uma manobrinha p ver s tapeiam os “bobinhos” de terceiro mundo p eles comprarem a tralha do F-18. Mesmo s Didilma decidir pelo F-18 o ST n leva essa. Eles fazem o q nos deveríamos fazer, defendem sua indústria, desenvolvem sua tecnologia, os norte americanos estadunidenses têm muitos defeitos e a maioria desses defeitos vem d sua maior qualidade, são extremamente patriotas, o q nos falta por aqui.

  29. Os ST serão montados nos EUA, gerando empregos, e com financiamento americano ainda, já estão procurando galpão onde eles serão montados.

  30. Os EUA não constumam operar aeronaves extrangeiras em suas forças armadas,contam-se nos dedos os aparelhos escolhidos,no momento só me vem a cabeça o Harrier.Então para nós não há muita esperança.

  31. Porque voces acham que os gringos não curtem material belico extrangeiro?Sera protecionismo segregacional rsrs Eles são useiros e viseiros de introduzirem malwares e codigos espias no que vendem para os outros principalmente se estes forem fora de sua orbita ou pirracentinhos serviçais…Yes very good but not required Bob.

  32. Eu concordo com o Jackson e ainda digo mais, caso os ST sejam escolhidos pelos americanos eles serão em sua maioria produzidos la o que mantera empregos em território americano. Os americanos são pragmaticos, compram o melhor e pronto… O que não dá pra engolir são os fraceses inflacionarem o preço dos rafales assss allltuuuuras dizendo que esse é o preço da transferencia de tecnologia. Estamos pagando um valor por uma proposta virtual… Isso chama-se rapinagem, seu unico compromisso é com o conteudo de nossas carteiras e nada mais. ASSIM NAO DÁAAAA….

  33. Novo Brasuk,
    Além do Harrier, o próprio T-6 Texan II (suiço) não é americano.
    Também eles operam o UH-72 Iakota (Eurocopter/alemão), o H-65 (francês) e o H-68 (italiano), o C-27 (italiano), etc.
    Já armas eles operam várias, desenvolvidas ou produzidas fora de seu país. A lista é enorme e eu poderia citar umas 20 de cabeça.

  34. Bosco me desculpe eu me expressei mau.Eu quis dizer que os EUA não costumam operar aviões extrangeiros.
    Não que eles tenham alguma coisa contra outros aviões mas é porque eles são muito fortes nessa área.Logo só compram se não tem equivalente nacional a altura.
    Vc citou o Texan II(suiço) e eu citei o Harrier(Britânico),como eu disse e não consigo me lembrar de mais algum,se forem só estes dois só contam nos dedos.

  35. NovoBrasuk,
    Que isso meu amigo. Não é o caso de pedir desculpas não.
    Eu só peguei o gancho do seu comentário e citei também outras aeronaves que as forças armadas americanas usam que têm origem estrangeira, das quais me lembrei.
    Um abraço.

  36. Eu falo que isso de que eles querem comprar 100 teco teco,é rumor para que o governo brasileiro compre o seus caças para depois uma veiz comprados eles compraram em outro lugar o teco teco,si eu fora o presidente eu compraria o ng gripen.

  37. Entendi: é um avião barato que usa motor e equipamentos eletrônicos americanos. O custo/benefício compensa. Se o motor e equipamentos fossem de outro país, eles não iriam querer.
    Já é hora do ST tem um motor a jato e um canhão . 30 na parte frontal, que nem o A-10.

Comentários não permitidos.